Eu Li: O Verão Que Mudou Minha Vida (The Summer I Turned Pretty)

Eu conhecia esse livro há algum tempo, desde que encontrei a autora por conta do livro infanto-juvenil dela (Shug). Jenny Han tem o site mais lindo de autoras YA que eu encontrei. Quando a Galera anunciou o lançamento do primeiro volume da série fiquei bem feliz porque é uma série com admiradores lá fora. 

O livro é narrado por nossa protagonista, Belly Conklin. Ela está com quinze anos e sempre passou os verões na casa de praia da melhor amiga da mãe dela em Cousin's Beach. Belly sempre amou os verões e ansiava por eles o ano todo, quando ela ficava quase três meses com a mãe, o irmão, Suzannah e principalmente, os filhos dela: Conrad e Jeremiah. Os verões eram o que moviam a vida de Belly. 

Belly sempre foi a única menina da casa e por vezes se sentia excluída do grupinho que os meninos faziam, mas nesse verão as coisas estão diferentes. Todos eles estão crescidos e ela esta mudada. Ela está adulta, ela está bonita. O irmão de Belly, Steven, fica pouco tempo na casa, pois foi sair com o pai visitando faculdades. Conrad, o filho mais velho de Suzannah, por quem Belly sempre foi apaixonada, anda distante, agressivo e estranho. Jeremiah, o filho mais novo e melhor amigo de Belly, parece ser o único que ainda preserva as características costumeiras. 

Belly é uma boa narradora. Por vezes ela é um pouco imatura, principalmente em relação a Conrad, mas é compreensível (quem não fica meio estranha diante de um amor? A paixão nos deixa bem estranhos). Mesmo crescida, ela tem uns momentos de birra, mas isso não me incomodou e diante das situações, consegui entendê-la.

O Verão é um livro aparentemente leve, divertido, assim como o que se espera de um 'verão', mas ele é mais do que um livro bobinho sobre o verão e a transformação de um pato em cisne. Ele é sobre amadurecimento, sobre mudanças, sobre desafios, sobre a vida. Belly vê que não só ela sofreu mudanças físicas durante o ultimo ano, mas todos a sua volta também estão mudando. 
Aí ele pigarreou e disse: 
– Posso te beijar?
[...] Pedir deixava tudo mais formal; me colocava na posição de ter que dizer sim. Senti vontade de revirar os olhos, mas em vez disso falei: 
– Tá. Mas da próxima vez por favor, não me pergunte antes. Perguntar a uma pessoa se ela quer te beijar é esquisito. A gente só vai e beija. 
Que situação... Mas eu devo dizer que concordo, Belly!
O livro retrata situações completamente verossímeis e eu gostei muito disso. É algo que realmente poderia acontecer com uma adolescente, ainda mais nessa fase de mudanças. Belly narra o verão atual intercalando com momentos de verões anteriores e assim vamos conhecendo a dinâmica da casa, dos personagens e as mudanças que vem ocorrendo e como o passado afeta o presente do grupo. É um livro sutil e ao mesmo tempo, extremamente tocante por tratar de assuntos mais fortes, não tão comuns em livros para jovens.
Eu estava sentada na poltrona lendo Emma, principalmente porque achava que aquilo ia me fazer parecer esperta, não exatamente porque estivesse gostando. Se quisesse mesmo ler, teria me trancado no quarto e lido O Jardim dos Esquecidos, ou alguma coisa assim, não Jane Austen.
Hm.. algumas pessoas vão considerar isso uma heresia!
Gostei de como as situações, tanto as banais quanto as mais fortes (divórcios, doenças, drogas) foram tratadas. Jenny Han não fez um grande caso para falar de alguns tabus e isso é algo que eu admiro. Os personagens são bem caracterizados, tem personalidades distintas e os adolescentes tem um nível certo entre imaturidade e maturidade e acho isso importante porque a vida real é assim. Outra coisa que gostei foi que as duas adultas que aparecem no livro não tem aquele papel secundário de pais que aparecem só pra dizer OI. Elas são participantes importantes da historia. Devo dizer até que se fosse para escolher um personagem que me identifiquei seria Suzannah, a mãe dos meninos. 
– Por favor, não beije Belly à mesa - disse Jeremiah, fingindo que estava tendo ânsias de vômito, só para aumentar a dramaticidade da cena. - Está me deixando enjoado.
Mamãe assentiu para ele, e disse:
– Belly tem minha permissão para beijar - depois apontou com o garfo para o Cam. –Mas só isso, hein.
E depois desatou a rir, como se aquela fosse a coisa mais engraçada que já tinha dito na vida, e Susannah tentou não sorrir, dizendo-lhe que se calasse. Tive vontade de matar minha mãe, depois cometer suicídio.
#eurimuito. Sério, isso é tão adolescente! E lembrou muito meus pensamentos quando minha mãe fazia alguma coisa para me embaraçar...
O livro me fez rir em diversos momentos, mas também me fez chorar e eu já disse que não choro com facilidade. Mas o assunto em questão é algo que sempre me deixa sensível e foi inevitável. Tive até que dar um tempinho na leitura antes do fim para absorver tudo. Em relação aos meninos, são todos encantadores em sua própria maneira, mas eu tenho meu preferido!

Meu único problema é em relação ao final do livro. Achei que algumas coisas não tiveram o desenvolvimento explicadinho que eu gostaria. Mas de todo modo, acho que foi bom porque mantém a curiosidade do leitor e podemos imaginar como aquilo aconteceu. E claro, é um fim que praticamente chama pela continuação – que ainda não está disponível em português! Aliás, pelo nome do segundo livro e a sinopse que li, acabei pegando uns spoilers, mas estou SUPER curiosa pela historia completa. Então acho que é uma trilogia que vale a pena ser lida, ainda mais nesse clima de verão que estamos vivendo. Você vai ter vontade de viver um verão tão interessante quanto o de Belly (algumas partes).

A principio eu tinha achado que a tradução do título tinha feito o livro perder um pouco o encanto do nome original, mas lendo a história, esse titulo em português também serve bem, porque é o verão em que tudo começa a mudar! Outra coisa que não achei boa foi a sinopse contida na orelha do livro. É o tipo de sinopse que entrega grande parte do enredo e eu acabei lendo sem querer (porque não costumo ler sinopse, quarta-capa...) e fiquei com raiva porque descobri algo que não devia! Então minha dica é: não leia as orelhas!

27 comentários:

  1. Deveriam tomar mais cuidado com a sinopse/orelha. É a segunda resenha de hje que vejo este comentário :X

    Linda sua resenha, me deixou ainda mais com vontade de ler este livro.

    Beijo,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  2. A Galera tem dessas de colocar Spoilers nas orelhas, acho que não sou a única, agora, a saber disso, rs. Vou tomar cuidado e não ler quando o livro chegar pra mim.
    Adorei a resenha, me fez ficar com ainda mais vontade de conhecer o livro.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha lido diversas resenhas deste livro, mas a sua foi a que me fez ter realmente vontade de ler. Parece ser super fofo e divertido. Eu com certeza vou comprar pra mim *-*

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha visto algumas resenhas desse livro, mas nunca uma tão boa como a sua. Já disse que amo tuas resenhas? Pois é, to dizendo agora :D Gostei bastante da intensidade dos personagens e da história, apesar de já estar meio cansada do gênero de adolescentes e tal. Essa história envolve muitas questões que não são tratadas em outros livros do gênero e isso realmente me fez ficar interessada pelo livro :D O clima adolescente deixa tudo mais legal quando os pais estão juntos, tirando onda, haha. Esse trechinho também me lembrou as vezes que minha mãe me fazia passar vergonha na frente dos meus "paquerinhas" OHAOHSOAHSOAHSOAHSHOAHASOH.

    Beeeeijo,
    Kaká

    ResponderExcluir
  5. Tá bom... Se eu comprar, eu não vou ler a sinopse da orelha! kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler esse livro e sua resenha aumentou minha vontade. Ela comprovou tudo que eu esperava que esse livro seria e o clima nele. E eu também não costumo ler sinopses, mas tomarei mais cuidado, detesto quando isso acontece .-.

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Que bacana. Eu já tinha visto o livro por aí mas nunca me interessei muito, na verdade nem sabia bem sobre o que era. Adorei a resenha e me interessei pela história. Não sou muita fã de histórias adolescentes pq os personagens costumam ser irritantes, mas pela resenha parece que não é o caso desse livro.
    Eu não costumo ler orelhas então não teria esse problema, mas de qualquer forma é sempre bom a dica pq pegar spoilers de cara não dá.
    E sim, eu considero uma heresia alguém não gostar ou não querer ler Jane Austen =O xD
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha, muito boa. Gostei do livro, mas não é uma prioridade de leitura...

    Beijos!
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Evy!
    O livro te tocou bastante né? Sua resenha passa bastante da emoção que você sentiu, gosto disso!
    A história deve ser linda, uma pena que o final não tenha sido tudo que você esperava! Espero poder ler o livro e me emocionar com ele tanto quanto você!
    Beijão!
    P.S: Não vou ler a sinopse do segundo, fujo loucamente de spoilers!!

    ResponderExcluir
  10. Ah, eu curto muito romances de verão, apesar de não gostar muito dessa estação! Não li muitos, mas todos que li me marcaram,, certamente. Esse parece ser muito legal. Não conhecia a autora, mas percebi que muitos blogueiros já puderam ler o livro. Gosto muito de livros que retratam situações verídicas.

    Adorei a resenha e obrigado pelo alerta. Abraços.

    Samuel,
    http://obcecadosporlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oii Evellyn!
    Que resenha bacana!
    Neste ano pretendo dar um tempo nesses livros adolescentes... Prefiro os protagonistas da minha faixa etária. :p
    Na real, ando enjoada de livros teens... é sempre a mesma coisa.
    Beijoo!

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha Evy, estou com vontade de ler esse livro já faz um tempo e agora a minha vontade só aumentou. Mas refletindo bem, tenho milhares de livros não lidos aqui, então é melhor dá uma pausa mesmo nas compras e assim é bom que se demorarem para lançar o segundo livro já vou poder lê-los em sequência! õ//
    Não leio as sinopses NUNCA, então isso não é problema para mim! hehehe

    Beijos
    WIll
    Vício de Cultura

    ResponderExcluir
  13. Esse livro me chamou a atenção desde que li as primeiras resenhas. Tenho vontade de lê-lo e fiquei ainda mais animada com os comentários positivos que tenho visto. Também não sou de chorar com facilidade quando leio, então se um livro me faz chorar é porque realmente me tocou.
    Quanto aos spoilers nas orelhas, eu particularmente não ligo muito. Para mim o que realmente importa é saber "como" as coisas aconteceram e não só o acontecido. Então mesmo sabendo de algo que irá acontecer, fico ávida por saber como foi que tudo se desenrolou.

    bjs
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho vontade de ler esse livro e acho a capa muitooo bonita. Mas prometi a mim mesma que pararia de comprar livros por um tempo já que tenho muitos parados aqui em casa só esperando para serem lidos kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Evellyn! Então, eu adoro suas resenhas. Infelizmente, não tenho passado aqui por falta de tempo, mas você já me fez comprar uns 2 livros e agora vai me fazer comprar O verão que mudou minha vida. To bem animada com a leitura, fiquei bem curiosa com o livro e essa capa é amor demaaais! Ótima resenha, de verdade. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi, Evellyn!

    Acho que desde a primeira vez que vi esse livro, senti que havia algo de manso nele, por assim dizer. Uma atmosfera beeem adolescente, bonitinha, "fácil". Mas acho que o subestimei um pouco, vendo por sua resenha, que passa uma emoção toda nova.

    Ainda assim, tem algo que me lembra a atmosfera de Malhação, sabe? heiuehieu Eu sei, foi uma comparação infeliz, mas é que essa história de curtir o verão na casa da amiga da mãe, com dois meninos entre os quais se decidir e várias coisas a acontecer... Ah, não sei se faz bem o meu estilo. Nunca se sabe.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  17. Hey Evellyn!
    Acho a capa desse livro linda!
    A história parece ser muito boa e quero muito ler!
    Nossa! Colocaram spoiler na orelha?! Ai ai, que mancada!
    Ótima resenha.
    bjs

    PS.não esqueci daquela paradinha do evento não hein? agora que o ano virou que to colocando pra andar! Te envio email quando tudo for confirmado semana que vem.

    ResponderExcluir
  18. Confesso que não sabia o que pensar do livro. Algumas resenhas são positivas, outras negativas, então eu estou no meio termo.
    Eu acho essa capa linda e estou bem curiosa pra lê-lo, só acredito que não criarei altas expectativas pra leitura e depois me decepcionar :)

    =*

    ResponderExcluir
  19. Puxa Eve! muito chato esse citação sobre a Jane Austen. Odiei!! Acho que é uma heresia sim e falta de respeito pois a Austen é ótima!

    Reclamações a parte, adorei sua resenha. QUe lindoooooo, eu quero muito esse livro. Estou super empolgada com ele por causa da Nii, que me deixou com a pulga atrás da orelha com a resenha dos três livros da série.

    A parte do quote sobre o beijo é hilário, eu ri muito aqui!! E tbm concordo com a Belly.

    Fiquei curiosa em saber pq vc chorou (vc tá muito chorona hein.. rsrs) e quais foram os temas tratados no livro.

    Ah tá, e pode deixar, não vou ler as abas se achar em alguma livraria!! Apesar de eu ser louca por abas e ler todas.

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  20. Já ouvi falarem tãooooooo bem desse livro que to morrendo de vontade de ler!! Parece super leve e ótimo... Ai amo quando algum livro me faz chorar!! Mostra que ele é ótimo.. E a citação sobre a Jane Austen?? Meu deus, que menina ein, não saber apreciar Jane Austen...... Mas enfimmm, adorei a resenha. Beijoss

    ResponderExcluir
  21. Ahhh eu quero tanto esse livro!!!!
    Amei a resenha!! Me deixou ainda mais curiosa (como sempre!).

    beijos

    ResponderExcluir
  22. que fofo :) eu já tinha escutado esse título alguma vez, mas é a primeira vez que leio uma resenha dele. parece muito legal, principalmente por não ser uma historinha superficial. acho legal essa de ficar alternando entre os tempos, pra evidenciar mais as diferenças :D fiquei bem curiosa!

    ResponderExcluir
  23. Acho que sou o único ser humano que não gostou desse livro!
    HAHAHA
    A Belly me IRRITOU tanto nesse primeiro livro, e nem teria lido as continuações se eu não tivesse comprado.. mas eu acabei lendo e as continuações são melhores. A Belly deixa de ser essa menina indecisa e imatura que só pensa nos problemas dela.. :P
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  24. Olá, Eve!!
    Adorei a sua resenha!!
    Fiquei curiosa a respeito deste livro, só tenho visto resenhas bem positivas a respeito.
    Quero muito ler este livro, parece ser mesmo uma leitura leve e cativante. Apesar é claro de mostrar uma grande lição de vida e superação que o torna um livro sério e não bobinho como até pode aparentar, né?
    Vou seguir a sua dica e não vou ler a sinopse na orelha do livro, também quero evitar ver spoiler que só me deixaram chateada rs.
    Bom findi!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  25. Gostei da resenha ficou muito boa, eu nem estava com tanta vontade assim de ler o livro mas depois de ver um monte de resenhas elogiando ele acho que finalmente vou querer ler e claro vou tentar resistir a curiosidade de ver a sinopse na orelha do livro.

    ResponderExcluir
  26. Quero muito ler esse livro, ultimamente nos blogs só tiveram resenhas positivas sobre esse livro. E essa capa (apesar de muitos não concordarem) eu acho super fofa. No começo confesso que a sinopse não me chamou atenção, achei que seria um livro sobre triângulo amoroso, mas depois de ler algumas resenhas percebi que a história tem algo a mais. Espero que o livro supere as minhas expectativas. Aah, obrigada pela dica (eu sempre leio orelhas, capa, contra-capa.. tudo! antes de iniciar a leitura). Obrigada também pela resenha, beeijos!

    ResponderExcluir
  27. Eu nunca leio orelhas de livros, então estou salva xD Eu não entendo essa coisa de falar 2/3 do livro na sinopse + orelha....

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?