Entrevista: Clodagh Murphy

A Clodagh é uma autora irlandesa super simpática! Ela me enviou para resenha o livro The Disengagement Ring e eu simplesmente achei a história muito boa! Um chick-lit bem clássico. Eu perguntei se ela poderia responder algumas perguntas ela topou.
Nota: Entre parênteses são meus comentários. E ao final tem notas sobre autores que ela cita.

1. O que ou quem te inspirou a escrever? Você sempre foi escritora ou trabalhou com outras coisas antes?
Eu sempre fui boa em escrever, então isso foi algo que eu sentia que podia fazer bem, e a vida de uma escritora sempre ...para mim. A liberdade disso é muito atrativa para mim tanto que eu não me sinto 'amarrada' a algo. Como escritor você é seu próprio chefe, pode fazer o trabalho em qualquer lugar e não existe horários fixos ou regras. Parece o emprego perfeito, para mim. Eu sempre amei criar historias e seria maravilhoso viver fazendo isso, mas no meio-tempo eu tenho tido muitos outras ocupações e eu ainda trabalho o tempo todo.

2. Quanto tempo geralmente você leva para escrever um livro?
Isso depende do quanto eu tenho; meu primeiro livro levou um longo tempo para que eu o escrevesse. Eu escrevia e parava, durou uns 4 anos, mas ninguém estava esperando por isso, exceto minhas irmãs. Já no meu segundo livro, eu tinha um contrato e um prazo fechado, então levei uns 8 meses. Agora eu recebo mensagens dos leitores perguntando quando eu terei um novo livro disponível, então eu tento escrever rápido. É gratificante saber que tem pessoas esperando pelos meus livros e isso realmente me motiva.

3.Como você começa seu dia? Você tem uma rotina para escrever ou só escreve quando tem uma boa idéia?
Eu não tenho uma rotina. Eu não sou muito disciplinada, e como eu disse, eu ainda tenho um emprego em horário integral, então eu só escrevo quando eu posso, a noite e nos fins de semana. Às vezes, eu faço esquemas para escrever um certo numero de palavras por dia, mas raramente consigo seguir-los. De qualquer forma, eu escrevo todos os dias. Se você só escrever quando se sente inspirado, você acaba não conseguindo muito! Frequentemente, as idéias vêm quando você começa a escrever.

4. Fale sobre seu dia quando você não esta escrevendo. O que você gosta de fazer?
Viajar é uma grande paixão e eu faço isso sempre que posso. Eu amo ler, é claro, e eu também me divirto indo ao cinema, vendo TV, ou só passando o tempo com minha família e amigos.

5.Que escritor mais influenciou sua escrita (se você tem um)?
Jilly Cooper1 foi uma grande influencia para mim. Eu devorava os livros dela quando era jovem. Eles são divertidos, românticos e sensuais, e os mocinhos dela são sempre ótimos, Eu queria escrever livros assim – uma forma de escapar, um entretenimento que as pessoas pudessem se divertir com a leitura.

6. Fale 10 coisas a se saber sobre você:
Filme favorito: Hannah e suas Irmãs (Woody Allen)
Filme de comedia romântica favorito: Feitiço da Lua (com Cher e Nicolas Cage)
Banda favorita: REM
Comida favorita: indiana, pizza, nachos - não tudo junto
Bebida favorita: vinho tinto, champanhe
Cocktail favorito: Margarita
Serie de TV favorita: Californication e Sex and the City
Autor de chick-lit favorito: Sarra Manning2
Modo favorito de gastar tempo na internet: Twitter - sou viciada
Parte favorita de escrever: diálogos

7. Se The Disengagement Ring virasse filme, quem você gostaria que interpretasse os personagens principais?
Essa é difícil! O ator que eu tinha em mente para o Will quando originalmente escrevi, estaria muito velho agora – o processo de publicação foi tão lento! Minha mãe amou Hugh Dancy em Delírios de Consumo de Becky Bloom (o Will do filme.. rs) e achou que ele seria perfeito como Will, então eu não vou discutir – mamãe sempre sabe melhor. Eu não posso pensar em ninguém que pudesse ser a Kate, mas acho que seria legal se fosse alguém desconhecido, que não é associado a nenhum outro personagem.

8. Qual personagem de The Disengagement Ring você mais gostou de escrever, ou foi mais engraçado? (aposto que foi o Freddie) 
Sim, Freddie foi definitivamente o mais engraçado. Ele era um sonho para escrever, já que era um personagem tão forte; ele praticamente 'se escreveu sozinho' e tomou todas as cenas que aparecia. Ele tinha um ótimo potencial cômico também e eu amo escrever comedia, então por essa razão eu era especialmente fã dele. Grace, a mãe da Kate, também foi bem divertida de escrever já que ela é outra personagem um pouco exagerada . E claro, eu adoro o Will – acho que você precisa estar um pouco apaixonada pelo seu mocinho quando você escreve um romance.

10. O que você está lendo atualmente?
Skipp Dies do Paul Murray3 (ainda sem tradução). É um romance irlandês, que se passa numa escola para garotos, e é muito engraçado mas também um pouco obscuro. Eu estou realmente gostando.

11. Obrigada Clodagh! Pra fechar, nos fale sobre seu livro 'Girl in a Spin':
De nada! Espero que vocês tenham gostado. Bem, Girl in a Spin é sobre Jenny, uma garota  que foi festeira nos 'bons-tempos' que agora anseia por uma família e uma vida de felicidade domestica. Ela acha que pode ter isso com o namorado, Richard, o líder de um partido político importante.... Mas Richard é recém separado e Jenny não é companhia ideal para um potencial primeiro ministro. Então, com uma eleição chegando, Richard pede ajuda ao seu publicitário, Dev, para por um 'aspecto positivo' no relacionamento deles. Com a campanha de eleição ganhando impulso, Dev descobre que Jenny tem alguns segredos no passado dela e ele tem que trabalhar em dobro para tentar mantê-los secretos.

1. Escritora inglesa premiada, jornalista e também estrela da mídia. Já escreveu milhões de livros, tanto de ficção quanto não-ficção. Já teve livros adaptados para TV e é também roteirista.
2. Escritora inglesa de click-lits - que muito me parecem interessantes. Aqui no Brasil ela tem um conto publicado no livro 'Nossas Rainhas' lançado pela editora iD.
3. Escritor irlandês. Skipp Dies é seu segundo livro.
Eu vou sortear entre os comentaristas deste post - que forem seguidores do blog - dois postcards que a Clodagh mandou dos livros dela (que eu mostrei na Caixinha #5)

15 comentários:

  1. Adorei a entrevista! Ela me pareceu super simpática! É muito bom conhecer novos autores, sua rotina, saber como nossos vícios são criados!
    Amei!

    ResponderExcluir
  2. que ótima a sua entrevista, a autora parece tão simpática!

    parabéns!

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  3. Wow! A entrevista foi ótima Evellyn, você faz umas perguntas muito interessantes mesmo. Acho que você deve ser jornalista, hahaha

    Whatever, a autora parece tão simpática!²
    Vou procurar me informar mais sobre os livros dela *o*

    Raí
    http://raimihi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Evellyn,
    Adorei as perguntas e as respostas da autora. Só pelo que ela disse, você nem precisava dizer que é uma autora de chick-lits, está no jeito dela. haha
    Muito carimástica também, diga-se de passagem.

    Beijos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  5. Oi Eve!
    Não conhecia essa escritora :) Ótima entrevista!
    Adorei suas perguntas e as respostas dela, ela parece ser super solicita e simpática!
    Gostei bastante! Espero que os livros dela sejam publicados aqui no Brasil *.*
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Na Caixinha do Correio #7 Passa lá :)
    Tá rolando promoção de "Uma Proposta Irrecuável", livro + marcador -> http://migre.me/4wwLm
    Participe!
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Heey Eve! Awwn, que entrevista perfeita cara! *-* A autora parece ser muito simpática! E agora fiquei com ainda mais vontade de ler os livros dela! Tomara que eles sejam lançados no Brasil, né? :)
    Beijoca!

    ResponderExcluir
  7. Amei a entrevista flor, me animo em ler entrevistas onde as perguntas são bem formuladas e não caem na mesmice de sempre!
    A autora parece ser super simpática ^^
    Eu adoraria ler esse livro, mas ainda não leio em inglês =/ Tomara que alguma editora se interesse em sua publicação.
    beijocas
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  8. OI!

    Eu não conhecia o livro, nem a autora. Foi uma grata surpresa, essa entrevista. Ela parece simpática. Fiquei curiosa para ler. Estou começando a ler em inglês, qm sabe daqui a algum tempo eu leia esse...

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Nossa, muito legal esta entrevista! *-*

    Eu não conhecia a autora, mas já tinha visto este ''The Disengagement Ring'' em um site - não me lembro de de vendas ou em um blog. Uma pena que nenhuma editora nacional ainda não tenha comprado os direitos dos livros dela (Fora da antologia ''Nossas Rainhas'').

    Acho que seria uma boa dar uma ''idéia'' para a Novo Conceito...

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  10. Eve querida (:
    Adorei a entrevista, ela parece ser muito simpática mesmo. Ain, ain <3

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  11. AWWWWW, eu não sei a quanto tempo faz que The Disengagement Ring está na minha wishlist! Eu o descobri porque ele ganhou um prêmio no site Chicklitreviews!! *.*
    Adorei a entrevista, vou pesquisar mais sobre os autores que ela citou! =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Adorei a entrevista, nao conhecia a autora mas pelo visto ela parece ser muito simpatica!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a entrevista. E achei curioso ela ainda ter outro emprego. Pensava que na Irlanda as coisas fossem diferentes para os escritores.

    Ela parece muito simpática.

    Beijos!!

    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  14. Que maravilhoso uma autora irlandesa enviando um livro dela para você resenha. Que chique flor!

    E pelo jeito ela é bem atenciosa, já que concordou com essa entrevista.

    Eu admiro muito autores que conseguem escrever rápido, com pressão. Mas na minha opinião eu acho que isso algumas vezes não deve ser bom, já que criação não acontece na hora, mas sim quando há uma inspiração, algo que precisa de realmente de tempo.

    Parabéns pela entrevista! É sempre bom saber mais sobre os autores.

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  15. Adorei a entrevista, eu não conhecia essa autora. Gostei bastante das respostas dela, especialmente quando ela fala que o ator escolhido para fazer o protagonista estaria muito velho hoje em dia,kkkkk
    Outra coisa que gostei bastante foi essa listinha que você fez de 10 coisas a saber sobre ela, foi muito bacana.
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?