Esse Filme era um Livro... #2

Depois de quase um ano, finalmente a segunda parte! Todos sabemos que TUDO que é livro anda virando filme, certo? Mas acontece que tem alguns filmes baseados em livros que nós nem tomamos conhecimento - ou simplesmente não lembramos ou damos atenção por não serem tão divulgados como roteiro adaptado! Seria possível fazer uns 100 post só sobre esse tema... esse é o 2º, mas outros virão :P

*O Jardim Secreto

Grite se você nunca assistiu O Jardim Secreto em uma Sessão da Tarde (alias, faz um bom tempo que não reprisa, huh?). Não sei se não é muito divulgado o fato desse filme ser originário de um livro ou se eu era muito pequena e nunca dei atenção. Mas o filme é baseado no livro de mesmo nome da escritora inglesa Frances Hodgson Burnett, lançado em 1911 (centenáaaaario). O filme só saiu em 1993, mas era muito famoso! O livro já teve diversas edições aqui no Brasil e essa capa que escolhi é uma infanto-juvenil da época que o filme foi lançado. A escritora também escreveu A Princesinha, outro que virou filme e eu enjoei de assistir!

* De Olhos Bem Fechados

Tá certo, esse filme é tenso! Dizem que a química entre Tom e Nicole (na época casados) se mostrou tão fraca que o casamento até desandou depois do filme (Muahaha, olha eu especulando), mas enfim... Assisti esse filme em VHS porque por algum motivo tinha aqui em casa. Na época (faz pelo menos 10 anos!) eu era jovem demais para um filme desse estilo, mas eu não tinha internet nem TV a cabo e estava cansada de assistir A Bela e a Fera... O livro é baseado num conto lançado em 1926 (!) pelo austríaco Arthur Schnitzler, Traumnovelle – que aqui no Brasil virou o livro 'Breve Romance de Sonho'

*Menina de Ouro

Esse filme foi ganhador de alguns Oscars. O roteiro foi baseado em contos de F.X. Toole, um manager de lutas. O livro já foi lançado por aqui, mas eu só fui descobrir quando estava preparando esse post. Divulgação para quê, né? – Alias, essa imagem ficou sem graça porque não achei a capa do livro original sem ser a versão tie-in.

*Amor em Jogo

Esse filme é uma típica comédia romântica com a Drew!! Eu amo os filmes dela desse gênero! O filme é baseado no livro Ferver Pitch – que tem o mesmo nome oficial do filme, mas aqui no Brasil foi publicado como "Febre de Bola", de Nick Hornby. Na verdade, o livro é sobre a paixão de um homem por futebol e não baseball, mas os produtores decidiram mudar para baseball, pois esse esporte é mais famoso nos EUA do que o futebol (o soccer, não o football – que é o futebol americano, e esse sim é mais famoso por lá #culturainútil). Na verdade esse livro já tinha sido adaptado para os cinemas em 1997, no filme Febre de Bola – com o também querido Colin Firth.
PS: Um dos poucos casos que prefiro o nome 'brasileiro' ao oficial... Até porque ficaria sem graça dois filmes com o mesmo nome - mesmo que eles TENHAM o mesmo nome e sejam baseados no mesmo livro!

* Cheetah Girls - As Feras da Música

Esse é o primeiro de três filmes da Disney e como sou tendenciosa (♥ Disney) vou comentar. Os filmes foram originados de uma série de 16 livros da Deborah Gregory – que também produziu os dois primeiros filmes. Meu filme preferido é o 3... e o 2. Acho que todos sabem que sou chegada num musical bem teen (ou seja, I ♥ Disney). Nos livros 5 garotas são descobertas e passam a lidar com a fama - no filme são 4 e elas que correm atras da fama! O primeiro livro foi lançado e 1999 e o primeiro filme em 2003. Os livros não chegaram aqui no Brasil, mas pelo que li eles são bem tweens, daquele tipo de coleção de livros pequenos (até 100 paginas para pré-adolescentes).

*Ensaio Sobre a Cegueira

Acho que esse todo mundo conhece, mas queria falar dele aqui! Ensaio Sobre a Cegueira é um livro do premiadíssimo José Saramago, publicado em 1995. Em 2008 saiu a versão cinematográfica hollywoodiana, dirigida pelo brasileiro Fernando Meirelles. Saramago se mostrou muito feliz com a adaptação de seu livro para os cinemas. Eu ainda não li nem assisti, mas farei assim que possível porque tenho o livro em casa e não li porque sou boba enrolada e o filme tem Mark Ruffalo!

19 comentários:

  1. Olá Evellyn, adorei a postagem.
    Dos livros e filmes citados aí eu só conheço o livro e o filme Ensaio Sobre a Cegueira, e tenho que confessar que é uma das minhas adaptações cinematograficas preferidas, porque é de certa forma bastante fiel ao livros (muito fiel segundo minhas concepção). A história é bem sinistras, muito, muito boa mesma. Os atores são excelente e a fotografia do filme é fabulosa. Contudo ainda me sinto mais encantada com o livro que disponibiliza bem mais detalhes com uma crueza fabulosa.
    Dessa forma sinto-me no dever de incentivar a leitura e depois o filme, pois os dois juntos nos possibilitam uma 'visão' real da história idealizada por Saramago.

    Ps.: Minha Monografia, se Deus quiser, será uma análise sobre esse livro, por isso puxei o saco... hihihihi. Adoro!!!

    ResponderExcluir
  2. Os filmes eu vi todos.
    E os livros eu li: Ensaio Sobre a Cegueira e Jardim Secreto. Que é lindo por sinal.
    Gosto demais desse filme e tb sinto saudades dele, faz um tempão q não passa na tv.
    E o filme da Drew eu adoro. Sou super fã dela.
    E tem outro livro do Nick q virou filme. Alta Fidelidade, esse eu tenho o livro.

    ResponderExcluir
  3. Eu sabia que o ''Jardim Secreto'' era livro, só não sabia que era a mesma autora de ''A Princesinha''... Acho que é por isso que eu sempre achei que os dois tinham um estilo parecido (apesar de achar a história de ''A Princesinha'' mais legal... =X) Rsrsrsrsr

    Dos outros eu só vi ''Cheetah Girls'' (ShameOnMe) e ''Ensaios Sobre a Cegueira'' - o segundo eu devo ler em breve. Nunca me interessei por ''Amor em Jogo'' (falou o garoto que odeia esportes de grupo) e eu comecei a ver ''De Olhos bem Fechados'' e achei TENSO! Rs

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  4. Eu não sabia que O Jardim Secreto (Assistia muito quando criança) e Menina de ouro fossem livros!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Evellyn!
    Alguns eu sabia que eram livros (tipo "O jardim secreto"e "Ensaio sobre a cegueira", o restante eu não sabia! O.õ Eu fico meio com o pé atrás quanto a adaptações, mas algumas são boas. :)

    ResponderExcluir
  6. JARDIM SECRETO É UM LIVRO E EU NUNCA LI!?!?!? Sou uma farsa. Meu munco caiu.
    Nãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao! Esse era a minha história favorita na infância. Até hoje as vezes a minha mãe me chama de louca, por que eu fico cantando a música do filme "o grande mágica venha para mim, traga o meu pai aqui, liberte o seu espírto" SHAAUHSAUSHUAHSUAHSUAHUSA
    ok, sou idiota,
    mas geeeeente, vou ter que ler! :O
    hahahaha

    beijos ;*
    Carol da Caixa ;)

    http://caixa-a-a.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ainda não assistir e nem li o livro,mas fiquei muito curiosa vou ler o assistir o filme ,bela postagem.

    ResponderExcluir
  8. Eu, como sempre atrasada! Só já vi "Cheetah Girls" mas só vi o primeiro! Não gostei muito por isso nem me interessei em ver os outros. Sou louca pra ver "Ensaio Sobre a Cegueira" dizem que é muito, muito, muito bom! Mas quero ler primeiro. Adooooro o Mark Ruffalo! \o/ Você é boba mesmo Eve, rum! u__u vá ler logo e me conte o que achou! :P

    Beijocas,
    Amanda
    ^_^

    ResponderExcluir
  9. Nossa!
    Os únicos que eu sabia que eram livros são O Jardim Secreto e Ensaio Sobre a Cegueira!
    Eu gostei de De Olhos Bem Fechados (apesar de ser bem bizarro) e fiquei curiosa pra ler o livro!
    Fiquei totalmente boba com Fever Pitch e o das Cheeta Girls!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Hey, comente na nossa Caixinha de Correio #10 e concorra a um kit de marcadores , entre eles , marcadores do livro Xadrez, Anjo Negro (autografado) e O caminho para o esplendor (também autografado!!!
    Imaginayre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. O Jardim Secreto é bem legal. Vi esse de A menina de ouro na Livraria Leitura, acho que estava barato, mas nem comprei.

    Acho que os roteiristas estão sem criatividade e as produtoras hoje se dedicando mais a transportar livros para as telas. Pelo menos, mais do que antes. Tem livro que mal é lançado e já tem gente interessada em fazer filme, né? kkk

    ResponderExcluir
  12. Não sabia que tinha livro do filme Amor em Jogo, eu adoro esse filme, adoro a Drew!! rs
    E Ensaio sobre a cegueira você deveria mesmo assistir, é muito bom!

    beijos,
    Vivi

    ResponderExcluir
  13. Oi Evellyn!!
    Aah adorei o post! Você lembrou de O Jardim Secreto!! *__*
    Eu amo esse livro e o filme, o nome do meu blog veio dele :)
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  14. Sessão da Tarde ainda não reprisou O Jardim Secreto por que perde muito tempo reprisando Lagoa Azul, hahahahahahhahah (lol).

    Só conheço dois filmes, dentre todos que você citou: Ensaio sobre a cegueira, e O Jardim Secreto. Vou procurar me informar e pesquisar sobre os outros agora :)

    Beijoos, adorei o post!
    Raí :)

    ResponderExcluir
  15. Acho que eu só sabia sobre Ensaio Sobre a Cegueira, rs (assisti ao filme e não gostei =/).
    Ultimamente comecei a ficar louca por A Princesinha, da Frances, porque este era meu filme favorito na infância (aí eu quero ler, né?)
    Beijão

    ResponderExcluir
  16. Adoorei o post! Meu favorito é sempre Frances Hodgson Burnett com A Princesinha e o Jardim Secreto. Os outros eu não sabia dos livros, com exceção do Saramago. Legal a gente saber disso, mostra que muitos dos maiores sucessos do cinema vieram de livros, né?
    Beijos!
    Pérolas e Pipocas

    ResponderExcluir
  17. Sério que Cheetah Girls foi baseado em livro? QUE LOUCO! Hahahahahaha! Sério, nunca soube disso! Como assim! Adorei, vou dar uma pesquisada neles just for fun. Hahahaha, adorei o post, muito bom!
    Beijos, Nini! FWN

    ResponderExcluir
  18. Ai que delícia! Que vontade de ver o O Jardim Secreto de novo *-* Sou louca por esse livro, e é o único dos filmes que você postou que eu tinha conhecimento do livro alias... haha Sou tão informada que nunca vi De Olhos Bem Fechados e Ensaio Sobre a Cegueira, que mundo eu vivo senhor?
    Nunca ia imaginar que Cheetah Girls é originado de uma série de livros, confesso que até hoje não vi todos os filmes, mas eu gostei das partes que eu vi passando na Disney... (I ♥ Disney) +1

    ResponderExcluir
  19. Cheguei aqui procurando pelos livros de Cheetah Girls, queria ler, pena que não tem no Brasil. Não sabia que De Olhos Bem Fechados e Menina de Ouro eram baseados em livros e não vi O Jardim Secreto, me julgue.
    bjs
    felicidadeinventada.blogspot.com

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?