Eu Vi: Vitórias de uma Vida (The Gabby Douglas Story)

No dia 31 de julho a rede Globo anunciou que o filme da Sessão da Tarde do dia seguinte seria 'Vitórias de uma Vida' e o que me chamou atenção foi que a atriz era Imani Hakim, aquela que fez a 1ª Claire de 'Eu, a Patroa e as Crianças'. Achei curioso porque eu não lembrava de ter visto essa atriz em outros trabalhos depois dessa série (embora ela tenha feito participações em Todo Mundo Odeia o Chris) mas assim que vi a chamada do filme, reconheci que era a mesma [minha memória fotográfica tem dessas coisas]. Fiquei de assistir ao filme no dia 1º porque se tem uma coisa que gosto é de filmes de ginástica (como comentei no post anterior, gosto do esporte). Na verdade, adoro filmes de patinação no gelo e ginástica, então esse pareceu o suficiente para entrar na minha lista de 'assistir'.

No inicio eu achei se tratar de uma ficção, mas depois vi que o filme se trata de uma biografia cinematográfica da atleta Gabrielle Douglas (que citei no post de ontem). No filme acompanhamos Gabby desde a infância, quando ela se interessou pela ginástica até a adolescência. Gabby morava com a mãe e os 3 irmãos mais velhos na Virginia e ainda nova, quando começou no esporte, vendo as competições e o bom desempenho de Shawn Johnson, enfiou na cabeça que iria treinar com Liang Chow - que era treinador da premiada ginasta. O problema era que a academia de Chow ficava em Iowa - uma distância de quase 2 mil quilômetros de onde ela vivia. Mas Gabby estava determinada e apesar das dificuldades, convenceu a mãe e numa dessas manobras improváveis e espetaculares do destino, Gabby conseguiu o apoio de uma família em Iowa que a recebeu como host family para que ela pudesse treinar na academia de Chow.

É um filme muito emocionante sobre como é importante ter objetivos na vida e como a determinação realmente pode te fazer chegar a algum lugar, sabe? E eu AMO histórias de superação! Eu cheguei a chorar em alguns momentos porque Gabby teve que enfrentar não só preconceito como também a falta de crédito que o próprio treinador (da primeira academia) depositava nela. Além disso, depois da mudança, ela teve que ficar longe da família e passar por lesões e momentos que a fizeram pensar em desistir, mas no final ela decidiu persistir e acabou virando medalhista Olímpica - a primeira negra americana a ganhar ouro em Olimpíadas na categoria individual e também por equipe.

O que eu gosto muito em filmes que falam sobre histórias de superação (mesmo quando eles são de ficção simplesmente) é que eles realmente servem como inspiração pra coisas que as vezes estamos passando. Por exemplo, o fato do primeiro treinador da Gabby não levar muita que ela poderia ser uma grande ginasta, poderia ter feito ela desistir ali mesmo, mas isso só a deixou mais determinada a se superar - e a procurar alguém que acreditasse nela e a fizesse desenvolver o melhor de si mesma e as vezes é isso que a gente precisa, não é mesmo? Alguém que nos incentive a melhorar, a ser a melhor versao de nós mesmos.

Enfim, o filme foi exibido numa época bem propicia porque as Olimpíadas estavam prestes a começar e a verdadeira Gabby estaria aqui pra disputar mais uma vez o campeonato. Se você quiser assistir, o filme está disponível na Netflix (mozão ♥) com o nome de Gabby Douglas. Eu realmente não entendo porque alguns filmes ganham uma tradução de título para a TV mas na Netflix o nome é outro (geralmente mais fiel ao nome original), mas fica aí a dica de um filme emocionante e que tem todo o clima que estamos vivendo.

Andei lendo que, apesar da verdadeira Gabby e a mãe, Natalie, serem produtoras executivas do filme, ele não chega a ser 100% fiel a realidade (digamos que ele não mostra a realidade tão nua e crua de uma ginasta nos EUA), mas acho que adaptações sempre são necessárias e, de modo geral, é um filme bem emocionante que conta uma história de vida real e mostra toda essa história de superação que eu tanto gosto. Vale a pena gastar 1 hora e 26 minutos assistindo!

3 comentários:

  1. Oi, Evellyn! Tudo bem?
    Não pude deixar de dar uma passada e conferir o seu post após ver a capa do filme. Já o assisti pelo Netflix com meus pais e minha tia, e todos gostamos muito justamente pela questão da superação e por ser a história - ainda que não 100% literal - da ginasta. Não sabia que ele tinha passado na TV esses dias, mas que legal! Não podia ter sido em melhor hora mesmo, com toda o clima de Olimpíadas. Estava assistindo aos jogos, inclusive, e reconheci-a de imediato em uma de suas apresentações. É um esporte incrível e ela certamente merece o reconhecimento que está ganhando. Valeu a indicação para quem não viu ainda, realmente!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Sammy, a Globo foi bem perspicaz ao escolher exibir esse filme logo na semana que ia começar as Olimpíadas! Eu adoro filmes desse tipo, que fala de superação, e acho muito legal quando envolve algum esporte!
      Vi na TV aí fui procurar se tinha na Netflix pq aí fica melhor pra indicar e o pessoal conseguir assistir com facilidade! Que bom que tem lá! Mozão nunca decepciona!

      bjsss

      Excluir
  2. Eu amo o filme da Gabby Douglas serio e amo ela. 😍 Evellyn eu não tenho netflix. Vc me recomenda outro lugar para assistir? 😘 Bjjss

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?