Eu Li: Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série (The Twilight Saga: The Official Illustrated Guide)

Esse guia da série Crepúsculo é realmente indispensável para todos os fãs da serie, ou para aqueles que foram fãs numa época e não são mais (coisa que eu NUNCA vou entender... rs). Convenhamos, pode ser que você já não tenha mais o mesmo encantamento inicial que toda a saga causou, mas neste guia você encontra informações extras super interessantes, além de respostas para aquelas perguntinhas que nos fazíamos durante a leitura, mas não tínhamos as respostas. 

O livro começa com uma entrevista muito franca e reveladora com Stephanie Meyer, que ela concedeu para a amiga, escritora e fã da série, Shannon Hale (Academia de Princesas). Lendo a entrevista eu senti novamente aquela ansiedade e empolgação que a leitura dos livros causava e acho que todo mundo que lê o guia fica com vontade de reler a serie toda. 

Na entrevista, dona Meyer revela muitas coisas que nós só conseguíamos especular sobre a serie. Gostei muito de alguns esclarecimentos que ela fez – já que especulação era o que não faltava entre os fãs (e não-fãs também). Ela fala sobre criticas e explica tudo o que pensava e pensa sobre os livros e os personagens. Achei muito legal, pois é uma entrevista diferente de tudo que já lemos. Em alguns momentos fiquei feliz por ela ter falado coisas que eu imaginava ou que eu costumava explicar às pessoas quando vinham cheias de criticas a serie para cima de moí. Se contar que ela tem umas respostas bem afiadas para algumas questões, sem deixar de ser delicada. 

Depois começa uma descrição detalhada sobre personagens, separados por categoria: vampiros, lobisomens, humanos. Essa parte é tão detalhada que é impossível resumir. Lendo, eu descobri o passado de todos os personagens – alguns que nem foram explicados nos livros. Achei a parte inédita bem legal. Não sei se eu já não lembrava de algumas coisas, mas acho que o Guia tem coisas além do livro, coisas que só tiveram um comentário nos livros e no Guia é mais explorado. Também me surpreendi, pois passei a compreender melhor personagens que eu não gostava tanto (Jacob), a gostar ainda mais de outros (Rosalie).

Apesar do Guia trazer o ilustrado no nome, acho que o grande lance não são as ilustrações e sim o conteúdo escrito mesmo. As ilustrações são bem bonitas – foram feitas por diversos artistas – e o mais legal é que pude pensar nos personagens separadamente dos atores que os interpretam nos filmes, e alguns deles são até bem diferentes da caracterização cinematográfica (como a Alice e o Jake) enquanto em outros achei a ilustração tão parecida com os atores que parece ter sido feita de fotos deles. Mesmo não me agradando totalmente o efeito 'mangá' das ilustrações, gostei delas.

Acho que ela está tendo uma crise histérica. Talvez você deva lhe dar um tapa."
Alice, Lua Nova, cap. 22

"Sei que vai ser a melhor aluna da turma... Ao que parece, não há nada de interessante para você fazer a noite além de estudar."
Emmett, Amanhecer, cap. 25

Ler algumas frases marcantes me fez ficar realmente nostálgica!
Eu amava o Emmett, principalmente no ultimo livro....

Gostei muito do guia por poder relembrar – ou conhecer – os aspectos mais legais dos livros. É tudo muito detalhado e bonito. Ao final, existe uma cronologia de acontecimentos marcantes, e também uma parte explicando sobre os veículos da serie – e até uma explicação da Stephie sobre o porquê da escolha de cada um deles. 

Com certeza, uma das partes que mais gostei foi onde dona Meyer fala sobre as influências musicais que recebeu e faz uma 'playlist' para os livros, detalhando por capítulos. Tem muito Muse – como ela sempre citava – mas também gostei de ver Coldplay, The All-American Rejects, The Fray, U2, Evanescence, Foo Fighters... Eu estou pensando seriamente em baixar todas as que não tenho (sinal de vicio a espreita para voltar). 

Ao final, o guia mostra uma pequena galeria de fanarts, depois as capas que a serie teve ao redor do mundo e algumas cenas cortadas – e eu senti falta de algumas que li online, não entendi porquê não as colocaram! Então termina com respostas a perguntas freqüentes (algumas bem bobas, embora sejam perguntas que todos os fãs se perguntavam) e eu realmente gostei do senso de humor com que Stephie respondeu-as.

14 comentários:

  1. Nossa, você já acabou de ler o guia? Eu comecei a parte dos Lobisomnes agora! Rsrsrsrs

    Mas como você, eu também não entendo este pessoal que fala que já foi fã da série, mas que a gora não é mais... Tipo, eu ainda sou fão, mas aquele encantamento inicial já passou. Eu já li a história completa. Ponto (Para mim isto faz bem mais sentido do que dizer ''Eu era fã, mas agora não sou''... Aham, Cláudia!)

    Achei a entrevista com a SM no início do livro MUITO legal (sem falar que eu me identifiquei com ela em vários momentos). Mas eu realmente não entendi por que ela não colocou TODAS as cenas cortadas dos livros no Guia, só algumas...

    Também adorei as ilustrações... Mas, céus, a Bella do Graphic Novel é A CARA da Kristen Stwart! O.O

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  2. Ahn, eu tenho o encantamento, acho Twilight lindo até hoje hahaha pra mim o único defeito desse livro é que ele é EXTREMAMENTE pesado e fica difícil de carredar de um lado pro outro

    ResponderExcluir
  3. Olá, Evellyn!
    Gostaria de estar colocando o seu banner na área de parceiros do bloger. me mande um ok que eu estarei de passando o meu banner, se vc estir afim.Grata

    Bjs..
    Aguardo retorno...
    Att
    Rafaela G.
    Tizo
    http://bloglivroseamigos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. ahh, super quero esse guia...apesar de todo mundo torcer o nariz pra série eu ainda gosto muito.

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  5. Eu era fã, mas agora não sou mais UASHAUHSUA mas adorei sua resenha Eve, ficou muito bacana. Eu vi as fotos do livro por dentro, parece ser tão lindo *-* E eu gostei da capa até, ficou bacana.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  6. Hey!

    Nossa, estou loca por esse livr e não vejo a hora de poder comprar o meu!

    Não vejo a hora, lendo sua resenha, me deu até uma coceirinha aqui!
    =/

    BJinhos
    Psiu!
    www.SilencioQueEuToLendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana Eve!
    Achei que seriam apenas ilustrações mas que bom que a autora revelou mais a respeito dos personagens, tirou algumas dúvidas e etc.
    Eu ainda nem li Eclipse, acredita? Por não ter o livro na época, acabei vendo o filme primeiro e agora desanimei, sabe?? Comprei Amanhecer essa semana porque estava num bom preço mas não sei quando vou finalizar essa saga.... =(


    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Gostei bastante do post! Mostra que o guia não é um mero item para fãs, pois traz todas essas novidades e reflexões sobre a saga. Eu já havia me interessado pela leitura, mas agora estou definitivamente doida para ler!!! Muito legal, um verdadeiro presente para todos que gostam da saga e estavam/estão tristes com o "fim" se aproximando. Espero que tenham muitas surpresas boas como está ... quem sabe a inspirarão apareça e Estephanie termine Midnight Sun *_*, a final, o guia com certeza reviveu bons sentimentos nos leitores, quem sabe isso aconteça com ela também!?(não custa sonhar!)

    ResponderExcluir
  9. Como toda boa fã quero ler esse guia e me lembrar de toda a série. A cada resenha que eu leio fico querendo mais e mais, certo, vai ser o próximo livro que vou comprar.

    Bjs
    Maah - Nerd Leitora

    ResponderExcluir
  10. Eu que não curti muito a série, fiquei fascinada com esse guia. Ele é maravilhoso, todo detalhado e várias imagens.

    Fiquei admirada o quanto você leu rápido, porque apesar de ser todo ilustrado ele é bem grosso.

    Com certeza é um prato cheio para os fãs!!!!


    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  11. Crepúsculo foi uma das melhores fases da minha vida, rs.
    ainda gosto da série e quero mto ler esse livro!
    bjooo

    ResponderExcluir
  12. Eu quero ler este livro so que nao encontro em lugar nenhum,eu sou fazaso da serie

    ResponderExcluir
  13. Eu não tenho esse livro (pra grande tristeza minha) mas ja o li e adorei. Eu preciso dele na minha coleção agorinha mesmo *-*
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  14. Mesmo não gostando muito da série, devo admitir que os livros (Todos eles) tem capas lindíssimas!

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?