Eu Li: Radiante (Radiance - Riley Bloom #1)

Antes mesmo de começar a ler esse livro eu já sabia que iria gostar. Quem acompanha o blog, sabe que eu sou fã da série da irmã mais velha - e mais odiada, Ever (tem como não amar a infinidade de trocadilhos possíveis?). Então, como estou acostumada com a narrativa leve e pessoal da Alyson Noel, já comecei o livro empolgada.

Em Radiante, começamos a acompanhar a 'vida' de Riley, após a travessia da ponte (para o Além), que ela fez ao final do 1º livro da Ever e desde então, não sabemos mais noticias dela. Isso porque agora ela está ocupada com a própria vida - ou devo dizer, morte? O livro começa com Riley descobrindo todas as novidades de Aqui - o lugar em que ela está. Em Aqui o tempo não existe é tudo acontece Agora. Ela está em Aqui e Agora

Devo logo explicar que escrever sobre as questões além-vida é algo realmente sensacional pois as possibilidades são infinitas! Você pode escrever qualquer coisa, do inimaginável ao impossível, do crível ao inacreditável e ninguém poderá reclamar que 'isso não está certo' porque simplesmente não há ninguém que possa contar o que acontece – ou se acontece. 

Então desde o inicio da leitura você precisa ir se adaptando ao que a Riley conta, e como são as coisas por lá. Claro, cada um tem suas próprias teorias sobre vida-e-morte, mas nesse tipo de leitura, temos apenas que aceitar que as coisas são como a autora escreveu. Eu gostei bastante de como a Alyson desenvolveu o tema, a Riley mantém a mesma personalidade que já havia mostrado em Para Sempre, só que na nova situação, ela precisa se adaptar a outro estilo de 'vida', com o cão Buttercup (que eu sempre imaginava como cadela) e o novo amigo, Bodhi. 
- Sabe que você pode materializar um novo guarda-roupa, certo? Não somos atados aos erros do passado. Então, vamos, anime-se. Feche os olhos e pergunte: O que Joe Jonas usaria?

Riley, para Bodhi.
Eu passei a maior parte do livro o achando bem infanto-juvenil - do tipo que você poderia emprestar pra sua irmã de dez anos e ela iria gostar muito! Toda a história é bonitinha, tem algumas lições e até por ser narrada por uma garota de 12 anos, mantém uma linguagem bem teen e nem por isso se torna um livro chato para os 'mais velhos', pois toda a historia é bem desenvolvida e tem referências bem legais (que as vezes crianças não percebem). Mas nas partes finais aconteceu um fato realmente inesperado, que tornou a historia um pouco mais forte. 

Então não se engane com a proposta leve, divertida, despretensiosa, e até mesmo boba que o livro parece ter a principio, pois no final ele surpreende e mostra uma faceta bem intensa, que não deixa de ser apropriada para leitores mais jovens, pois mostra o crescimento pessoal da Riley.

Essa é mais uma serie que eu vou querer acompanhar, pois tenho certeza que Riley ainda tem muito mais para mostrar. Agora é só esperar os outros tres volumes da série (sem previsão). A editora Intrínseca mais uma vez está de parabéns, mantiveram a capa original (linda), a diagramação é linda e a tradução bem atual!

PS: Se você não gosta da série da Ever, não tem importancia: dê uma chance a Riley. Ela tem uma característica oposta a Ever: não faz as coisas por impulso, nem tem aquele hábito-ever-de-ser de fazer justamente o contrario do que mandam (pelo menos, não o tempo todo)!

24 comentários:

  1. Que resenha mara, Eve! *-*

    Uh, eu adorei esse livro, mas é aquilo que estávamos discutindo no twitter.Coisas estranhas acontecem porque:
    1) Bodhi não é um nome legal, deve ter sido legal há um 300 anos ou mais
    2) E Buttercup é nome de cadela. HAHA!

    Adoro o jeito da Riley de narrar, é super leve, né? E eu fiquei muito impressionada com o final, é tão profundo e tão tocante... tão... filósofo!

    Adorei o livro e resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. [AAAAA] eu adoro a série Os Imortais *-*'

    Eu nunca gostei muito da Riley, mas quem sabe eu mude o meu conceito sobre ela kk

    Adorei a resenha.
    Amanda Faustino - bookandcupcake.blogspot.com

    bejs*;

    ResponderExcluir
  3. OOMGG.

    Eu queria comprar esse livro em inglês, mas a chamada preguiça de esperar me derrotou e eu acabei ficando sem.

    Sério, eu estou ODIANDO a Ever. A Riley é puro <3 hehe.

    Não vejo a hora de ler!!!

    Raí mihi!
    http://raimihi.blogspot.com

    bjs ;*

    ResponderExcluir
  4. WOW a Riley é diva demais!
    Não vejo a hora de comprar o meu *-*

    Beijos
    Ellen
    Cks Books

    ResponderExcluir
  5. Essa capa é simplesmente linda!!!
    Nunca tinha me interessado pelas série Os Imortais, mas muitas pessoas me recomendaram.
    Agora esse livro eu quero MUITO ler!
    Se sobrar money, quem sabe... rsrs.

    besos

    ResponderExcluir
  6. Acho que eu já falei que sou um ''hater'' de ''Os Imortais''... Mas eu fiquei meio balançado com esta série da Riley.

    Tudo bem, não sou muito chegado em histórias onde ''tudo é possível'', mas vou dar uma chance - só depois de eu terminar o meu Rehab!

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha! ^^
    Estou com o livro aqui na fila, só esperando sobrar um tempo...
    Ouvi tanto comentário negativo sobre a série principal, que até desanimei de ler. haha
    Tenho "Para Sempre" aqui, mas nunca nem cheguei a começar. =X
    Espero gostar dessa, que todo mundo diz ser melhor. =P
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Evellyn!
    Adorei a sua resenha!!
    Talvez porque ainda nem pude acompanhar a série Os Imortais, não pretendo colocá-lo na minha enorme lista de desejados por enquanto rs. Estou com um pé atrás com relação aos livros da autora, que costuma gerar contradições na blogosfera rs.
    Quem sabe eu mude de ideia quando a lista de leitura diminuir mais...
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  9. Evy,

    Acabei de ler Para Sempre! foi nessa madrugada. E meu coração doeu tanto com a partida de Riley. E agora leio a sua resenha?
    Poxa, é um sinal..rsrss

    Como estou na vibe do livro, nem preciso dizer que AMEI. Fiquei meio assim quando vc disse que a narrativa parecia infanto-juvenil,mas só de saber que o final surpreende, eu já quero ler.

    Adorei mesmo a sua resenha. Parabéns.

    bjinhuxxx

    Eu li e Divulgo
    http://euliedivulgo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Tenho que admitir que nao tenho muitas expectativa com esse livro, ja que o tema nao é exatamente o que eu gosto!

    ResponderExcluir
  11. Agora quero saber o que aconteceu no final do livro! Ahhhh *-*

    Por ser a Riley e não a Ever eu darei uma chance ao livro! Mas só por isso... Quero dizer, eu estou dando uma chance para o terceiro livro da série da Ever porque não dar para um que não tenha ela e seus impulsos narrando?
    kkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Ai, mais um blog falando deste livro. \o/ Serio entrando em depre kkkkkk Mais sua resenha me deixou com vontade de ler, mesmo. Vou juntar as moedas. Amei seu blog, não tinha entrando nele ainda.
    BJksss

    Ká guimaraes
    Acordei com vontade de ler

    ResponderExcluir
  13. Amei a resenha!
    O livro parece ser muito bom *-*
    Eu querooo! haha

    beijos
    Cynthia
    http://garotaqueamaler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Acredita que eu achava que essa série não tinha nada haver com a série Os Imortais? HUAHAU. Eu comecei a ler 'Para Sempre" e parei. Vou voltar a ler. Eu ahco que vou ler esse livro mesmo que não tneha lido a série da Eve.
    Eu adorei a resenha e fiquei curiosa com a história chocante que acontece no final. :)
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi flor,
    Achei um tempinho para vir te ver...Sabe que eu me decepcionei muito com a série OS IMORTAIS ainda mais depois do segundo livro. Tipo eu realmente desisti dela mas pelo que voce contou parece que esse tem um outro assunto bem diferente e como voce mesma disse a Riley e bem diferente da Ever (EBA)...Enfim fiquei curiosa em relação ao livro quem sabe se der eu adquiro ele...rsrsrsr...
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  16. Oie Evie!
    Adorei a resenha!!
    Estou com o Para Sempre da minha prima aqui e nem li ainda.

    Essa Riley já me pareceu muiiito fofa, tenho certeza que vou gamar nela, e ficar triste com a partida...
    nha adorei o nome do dog...


    Mulher tu dormiu no cinema? HAHAHAHAA

    Tem promo nova lá
    bjs e boa quarta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  17. Ahhh!

    Que inveja, eu necessito desse livro!
    Vai ser o primeiro que vou comprar, quando minha fase de reabilitação de louca por livros passar!

    HUahs...Nem li a resenha com medo de criar expectativas!
    =P

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  18. Eveee! Bah, tipo, achei a capa a coisa mais cute cute ever, mas a história.... não sei, acho que não vou me convencer a ler :S Acho que meu odio da Ever foi passado pra Riley também tadinha hahahahaha XD
    Enfim, ainda assim, adorei a resenha :)
    Beijoca!

    ResponderExcluir
  19. Olá, falei pelo Twitter que estava interessada em fazer parceria com você mas não sei se você viu o tweet, então tô reiterando a proposta por aqui :) Já coloquei seu button na minha página de parceiros, caso esteja interessada, e tô seguindo o blog nos seguidores do Google ^^
    Bisous

    ResponderExcluir
  20. tenho vontade de ler, mas ainda preciso terminar a série pra sempre, depois dou uma chance pra riley.

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  21. Eu sou fascinada pela série Os Imortais, apesar de só ter lido "Para Sempre", fiquei encantada.
    Mas achei a Riley muito chata, tipo irmã maisnova mesmo. Gostava muito das partes em que ela falava dos pais e do cachorro.
    Acho que vou gostar muito de "Radiante", e quando vc mencionou que ela amadurece, fiquei mais curiosa ainda.

    P.S: Parabéns pela resenha. Vc tá escrevendo maravilhosamente bem!!

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  22. Eu não vou ler essa série tão cedo, pois eu pretendo começar a ler os Imortais. Sei que é algo idependente, mas sinceramente, tenho receio de pegar algum spoiler.

    De vez em quando é bom um livro leve e mais descontraido. Eu estou precisando ler mais histórias do gênero, já que tenho lido muito drama ultimamente, o que me deixa mais sensível do que costume hehehe.

    A capa é linda e bem singela. A Intrinseca tem um capricho especial com todos seus lançamentos ;)

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  23. Quero muito que esse livro chegue cá a Portugal. E se chegar espero que venha com a capa original porque ela é linda de mais.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  24. Gostei desse livro, acho muito interessante essa temática Vida após a morte. Além do mais eu estou precisando ler algumas coisa da Alyson Noel, é uma vergonha que não tenha começado ainda.

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?