Eu Li: Julieta Imortal (Juliet Immortal)

Apesar de nunca ter lido Shakespeare (ok, minto: já li Sonhos de Uma Noite de Verão), tive um pouco de receio em ler uma paráfrase da clássica história de Romeu e Julieta. Mas fui surpreendida por uma leitura agradável e que, acredito, não incomodará os fãs do dramaturgo inglês. Apesar da clara releitura a esse clássico, acho que o enredo de Julieta Imortal é tão diferente que passa quase despercebida a historia original. 

Julieta na verdade não morreu, mas se tornou uma alma imortal que sobrevive ao tempo e espaço trabalhando para os Embaixadores, um grupo que existe para salvar as almas gêmeas do mal. Esse mal atende pelo nome de Mercenários, um grupo a espreita para poluir mentes e corações com o objetivo de levar essas almas apaixonadas para o caminho da destruição, com uma falsa promessa de imortalidade – que foi o que aconteceu a Romeu – sim, o amor de Julieta que a traiu, matando-a para garantir a vida eterna. 

Mas não pense que isso é confuso, pelo contrario, o livro todo é muito bem explicado e não me senti perdida em momento algum. Tudo começa quando Juli 'acorda' num novo corpo (ela toma corpos emprestados durante o tempo para realizar a missão) e descobre que Romeu está mais próximo do que deveria. A missão de Juli é encontrar as duas almas gêmeas e garantir que eles tenham paixão suficiente para ficarem juntos e não se deixarem influenciar pelas forças do mal. 

Juli está no corpo de Ariel, uma garota introvertida, que tem uma péssima relação com a mãe e apenas uma amiga, que muitas vezes se mostra mais como uma cobra do que alguém que realmente se importa com ela. Enquanto tenta descobrir as almas e realizar a missão, Juli ainda tenta pôr a vida de Ariel nos eixos, para que quando ela voltasse, as coisas estivessem melhor. Claro, ela só não esperava se apaixonar durante a missão...
- Ainda estou comendo e não podemos cantar até passar meia hora.
- Isso vale para quem quer nadar, Estranha.
- Não, vale pra quem quer cantar, Estúpida.
Gema ergue a cabeça. - Bem, bem, estamos muito audaciosas hoje.
Respiro fundo e lembro-me de não exagerar na autoconfiança.
O boy da vez é moreno, alto, bonito e sensual (♪ talvez eu seja a solução dos seus problemas... ok_parei). Ben Luna é mexicano, mistura um pouco os idiomas (uia, tan caliente), corajoso e com tendência a se meter em brigas para defender moçoilas indefesas! Estou apaixonada por Ben, ele é tão fofo e solta frases tão simples mas tão significativas que estou pensando em ir ao México encontrar um desses pra mim.
- ... Não me importo se já sentiu isso antes.
Ergo as sobrancelhas. - Você não se importa?
- Não, não me importo se não sou o primeiro. - ele inclina a cabeça e sussurra. - Contanto que eu seja o último - e então me beija até eu ficar tonta e sentir meu sangue esquentar, e não existir nada além de Ben.
#Ben, matando-me suavemente.
Eu achei a leitura maravilhosa, um tipo de sobrenatural realmente inovador – já que não trata de anjos, vampiros, metamorfos, bruxos, sereias... – e com uma história bem embasada e explicada. Gostei muito da narrativa em primeira pessoa da Julieta. Ela pode ser um espírito imortal de 700 anos, mas morreu quando tinha 14 anos e em todos esses séculos, teve pouca experiência de vida e isso reflete em suas inseguranças e dúvidas - que qualquer um teria já ela vive situações complexas...


Romeu é um personagem interessante, que eu tive altos e baixos. Ele narra algumas poucas partes do livro e é bem mais refinado e poético que Juli, porque ele sim, esteve na Terra por 700 anos. No inicio, sabendo dele apenas pelas lembranças de Julieta e pelas ações que ele faz, é um personagem bem odioso, mas então vamos conhecendo outros fatos e minha opinião sobre ele variou durante a leitura. 
- Saia daqui. - falo entre os dente.Seus olhos encontram os meus. - Mas, na verdade, nunca pensei que a obra de Shakespeare seria tão conhecida - ele se aproxima da mesa ao lado da porta e pega uma moeda, jogando-a para cima e apanhando-a de volta rapidamente. - Gostei muito dos seus versos, é claro, mas a tragédia de Romeu e Julieta em si é um pouco imatura, lembrando mais uma comédia do que...- Saia. Agora - meus músculos se enrijecem. o que ele está planejando fazer com aquela moeda? Jogá-la na minha cara na esperança de arrancar um dos meus olhos? Para Romeu, tudo pode se tornar uma arma: amor, confiança... moedas.
Gostaria de comentar sobre cada aspecto do livro, mas são tantas surpresas que eu estragaria grande parte se ficasse destrinchando tudo! Achei o livro fantástico, muito bem desenvolvido, com uma história adolescente sobrenatural que poderia ser tipica, mas é bem trabalhada no drama (afinal, deriva de Shakespeare!) e com reviravoltas o tempo todo! LEIAM!
- Vamos jogar alguma coisa. - diz Gema.
- Detesto jogos - responde Ben.
- Detesto pessoas. E mesmo assim, estou aqui com vocês dois - ela fala com um sorriso de sarcasmo. - Que tal o "eu nunca"? Ou vocês preferem o velho jogo da verdade?
#Gema sempre me fazia rir com todo esse sarcasmo.
A edição da editora Novo Conceito está simples, mas bonita, gostei da tradução (não fiquei pensando 'nossa, como seria isso em inglês?' – coisa que faço quase sempre) e agora vou querer ler a continuação – narrada pelo Romeu – já que o final do livro é tipo: tá, agora continua porque não pode terminar assim!


#Dica: Abstraia que o livro é uma releitura do clássico Romeu e Julieta porque, ficar com isso na cabeça, a ideia fixa de que Julieta TEM que ficar com Romeu pode fazer você não aceitar a história do livro, que é linda e muito boa!

32 comentários:

  1. Gave me a basic and translated interested, do not know much English as you, but I break a branch, I loved your review congratulations!

    ResponderExcluir
  2. Como assim? Tem continuação é? Caramba... Já tá soando clichê pq toda resenha desse livro eu comento o mesmo, mas é a mais pura verdade... Eu tô muito curioso para entender essa "mitologia" criada pela autora!

    Marcinhow
    marcinhoweoslivros.blogspot.com/
    http://marcinhoweoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Bem, eu me senti muito incomodada com a história, sou uma romântica incurável, fã dos clássicos, portanto achei que Juklieta e Ben não rola, pelo menos pra mim, o bem é fofo e tudo mas, Romeu seempre será Romeu, e sempre pertencerá à Julieta. E também me senti bem confusa com toda essa coisa de Julieta "possuindo" o corpo da Ariel.....

    ResponderExcluir
  4. OMG, pq ficou sem vir aqui hein?? Tava com muitaaaa saudade de "ouvri/ler" essas suas sagacidades...
    Killing me softly??? rsrsrs que isso... vcs a cada dia se supera hein guria
    Se eu disser que essa é a primeira resenha favorável que leio de "Julieta Imortal", vc acredita?? Todas meteram a marreta no livro.
    Sem contar que esse negócio da Juli não ter se matado... ??? me deixou com muitas dúvidas se devia ler ou não algum dia.
    Mas enfim, gostei! E entendi seu comentário sobre o chico... que quote hein!! EU QUERO UM BEM GOSTOSO PRA MIM!

    ResponderExcluir
  5. Oi Eve!
    Eu sou doida pra ler esse livro desde que vi a capa (lindíssima) e a sinopse! Achei a história muito original e não poderia não querer lê-la!
    Amo Shakespeare, já li Romeu e Julieta várias vezes, mas não acho que vou me incomodar com a história.
    E com sua dica, acho que até sei como acaba o livro hehe!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Eu faço parte do grupo que desistiu de ler a história quando descobriu que o Romeu e a Julieta não ficam juntos... E, mesmo amando releituras, eu achei demais a autora ter separado os dois para contar a sua história.

    Eu sei, estou sendo purista. Mas algumas coisas eu considero Heresia, então me reucso a imaginar. E ver Julieta sem Romeu é uma delas.

    E isto é um pena, porquê - antes de descobrir isto, eu queria MUITO ler ''Julieta Imortal''.

    Mas a sua resenha está ótima, dá para ler em cada palra que você gostou mesmo do livro. '')

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  7. Mande uma foto de seus livros, e concorra a um exemplar de "Fantasmas do século XX" .
    Para mais informações, acesse:
    Imaginayre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ahhh eu simplesmente amei esse livro!!!
    A capa é linda, a narrativa é suuper gostosa e mal posso esperar para ler "Romeu Imortal"!!

    Amei a resenha!

    Beijos
    Mandinha
    /minhasconfissoesfemininas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. O que me atraiu neste livro foi a capa... mas quanto mais eu leio resenhas sobre ele, mas fico com a certeza que não gostarei muito dele... :(

    ResponderExcluir
  10. Acho que posso ter problemas com o final! rsrs. Talvez o Romeu q a Novo Conceito arrumou mexeu com a minha cabeça (que homem é aquele Jesus?) De qualquer forma tô muito curiosa pra ler esse livro!!! Acho q vou gostar bastante *-*

    Beijos

    Amigas entre livros

    ResponderExcluir
  11. tive mais vontade de ler esse livro, mas depois de algumas resenhas...sei não, haha

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  12. Oiii, Tudo beem ?

    Eu também gostei bastante do livro, super inovador, acho que se tornou um dos preferidos deste ano.
    Eu, antes de ler o livro também fiquei com muito receio, pois achei que iria ficar estranho o Romeu sem a Julieta.. hahaha' Mas por fim acabei gostando muito do livro.
    E o Ben... Meeeuuu Deuuuss heeeim !! Muy caliente! hahahaha'

    Beijos, Patty
    Cartas para Ficção

    ResponderExcluir
  13. Olá, Eve!
    Adorei a sua resenha!!
    Senti aqui pela sua empolgação que esse livro deve ser mesmo maravilhoso e imperdível! Estou louca para começar a ler, mas há outros livros na frente dele na lista de leitura rs.
    Achei muito genial da autora abordar esse super clássico de Shakeaspere de uma maneira inovadora e intrigante. Mal posso esperar para conferir também a história!!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  14. O meu chegou hoje. Ai, ai. É linda a capa.
    Eu não li nada do Shakespere, então não sei como é Romeu e Julieta, e acho que a leitura vai ser mais gostosa por conta disso.
    Mas como assim, vai ter continuação? Será? Ai, meu Deus!

    Beijos, Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  15. Ahhh, até eu já estou apaixonada pelo Ben agora, hahah. Não sabia que ele era mexicano. Hmm, esses mexicanos normalmente são calientes, hahah.
    Adorei a resenha e não vejo a hora de colocar minhas mãos nesse livro!!
    E também gosto dessa coisa dele ser um sobrenatural fora do clichê :) deixa as coisas bem mais interessantes.

    Beijoos

    ResponderExcluir
  16. Oi Eve! :)

    Esse livro nunca chamou a minha atenção! Logo que saiu a notícia que ele seria lançado, vi um monte de gente demonstrando empolgação, mas comigo não aconteceu. :( Já li algumas resenhas negativas e outras positivas, como a sua. Mas não consigo me interessar por esse livro, então, pelo menos até agora, eu passo, rs. Pode ser que depois eu mude de ideia, mas até agora nada. :}
    Mas que bom que gostou do livro, Eve!

    Beijos,
    Amanda
    :)

    ResponderExcluir
  17. Nossa, tava louquíssima pra ler esse livro e com a sua resenha to morrendo mais ainda!!!! Preciso muito ler ele.

    Já li Julieta da Annie Fortier e AMEI DEMAIS, sou apaixonada pela história de Romeu e Julieta apesar de nunca ter lido, e esse livro parece simplesmente perfeito. Ótima resenhae e amei os quotes ahah Beijos

    ResponderExcluir
  18. Ok, só eu que nao sei quando os livros tem continuação ou não... kkkkkkkkkkkkkk Eu juro que não sabia que tinha continuação, mas eu concordo com você quando você diz que precisa mesmo. Porque acaba meio "tá, e aí?" Essa é a pessoa que reclama quando os livros são série porque não tem dinheiro, que está falando isso... enfim.

    Eu também gostei do livro. Só que, não sei porque, às vezes esperava um tantinho mais. Concordo com você que os personagens são bem feitos e o Ben é uma graça (e eu ri da música... xD), mas acho que as vezes fazem muito barulho para um livro legal e bom.

    Beijooos
    Aline
    Memoirs and Books

    ResponderExcluir
  19. Eu quero muito ler esse livro, mas primeiro queria ler o Romeu e Julieta, porque o que eu li era o resumo do resumo do livro,aí eu quero ler o original antes de ler Julieta Imortal que parece lindo, além de ter uma capa deslumbrante.

    ResponderExcluir
  20. Mais uma releitura de Romeu e Julieta e eu continuo com o pé atrás. Não gosto muito dessas releituras que tanto foram feitas para o cinema quanto para literatura, são muitas modificações e realmenete tem que ter a mente aberta para aceitar algumas mudanças que podem ser drásticas.
    mesmo assim desde que esse livro foi lançado quero muito ler.

    Beijos, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  21. eu já li várias vezes e adoro Romeu e Julieta, mesmo desgostando de alguns pontos da história. Mas nunca tive esperanças de que Julieta Imortal tivesse qualquer coisa a ver além dos próprios nomes! a sinopse é totalmente diferente, e, sinto muito Shakespeare, parece ser bem mais legal que Romeu e Julieta. quero muito ler, mas ainda vai demorar.

    ResponderExcluir
  22. Oi flor,
    Gostei bastante de Julieta Imortal e realmente e bem diferente de shakespeare desde a linguagem ate o enredo...e apesar de saber que a histpria seria diferente fiquei o livro todo torcendo para julieta ficar com romeu...(maluca eu!!!)...enfim adorei mesmo e recomendo muito,s em falar que a capa realmente e maravilhsa ne..rsrs...POstei o video mensal do blog hoje se quiser dar uma olhadinha...
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  23. Também gostei bastante desse livro, ele me surpreendeu muito.

    Ainda não li nada de Shakespeare, mas quero fazer isso muito em breve.

    ResponderExcluir
  24. Oi, Evellyn!
    Então, eu to num lance meio amor e odio com esse livro. A primeira vista, claro. Li resenhas positivas e negativas, dai não sei muito o que pensar. Parece ser confuso e disseram que era meio parecido com A hospedeira, um livro que eu não curti. Acho que eu leria, mas se ganhasse. Não sei se compraria. :(

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Eu vou ler esse livro em breve e confesso que estou um pouquinho com o pé atrás e um certo receio, espero que eu me engane e adore o livro.

    Também li Sonhos de uma noite de verão, nossa adoro *-*, devo ter lido umas 3x já ahuahuahua.

    Bjsss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Eu tô lendo esse livro e tô na metade ainda, mas não tô achando tudo isso não.
    Eu vi tantos comentários sobre o livro que criei muita expectativa, e talvez seja por isso, mas não está superando elas.
    E tbm já sei peguei spoilers do fim e não gostei hehe
    Mas ainda falta muita coisa acontecer, vou esperar que consiga me empolgar mais.
    Bjo

    ResponderExcluir
  27. Oi Evelyn!
    Puxa, fiquei ainda mais curiosa pra ler o livro dps da sua resenha!
    A capa é linda!
    bjs

    ResponderExcluir
  28. Hummm que delícia de resenha!! Também fiquei curiosa agora, mas nao prometo a leitura (pois tenho minha pilha de livros ainda), apesar que se encontrá-lo casualmente, nao hesitarei em traze-lo para casa... Falando em Shakespeare, o filme hiüer mega revelador sobre as obras "deles, está no cinema "Anoymous", já viu? Recomendo muito!!

    Beijokona, Evy!!

    ResponderExcluir
  29. Olá amei sua resenha ,bem detalhista e divertida de ler ,parabéns...

    A dei umas recorrigidas nas minhas que não estavam boas kkkkkkk.

    Beijos,Leituras Apaixonantes


    Cássia drobev

    ResponderExcluir
  30. Eu estou looooouca pra ler esse livro! Todo mundo fala tão bem dele e a sua resenha foi mais detalhista quanto à história e me deixou com muito mais vontade! =)

    Beijoss!
    Bruna
    http://umpoucodissoeaquilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Ah, meu comentário não foi, então estou comentando novamente 'Haha --'
    Nos últimos tempos vi varias criticas sobre esse livro e todas elas eram bem divididas. Já faz um tempinho que o recebi da Editora Novo Conceito, porém até o momento não tinha a minima vontade de lê-lo, sua resenha me deixou curiosa, vou cortar fica 'Haha. Enfim, adorei :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  32. Já li tantas resenhas sobre Julieta Imortal e quero muito ler. Mas ainda não chegou a Portugal :c ta minha wishlist
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?