Eu Li: Em Chamas (Catching Fire)

Muita coisa me intriga em relação ao universo de Jogos Vorazes, mas uma das que mais me incomoda é essa aceitação que a maioria das pessoas (ou o povo da Capital) tem em relação aos jogos. Quero dizer, eu não consigo achar que alguém ache NORMAL um bando de gente numa arena lutando até a morte. Tudo bem que nós aceitamos BBBs, mas isso é curiosidade humana, vontade de ver relacionamentos em situações improváveis. Agora, jovens se matando? E as pessoas comemorando, como se fosse algo legal?! Sei que o povo da capital é meio afetado e não conhecem as 'tristezas' do mundo (fome, miséria), mas não aceitar e esperar por um evento como os Jogos me parece doentio demais. Isso é algo interessante sobre a série porque mostra um mundo tão 'fora do eixo' que as pessoas já estão aceitando esse tipo de atrocidade como se fosse 'certo'. 

Em Chamas começa um tempo depois do final de Jogos Vorazes, quando Katniss e Peeta começarão a sair em turnê pelo país visitando os outros distritos e participando das comemorações por terem ganhado os jogos. As coisas estiveram aparentemente tranquilas nessas semanas, mas agora que a Capital estará novamente os viagiando de perto, Katniss precisa de todo seu talento em fingimento para não ser pega. 

Um ponto interessante sobre Em Chamas é que as relações estão ainda mais complexas e TUDO é um problema: os distritos, o pseudo-relacionamento amoroso entre Katniss e Peeta, o pseudo-triângulo com Gale, os amigos, as famílias, o presidente... TUDO parece está a beira de desmoronar e isso gera muita coisa para nossa protagonista lidar. E o que você logo percebe é que Katniss está FERRADA e a Capital está mais IMPLACÁVEL que nunca! Eu consegui chorar com as situações logo no começo do livro porque não consigo aceitar as coisas que acontecem... E isso que me encanta na série! É uma situação tão impensável, tão LOUCA, que a leitura proporciona diversos sentimentos contraditórios. 

Neste livro eu passei a admirar mais Cinna. Quer dizer, gostei dele em JV, mas nada muito excepcional e neste volume ele está mais afetado, mais participativo, e isso muito me agrada! Cinna é realmente um personagem que dá forças a nossa protagonista nem-tão-querida. E sim, eu imaginava que os Jogos tinham acabado e não é bem assim! Confesso que foi um choque (embora isso esteja escrito na capa do livro) e eu fiquei meio 'hell, no'... E se no primeiro livro estar na arena era uma coisa desafiadora, neste volume, para sair de lá viva, Katniss vai precisar de mais do que sua habilidade com arco e fecha e sua experiência na mata.
- Como andam as coisas?
Tudo bem. Tudo ótimo. Gosto dos vitoriosos do Distrito 3. - digo - Wiress e Beetee.
- É mesmo? Todo mundo os acha uma piada.
- Por que será que isso não me surpreende? [...]
- Johanna colocou os apelidos de Pancada e Faísca neles - diz ele. - Acho que ela é Pancada e ele é Faísca.
I ♥ Johanna.
Não posso negar que Finnick é uma das pessoas mais impressionantes e sensuais do planeta. Mas posso honestamente dizer que nunca me senti atraída por ele. Talvez ele seja bonitinho demais, ou talvez seja fácil demais de se conseguir, ou talvez seja fácil demais de se perder.
É, tenho que concordar com a última parte...
Mas como não amar Finnick?
I
♥ ♥ Finnick
Eu também senti inveja da Kat porque ela tem todo o amor de Peeta e mesmo assim está preocupada com questões como 'como fazer o presidente acreditar que meu amor é real' porque muito loucamente ela não O AMA como o resto das leitoras. E Peeta tá ainda mais encantador, mais apaixonado (e era possível?) mais compreensivo, mais adorável. Uma das coisas que mais gosto nele é a capacidade que ele tem de cativar pelo discurso. Ele sabe como manter a audiência ligada, como deixar o espectador convalescido... Ele tem um DOM com as palavras e sempre diz a coisa certa! Enfim, esse cara não é só o garoto do pão ele É um pão SONHO! 

Em JV eu nunca consegui entender bem o porquê de todo o drama em relação à tentativa de suicídio de Kat e Peeta na arena, porque eu acho que para um povo com a mentalidade da Capital, seria mais condizente que eles deixassem o suicídio ocorrer e usar isso como alerta (tipo, eles não se importam MESMO), mas neste livro a própria Katniss questiona isso e de certo modo, descobrimos que o presidente teria feito essa escolha ao passo que Seneca Crane teve um acesso sentimentaloide e permitiu que o 'ato de rebeldia' desse resultado e se transformasse no que aconteceu...

Eu gostei de Effie anteriormente e em Em Chamas percebemos com certeza que ela não é só uma boba da Capital e que está bem ciente do que está acontecendo. Haymitch continua como meu personagem improvável favorito e apesar de eu ter gostado mais de Katniss, ainda acho que ela demorar a ver coisas que estão quase batendo na cara dela (alôu, como ela não percebeu que Hay estava dando preferência a ela nos Jogos?). Também achei que a dinâmica na arena neste livro esta muito boa! O grupo é melhor, as interações mais interessantes, o jogo mais elaborado, os interesses mais explícitos. Enfim, é de provocar agonia!
- Basta se lembrar de quem é o inimigo. - diz Haymitch.
#sacou? Aposto que a Katniss não!
Foi nesse livro que eu tive a confirmação que Katniss deveria ficar mesmo com Gale (não só pra ficar com Peeta para mim), só acho que seria mais adequado. É tudo muito moldado pela Capital – rola uma pressão enorme pra que ela fique com Peeta e acho que no final ela mais 'aceitou o inevitável' do que de fato se apaixonou por ele (sorry peeps, mas é minha opinião). 

Tudo é muito forjado, parece que as pessoas não tem livre arbítrio pra nada, sinto como se todos fossem bois na fila do matadouro... Eles só agem de acordo com as opções possíveis, que geralmente é A ou A. Isso me entristece porque parece que mesmo uma tentativa de rebelião acaba parecendo uma atitude plantada na mente da galera por um processo maior de manipulação. 

Então irei finalizar dizendo que estou bem empolgada com a série, apesar dos pesares, quero saber onde todo esse drama vai dar e espero não me decepcionar (apesar de sentir algo estranho) com o final dessa batalha, porque sinceramente, com o fim de Em Chamas e tudo que eu já sei, a última coisa que tenho é Esperança!

18 comentários:

  1. OI Evellyn também já pensei muito no fato das pessoas da capital simplesmente ignorarem a situação. Apesar de serem meio alienados ver jovens se matando realmente não é alg pra ser ignorado.

    Achei Em Chamas ainda melhor do que JV. O final de cada capítulo deixa agente com o coração na mão e é quase impossível largar o livro.

    Ainda não comecei Esperança porque tenho medo do que vou encontrar, não quero me decepcionar com o final.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  2. Querida,
    Não vou ler sua resenha porque li apenas Jogos Vorazes e não quero saber NADA de Em Chamas, mesmo sabendo que você não deve ter escrito nenhum Spoiler.
    Quando ler Em chamas, volto aqui para deixar minha opinião!

    Bjs
    Bia
    www.amormisterioesangue.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Eve!
    Adorei sua resenha e a maneira de como você a construiu!
    Eu adoro a Katniss e adoro o Cinna desde JV hehe! Eu realmente não sei pelo que torço, em termos românticos, porque, como todo o resto do mundo, eu amo o Peeta, mas, de fato, o relacionamento da Katniss com o Gale é bem adequado, sem contar que eles têm toda uma história né?
    Acho que essa questão do suicídio no primeiro foi um drama não pela morte dos dois em si, mas pelo fato de que representou um desafio à Capital, tipo, eles tomariam as rédeas da situação e fariam o que bem entendessem. E ai a Capital impediu só pra mostrar que estava no comando, sabe? Só que, é claro, ela acabou tendo o comando de maneira indireta, porque fez exatamente o que os dois queriam.
    Sobre a Capital aceitar tão bem os jogos, acho que o que os move é o fato de que, inegavelmente, o ser humano gosta de um drama e de uma violência. Sabe quando acontece um acidente e todo mundo para pra olhar? É mais ou menos isso. JV é repetição da política do Pão e Circo. Lá também tinham atrocidades e o povo também ia assistir e torcer e enfim rs...
    De qualquer forma, o que mais me encanta também é essa capacidade da autora de despertar tantos sentimentos no leitor!
    Também não tenho muita Esperança, mas estou maluca pra ler o fim da trilogia!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li Em Chamas, e estou um pouco receosa. Na verdade não sei para quem torcer, no quesito romance. Gosto do Gale, mas tem algo no Peeta que desperta carinho. Apesar de tudo ele foi muito sincero no que sentia. Mas preciso ler pra poder tirar uma conclusão mais precisa.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  5. Ain, nem li Jogos Vorazes e talvez eu nem leia. Muito caro esses livros, não tem condições. Mas eu vou assistir o filme, deve ser muito muito bom.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  6. COMENTÁRIO COM SPOILERS.

    Vocês sabe que eu não consigo escolher um favorito entre os três livros, não é mesmo? Mas, com certeza, Em Chamas vai muito mais além do que Jogos Vorazes. A passagem deles pelo Distrito 11 me tocou muito - como tudo relacionado à Prim.

    Apesar do ultra spoiler que tem na sinopse, e de várias outras pessoas também terem me revelado isto, eu fiquei de cara com o anúncio do Massacre Quaternário. Sério, a única coisa que eu pensei na hora foi: ''F#deu!!! O.O''

    Rsarrsrsrs

    Quanto à coisa de ''quem deve ser o melhor companheiro para Katniss'', leia A Esperança e veja que o Gale NUNCA foi o cara certo... Se ela escolhesse ele ao invés do garoto do Pão, as coisas não iam prestar. É Sério. (Nossa, como eu ODEIO o Gale depois de A Esperança! =X).

    E, sim, eu sempre achei o Peeta muito inteligente, mas ele se supera em Em Chamas... Ele consegue fazer uma revelação mais bombástica ainda no mesmo programa do Caesar Flickrman e todo mundo - inclusive eu mesmo - fica com a aquela cara de ''Oh. My. God!''.

    Sério, eu sou fã deste cara! Huahauh

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  7. Oi Evy,
    Realmente é algo a se pensar sobre a Capital "aceitar" de forma tão natural um monte de adolescentes se matando, como se fosse a coisa mais normal do mundo.
    Mas se compararmos com o mundo de hoje, acho que esse desligamento do que é certo e errado e o publico aceitando o que é errado de forma tão natural ,também, encontraremos certas semelhanças.
    BBB é um caso típico. Claro, não rola morte, mas é a ápice do que o ser humano é capaz de fazer para ser o ganhador. " Caso do estupro", por exemplo, o público se manteve ligado 24 horas na atração só para saber um pouco mais, ver quem ia se dar mal ou mera curiosidade. Tudo bem que não podemos comparar com JV's. Mas todo mundo sabe que estupro é crime. É uma coisa horrivel, mas ainda sim a grande maioria assistiu ao BBB só por curiosidade e torcendo para algum dos lados se dar mal. ( ok, eu fui uma dessas pessoas..rs). Quando o certo era a gente, sei lá, desligar a tv como forma de protesto.

    Mas acho que tenho uma teoria: depois de tantos BBB e coisas absurdas que vemos, nada mais choca. E o publico quer sempre ser surpreendido. Mesmo com toda repercussão negativa da atração, ainda sim no proximo ano quando começar, vamos assistir.
    Acho que o mesmo se aplica a Capital e JV's. (ou não). rsrs

    Enfim, analisei demais..hahaha.
    Mas é que esse assunto gera muitas teorias.

    bjinhuxxx
    @jeh_polato
    Eu li e Divulgo

    ResponderExcluir
  8. Olá, Eve!
    Passei o olho rapidamente na resenha, mesmo sabendo que você não tem o costume de soltar spoiler, apesar de ser inevitável em alguns casos rs.
    Bem, também vou acabar nutrindo a mesma opinião que você a respeito do casal e acabe preferindo mesmo que ela fique com Gale. Sabemos bem que ela só ficará com Peeta como forma de não fazer feio com o público que acompanhou os Jogos. Espero sinceramente gostar da continuação bem mais, porque muitos dizem mesmo que A Esperança é decepcionante, mas vamos aguardar. Não é uma série excelente, mas gosto mesmo assim rs.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  9. oi,
    eu sou super fã desse livro, amoooo
    otima resenha

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Eve!

    Ah! Eu AMEI esse livro tanto quanto o primeiro. Realmente nesse livro as coisas estão tensas! Como você disse, parece que tudo está prestes a desmoronar. A arena desse livro me deixou muito mais aflita! Eu achei simplesmente genial! O tic tac... tic tac... hahaha AGONIA sem dúvida é a palavra!
    "esse cara não é só o garoto do pão ele É um SONHO!" kkkkkkkkkkk. Ri muito, Eve! Realmente o Peetinha é puro amor! <3
    Ah, não queria a Kat com o Gale não. Por mais que eu tenha entendido o se ponto de vista e até concordo um pouco com ele... Mas Gale? seriously? Blah... Ele é muito sem graça. Como eu gosto da Kat acho que ela "merece" o Peeta. [Merecer não merece porque ela é meio coração gelado, hahah maaaaaas...]
    Eu ainda não li A Esperança, mas acho que já sei tudo que acontece — malditas sejam as pessoas que soltam spoiler's aos 4 ventos. E maldita seja eu, que acabo lendo. LOL

    Adorei a resenha, Eve!

    Beijos,
    Amanda
    ^_^

    ResponderExcluir
  11. "Muita coisa me intriga em relação ao universo de Jogos Vorazes, mas uma das que mais me incomoda é essa aceitação que a maioria das pessoas (ou o povo da Capital) tem em relação aos jogos. Quero dizer, eu não consigo achar que alguém ache NORMAL um bando de gente numa arena lutando até a morte."

    Acho que o que a Suzanne quer passar para nós, é a que ponto a sociedade ficou alienada e frio perante as "desgraças" alheias, que toma isso tudo por divertimento. Penso assim...

    Adoro o blog.

    bjuss

    ResponderExcluir
  12. Nossa esse livro deve ser muito foda - no sentido se ser muito legal ! Eu quero muito ler a trilogia mas ate agora ainda não deu o que é uma pena porque eu ja assiiti o filme e amei ! Bem o jeito e esperar pra eu comprar ! kkk otiam resenha ! beijos

    ResponderExcluir
  13. Gostei do modo como você falou sobre o livro, e é bom ver alguém que não só fala como Peeta é lindo e como Katniss é linda e como ela luta bem, porque eu já li várias reviews que só falam do romance, que até então é forjado (até então).
    E se você achou que esse livro foi ainda mais "hell, no" leia Esperança e você vai dizer "Hell, the devil cannot with this!"

    ResponderExcluir
  14. Adorei a abordagem do filme sobre a história e gostei bastante do primeiro livro. Pretendo ler os próximos em breve! =D

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li nenhm livro dessa serie, mais vou começer a lê-los logo, logo.
    Nem o filme vi ainda, mais estou com muita vontade de vê.
    Quero ler essa serie que ta sendo um sucesso e tanto. Amei a resha, aumentou a minha vontade de ler.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  16. Eve, agora eu entendi o seu pensamento de porque a Kat tem que ficar com o Gale.
    Lendo todo esse seu discurso sobre como o Peeta é legal e ela é uma idiota-insensível-e-cega, tudo ficou claro como a neve.
    Acho que todo o protesto que eu fiz no post sobre a personagem teria sido melhor se fosse colocado depois desse, aí ficaria claro!

    Gostei das suas colocações sobre os jogos, de como são cruéis. Por eles (na Capital) terem tudo e não precisar entrar na arena, levam isso tudo muito normalmente, como se fosse só um jogo sem grandes consequências.

    Ainda não li "Em Chamas" mas o farei logo! Só não queria que acabasse tão rápido, por isso a minha procrastinação em ler...

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  17. Em Chamas é muito amor! É um dos meus livros favoritos!
    Sei que o final foi um pouco: - Como Assim? Porquê? Mas, a série precisava de uma continuação e que continuação distópica seria essa se não fosse dramática?
    Eu amei, amei, amei esse livro!
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?