Eu Vi: Deus Não Está Morto (God's Not Dead)

Há algum tempo eu vi no cinema Deus Não Está Morto II (e comentei muito no Instagram). Tinha colocado o filme na lista porque vi o cartaz com a Melissa Joan Hart e também achei a sinopse interessante porque, apesar de não frequentar nenhum templo religioso, sou uma pessoa que acredita em Deus, cristã, e gosto de ler e ver coisas sobre o assunto. Não me importei de assistir ao segundo filme sem ter visto primeiro porque vi que eram tramas independentes e não senti nenhuma dificuldade para acompanhar - inclusive, recomendo muito o filme (e não só pela presença de Jesse MetCalfe como o advogato mais lindo dos últimos tempos). Este fim de semana estava arrumando meu quarto e fui olhar alguma coisa pra assistir na Netflix enquanto isso e Deus Não Está Morto constava como o 1º filme na lista 'Em Alta' e eu resolvi aproveitar a aproveitar a oportunidade para assistir porque eu já tinha essa pretensão em algum momento. Dei o play e, eu, que de inicio estava planejando continuar arrumando as coisas enquanto assistia, acabei parando tudo pra assistir com calma!

O filme conta a história de um aluno calouro na faculdade que vai cursar uma aula de filosofia e o professor da aula, logo na primeira aula, ao fazer uma introdução sobre o que será sua matéria, manda que todos os alunos escrevam 'Deus Está Morto' em uma folha e entreguem a ele - como uma forma de garantir que todos na aula já concordaram com isso e não vai haver discussões relacionadas ao assunto. Mas esse aluno, Josh, que é cristão, não aceita escrever uma coisa que ele não acredita só pra atender a proposta do professor e com isso acaba arrumando um problema com o professor Radisson - que só pra constar, é ateu.

Como o professor se sente desafiado por um simples aluno iniciante, ele manda que, já que Josh acredita tanto que está certo e que Deus está vivo, que ele prove para ele e os demais alunos fazendo palestras ao final de suas aulas. Como Josh é muito convicto de suas crenças e sua fé, ele aceita e começa a estudar MUITO para falar em sala de aula. Mais do que provar algo ao professor e aos colegas de classe Josh sente que essa é sua missão (como um chamado divino) e por isso aceita o desafio. O problema é que, por ter que estudar mais e dedicar mais tempo em pesquisas para provar sua fé - porque ele não poderia apenas dizer 'Deus está vivo porque sim, porque eu acredito' (que é basicamente do que se trata a) e tinha que arranjar provas  cientificas e tudo mais, Josh acaba percebendo que sua provação vai além.

O enredo tem diversos núcleos que estão ligados de uma forma ou de outra - e eu fiquei bem feliz em ver que alguns personagens que eu conheci no segundo filme, já faziam parte da trama desde esse primeiro.

É claro que esse é um filme da industria cinematográfica cristã, então obviamente, ele tem toda essa pegada de enriquecimento espiritual - e dependendo do ponto de vista, o filme pode ser considerado um tanto quanto evangelizador demais. Mas não quero focar nesse aspecto, até porque, apesar de ter lido algumas críticas bem duras que falam sobre essa vertente do filme e entender o que o crítico disse, não sou radical a ponto de considerar o filme um instrumento tão poderoso (?) assim - ou talvez eu apenas seja muito escaldada no assunto e nada seja o suficiente para me converter. É, sou o tipo de pessoa irremediável).

Na verdade, quis escrever sobre esse filme por esse motivo. Eu entendo ambos os lados: de quem é cristão e adorou o filme-  porque ele é realmente muito bonito, tocante, inspirador - e também entendo o lado laico que considera o filme bem tendencioso. Como eu escrevi lá em cima, apesar de não seguir uma religião especifica, eu tenho muita fé (e digamos que se fosse pra escolher uma religião, tenho uma que se enquadra mais no que eu acredito, mas isso não importa!), e mais do que assistir a qualquer filme pela proposta religiosa que ele tem, realmente gosto de conhecer pontos de vistas diversificados sobre fé & religião e acho que esse filme tem uma mensagem bem bonita - mesmo concordando que em alguns momentos ele tem esse lado mais doutrinador.

Além da história de Josh, que se vê nessa situação de ter que defender sua fé, o livro ainda tem outras tramas paralelas tão interessantes quanto - mas todas focando nessa questão de 'acreditar ou não em Deus? Aceitar ou se revoltar perante os desafios propostos pela vida? Expor ou esconder sua fé?'. Apesar de ver esse lado tendencioso do filme, gostei muito dos temas falados - repetindo: mesmo que eles estejam mesmo se aproveitando de todos eles para passar uma mensagem especifica.

Mas como o próprio filme cita e como todos nós sabemos nesse mundo - e essa internet nos ensinou bem - as coisas estão aí para quem quiser ver, mensagens são passadas o tempo inteiro e cabe a você decidir o que fazer com elas, se acredita ou não, se elas vão te tocar ou passar direto pelos seus ouvidos. Temos o nosso livre arbítrio pra isso mesmo - vamos usá-lo com sabedoria!!

Eu sou muito sensível e as tramas me fizeram chorar em muitos momentos - tem umas coisas muito tocantes, que fazem refletir - e eu sempre fico sensível quando vejo a a situação imaginando o lado do outro, Outro ponto que preciso citar sobre o filme que eu gostei demais é a presença dos amigos (e pastores) Dave e Jude! Os momentos com eles são os melhores - e eu já os conhecia do segundo filme. E também tem música da banda The Newsboys (que também está no segundo filme) e essa banda tem um som gospel bem legal (rock'n'gospel).

Sendo teísta ou ateísta, acho que é um filme interessante para se assistir - mesmo que seja pra conhecer uma perspectiva diferente da sua. Então - sem querer catequizar ninguém - apenas deixo aqui uma sugestão de filme interessante e emocionante para se assistir caso você esteja procurando algo. Ele está disponível na Netflix. Para conhecer o trailer clique aqui (mas aviso, esse trailer pode revelar DEMAIS e parece muito essas propagandas religiosas).

Um comentário:

  1. DEUS NÃO ESTÁ MORTO <3

    Eu sou Cristã e assumidissima, mas a minha história com esses filme não foi como a maioria pensa que CRISTÃOS assistiram primeiro. Só que eu enrolei por muito tempo, e queria assistir, mas tinha meio medo (Medo?) Sim! Não sei bem porque.. talvez medo de mudar minha forma de ver a Deus ou ter minha fé, sabe? E dizia "NÃO ESTOU PREPARADA PSICOLOGICAMENTE! UM DIA.."

    Mas acabei assistindo com uma pessoa importante pra mim.. Ele já tinha visto, e não tem dessas frescuras quanto ás mensagens que OS OUTROS passam sobre Deus para voce, como eu tinha (TENHO! DESCONFIO MUITO.. E NÃO CONFIO EM QUALQUER PESSOA QUE VENHA PREGAR PRA MIM.. O NEGÓCIO COMIGO É NO OLHAR..) Enfim.. Eu achei o filme íncrivel tbm! Assim, admito que até tinha mais expectativas, pelo ALVOROÇO que foi quando esse filme saiu em cartaz.. Mas valeu á pena, sim! É sempre algo que a gente ganha.. né? Uma lição (mesmo pequenina) que fica.

    Yasmim,
    (www.yasmimramos.com.br)

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?