Eu Li: Você Tem Meia Hora

Mais um livro brasileiro na parada e como eu previa, o primeiro romance da Camila me encantou. Ultimamente vem sendo muito difícil escrever resenhas, porque é complicado escrever bem quando estamos tão tomados de emoções e eu gostei demais da história.

Você Tem Meia Hora é um chick-lit, então, como é de se esperar, ele tem os ingredientes costumeiros: uma protagonista divertida, várias situações cômicas, um pouco de drama e muito amor, mas o livro realmente me surpreendeu por se enveredar por outros caminhos – nem sempre habituais em livros do gênero. Eu curti demais a leitura. Pra começar, temos Bia, nossa narradora. Ela é ótima – e isso reflete a autora, que usa diversos recursos para tornar a leitura bem agradável. Achei o livro tão rico 'linguisticamente/culturalmente'  nada daquela coisa clássica e incompreensível – o livro é um prato cheio de referências que vão de Amy Winehouse a Lady Gaga, de Tarantino a Valentino, de Gugu a dr. Dráuzio Varela (e eu realmente amo referências).

Como eu expliquei no release, Bia é aeromoça comissária de voo e está chegando aos 30 (uma idade bem marcante para as mulheres). Ela tem uma vida estabilizada, um namorido lindo e maravilhoso, mas que repentinamente a abandona – na véspera da virada – e Bia se vê numa situação de total desespero, sem saber mais o fazer, já que tudo que ela achava estar encaminhado em sua vida, de repente vai pelo ralo. Mergulhada numa profunda depressão, quem a salva é a amiga Mariana, que a convence a se inscrever para uma vaga na nova sede da empresa em Londres (amor).
Será que "Pá" vinha de Palito? Ou de Papel? Ou de Parede? Ela tinha olhos azuis turquesa e cachos tão perfeitos quanto um fio de telefone, aquele tipo de cabelo cacheado espetacular que Deus só concedeu à duas pessoas nesse mundo: Sarah Jessica Parker e Pá.
Só rindo com as ideias da Bia.
Em Londres, Bia passa a dividir um apartamento com um antigo amigo, a malôca do Olli. Olli é brasileiro, maquiador, ácido, super gente boa e gay! Só pra não fugir do meu costume, adorei-o e o achei o personagem mais louco e divertido – além da própria Bia. Na área handsome guys, temos o ex, Arthur – um cara que eu até gostei a principio, mas só até conhecer a figura apaixonante de Dyllan. Mari é *A* amiga e a amizade das duas é algo tão lindo que senti saudades de amigas com quem não falo há um tempinho. Gostei realmente de todos os personagens – e são muitos – o núcleo brasileiro, o núcleo do trabalho, os amigos... Uma amiga muito legal e companhia constante de Bia é (eu estou até agora tentando saber que nome é esse!). Olli, Bia e Pá protagonizam cenas hilárias por Londres!
- É que vocês confundem o homem-gay com o gay-homem.
- Hã? - eu e Pá não entendemos nada, mas podia ser também nossos neurôneos com a capacidade já meio comprometida.
- Eu por exemplo, sou um gay-homem, mas está cheio de homens-gay por aí. - Olli ilustrou...
Olli, numa de suas frases que me fazia rir escandalosamente e devo dizer que concordo.
- Sua coleção está divina! - Olli elogiou. - Cheia de personalidade!
- Parabéns! - Pá jogou mais confete - Tudo muito contemporâneo e inspirado.
- Pois é, eu apostei numa simplicidade complexa.
Hã? (Bia, comentando exatamente o que eu pensei.)
- Isso ficou claro na simetria e nas estampas que você usou. Seu desfile foi magistral, bem conceitual. - será que Olli estava zoando da cara dele?
Concluí que para uma história que não ia a lugar nenhum, aquela já tinha ido longe demais. Na categoria das 'coisas a serem evitadas', botei Dyllan no mesmo patamar que um Big Mac, ou seja, terminantemente proibido. 
O enredo do livro é muito bem desenvolvido, nós tomamos conhecimento não só da vida atual de Bia como do passado e eu gostei da construção da personagem. Apesar da maior parte do livro ser bem descontraído, ele também conta com partes bem tensas e, se houve passagens que eu tinha cólicas de tanto rir, em outras eu funguei e gritei de tanto chorar. Não posso deixar de citar também o pai de Bia, ele é um personagem bem importante em determinado momento e adorei ver a relação dos dois.

O ritmo da história é ótimo. Claro que a fase down de Bia me deixou meio mal porque ela estava mesmo arrasada e martelava a mesma coisa o tempo todo, mas a entendi; acho que quando estamos apaixonadas – ou pensamos estar – as coisas realmente parecem mais fortes e uma gota d'água vira tempestade. Mas com a ajuda de Mari e depois que ela decide que tá na hora de superar e seguir em frente, as coisas começam a fluir bem melhor – sem contar que a mudança para Londres faz TUDO ficar mais divertido.

- Oi. Será que você tem um pouco de café para me emprestar?
Olhei para a parede, na direção do relógio. Eram quase três da manhã.
- Café? - questionei com estranheza - Você vai tomar café agora?
- Não, mas não consegui arranjar outra desculpa para vir bater na sua porta uma hora dessas.
♥ Dyllan
Bia passa por cada coisa... Algumas situações muito constrangedoras, outras bem dramáticas, e eu terminei o livro com uma sensação tão boa, um tipo de lição que mostra que o universo não conspira contra nós e sim a nosso favor, mas nós precisamos querer mudar para que as coisas fluam. Realmente gostei de tudo no livro, das loucuras, do drama, do romance... É um livro 'completo', que faz você viajar por diversos sentimentos e sensações!

Só não vou dar mais detalhes porque seriam spoilers e o livro tem tantas surpresas que é melhor assim, os quotes podem dar uma ideia. O final do livro é lindo mas e ler o epílogo só me fez querer que tivesse mais história pois eu adoraria saber como continuou a nova fase da vida de Bia!

Você tem Meia Hora é um romance imperdível! O livro está em pré-venda e o lançamento oficial será no dia 3 de setembro na Bienal do Livro dos Rio de Janeiro. A autora, Camila Nascimento Silva, estará no estande da Subtítulo.

Agora toda a vez que eu ouvir Vambora vou me lembrar do livro!!
Alias, pra você que lerá (ou leu), meu comentário: capítulo 57! Eu realmente me debulhei em lágrimas...

21 comentários:

  1. Eu estou num book tour deste livro, mas ainda não chegou minha vez de recebê-lo, nem preciso dizer que estou ansiosa pra que chegue logo, tenho ótimas expectativas com relação à VOCÊ TEM MEIA HORA.

    Balaio de Livros.

    ResponderExcluir
  2. Quando vi o título desse livro pensei 'É inspirado naquela musica... Vambora?'
    E parece mesmo.
    Adorei sua resenha!
    Parece bem legal, sem falar que é brasileiro! Já tá mais que na hora de eu me render e ler todos os títulos que estou querendo ler a tempos.
    Achei muito legal que o Subtítulo virou um selo literário, espero ler bons livros vindo desse selo.
    bjus!

    ResponderExcluir
  3. Oi Eve!
    É a primeira resenha que leio deste livro e fiquei super empolgada! Espero ter oportunidade de lê-lo em breve.
    Amei os quotes *-*

    beijos
    Livros e blabablá

    ResponderExcluir
  4. Assim que eu vi que você tinha postado a resenha, vim direto ler!
    Ler o que você escreveu só reforçou o quanto eu amei esse livro e me deu vontade de ler de novo, ler mais sobre ele, falar dele...
    A Camila foi muito feliz na escrita, eu também adorei as referência, dei muita risada em alguns trechos e também me descabelei de chorar em outros.
    O livro é, como você disse, completo! É mais um daqueles que nos dá orgulho por ser obra de uma autora nacional (mesmo que morando fora do Brasil ^^)!
    Amei sua resenha, os quotes...Aliás, o Ollie foi o personagem que eu mais ri, achei sensacional a maneira como a Camila escreveu as falas dele!
    Enfim, amei o livro e amei a resenha!
    Beijã!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Evellyn!

    Nunca tinha visto esse livro. Quando olhei pra capa, apesar de ser bonita, fiquei meio que com o pé atrás. Mas depois de ver a sua resenha, adorei o enredo! Parece ser muito divertido!

    Beijão!

    Mateus Bandeira
    "Our Vices"

    ResponderExcluir
  6. Ahhh que lindo! Me empolguei demais pra ler esse livro agora que li a tua resenha Eve! *_* E a capa é bem fofinha também hehe
    E bah, eu adoro livros com amigo-gay, sempre acabam virando meus personagens favoritos! XD
    Amei sua resenha, muito boa mesmo (e adorei esses quotes também haha)
    Beijoca!

    www.estantechick.com

    ResponderExcluir
  7. Parece muito legal o livro, e é ótimo saber que nossos brasileiros estão com tudo!

    Adorei a resenha Evy!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Ai, que delícia! To precisando tanto de um chick-lit e eu adorei a resenha.
    Os quotes que você posta são ótimos, dá uma noção maior do que esperar do livro!
    Quando li o título comecei a cantar "Entre por essa porta agoooooraaaaaaa, e diga que me adoooooooora, você tem meia hoooooora pra mudar a minha viiiiidaaaa" Tá, parei :x

    Beijos!
    http://sunriseshere.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem ?

    O livro deve ser mesmo tudo de bom acho que preciso ler um livro mais "leviano" e que acabe feliz... ultimamente só estou lendo livros tem bastante misterio e desastre... hehehe'
    Estou morrendo de vontade de dar risada com um livro também ! UASHASUHSAUSAHUSAH'

    Beijos, Patty
    Cartas para Ficção

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro! Gostei muito da sua resenha. Livros que fazem a gente dar risada é bom demais!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Evellyn

    Lembro quando vc falou desse livro em post anterior..que máximo que ele é bom msm.amo tanto essa música que qq livro que a lembre tem que fazer juz ..hahah
    estarei na Bienal esse dia e pretendo passar no stand!
    bjos
    Raffa Fustagno
    http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu adorei a capa e a história parece muito interessante! Muito sucesso pra autora e pro novo selo! Adorei!

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro ler mas tenho preguiça de começar;
    Mas esse fiquei com vontade, vou procurar.

    Só pra lembrar, tem sorteio de um Kit de maquiagem com um lipstick e um duo de sombras da e.l.f. lá no @UseBlush
    Passa lá para conferir [http://www.useblush.blogspot.com/]
    beijinhos - Gabriella

    ResponderExcluir
  14. nossa, faz um bom tempo que não leio um chick-lit...diversão na certa, mas estou mais em um momento distópico! rs.

    também adoro quando tem referências! me identifico, rs.

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  15. OOOOOOOOOI EVE O/
    Ain Eve, eu não gosto muito de chick-lit e apesar da sua resenha ter ficado super linda, eu sinto que não vou gostar desse livro. Mas vou tentar dar uma chance por ser uma autora nacional e por você ter gostado, claro q UAHSUAHSUAHS Bienal ta me estressando, não vou e to muito brava com todos que vai (super metida, estou é com inveja) q Mas tudo bem, tudo bem q

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  16. Ficou ótima a resenha, até animei para ler o livro. É do jeito que eu gosto, mais leve! rs

    Beijos;*
    Delírios de Salomé

    ResponderExcluir
  17. Fiquei apaixonada pela história antes mesmo de ter lido! Você me passou com a sua resenha uma história incrível! Adorei cada detalhe aqui descrito e principalmente porque tem Londres! *-*

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Ai gente, que coisinha mais linda. Esse livro parece ser tudo de bom! Que linda resenha, Evellyn. Bem escrita e como a Thaís disse, me apaixonei antes de ter lido!

    Beijos
    Mulher gosta de falar

    ResponderExcluir
  19. amei a resenha! ameis os personagens e ri demais com os quotes
    Esse livro já tinha me ganh1ado só com a referência à Sarah Jéssica (minha diva)
    A literatura nacional esta cada vez mais me surpreendendo.
    Eu, me apaixonei, pelo livro. É possivel??
    - pena que não posso comprar nada por enquanto =/ -

    bjinhuxxx
    Eu li e divulgo

    ResponderExcluir
  20. Heyy Evy!

    Pulei a resenha!
    Quero ler esse livro, mas vou esperar!

    Porque senão não leio nada!
    =/

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  21. No dia que você publicou sobre o livro eu já fiquei bastante ansiosa para ler a resenha e agora tenho certeza que não vou me arrepender de ler. Adoro um bom chick-lit e ainda mais por ser uma autora nacional é sempre bom ver que temos autores ótimos por aqui também. Obrigada pela resenha, beeijos!

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?