Eu Li: O Outro Livro (The Other Book)

Eu recebi esse livro de forma totalmente inesperada. Então, comecei a leitura sem saber o que esperar. Na orelha, tem algumas notas de publicações internacionais que elogiam bastante o autor, Philip Womack, e este é seu primeiro livro infantil. Este é o ponto que eu começo: achei que pra um 'livro infantil', a historia do livro é bem 'pesada', neste ponto, eu poderia compara-lo a HP (não a historia, até porque não li HP nem quero ser xingada) mas sim pelo fato que, veja bem, o livro é infantil, mas já começa com assassinatos, uma criança com um pai perverso - ter os pais assassinados por um malfeitor já é ruim, agora imagine se o malfeitor é seu pai? E ele mata sua mãe? Pois bem, esse é o enredo de inicio desse livro infantil, destinado a crianças a partir de 10 anos (!)

Então somos trazidos aos tempos atuais (pois o livro começa num passado distante) e nos deparamos com a história de Edward Pollock, um garotinho de 12 anos que vive num colégio interno para meninos. Pollock é um garoto bem ativo e conhecido por suas travessuras, mas a vida dele começa a virar de cabeça pra baixo depois que ele é levado a encontrar um misterioso livro na biblioteca.

Esse livro esconde segredos, feitiços e maldições que são capazes de transformar o mundo - e talvez não para o melhor. Acontece que ele foi 'manchado' no passado e agora Edward tem a missão de devolver esse livro a um lugar seguro, onde ele não pudesse mais causar mal. Achei Edward bem cativante e pra uma criança, ele é bem corajoso e esperto mesmo passando por situações tristes, dramáticas e bem fortes. Ele sofre bastante, coitado!
Não existiam ratos no Solar Oldstone, pensou Edward, provavelmente porque estavam sendo usados como ingrediente da lasanha. Os esquilos também deviam manter boa distância da cozinha.
Eu gostei muito da forma de escrever do autor. Definitivamente, esse não é o tipo de livro que estou acostumada a ler, mas Womack tem uma escrita bem envolvente além de obviamente, talento para criar uma historia cheia de mistérios e ação que com certeza agrada às crianças. A historia do livro é bem criativa, eu diria lúdica até, por trazer a tona um universo onde se misturam lendas do Rei Arthur, história, enigmas e fantasia, o que o torna um livro bem rico culturalmente para crianças. Mesmo assim como eu disse, é um livro que agrada adultos e crianças pois a história é muito bem escrita.

O livro vem pelo selo Farol e a editora teve um capricho visível. Está bem traduzido, bem diagramado e a fonte é grande, o que torna as 278 páginas bem agradáveis de se ler. Além disso o livro é cheio de notas de tradução - uma coisa que acho super útil e vem sendo esquecida ultimamente. Talvez isso se deva por ser um livro destinado principalmente a crianças e eles esquecem que as vezes - ainda mais tratando-se de livros extrangeiros - uma nota pode ser fundamental, já que estamos em culturas diferentes.

9 comentários:

  1. Huhauhauha eu também recebi este livro de forma inesperada e adorei!
    Muito bem trabalhado, diagramação show e acho que vou gostar, já que o livro tende menos ao juvenil pela história né? Com assassinatos e tudo o mais1
    *-*
    Será que o juvenil dos EUA é mais evoluído??
    Hehehehe
    Ótima resenha!!

    Beijos!
    xoxo

    ResponderExcluir
  2. Nossa, livro infantil causando! rs.

    Não me interessei muito pela capa, mas a história parece bem boa.

    Quero Just Listen da mesma editora.

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  3. Olá, Evellyn!!
    Adorei a sua resenha!! Ainda não tinha ouvido falar deste livro, mas sua opinião foi tão positiva, que até fiquei com vontade de ler também mesmo sendo um livro voltado para o público infantil rs.
    Que bom que a editora Farol tem um extremo cuidado nas suas publicações!!
    Bom findi.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que infantil é esse em, é para traumaztizar? UAHUHASHAU
    Enfim, o livro parece bem interessante, acho que é o tipo de infantil que eu goosto :D
    Parece realmente bom, fiquei interessada agr! *-*

    ResponderExcluir
  5. Nossa, super infantil UAHSAUHSUA Eu não me interessei muito não, sei lá, achei meio estranho UAHSAUSHU Mas enfim, adorei sua resenha Eve querida :D

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Adorei a resenha nunca tinha lido nenhuma desse livro, muito incrivel.
    Mais o livro em si não me interessou, sei lá.. não chamou muito a minha atenção. Veremos

    Parabéns

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto esse livro em outras caixinhas de correio porém nunca tinha um resenha.
    Me de uma vontade gigante d ler, e pelo que li na sua resenha concordo, não tem temática para 10 anos de idade!

    Com certeza está na minha lista!

    Bjinhos
    Psiu!
    www.SilencioQueEuToLendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. O livro parece ser bem pesado mesmo pra ser considerado infantil, mas mesmo s=tendo essa classificação me deu vontade de ler principalmente por causa do título.

    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Eve,
    Parece ser um livro bem interessante, embora também não faça muito o meu estilo de leitura. "O Outro Livro" parece ser bem pesado e sofrido, não estou muito na vibe de ler o sofrimento alheio no momento.
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?