Eu Li: A Bandeja - Qual Pecado Te Seduz?

A Bandeja é um livro da Lycia Barros, o primeiro da coleção Despertares. Nesse livro, conhecemos Angelina, uma garota de dezoito anos que aos passar no vestibular de Letras (yay) se muda de Petrópolis para o Rio para viver numa república e estudar. Como toda moça recém saída da adolescência, Angelina está em êxtase por poder começar uma nova fase da vida, conhecer outros lugares, pessoas e viver sua independência. 

Angelina foi criada nos preceitos cristãos, sempre teve um bom comportamento e viveu de acordo com os ensinamentos dos pais e da igreja, mas assim que chega a esse novo mundo da faculdade descobre que, fora do ambiente onde cresceu, as coisas não eram tão bem acordadas assim. A colega de quarto, não lembra em nada a garota que ela conheceu quando criança na igreja e agora Angelina não tem os pais por perto para ampará-la. 

Mas é claro que isso não a intimida e ela fica empolgada com a oportunidade de estudar o que sempre sonhou. As coisas ficam ainda mais interessantes depois que ela conhece o cara mais lindo que poderia existir no Rio de Janeiro e, como se olhar para uma beleza daquelas não bastasse, ele ainda se mostra interessado nela. Mas acontece que Rico é o professor de uma das disciplinas que Angelina cursa e ela fica em dúvida se pode ou deve investir. 

Rico é um sonho em forma de homem, mas o problemas com homens-sonhos é que eles se desfazem assim que acordamos a.k.a. o efeito cegante da paixão acaba. Rapidamente, Angelina se vê envolvida numa paixão insandecida por esse homem, mesmo com as atitudes suspeitas e o passado misterioso dele. Eu também gostei muito de Michele – e não só na fase boa dela. Senti que ela era uma personagem legal, que ainda se tornaria alguém de confiança, mesmo quando as atitudes dela denunciavam o contrário. 

Me senti muito envolvida pela historia. A narrativa é muito agradável e eu acabava lendo mais do que pretendia. A paixão arrebatadora de Angelina por Rico a consome de uma forma que a gente percebe que não vai dar bom resultado, mas ao mesmo tempo, as ações dela são bem coerentes. Não fiquei com aquela sensação que ela estava fazendo burradas só para ter enredo, entende? Gostei muito de como apesar dos problemas que acarretam, as ações de Angelina são incrivelmente plausíveis. É o tipo de coisa que PODERIA MESMO ACONTECER. 

O livro tem alguns trechos com passagens da bíblia e confesso que no inicio isso me pareceu um pouco massante, mas as passagens estão relacionadas ao enredo e tem total envolvimento com a realidade da personagem então o propósito é valido. Porém, mais do que os trechos tirados da bíblia, gostei muito de alguns conselhos que Angelina recebe e indagações que ela faz. É um livro que tem uma mensagem pra passar e eu estou certa que recebi várias, para vários aspectos da minha vida. 

Sabe quando você lê um livro e pensa 'uau, esse é o livro certo, na hora certa?' – ou parafraseando o livro: foi a bebida certa no copo certo – foi o que aconteceu! Esse livro talvez tenha me tocado mais do que a outro leitor porque me senti muito consolada pela historia. Li numa semana que não foi fácil e eu precisava ouvir algumas coisas que esse livro me disse. Isso foi fantasticamente especial para mim. 

Eu não sigo nenhuma religião ou vou a igreja, mas tenho fé em Deus e acredito que as vezes Deus fala para nós por outras pessoas e esse livro me fez sentir isso. Não importa se você tem ou não religião. É um livro sobre amor, fé e como nossas escolhas podem afetar nossa vida e das pessoas a nossa volta. E esse é o ponto principal do enredo: escolhas. Como temos livre-arbítrio para fazê-las e como podem nos atingir.

Ah, eu recebi o livro da Lycia nessa nova versão de capa, que é linda e bem Sparkriana, mas não posso deixar de pensar que aquela capa anterior (que me dava um pouco de medo) tem muita relação com o enredo! O final do livro fecha bem o que precisava, mas eu ainda queria mais detalhes sobre como ficou alguns personagens. Quero dizer, fica tudo encaminhado, todavia, sou curiosa, e queria ver escrito aquele final feliz que fica subentendido. Agora quero ler outros volumes da coleção pra ver a historia de outros personagens e como eles 'continuaram' após os acontecimentos desse livro.

Leia esta história e conheça! Tenho certeza que a mensagem sobre escolhas ficará na sua cabeça como ficou na minha e, além disso, você poderá conhecer um romance que está longe de ser saudável e ver que é possível dar a volta por cima.

10 comentários:

  1. Gostei demais da resenha e me animei para ler o livrinho. Parece ser uma história bem rica, cheia de profundidade e que deixa uma mensagem bacana. E é de uma escritora brasileira, algo que anda me motivando ainda mais para ler, rs.
    Bjoks! =)

    ResponderExcluir
  2. Eve, eu amo os livros da Lycia por isso, por causa da mensagem que eles passam. E, claro, a narrativa dela é super envolvente mesmo, impossível de não mergulhar nas histórias! Adorei A Bandeja, mas gostei ainda mais de Entre a Mente e o Coração. Meu favorito, até agora, é Uma Herança de Amor. Todos lindos e deliciosos!
    É sempre ótimo quando acontece de ser a leitura certa na hora certa. Nada é por acaso, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi flor,
    Ja tinha ouvido falar sobre esse livro da licya mas não sabia direito do que se tratava ele parece ser interessante. Ahhh li um livro que acho que tu ia curtir muito "como quase namorei robert pattison" e postei resenha la no blog..ele e um chik lit muito diverr e também de autora nacional se qusier dar uma olhada la.
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Também não tenho religião e, na verdade, esses livros com uma pegada mais religiosa geralmente me afastam (detesto quando tentam me converter a qualquer religião). Entretanto, esse livro parece ser um pouco diferente. Apesar dessa coisa mais religiosa ele parece ter um outro foco, mais na própria personagem e tudo o mais. Não sei se irei ler, mas parece uma leitura bem interessante.
    Beijos
    Raíssa Lins

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de ler os livros da Lycia, eles parecem ser tão legais. Antes eu não tinha tanta vontade de ler esse, mas depois de ler algumas resenhas positivas, fiquei bem curiosa.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  6. Eu gostava mais da foto da antiga capa, apesar das fontes estarem bem feinhas... eu gostei dessa capa, me lembra alguns livros do Nicholas Sparks, mas esse casal, não curti! HAHA
    Nunca li nenhum livro da Lycia, sempre tive vontade, quero muito ler esse!

    ResponderExcluir
  7. Realmente a capa lembra muito os livros do Nicholas Sparks, eu sempre via essa capa nos blogs e me encantava, mas até hoje não tinha lido nenhuma resenha D: vejo muito gente falando super bem dos livros da Lycia, acho que na hora de começar a ler! Obrigada pela resenha, beeijos!!

    ResponderExcluir
  8. já tive bastante decepções com livros de autores brasileiros (não desmerecendo eles!) então sempre fico com um pé atras. este parece ser um livro bom, mas não sei se teria coragem de ler ele! :P

    ResponderExcluir
  9. Este livro nao faz muito o meu estilo :s
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  10. Oi Eve,

    Gente, "A Bandeja" é amor demais! Amoooo Lycia Barros. Lembro que quando li esse livro aconteceu exatamente como você descreve na resenha, foi o livro certo na hora certa e gostei bastante.
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?