Eu Li: O Legado da Caça-Vampiro (The Rest Falls Away)

O Legado da Caça Vampiro é o primeiro volume de uma série de 5 livros (por enquanto..) das Crônicas Vampíricas de Gardella. Nele conhecemos Vitória Grantworth uma jovem prestes a debutar na alta sociedade londrina do século XIX. Ela está dois anos atrasada, pois nesse tempo esteve de luto pelo avó e então pelo pai, mas agora precisa sair e freqüentar os bailes a procura de um bom marido. Acontece que enquanto saí por ai rodopiando em salões, preenchendo cartões de dança, também precisa combater vampiros que estão a solta entre meros mortais e precisa fazer isso com muitas discrição. 

O livro é narrado em 3ª pessoa, então nós conseguimos ter uma boa visão de todos os personagens embora o foco seja mesmo nas ações de Vitória. Gostei dela como protagonista. É jovem, vive numa sociedade onde a mulher não tem muita vez e ainda assim consegue se impor, ser forte e fazer o que realmente quer, não só o que se espera dela. 

A liberdade de usar calças!
Vitória chegara aos vinte anos sem nunca ter experimentado uma liberdade completa de movimentos, a perda do medo de tropeçar na própria saia e a pura indecência de ter as pernas expostas e definidas daquela maneira tão imprópria
ai, como amo ser mulher no século XXI!

O livro tem diversos personagens de núcleos diferentes e gostei de como a autora soube expressá-los, de forma que senti carisma pela maioria. A mãe de Vitoria e suas amigas - que estão empenhadas em arrumar um bom partido pra ela - tem diálogos bem interessantes, além de serem a parte 'normal' do enredo, as senhoras da sociedade que não tem muitas preocupações além de saber qual será próximo evento. É legal perceber que estão todos cercados de vampiros, mas ninguém sabe da existência deles (isso é recorrente, mas não é impressionante?). Quando Vitoria aceita a missão, tem que arranjar uma forma de lidar com isso E aparentar ser só uma mocinha comum. 
- Como devemos nos dirigir ao... mestre matador de vampiros? Milorde? Sua Graça? Vossa Magestaca?
tradução boa! #euri
A tia Eustácia é quem carrega esse legado da família e é com ela que Vitoria aprende sobre como combater esses seres do mal (quem inventou essa historia de vampiro bonzinho?). Para isso ela conta com a ajuda de Max, um Venador (que é como chamam os caça vampiros) mais experiente e que, a principio, não gosta muito dessa intromissão de uma jovem que até pouco tempo antes mal sabia da existência desses seres e não parece preparada o suficiente. Além disso, Vitória consegue como aliada sua criada, a engraçada e muito perspicaz Verbena - ela é quem ajuda Vitória nas escapadas, além de ter tiradas engraçadas.

Em meio a caçadas, Vitoria ainda conhece o partido-dos-sonhos, o jovem marques de Rockley, e um interesse mútuo surge. Gostei de como a autora soube criar um clima de romance para os dois, mesmo com o pouco tempo de convivência! Eu realmente fiquei encantada pelo lorde Rockley e embora esse livro tenha uma espécie de quadrângulo amoroso, eu não tive duvidas que o Marques era meu favorito! Ele é um personagem encantador e mesmo quando faz umas burradas, consegui entender seu lado de preocupado-apaixonado. 

A historia toda tem um ritmo muito bom, é praticamente ação desde o primeiro capitulo! O romance nesse livro é bem dosado. Achei bom que apesar de ser um livro de época, as coisas entre eles não soaram forçadas ou muito chegadas a pieguices. Dizem que a série adquire um teor bem erótico mais a frente, mas acho que neste volume as coisas estão leves

Em alguns momentos tive a sensação que as 'lutas' ocorriam sem muita dificuldade, mas entendi que elas duravam o necessário para o andamento do livro e talvez a autora quisesse demorar mais em momentos mais cruciais e não nas caçadas comuns.

Mas foram os capítulos finais me deixaram muito tensa porque é uma reviravolta bem impressionante que acontece e embora eu esperasse de certa forma – achei que a forma com que a autora narrou, fez a tensão do momento ficar palpável aos leitores. E fiquei um pouco triste porque não queria que um fato acontecesse, embora ele fosse praticamente inevitável, de acordo com o decorrer anterior dos fatos.
Então acho que foi um bom começo de série e mesmo assim é um livro que fecha bem. É bom saber que tem uma continuação mas que o livro não ficou em aberto por conta disso. Eu realmente não sei bem o que esperar dos próximos, mas estou certa que a ação e emoção das caçadas ainda aparecerão.

A Jardim dos Livros está de parabéns pela diagramação do livro - as páginas são desenhadas, a fonte é num bom tamanho e a tradução também está boa. Não notei grandes problemas com a revisão, então mais um ponto! O próximo livro já está na fila.

9 comentários:

  1. Amei esse livro, muito bom mesmo. Já estou ansiosa para ler a continuação, em breve estarei lendo...
    Gostei do jeito da autora, ela escreve bem. Com cordo com você, foi um bom começo de série mesmo. A autora está de parabéns.
    O final, meu Deus! Que ódio! O que será que vai acontecer com aquela pessoa, hein?! rs
    Quando eu vi escrito 'magestaca' quando estava lendo o livro, eu ri. Haha. Muito bem sacado.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa pra ler. Quadrângulo amoroso, é? rsrs
    Caça-vampiros de antigamente, bem interessante.
    Adorei o post.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi flor,
    Nunca tinha ouvido falar desse livro mas achei interessante até...vampiros e século passado e pode funcionar...ahuah...agora quadrangulo amoroso mel deus...esse livro deve ter bastante romance mesmo..rsrs...
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Aaainn cinco livros??? Ixi, por enquanto eu passo! Não estou dando conta nem dos avulsos, pensa em séries?? :x
    Mas parece bacana, esse lance de debutar, ir atrás de vampiros.. por enquanto estou me lançando mais nos romances, não estou tão no humor de sobrenaturais...

    Ótima resenha, flor!
    ;*

    ResponderExcluir
  5. Lembro de ter lido uma resenha negativa a respeito desse livro! Mas ainda assim quero lê-lo! Parece que vc gostou dele..então...
    bjaoo


    Acabei de postar! Faz uma visita? http://olhosleem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, até me deu um pouco de vontade de ler, mas já estou saturada de livros de vampiros. Tornou-se algo tão comum... Claro que há suas exceções, mas sei la =(
    Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    Beijoss
    Thaís - Berchim e etc

    ResponderExcluir
  7. Que lindo Eve!
    Sabe que faz tempo que não leio nada sobre vampiros? Acho que já tive minha cota com a Meyer e fiquei satisfeita.

    Ri muito!! Ficou divertida sua resenha. Parabéns!

    Bjks

    P.S: Sei que tô sumida, mas ainda tô sem pc. E quando entro é rapidinho.... espero voltar em breve, e de vez!

    Da Lisse

    ResponderExcluir
  8. Gostei da indicação, espero lê-lo ainda este mês. A capa é outro fator que chamou minha atenção...
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  9. Oi Eve!

    Fiquei tão feliz em ver que você leu esse livro e gostou.

    Eu li acho que há uns dois anos e também curti bastante a leitura. Me prendeu bem, pois tem muita ação.

    Os personagens realmente são carismáticos, e Vitória é uma ótima protagonista.

    Eu também fiquei bem tensa com os últimos capítulos e o final foi totalmente inesperado por mim. Uma reviravolta e tanto. Não vejo a hora de ler a continuação, mas não sei quando a editora vai resolver lançar por aqui.

    A diagramação é maravilhosa, eu não me cansava de admirar as páginas decoradas com sangue.

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?