Eu Li: As Areias do Tempo (The Sands of Time)

Venho fazer resenha desse livro – que nada tem a ver com O Principe da Pérsia, embora também seja As Areias do Tempo, pois sou a primeira-fã de Sidney Sheldon desde que o conheci 4 livros atrás... Pra começo vou logo dizer escrever que esse não é nem de longe meu livro preferido de Mr. Sheldon, mas como adoro a forma que ele escreve e esse foi o ultimo que li, escreverei sobre o tal.

Esse livro se passa na Espanha em 1976, logo após o país voltar a ser uma democracia, depois de ficar um tempo na ditadura de Franco. Tá, até ai, é só Historia – e eu nunca fui muito entendida de Historia. Se você gosta de fatos históricos, guerras e tal, realmente leia esse livro, pois embora ele seja uma obra de ficção, foi baseado em fatos que realmente aconteceram, sabe, como aquelas teorias da conspiração que ninguém pode dizer se é verdade ou mentira. Então, o livro conta basicamente a historia de um líder do ETA – uma organização que lutava pelos direitos bascos – e seus comparsas que acreditavam com tanta fé nas suas ideologias que não mediam esforços pra alcançar o objetivo pretendido – seja fugindo da policia, roubando bancos ou explodindo bombas. Também fala sobre a questão da igreja, governo, unindo tudo com uma linha tão fina que só Mr. Sheldon poderia trançar.

Não sei se é o fato de eu estar muito acostumada a narrativa de Sid Sheldon ou se os textos deles são tão ágeis, dinâmicos, diretos que a leitura flui com muita facilidade. Eu comecei o livro meio 'desapontada' porque no inicio tem uma pequena explicação histórica – além do livro se passar a mais de 30 anos – e como eu disse, nunca me liguei muito nesses fatos, só o suficiente pra passar na escola – eu nem saberia dizer o que foi a Guerra Civil....

O que me surpreende a cada texto do Sheldon é que ele consegue ser rico em detalhes, sem se tornar cansativo (tipo Dan Brown), ele descreve o suficiente pra você se sentir na historia, mas não tanto a ponto de te deixar cansado. E também adoro a forma como ele consegue escrever sobre diversos personagens e entrelaçando-los de maneira muito plausível.

Sempre que chego ao fim de um livro dele, fico muito reflexiva, algumas vezes tenho que voltar a historia pra saber como ele conseguiu tornar 'aquilo' tão real. O fim desse livro foi realmente o mais inesperado de todos que já li dele. Alguns personagens não tiveram o final feliz que eu estava torcendo e ao mesmo tempo eu senti falta de mais historia. Eu queria saber o que ia acontecer com eles e o livro já tinha acabado!

Recomendo, pois além de Sid Sheldon escrever super bem, todos os livros dele que li tem uma mistura muito boa de ação, aventura, romance, um pouco de tragédia e uma pitadinha de comedia (bem pouquinha). Além disso, ele sempre trás questões a tona e nós faz pensar sobre alguns assuntos que embora presente pelo mundo, a gente não se liga muito.
- Sinto Muito. Não posso ajudá-la. Estou com a agenda tão cheia que desisti de ir ao banheiro há seis meses. Posso recomendar alguns advogados....
PS: Acho uma pena que a maioria das pessoas não leiam os livros dele por conta dos Titulos ou das Capas - que na maioria das vezes em nada acrescenta a historia. Nesta capa, que é da edição vira-vira, até tem relação. Não é chamativa - embora eu a ache bonita - nem muito trabalhada, mas ainda é melhor que dos livros VV da Nora Roberts.

4 comentários:

  1. nossa, sério! até um tempo atrás achava que sidney sheldon era uma mulher.

    realmente essas capas não me fariam ler os livros dele!

    descobri faz pouco que eu já lido dois livros dele, 'o estrangulador' e 'o ditador'...pois é, a minha atenção as vezes me surpreende.

    J.
    -theeaterofbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Achei suuuuper interessante a história. Amo livros que se passam antigamente, é bem interessante... É, quando li o titulo do livro achei que era sobre O Principe da Pérsia KKKKKK Engim, gostaria de fazer parceria? Espero resposta. xx

    Luiza - Express Coffee

    ResponderExcluir
  3. Sou louca para ler este livro.. achei a história bem interessante e a capa é linda *----* hehe'
    Beijoos O blog ta lindo ;**
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  4. Não sei porqué mas nao me chamou a atençao.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?