Um tema sempre recorrente quando comentamos sobre livros é a crescente que vemos de livros transformando-se em roteiros de filmes. Os nomes podem variar: adaptado, baseado, inspirado. Tanto faz. Pra quem é fã da leitura às vezes é um pouco decepcionante ver aquele livro que imaginamos com tanta perfeição chegar às telonas com uma 'adaptação' que não corresponde às expectativas.
O fato é que como o nome diz, é uma adaptação, afinal, se fosse só pra pegar o livro e fazer o filme, não seria necessário escrever um roteiro. Então temos sempre que ter em mente que, sim, o livro costuma ser melhor que o filme, mas devemos saber julgá-los separadamente pois o modo de produzir um filme é bem diferente de um livro.
Eu costumo sempre comentar em posts que comparam um ao outro pois sei bem separar essa diferenças. Então como já fiz um post falando de alguns filmes baseados em livros, dessa vez vim comentar quando ocorre a situação inversa, de um roteiro original (diferente de roteiro adaptado) virar livro ou quando um complementa o outro sem ter ligação direta.
O Discurso do Rei
Esse filme ganhou o Oscar de roteiro original – o que no mínimo só pode significar que ele não foi baseado num livro – além de diversos outros prêmios. O filme surgiu da idéia do roteirista David Seidler que se baseou em fatos reais para escrevê-lo. Seidler disse que se identificou com a historia do rei George VI, pois também era gago e então escreveu o roteiro criando uma trama de amizade e superação. Já o livro foi escrito por Peter Conradi e Mark Logue, neto do terapeuta (real) envolvido na trama do rei George VI. Mark Logue foi procurado pela produção do filme para dar detalhes sobre a historia do avô, e motivado por isso, ele correu atrás de mais fatos contando com a ajuda do jornalista Conradi, e então reuniu fatos para publicação do livro. Então o filme é baseado num roteiro original - já que mistura elementos ficcionais a uma historia real - e o livro também, apesar de logicamente terem fatos que se cruzam.
Uma Manhã Gloriosa
Filme recém lançado por aqui que tem um dos roteiristas de 'O Diabo Veste Prada' (um livro que virou filme). O livro, também recém lançado, de Diana Peterfreund – a autora da famosa serie Sociedade Secreta – é baseado no roteiro original de Aline Brosh McKenna e não o contrario como encontro em alguns lugares. Dizem que o filme é bem legal, embora não fuja dos clichês típicos de comedias – mas quem liga? Eu adoro clichês e ta praticamente impossível ver ou ler algo sem eles. O livro também deve seguir a mesma linha já que veio do roteiro do filme...
A Garota da Capa Vermelha
Esse livro foi bem comentado em toda a blogosfera literária antes mesmo do filme ser lançado por aqui. A maioria gosta do livro, mas o engraçado neste caso é que ao transformarem o filme em livro, espertamente, os autores (também criadores do roteiro obviamente) omitiram o final. Então é preciso ver o filme para saber ou baixar o ultimo capitulo, que só ficou disponível após o lançamento do filme. Lá fora o filme estreou em 14 de março e por aqui no dia 21 de abril.
Eu tive que adaptar esse post, pois ele já estava programado faz um tempão mas só hoje decidi posta-lo (por isso algumas coisas com recente, não são tão recentes assim)! Antes tarde do que mais tarde, não? ;) Deixem sua opinião!
Nossa, adorei o post Evellyn!
ResponderExcluirNão sabia que os dois primeiros livros eram adaptações do filme hehe!
O Discurso do Rei ainda quero ler, pois se pega fatos históricos reais com ficção acho que deve complementar o filme, Uma Manhã Gloriosa também quero, mas até desanimei um pouco agr ao saber disso, e A Garota da Capa Vermelha já li né, mas peguei raivinha do marketing do filme, me revoltei e não quis pegar o final na internet, agr só vendo o filme mesmo, mas tá tão dificil até isso, tá passando em poucos cinemas, percebeu??
Beijõess
Aninha
@trueinsightsnet
http://true-insights.blogspot.com/
Eu até estava pensando em comprar o ''roteiro romanceado'' de A Garota da Capa Vermelha, mas depois de descobrir que eles corataram O FINAL do livro para fazer marketing para o filme eu fiquei MUITO revoltado... Nem consigo mais ver este livro na minha frente! Rsrsrsr
ResponderExcluirHenri B. Neto
''Na Minha Estante''
Muito bom esse post Eve! Sempre vejo falando do livro virar filme, mas nunca do contrário! :D
ResponderExcluirNão vi nem li o discurso do rei... e nem pretendo hahaha
Uma Manhã Gloriosa eu preciso dos dois! hahahaha Tanto livro quanto filme! *___*
E o Garota da Capa Vermelha... não sei, antes estava super empolgada, agora o gas baixou um pouco :/
Ótimo post!
Beijoca!
Lú
Acho interessante esse lance de fazer o filme e depois o livro, mas o fato de A Garota da capa vermelha não ter final é irritante, não compro o livro de jeito nenhum. Só claro se fizerem uma edição com o capitulo final.
ResponderExcluirbeijocas
Livros e blablablá
Não tive interesse algum em assistir o filme O Discurso do Rei, e muito menos terei vontade de lê-lo.
ResponderExcluirApesar de estar acostumada que os filmes sejam adaptações dos livros e não ao contrário, eu acho interessante também ver os filmes se tornando livros, pois tem tantos filmes que eu realmente gostaria que tivessem livros.
Quanto a Uma Manhã Gloriosa eu quero tanto ver o filme, quanto ler o livro. A história parece ser bem interessante, do tipo que me agrada.
E finalizando, A Garota da Capa Vermelha eu gostei de ambos, e mesmo o livro não contendo o último capítulo eu curti, pois os últimos 20 minutos de filme foram inéditos para mim, já que eu tinha lido o livro antes.
Beijinhos,
Rê
Ler e Almejar
quero muito ler o terceiro livro! mas não gostei dessa história do final não estar presente no livro #fail
ResponderExcluirJ.
-The Eater of Books
Olá, Evellyn!!
ResponderExcluirEu também achei uma jogada de Marketing bem interessante da editora ID rs.
Eu acredito que é mais fácil encontrar filmes baseados em livros do que o contrário, mas esses que citou em especial me interessaram muito e quero assistir todos. Ler o livros que foram publicados também, é claro rs.
Adorei essa coluna!!
Bjs.
Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.
Ahhh!
ResponderExcluirNão vejo a hora de assistir a Garota da Capa Vermelha!
Apesar da jogada de marketing, achei o livro bem bacana, só odieiiiiiiii o fato de não ter final!
=(
Bjinhos
Psiu!
Silêncio Que Eu To Lendo
Oi Evellyn, tudo bem?
ResponderExcluirEu sempre gosto delivros que viram filmes, mas como você disse sempre há uma decepção no que diz "superar nossas expectativas", e isso acontece na maioria das vezes.
Prefiro mil vezes ler um livro primeiro antes de assistir o filme pois sei que o livro vai ser, na maioria das vezes, melhor que o filme.
Adorei o post!!!
Oiee!!
ResponderExcluirTudo beim?!
Então, eu estou aqui passando para te fazer um SUUUPER pedido!! O blog mudou de endereço e eu PRECISO MUITO que você passe lá e me fale o que achou! *-* Por favor, eim?! A sua opinião vai fazer uma blogueira muito feliz!
Passa lá!!
http://equalizedaleitura.blogspot.com
E tem o twitter tbm! Eu sigo de volta! @EqualizeLeitura
Obrigada!
Beijos da Rapha! :*
♥
Oi Eve,
ResponderExcluirEntão, eu queria ser como você e saber não misturar livro com filme e vice-versa. Porém, não consigo. Se eu leio o livro e depois vou ver o filme e as coisas não saem como eu espero, eu fico muito decepcionada( como aconteceu com o Código Da Vinci). Mas eu não saio odiando tudo né, só não consigo enxergar o lado "adpatação" dos filmes.
Quando é o contraario filme/livro, fico mais tranquila. Não sei, consigo encarar de boa e não sofro tanto se não atingir o que eu espero.
Adorei o post, viu...
bjinhuxxx
Eu li e Divulgo - http://euliedivulgo.blogspot.com/
Essas adaptações são ótimas, é legal ter uma "nova visão" do livros :D
ResponderExcluirAh, e Gone.. cara, é meio infantil porque são tudo crianças.. dãrg.. mas, são crianças com super poderes e valentes, beeeem legal, e os capítulos são curtos 5 páginas.. deixa tudo mais rápido!
E a capa é muuito foda!
Deveria ler!
Bruno Medeiros,
Garoto dos Livros.
Até hoje não consegui ver "O discurso do rei" -.-' quando procuro pra locar ele nunca está disponível! Não tenho tantooo interesse no livro, só o filme mesmo.
ResponderExcluirUma Manhã Gloriosa me interessou, ainda não tinha visto .. mas acho que ficaria só com o filme tb! :}
Agora, a garota da capa vermelha o auê foi tanto e tem tanta gente falando mal que até perdi um pouco o encanto ..rs.
Beijos.
Amanda.
Lendo&Comentando.
Oi Eve!
ResponderExcluirEstou louca para ler e assistir O Discurso do Rei e Uma Manhã Gloriosa, ainda não tive tempo!
Já li A Garota da Capa Vermelha e assisti ao filme, e posso dizer que amei ambos!
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Tem post novo no blog, dá uma passada lá!
Beijos, Nath
@brgnat
Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com
Adorei esse post.
ResponderExcluirEu amo cinema e sempre me interesso por livros que viraram filme, nesse caso, o contrário.
Dos que você falou não li nenhum dos livros ainda. Vi os filmes A Garota da Capa Vermelha e The King's Speech.
Beijos!!
Arte Around The World
Evellyn, ótimo post!!! Eu acho q temos q entender a diferença entre roteiro adaptado, pois é mto difícil transformar um livro em filme. Estou louca para ler a A Garota da Capa vermelha.
ResponderExcluirOlha, vi seu comentário no blog da Nathi (Books in wonderland), sou a autora de Depois daquele beijo!
Bjossssssssssssssss
Oiii Evellyn, respondendo sua pergunta: escrevi pensando num público teen geraal e não só glbt, pra falar a verdade nem pensei nesse sentido. A história principal é claro q gira entre as duas, mas tem vários personagens e tals. Tenho certeza q vc vai gostar! :)
ResponderExcluirbjosssss
PS: Estou aberta à parcerias com blogs! Se quiser me manda um e-mail
O livro A Garota do Capuz Vermelho (aqui se chama A RAPARIGA do Capuz Vermelho) já entrou pra minha wishlist.
ResponderExcluirwww.fofocas-literarias.blogspot.pt
O Dircurso do Rei é bem interessante. Mas, dos filmes/Livros citados o que eu mais gostei foi Uma Manhã Gloriosa, é muito fofo mesmo e engraçado em algumas partes. Super recomendo!
ResponderExcluir