Eu Li: Carolina se Apaixona (Amore 14)

Em mais um livro de Federico Moccia, mais uma vez somos presenteados com um enredo amplo, cheio de romance, passagens divertidas, pensamentos francos, citações da cultura pop italiana e mundial e uma protagonista cheia de personalidade. 
Resisto a tudo, menos as tentações. Oscar Wilde." Na minha opinião, ele era um gênio. Eu conhecia uma outra frase, foi a Alis quem me disse sobre um blogue: "Esta na moda aquilo que eu visto, fora de moda o que os outros vestem". Muito legal.Realmente o grande problema em resistir existe quando se trata de alguma  coisa que a gente gosta, não em outros casos.
Carolina tem quase 14 e está naquela fase de descobertas. Ela tem duas melhores amigas que sempre estão por perto, Clod e Alis e sua vida basicamente se resume a ir a escola e sair com seus amigos. Carol tem um irmão mais velho que é fantástico e que ela chama de Rusty James, apesar de esse não ser o nome dele. Ela também tem uma irmã mais velha com quem não se dá bem, Alê. Com o pai ela também não tem um bom relacionamento, já que ele não a entende e não a deixa 'livre' e com a mãe ela tem um relacionamento muito bonito.

O livro tem uma narrativa um pouco diferente. Ele é quase como um diário de Carolina, onde ela nos conta sobre o ano que passou até chegar ao momento em que ela está para que saibamos o que a levou a tomar tal decisão. Eu gostei especialmente dos inícios dos meses (o livro não é dividido por capítulos, só por meses) onde Carol faz vários tipos de listas (tão adolescente e eu amo!) e ela sempre tinha respostas bacanas. 

A Carol reclama que o pai não a deixa sair, no entanto o que ela mais faz durante o livro é ir a festas, dar umas fugidinhas, ter encontros secretos... Ela tem uma vida social super agitada e não sabe! O grande foco do livro é Carol e suas descobertas sobre o amor. Ela conhece um carinha e as circunstâncias fazem com que ela perca o único contato dele e enquanto tenta encontrá-lo, outros pseudo-romances vão movimentando a vida dela. Isso gera alguns momentos divertidos, outros de indagação sobre amor, vida... O tipo de reflexão que Federico adora abordar. Eu gostei que apesar de ela querer encontrá-lo, não se torna uma coisa chata, como uma garota que só pensa naquilo e fica se queixando da situação o tempo todo. 

Gostei do desenvolvimento da historia, mas alguns pontos não ficaram muito claros para mim. Por exemplo, não consegui entender bem porque a irmã ou o pai de Carol são como são. Quero dizer, como a Carol narra, talvez ela mesma não saiba explicar o que acontece, então nós ficamos sem saber... Eu acredito que Alê seja uma pessoa bem mais legal do que a visão que Carol tem dela. Já o irmão de Carol é um dos personagens mais queridos do livro. Ele é escritor e está em busca de seu lugar, é independente, extrovertido e eles tem uma relação bem fofa. Gostei muito dele. 
– Você nunca leu o Moccia? - Sandro entra no meu pensamento como uma bomba na mão.
– Não! - Talvez eu seja a única da minha turma que ainda não leu, mas acho absurdo que alguém escreva histórias como as suas.
– Por quê? Ele faz muito sucesso, principalmente entre as garotas da sua idade.
– Exatamente por isso! Eu não entendo por que ele só fala de gente bonita, sem pelo menos uma espinha na cara, super-rica, com carros maravilhosos, vão  a todas as festas, vivem em lugares fantásticos, depois de apaixonam e terminam Três Metros Acima do Céu.
Federico, fazendo piada do própria fama na voz de Carolina! #euri
Este livro do Federico é diferente, talvez pela protagonista mais jovem, mas acredito que ele mantém os elementos que já conhecemos de outros historias. Gosto de como ele consegue criar encontros inusitados, situações diferentes e tudo num contexto muito real. Além disso este livro em especial tem um toque de realidade (até um pouco duro), que me fez admirá-lo. Acho que não deveria me surpreender considerando que já li outras obras dele, e se por um lado fiquei triste com o final, também achei que foi bom por fugir do esperado pelo andamento do enredo. E gostei especialmente porque o livro tem muitas citações interessantes e adoro conhecer pensamentos!
Claro, nós eramos jovens, éramos arrogantes, éramos ridículos, éramos excessivos, éramos ousados, mas tínhamos razão." Abbie Hoffman. Puxa, como ele tem razão. Nas citações famosas, frequentemente encontro a resposta para o que não sei.
Quando a parte gráfica do livro, mantém o padrão dos anteriores lançados pela Planeta. O problema é que o livro tem bastantes problemas de revisão. Muitas vezes os diálogos e narração não estão separados corretamente, o que pode causar uma pequena confusão. Estou comentando porque não aconteceu poucas vezes, então, acho que numa nova edição revisada, isso poderá ser corrigido. Não fica incompreensível, mas causa um incomodo quando você está no pique na leitura e percebe que opa! isso não deveria estar separado?! rs

17 comentários:

  1. Olá minha flor, eu sou louca para ler o primeiro do Federico *0* Falam super bem dele... Mas é ano de vestbular pra mim e eu não estou dando conta nem dos livros que eu ja tenho para ler... dai fica complicado =(


    VENHA CONFERIR QUE É A OU O BLOGUEIRA/O MAIS BELA/O DA BLOGOSFERA. INSCREVA-SE E AINDA CONCORRA AO LIVRO "PARA SEMPRE" .
    Pwww.Imaginayre.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tô me sentindo uma Carol, nunca li Moccia, mas ao inverso dela, tenho muita vontade de ler.
    Adorei sua resenha querida, fiquei curiosa!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. ei Evellyn,
    adorei sua resenha.
    Esse livro ainda não, mas me interessei por ele. Parece ser uma ótima história e curto muito a escrita do Federico.
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que o Federico Moccia tinha lançado outro livro. A história ñ me cativou tanto como Três Metros Acima do Cèu, por exemplo, mas gostei tanto da escrita dele que sempre é bom dar uma chance. O livro já foi lançado aqui no Brasil???

    Bjo!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Eve!!
    Adorei a sua resenha!!
    A Vanessa não curtiu muito e vou aguardar a análise dela, porque pelo visto a maioria fez comentários positivos a respeito e mesmo após ler a sua opinião, ainda fico com um pé atrás em ler esse livro. A protagonista é muito nova e já faz coisas bem surpreendentes para a idade dela, sem falar nas pontas soltas que ressaltou rs.
    Vamos ver se consigo ler algum livro do autor algum dia.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  6. Oii Evellyn!

    Acredita que ainda não li nenhum livro do autor?!
    Num dia desses estava em promoção no Submarino "Sou louco por você" por R$ 14,00. Eu ia comprar, mas acabei deixando...
    A sua resenha ficou maravilhosa!!
    Essa parte de falta de revisão é uma coisa chata mesmo... :s
    A trama não me atraiu muito... Principalmente pelo fato de a personagem principal ser muito jovem.
    Pode ser que um dia eu leia... Mas, no momento, tenho outros na fila aqui. :)

    Beijoo!

    Feliz dia do blogueiro!! \o/

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar tão bem desse livro, e essa resenha me deu mais vontade ainda de ler, livros assim, mais adolescente são ótimos, adoro! Haha
    Eu sou chata e tenho que achar defeito sempre, a capa do livro não me convence, se eu não tivesse lido sobre, provavelmente seria um que passaria sem entrar na minha lista de livros para ler...
    Parabébs pela ótima resenha! *-*

    ResponderExcluir
  8. Oi Eve!

    Eu ainda não li nada do Federico Moccia, mas só ouço elogios a respeito. Dificilmente vejo romances adolescentes onde a protagonista tem 14 anos. Acho que o único livro que li, que a personagem principal tem mais ou menos essa faixa de idade, foi o livro Minha Vida Fora de Série da Paula Pimenta.

    Adoro quando o autor sabe colocar situações diferentes, encontros inusitados. E gosto também quando o escritor apresenta uma proposta diferente, mas mesmo assim, ao ler, a gente consegue identificar o trabalho dele. Onde as caracteristicas soam como uma marca registrada do próprio.

    Adorei a resenha, e quando eu pegar um livro do autor para ler, vou começar por esse.


    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  9. Primeira vez por aqui...

    Adorei a resenha!
    Ainda não conhecia o livro, mas pelo que pude ler na sua resenha, ele deve ser bem legal.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho muita vontade de ler algo do Moccia. Tinha lido pouca coisa sobre esse livro mas já tinha interesse nele por causa do autor e do nome da personagem (bobagem, eu sei haha). Ele está na minha meta!
    Gostei muito da sua resenha :)

    Beijos, Carol.
    www.perdidanaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Até hoje não consegui ler nenhum livro do Federico Moccia, mas por pura besteira de sempre coloca outros livros na frente. E com esse lançamento eu pensei: "vai ser você que eu vou ler" só estava esperando uma resenha para saber mais sobre a história AHSUAHSUASHUA fique surpresa com a personagem tão nova, mas acho que vou ficar mais com o que vai acontecer no livro (pelo jeito que você falou HASAUSHUASHUASHUA). Obrigada pela resenha, já está na minha lista de próximas leituras *-* Beeijos!!

    ResponderExcluir
  12. Ahhhhhhh, que amor! Gostei da sua resenha, quero ler o livro. Nunca li nada do autor porque simplesmente nunca me interessei. Apesar da protagonista ter 14 anos e parecer uma típica história adolescente, os trechos que você citou... Não sei, rolou um sentimento ali. HAHAHAHA :3

    ResponderExcluir
  13. No meu skoob tem os livros desse autor como desejados..mas até hoje não comprei pq nunca acho na promo sabe...acho que fico na esperança de alguém me dar!hahah
    já vi os livros dele em italiano mesmo..coisa linda mesmo!
    eu amei sua resenha!

    bjos

    ResponderExcluir
  14. Só uma dica:Leiam Moccia, os livros são Perfeitos. Os meus preferidos são Três Metros acima do Céu e a continuação Sou Louco por Você. Desculpa se te chamo de Amor e Desculpa, quero me casar contigo também são lindos, mas 3mSC é perfeito... de chorar

    ResponderExcluir
  15. Porque você faz isso comigo??
    Tipo, me deixa aqui gritando, implorando por esse livro.
    Vc não poderia ter escrito uma resenha falando super mal do livro, não?? Eu ia gostar mais... rs

    Obrigada Eve, isso me fez querer mais ainda comprá-lo (quando eu estiver em condições de fazê-lo né! rs).
    Gostei muito das citações que vc colocou, e super concordo com a Carolina pq tbm vejo que em "citações famosas, frequentemente encontro a resposta para o que não sei".

    Bjks da Lisse

    ResponderExcluir
  16. amo esse escrito todos os livros é lindo.

    ResponderExcluir
  17. Compreei o livro e to começando a ler mas só pelo começo ja da pra ver q é bom ... :)

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?