Eu Li: Infinito (Everlasting)

Chegar ao fim de uma série tão querida me provoca dois tipos de sentimentos distintos: alivio e tristeza. Alívio porque posso expirar e dizer 'enfim o fim!' e tristeza porque, bem, é o fim! Após acompanhar por cinco livros todas as provações que Ever passou, todos os erros, toda a falta de discernimento, todas as más decisões, chegar ao sexto e finalmente descobrir onde tudo aquilo ia dar é algo admirável.

Em Infinito, posso dizer que as coisas não ocorreram exatamente como eu imaginava e me surpreendi pelo caminho que a autora seguiu. Se você acompanhou todas as resenhas e/ou livros deve ter notado que em alguns momentos era simplesmente impossível vislumbrar uma solução e eu me perguntava o motivo de tudo. Gostei da forma como a Alyson levou a história por um caminho novo, que eu realmente não havia pensado. 

Damen. Eu nunca o cito entre os mocinhos prediletos, mas o fato é que eu o amo. O cara merece uma estrelinha dourada. Agora ele não é mais o Damen de Para Sempre, nem o Eso-chato de Terra de Sombras, quando entrou numa de 'tenho-que-ser-pobre-para-equilibrar-meu-carma-e-ser-feliz'. Ele encontrou um meio-termo nisso tudo e só o que quer é poder viver o resto da eternidade em paz com Ever; mas, como nossa protagonista não saber viver sem importuná-lo um pouco, ela o convence que precisam averiguar o caso da velha estranha do livro anterior. E é isso que se dá o desenrolar da história. 

Quem leu, sabe pelo quê Ever anseia desde o livro três. Então, chego ao último livro e fico feliz ao ver que e ela finalmente consegue o que quer... mas descobre que não era bem isso – ou só isso – que queria. O que eu penso? Só podia ser a Ever! E isso é fantástico porque é uma atitude tão a-cara-dela que eu fico feliz em ver que a personagem evoluiu –sim, e muito– mas ainda mantém aquela característica inicial, teimosa, insistente e que nunca está satisfeita! 

Achei interessante, pois os acontecimentos que nós achamos ser os primordiais para a conclusão, não se dão só ao fim, e lá pelo meio da historia, o que nós acreditávamos ser a resolução de tudo já está resolvido, no entanto, Ever descobre outras coisas que são mais importantes e decide ir ao infinito e além para solucionar tudo e poder, enfim, ser plenamente feliz ao lado de seu amado Damen. 
- Meu destino é estragar sua vida? – ele me lança um olhar de dúvida. – Não sei como devo me sentir a respeito disso.
- Bem, não. Não só isso. Tenho certeza de que há muitas coisas melhores à sua espera coisas que não tem nada a ver comigo. O que eu quis dizer é que talvez nosso destino esteja entrelaçado, sabe? Talvez tenhamos nos encontrado durante todos esses séculos por uma razão que nunca imaginamos...
Esse livro é basicamente sobre uma jornada pessoal da Ever – grande parte da narrativa são os pensamentos dela e vemos menos diálogos. É um livro com menos tensão que os anteriores e mesmo assim ficamos naquela expectativa pelo que acontecerá, se ela conseguirá resolver o que quer. Finalmente posso dizer que passei a gostar mais de Jude. A interação entre os grupos está bem mais visível e gostei de ver outros lados de alguns velhos conhecidos. Mas ainda senti falta de Miles e das gêmeas – que sempre acrescentam graça ao aparecerem. 

Pra quem acompanha, sabe que não é fácil eu chorar com um livro e eu CHOREI com esse! Chorei antes do fim, quando Ever conseguiu resolver uma coisa que me incomodava há um tempinho – me sensibilizei– e chorei com o FIM. Eu gostei que o livro não tem um epilogo (eles me deprimem mais) e mesmo assim chorei demais com a conclusão de tudo. 

Como balanço, estou muito satisfeita com o fim da série... Em alguns momentos as coisas ficaram tensas e sei que teve gente que desistiu, mas considero uma série que vale a pena dar uma chance, ainda mais para se surpreender com as diversas reviravoltas no enredo. O fim foi bonito, emocionante, esclarecedor e ainda assim, surpreendente. 

PS: Uma observação especial a essa capa! A serie, como um todo, tem capas TOTALMENTE significativas para o enredo. Sei que a maioria dos livros se preocupam com isso, mas nesse caso acho legal ressaltar porque as capas são lindas e sempre trazem uma mensagem relacionado a algo do livro em questão. A Intrínseca arrasou ao mantê-las!

11 comentários:

  1. Eu também gostei bastante do desfecho que a Alkyson deu à série. Tosos as qustão se resolveram e foram esclarecidas para os leitores.
    A Ever me surpreendeu porque eu não a odiei tanto. Ainda a acho insuportável, mas nesse livro ela estava mais tragável do que nos outros. O amadurecimento dela foi incrível.
    Senti falta do velho Roman, mas deu pra sentir um gostinho dele, pelo menos! HAHAHA

    Beijos xx
    http://sunriseshere.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sou uma dessas pessoas que desistiu da série no meio do caminho... E olha que eu sempre sigo um série até o fim, mesmo que eu não goste dela (vide o caso ''Os Instrumentos Mortais'').

    Mas, não sei pq, eu fiquei curioso com ''Infinito'' - o que é estranho, já que eu parei de ler ''Os Imortais'' no 2° livro.

    Mas se eu comecei a ler ''A Mediadora'' e ''Desventuras em Série'' pelo último livro - e gostei bastante deles, por sinal, mesmo não sabendo as origens - acho que posso pular alguns volumes e chegar já nele! Rss

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  3. Ai eu achei ótima a resenha, e fiquei curiosa para ler a série, mas há tantos livros na frenteeee!! Fico louca para ler todos!!! \õ/ Quero muiiiiiiiito!!

    ResponderExcluir
  4. Vou falar a verdade, li ate o terceiro e estabilizei. Nada de continuar. Até mesmo por que , estou dando um basta em comprar livro de séries. Os dois últimos que comprei nem comecei a ler... Maaaas, você falando tão bem assim do último livro me deu vontade de continuar. O pessoal fala pra caramba que o teceiro é chato. Poxa, eu gostei sinceramente. Não gostei do Damen, mas eu gostei. adorei lua azul, e para sempre foi um dos únicos livros que chorei de verdade. Vai ver, chorei com para sempre. E agora estou ouvindo a trilha sonora de Twilight, e me deu vontade de restaurar os meus livros não continuados. Minha série Os Imortais, e ler Amanhecer de Twilight *-* que abandonei também , nem consegui chegar a página 200 e foi - se la. mas enfim, falei falei falei, e graças a você, minha série vai se finalizar. Mas só depois que terminar de ler minha lista enooorme de livros comprados rs

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda tenho que completar minha coleção dessa série... Confesso que o primeiro livro me intrigou bastante com relação ao universo criado pela autora, mas o segundo livro me desanimou, quando li outras resenhas negativas de outros livros, praticamente desisti da série... Acho que vou continuar a ler para ver por onde a história caminhou, mas confesso que não me animo muito...hehe

    E mais uma série que chega ao fim! Sim, é sempre triste, principalmente quando é uma série que gostamos muito... (Lembro-me quando chegou o último livro de HP... comecei o livro chorando só pq era o último!)

    Adorei a resenha!!!

    Bjuss

    ResponderExcluir
  6. Eu tbm gostei bastante do final, foi bem satisfatório.
    Mas o que acabou acontecendo com a Ever e o Damen, foi interessante.
    Bom porque foi surpreendente, mas não deixo de imaginar que a Alyson ignorou toda a base da série.
    Encontrei alguns defeitos, mas no final acabei gostando. =)

    beeeeeijoo, Nayanne.
    http://www.bookaholicworld.com/

    ResponderExcluir
  7. Algumas pessoas que leram odiaram essa série, outras amaram e como eu ainda não li não posso dizer o que acho. Mas, pretendo tirar minha própria conclusão em breve. Amei a resenha.

    Beijos

    Amigas entre livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Eve, qnto tempo querida, tô tão enrolada, que nem dá pra vir aqui mais vezes...
    Bem, eu ainda não li nada da Alyson e todo mundo fala super bem dessa série que eu sinceramente tenho muita vontade de encarar pra ver cm é.
    Lendo a sua resenha do último livro até imaginei-me cm vc, chorando horrores com o fim de tudo...
    Vc tem razão quanto as capas lindas, são todas bem trabalhadas. Eu tmbm não gosto muito de epílogos, pois sempre acabam me deixando confusa na leitura e isso me deixa muito chateada.
    Adorei a resenha e pela forma cm vc a escreveu deu pra notar que essa série significou muito pra vc! Beijinhos querida.

    ResponderExcluir
  9. Oi ótima resenha parece ser um livro muito bom!, Acessem meu blog literário www.booksyouandi.blogspot.com

    Books you and i

    ResponderExcluir
  10. Eu sou li até o segundo e até agora, adorei. Ando tão sem tempo pra ler, mas nas férias eu vou ver se adquiro mas esse mimo e o terceiro. *-*

    ResponderExcluir
  11. Sei que não era para eu ter lido essas suas resenhas sabe... estou cada vez com mais vontade de ler essa sério!

    Gostei do final que vc "descreveu". Eu já gostei muito da Ever no "Para Sempre" mesmo ela sendo meio maluca e deprimida. ADORO

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?