Séries: Friends?

Uma das séries mais bem sucedidas da TV americana deixa saudades (reprises no Warner Chanel) e uma leva de seguidores. O formato da série fez tanto sucesso que mesmo anos depois aparecem uma ou outra tentando ser igual.

How I Meet Your Mother

A série da CBS é um caso a parte, da nova geração é a mais longa. Ela gira em torno da vida de Ted Mosby um arquiteto que sonha em ter um prédio seu em Manhattan, e dos seus amigos, que é narrada pelo próprio aos seus filhos, 25 anos mais tarde. Bob Saget, como Ted Mosby do futuro, conta então aos filhos as histórias e aventuras que o levaram a conhecer a mãe deles. As outras personagens principais são Marshall Eriksen, Robin Scherbatsky, Lily Aldrin e Barney Stinson. A série conta com atores como: Neil Patrick Harris, Alyson Hannigan e Jason Segel.

A quantidade é enorme, praticamente todos os canais têm um produto no mesmo segmento, mas o destino nem sempre é o mesmo. 100 Questions que prometia até 100 episódios, não passou do 6º. Algumas conseguem ultrapassar a barreira da 1ª temporada e se fixam na grade horária das emissoras. It's Always Sunny in Philadelphia já esta indo para a 7ª temporada e tem o astro Danny Devito - aquele baixinho mesmo.

O número do grupo também pode variar 4, 5, 6 7... por aí vai. Há recorrência de personagens estrangeiros ou com sotaque, o envolvimento amoroso entre dois ou mais, um verdadeiro troca-troca de casais.

A principal diferença para Friends é a troca da famosa cafeteria Central Perk, onde os personagens se encontravam e tinham conversas, por um bar. O ponto de encontro então, agora é um bar. A utilização do álcool parece indispensável para a criação de momentos engraçados e divertidos, os melhores episódios são os que tem alguém bêbado ou com amnésia e ressaca no dia depois . Das séries citadas recomendo apenas How I Meet Your Mother, mesmo com uma queda nas ultimas 2 temporadas e Happy Endings, ainda estreante, de Elisha Cuthbert (a filha do Jack Bauer - 24 Horas).

PS: Reparem nas fotos de Perfect Couples e 100 questions, o que elas têm em comum?


Comentário da Evellyn: Eu precisava comentar nesse pot porque Friends é minha only one! A melhor sitcom EVER – quem me segue no twitter já deve ter notado. Friends marcou uma geração e marca até hoje. Ela foi inovadora na época (apesar de ter começado na era Seinfeld e ter competido com a mesma) e realmente a maioria das sitcoms atuais tem como meta ser a próxima Friends – eu ainda não vi alguma que conseguiu tal pretensão. Eu assisti Happy Endings dia desses e fica tão obvio como eles querem ser Friends... 6 amigos, relacionamentos... Não que seja um tema muito original e impossível de ser pensado, mas foi Friends quem deu impulso ao formato. Alias, achei legal, a citação sobre o bar... Porque agora parece que se não tiver alguém bêbado não rola, enquanto em Friends eles se uniam simplesmente pra beber chá e café e conversar – velhos e bons tempos....

13 comentários:

  1. Oi Eve!

    Não vai me bater, mas eu nunca consegui gostar de Friends hehehe. E não vou por falta de tentar. Assisti as duas primeiras temporadas, mas não foi. Não conseguir ver graça.

    É que na verdade eu não sou muito chegada em Sitcoms, mas eu reconheço que Friends tem seus méritos. Aliás, eu acho que tenho problema, porque além de mim, eu não conheço mais ninguém que não goste de Friends rs.

    Incrível quando um seriado de TV se destaca, sempre surge um querendo imitar. Não cansam de tentar a mesma fórmula para ver se obtem o mesmo resultado, mas cá entre nós: sabemos que isso nunca dá certo.

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  2. Oi Eve, se eu te disser que nunca assiti a nenhum episódio de Friends? Pois é, não consegui assitir nem quando passava no SBT. o.O
    Mas parei de acompanhar séries faz um tempo, acho até que foi por conta da facu, que consumia meu tempo d+! A última série que acompanhei, foi Smallville, eu adorava. Depois não consegui mais. Até hoje tento acompanhar séries, mas parece que minha vontade sumiu. Um horror, mas fazer o q?
    Adorei o post, fazendo um cartaz do Friends, todo mundo fala bem desse série.
    Um beijinho...

    ResponderExcluir
  3. Falou tudo! até postei sobre Friends.
    NUNCA vai existir série melhor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Eve, meu namorado me viciou em Friends hehehe
    ADORO, dou otimas risadas! *-*

    Mto bom o post!!

    Beijocas
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  5. Também acho que ninguém se igualou a Friends e duvido que consiga!
    Sou doida pra ver How I Met Your Mother, mas sem comparações com Friends!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. MWAHAHAHA Evaa não vai me bater tb, mas eu tb não curto e nem nunca curti Friends rs

    Beijao

    ResponderExcluir
  7. Não acompanhei a série completa, mas os poucos capítulos que li dei muitas risadas. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Oi Evellyn!
    Ah concordo, a maioria das séries que surgem atualmente são tudo com ar 'Friends I wanna be'

    Maaaas... How I Met Your Mother, eu amo tanto...esse senhor Barney é muito divo 'legendary'.

    Friends With Benefits estou assistindo só por causa da Danneel Ackles, e estou achando bem legal...mas já ouvi por aí que cancelaram.

    Happy Endings preciso continuar, só vi o pilot e depois...adoro elenco, conheço uns 3 atores.

    Ótimo post

    beijos e uma ótima semana para você
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. Nossa, eu sou super hiper mega fã de Friends, sou doida para comprar aquela caixa com todos episódios.
    Realmente, surgiram várias séries no mesmo formato, mas acho que nenhuma se compara a eles, não sei se foi por eles serem os primeiros, mas agora fica meio cliche esse tipo de série né?

    Bjsss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre gostei de Friends, mas How I met your mother é tão boa. Eu amo a série.
    Sempre vejo as pessoas comparando com Friends, mas tirando o fato de serem 6 amigos, não vejo tantas semelhanças nem acho que é uma tentativa de cópia.
    A proposta da série é bem diferente e os personagens não remetem a Friends. Tem algumas semelhanças claro, mas se for parar pra pensar, muitas séries tem algumas coisas em comum e nem por isso é cópia, não tem como tudo ser original.
    Quando assisto HIMYM eu nem lembro de Friends, e acho que todos os fãs de Friends deveriam dar uma chance porque a série é tão boa quanto (minha opinião) e eu sou fã de HIMYM e defendo sempre =) Gosto mais do que de Friends.
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Oi Evy,

    Friends é sempre Friends e na minha opinião ninguem consegue superar. A enorme demanda de novas séries que estão surgindo não funcionam muito bem. Digo a longo prazo, sabe.
    Todas começam bem (as vezes nem isso), mas quando termina a primeira temporada praticamente todos os assuntos já acabaram.

    E como vc mesma disse, tudo agora para ser engraçado, precisa de um bar e de bebidas. Enquanto em Friends, café só já bastava.

    ResponderExcluir
  12. nossa eu dou simplismente doida por How I meet your mother, eu morro de rir assistindo... nao posso dizer se ele é melhor que Friends pq nunca assinsti, é serio , mas eu recomendo pra todo mundo "HIMYM" !!" vcs vao morrer de rir acreditem.....

    ResponderExcluir
  13. Sou completamente viciada em FRIENDS, rsrs... Nunca haverá série igual!
    Friends será eterno pra sempre!
    Beeeeeeeijocaaaas,
    Mari.

    www.planetamariana.blogspot.com

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?