Eu Li: Predestinados (Starcrossed)

Assim como muito dos livros que resolve ler, peguei Predestinados por feeling. Quero dizer, havia ficado curiosa quando a Intrínseca anunciou que iria lançar Starcrossed por aqui e achei o nome tão interessante (é). Quando o livro chegou, foi para fila, mas quando o Samuca falou para eu ler IMEDIATAMENTE porque ele precisava de alguém para surtar com ele, foi o que fiz.

Helen Hamilton é uma adolescente que se sente meio deslocada na escola. Ela é alta demais e se acha estranha. Tem uma amiga super alto-astral que é praticamente quem a faz 'se encaixar', Claire. Elas moram numa ilha em Massachusetts e frequentam a única escola do local, onde a vida de Helen não é fácil. Helen foi criada somente pelo pai, que tem uma loja-cafeteria onde ela trabalha às vezes. Mas o marasmo da ilha está prestes a acabar depois que a misteriosa e exótica família Delos compra uma mansão no local e se muda para lá.

Helen fica um pouco incomodada com o tanto de atenção que a família parece estar recebendo antes mesmo de chegar e assim que ela conhece os Delos - que vão estudar na mesma escola dela – sabe que tem algo estranho quando sente uma necessidade incontrolável de matar um deles, Lucas – mesmo que ela não saiba por quê.

--------- agora é algo que pode ser considerado spoiler, marque, se quiser ler ---------
É claro que existe um motivo e é a descoberta dele que muda a vida de Helen! Acontece que os Delos e Helen tem uma relação com a mitologia grega e são Descendentes do povo que a gente conhece em 'A Ilíada'. Então além de Helen descobrir que não é exatamente uma humana comum, ainda tem que lidar com diversas questões que essa descoberta trás. Eles são semideuses!!! Uau, isso é legal demais!

Com esse livro percebi que adoro um romance onde o amor entre o casal apaixonado é proibido. Mas proibido MESMO. Sabe, esse livro me fez lembrar de algumas séries. Por exemplo, o amor proibido me faz pensar em Pushing Daisies. E existe toda uma dinâmica familiar cheia de amor e disputa que me faz pensar em Dallas. Uma das coisas mais legal é a família Delos e a Casa deles (que é como se fossem os 'clãs'). É tudo família, mas é uma guerra, um passando a perna no outro, uma loucura... Claro que não posso deixar de comentar que alguns personagens parecem versões Gregas de outros que conhecemos, mas isso é só porque já li muita coisa, então as comparações acabam sendo inevitáveis. Por sorte, isso não torna as coisas menos eletrizantes porque toda a trama é diferente! 
– Mas, por algum motivo, você e eu nunca vamos ficar juntos - disse ela, sentindo-se mais calma.
– Nunca diga "nunca". - disse ele apreensivo, rolando de volta para cima dela e usando todo o peso do seu corpo para pressioná-la dentro do casulo de sua cama de garotinha. – Os deuses adoram brincar com pessoas que usam termos absolutos.
Eles me matam com esse chove-não-molha! Ai meus deuses!
– Só para você saber, só para que fique claro, eu me importo com você também. E se esse abraço for tudo o que eu puder ter, prefiro ter isso a qualquer outra coisa de qualquer outra pessoa.
– Isso é porque você nunca esteve com um homem. - disse Lucas.
Uhhh! Céus, que tensão!!! Que drama! #chorando
O mais legal nesse livro é que ele não é bem um sobrenatural, mas tem elementos fantásticos que não estamos acostumados a ver nos livros YA. O modo como a autora criou algo tão 'acreditável' dentro de uma mitologia foi realmente FANTÁSTICO! Gostei muito da parte mitológica que a autora escolheu e como ela trabalhou os elementos para criar algo bem original, emocionante, cheio de aventura, romance, reviravoltas e tramas familiares!

O livro é narrado em 3ª pessoa, então nós conseguimos ter uma visão bem ampla dos acontecimentos, sem ficar preso ao que a Helen vê. É interessante pois a autora não fica se preocupando em fazer mistérios prolongados e ainda assim tem muitas revelações surpreendentes! A todo momento acontece algo inesperado. Sabe, foi um livro que começou de forma bem despretensiosa. Eu comecei pensando 'nossa, não tem nada de mais', mas as coisas vão ficando tão boas que fica impossível largar!

Os personagens são tão legais! Adoro quando os personagens são tão carismáticos em seu próprio modo. Os jovens Delos são bem diferentes uns dos outros, mas cada um tem alguma coisa especial! Lucas já mora no meu coração... Claire, Jason e Ariane são muito queridos! Cassandra tem minha compaixão. E Hector... Ah se eu te pego (ui - hahah! Ok, parei). E a Helen é uma protagonista bem sensata. Ela consegue lidar bem com tudo - e veja que é muita informação - apesar de eu ter vontade de enforcá-la por algumas decisões amorosas! Ah, uma menção especial ao pai da Helen que é muito pai-solteiro-de-livro-YA e isso sempre ganha meu carinho.
– Mas não estamos falando de mim. Estamos falando e você e de Lucas e da importância de usar camisinha.
Depois de muito negar, e de algumas pausas para atender os clientes, Kate finalmente aceitou o fato de que Helen ainda era pura como a neve.
– Ele é gay? - perguntou Kate 
– Quero dizer, olhe para você, Len.
– Você é tão mentirosa! - disse Claire, batendo no quadril.
– É verdade! Minha mãe me amaldiçoou quando eu era bebê para que eu não pudesse usar meus... Ah, droga! Seria tão mais fácil se eu fosse uma vampira. Você entenderia tão fácil.
O final me deixou muito apreensiva porque certa reviravolta me fez achar que a autora estava se arriscando e fazendo a coisa desandar, mas até que depois de tudo, consegui entender a ideia geral, apesar de não gostar! É muito triste e injusto... Mas entendo que se tratando de uma trilogia, claro que o primeiro volume não ia terminar num mar de rosas...

Agora eu só fico irritada de ter que esperar pela continuação porque preciso saber o que acontecerá com os personagens depois daquele final τραγικός1! Juro, dá muita raiva porque ele é tudo que a gente não quer que aconteça e estou sofrendo muito.

E claro, tenho que deixar um último aviso: a tradução desse livro é demais! Achei que foi muito bem adaptado e além do mais, uma tradutora que tem a ousadia de não traduzir stalker, merece meu respeito! Gostei muito do trabalho da Ana Luiza Libânio Dantas com a Intrínseca.

1- to numa vibe grega, isso só foi uma maneira afetada de escrever trágico - e Grande Oráculo do Séc. XXI Translate que me ajude, porque nem sei se está mesmo certo!

Sabe, gostei tanto desse livro que acho que essa resenha não tá passando bem o que senti.. Mas enfim, espero que vocês tenha entendido o recado! Leiam. LEIAM assim que possível!

34 comentários:

  1. Ahhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!

    Nunca tinha lido uma resenha sobre este livro, e confesso que nem mesmo sabia do que se tratava, mas, depois dessa sua resenha fica meio impossível não querer este livro desesperadamente. Enquanto lia o que você escreveu só conseguia desejar ler também. OK, minha próxima compra terá este livro incluido.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  2. Sabe, este é um livro que estou e não estou animado para ler, sabe??? #Bipolar

    Eu amo a capa e esta história de fazer um mix com Mitologia Grega (que, por acaso, é a mitologia histórica que mais gosto), mas a sinopse não me dá aquela sensação de ''Você tem que comprar este livro agora!!!''...

    E o mais engraçado é que eu vejo todo mundo ficar tão ''OMG'' com os livros desta série, e mesmo assim a minha opinião não muda! Rsrsrs

    Acho que a Rehab enfim está começando à surtir efeito!

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  3. Acabei de conhecer seu blog e achei ele bem fofinho. Já estou seguindo =) Agora te convido a conhecer o meu, seguir e claro deixar sua opinião.

    Parabéns pela leitura e resenha, tô louca para ler ele!!!

    http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com/
    Bjos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  4. Não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, e lendo o início da sua eu já imaginei que seria um livro comum, história de sempre com uns pontos diferentes, mas ai pá! Agora estou louca pra ler esse livro!
    E parabéns para a tradutora, porque nossa, odeio quando uma frase inteira perde o sentido por causa de uma pequena tradução mal feita, ou porque traduziram uma palavra que não tem necessidade de traduzir!

    ResponderExcluir
  5. Affffff meu Deus Eve, agora fiquei morta de vontade de ler esse livro!!!

    Adorei a resenha, parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  6. Descobri esse livro recentemente e me interessei por ele de cara. Afinal, um livro (bem feito) com mitologia grega já me chama atenção. Estou bem curiosa para ler, parece que o romance tem uma parte bem importante no livro, o que é bom, além de bastante ação, né?

    http://trouxesteachave.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. AAh to lendo muitas resenhas boas sobre esse livro e to ficando cade vez mais curiosa!
    Amei a resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
  8. AAh to lendo muitas resenhas boas sobre esse livro e to ficando cade vez mais curiosa!
    Amei a resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Eve!

    Eu também adorei o livro! Achei uma sacada ter mais um livro de mitologia grega, porque até agora eu só tinha lido Rick Riordan e eu adoro mitologia! Principalmente quando eu soube da ligação com a Guerra de Tróia! Também recomendo demaaais! E a capa é linda!

    Beijos
    Aline
    Memoirs and Books

    ResponderExcluir
  10. Vou dar uma olhadinha no skoob para ver se ja está na lista de compras!
    Amei sua resenha!

    beijocas.
    Selene Blanchard
    Bacio,Moda & eu

    ResponderExcluir
  11. Oi flor,
    So uma coisa a declarar a Intrinseca vai me levar a falencia e serio...cada lugar que eu olho tem um livro deles que eu gostaria de ler e não foi diferente com essa sua resenha. Se a historia for tão boa assim nossa preciso ler...e verdade que ele e inspirado na Illiada???
    Bjss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  12. nunca tinha visto nada desse livro, parece ser bom, me deixou com muita vontade de ler ainda mais com essa parte:
    ''– Mas, por algum motivo, você e eu nunca vamos ficar juntos - disse ela, sentindo-se mais calma.
    – Nunca diga "nunca". - disse ele apreensivo, rolando de volta para cima dela e usando todo o peso do seu corpo para pressioná-la dentro do casulo de sua cama de garotinha. – Os deuses adoram brincar com pessoas que usam termos absolutos.''

    ResponderExcluir
  13. Sempre vi muitas resenhas do livro, mas nunca parei para ler nenhuma.
    A sua me chamou bastante atenção, e me esclareceu muitas duvidas sobre o livro.
    Ótima resenha.

    Willian Iuri - Dreamer Like Me
    http://frasesaoar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ahh uma triloggia?? e quando vai ser publicados os outros livros?? eu vou ler mas não sei se vou aguentar tanta ansiedade pelos outros dois livros!! rss

    ResponderExcluir
  15. Depois de ver certas comparações com crepúsculo fiquei pé atrás com esse livro. Aí fico sabendo que tem mais livro...Sei lá o que esperar deles. Esse não sei mesmo se quero ou não ler, indecisa aqui.

    ResponderExcluir
  16. Ahhh eu amei a resenha!!! OMG o livro parece ser muito BOM! Ah quero ler *--*

    ResponderExcluir
  17. Eu li Predestinados em inglês e adorei! Quero reler em inglês!! Hehehe
    Adorei a resenha! ;)

    beijos,
    Cynthia
    http://garotaqueamaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Gostei da resenha.
    Já li outras e cada uma, com uma percepção melhor que a outra. Predestinados, tem um "quê" de sobrenatural que costumo gostar bastante!

    ResponderExcluir
  19. pela sua resenha já fique apaixonada pelo livro, é o estili que gosto . Estou louca para ler.

    ResponderExcluir
  20. Adoro livros com esse estilo sabe, nessa "vibe grega" como tu falou. Eu percebi o que tu sentiu. Sobre a continuação eu quero ler também e sobre a tradução acho que a editora é bem vista por causa disso, suas revisões são praticamente perfeitas.
    bj

    ResponderExcluir
  21. Esse tipo de história me desperta uma enorme vontade de crescer com a literatura... E sua resenha foi ótima e acho que estou "apaixonada" pelo livro!

    ResponderExcluir
  22. me bati com ele passeando na livraria e me apaixonei pela sinopse, to pensando em ler, adoro esses enredos que fazem a gente viajar...

    ResponderExcluir
  23. Meu deus, esse livro parece ser perfeito/1 to mt curiosa

    ResponderExcluir
  24. Nossa! pelo seu entusiamo deve ser muito bom o livro, já me imagino lendo ele *-*
    Bem, alguns personagens são bem comuns tipo: garota sensata e protagonista, amor proibido, pai solteiro.
    Mas eu amei o fato de se tratar de mitologia grega, que por acaso me prende da cabeças aos pés. Eu amei sua resenha, sério, nunca tinha lido uma tão animada e acho que foi isso que me entusiasmou quanto ao livro, normalmente as resenhistas são meio frias pra escrever, mas você não. Me cativou de verdade.
    amei amei amei amei mil vez mais *-*
    Beijooos
    - Cah

    ResponderExcluir
  25. Parei de ler antes dos spoilers, porque detesto, mas o início da resenha é bem interessante.. já estive no lugar da amiga que ajuda a outra a se enturmar, é horrível se sentir deslocada..
    Gosto de livro assim, que a gente se vê dentro da história :) só não entendi a parte de "surtar junto", mas tudo bem! hehe bjs

    ResponderExcluir
  26. Nao gosto juito livro de srie mas esse me interesso

    ResponderExcluir
  27. Tenho problemas com a autora, mas gostei da ideia dela de colocar mitologia em seu livro (adoro mitologia culpa do tio Rick, seu lindo :3), tambem gostei da capa dele, quem sabe e nao volte a ler os livros dela por influencia deste.

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Olha, eu já li trilhões de resenhas sobre Predestinados e até agora eu não mudei minha opinião: eu necessito ler esse livro!
    Eu fico matutando se eu não estou criando expectativas demais, mas só vou saber isso lendo!
    Obriga por sua resenha, Ev. Acho que agora eu posso comprar ou ganhar, talvez, esse livro \o/

    ResponderExcluir
  29. Apesar dos apesares, preciso ler esse livro. Isso é bem sério! Achei a resenha ótima e me deu muita vontade de ler o livro. Mais do que eu já tinha! Sobre a área de spoiler, não aguentei e li. Cara, que demais! Preciso ler mesmo.
    Beijo,
    Jeni.
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Amo mitologia e assim como vc tinha curiosidade pelo livro por causa da capa e do nome, mas agora ouvindo seu relato, vou fazer o mesmo e ler assim que puder. que poder ficar fascinada pela historia completa de Helen.

    ResponderExcluir
  31. Eu pensei que o titulo Predestinados fosse pq eles eram predestinados a ficarem juntos...
    Vou ser sincera e vou dizer que não li TODA a resenha, pq eu fiquei com medo dos spoilers, mas eu li e amei. Não entrega o jogo como muuuitas resenhas purai.
    Bem, eu também amo romnces proibidos, tipo BEM probidos... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    TANTAS COISAS POSITIVAS, TO MORRENDO PRA TER ESSE LIVRO! E quanto misterio vc fez... Fiquei doidinha agora! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Com muuuita certeza, está na minha listinha.
    E como assim que o final é tudo o que a gente não quer? O.o Que tenso! E ter que esperar o outro ser lançado? Pqp! Já to sofrendo por antecedencia... Será que vai demorar pra ser lançado? Acho que vou esperar lançar o outro pq ficar sofrendo continuação é terrivel! :(

    ResponderExcluir
  32. To querendo ler muito esse livro, todas as resenhas sobre ele são muito boas.

    ResponderExcluir
  33. Esse livro já está à venda cá em Portugal mas não sei muito bem se hei de comprar . Tem um pouco de "sobrenatural" mas é contado na terceira pessoa (coisa que eu odeio) , então ainda não sei muito bem se hei de comprar . Tenho outros livros na frente na wishlist , mas talvez mais tarde . Gostei muito da sua resenha .
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  34. Oi Eve,

    Gostei da resenha, pois apesar de ser um livro com temática fantástica (o que não sou muito fã), o livro parece ser abordado de uma maneira mais natural.

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?