Eu Li: Minha Vida Agora (My Life Now)

Minha Vida Agora é um livro da Meg Rosoff, que na capa tem uma citação do 'The Observer' que diz 'Poderoso e envolvente, um futuro clássico' wow! Fiquei curiosa né?! Mas infelizmente não senti esse envolvimento prometido e isto foi um problema. 

O livro é narrado em 1ª pessoa pela nossa protagonista Daisy. Ela tem 15 anos e acaba de chegar à Inglaterra, para morar com a tia e os 4 primos. Daisy tinha problemas de convivência com a madrasta em NY, e o pai acha que seria uma boa mandá-la para uma temporada fora, ainda mais agora que a mulher está grávida e Daisy não parece empolgada com a chegada do irmão. 

Então Daisy chega e é recebida por seu primo Edmond, que ela nunca vira, mas sente uma conexão instantânea  já que ele parece sempre saber o que ela está pensando. Na grande casa de fazenda, ela se sente acolhida pelos primos, Isacc, gêmeo de Edmond, Osbert, o mais velho, Piper, a mais nova; e pela tia Penn.

Acontece que eles vivem poucos dias de paz e tranquilidade, a tia vai a Noruega trabalhar e nesse meio tempo uma Guerra explode no mundo e as 'crianças' acabam ficando sozinhas e tendo que cuidar uns dos outros. A principio, nada muda radicalmente na vida deles e Daisy até curte o momento-sem-adultos. No inicio ela até parece indiferente à guerra e isso é meio 'como assim?' Ela não parece se preocupar muito com o que acontece 'no mundo exterior' enquanto está a salvo. Com a casa só pra eles, nossa protagonista acaba se envolvendo num caso de amor com Edmond. Esse casinho deles é uma das coisas que acho mal explicada, parece rápido demais, incoerente demais. Ela fica falando que está fazendo muito sexo e tudo mais, mas eu me pergunto se era realmente isso ou algo da tradução. Quer dizer, é tão estranho a forma que ela descreve a situação!
Vamos tentar entender que cair na servidão sexual e emocional com um parente consanguíneo menor de idade não estava na minha lista de Coisas Para Fazer enquanto estivesse visitando a Inglaterra. 
Uma das coisas que me incomodou foi isso: ele parece um desses livros tipicamente adolescente, com uma capa fofinha, uma sinopse que não diz muito e te deixa curioso. Mas quando você lê é um livro intenso e forte demais. Acho que entrei em conflito psicológico!

Outra coisa extremamente incômoda é o estilo da narrativa. Não existe diálogos diretos, separados da forma tradicional (travessão ou aspas). É tudo misturado no meio da frase e acho que isso torna a leitura cansativa e um pouco confusa até você se acostumar. É o tempo todo a Daisy narrando o que os outros dizem, mas sem nenhum tipo de separação – até rola uma letra maiúscula no meio, pra indicar que foi fala, mas a falta de separação entre pensamento de ação confunde!

Voltando a história; chega um momento em que a Guerra fica tensa e eles são separados. Aí sim começa o drama! Daisy e Piper são levadas pra longe dos meninos, depois começam uma peregrinação pelo país de volta para casa e a coisa toda fica muito triste. Claro, é uma guerra, mas me senti ludibriada! Quero dizer, fui ler o livro esperando outro tipo de coisa e me deparo com toda esta miséria humana, desolação, guerra, mortes... Não imaginei que seria uma descrição tão intensa e cruel de uma guerra. Digo, são crianças! Não é como um livro do Nicholas, com caras do exercito e tal.

O outro ponto incômodo (nossa, pareço uma mala com tanta incomodação, mas é o que tem pra hoje) é que nunca é citado exatamente o ano em que se passa. Acho que foi um jogo da autora porque torna a coisa toda atemporal. Nós sabemos que é atual porque existe eletricidade e internet, mas em alguns momentos parece que eles vivem em 1960! Acho que isso é porque eles estão na roça - e na guerra, mas me deixou cismada!

Ahh claro, preciso finalizar minha epopeia com este livro. Como se o drama da guerra não fosse o suficiente, nossa querida Daisy ainda tem DA(distúrbio alimentar)! E oh gosh, isso é tão irritante!!! Sério, livros específicos sobre DA já me dão nos nervos, quando a coisa ainda é inserida no meio de outras fico ainda mais nervosa! Tenho vontade de dar uns tapas nesse tipo de gente (meu passado me condena, é isso). Mas o que me irritou mesmo é que ela é uma SONSA! Sabe o que tem e fica falando como se fosse nada demais. Assim, em NENHUM MOMENTO é citado aquela palavra com -A- ou com -B-, muito menos DA ou TA, mas fica muito óbvio pelos acontecimentos. Argh! 
Depois de algum tempo eu estava me sentindo bastante trêmula e disse à Piper que tinha de me deitar um pouquinho e ela franziu o cenho para mim e falou Você precisa comer alguma coisa porque está magra demais e eu disse Jesus, Piper, não comece, é só jet lag e ela pareceu magoada mas Deus, esse disco arranhado é uma coisa que eu não preciso ouvir de pessoas que mal conheço.
Tentei comer um pouco mais para Edmond parar de olhar para mim daquela maneira e depois de mais ou menos uma semana ele até falou que eu parecia melhor, com o que eu tenho certeza de que quis dizer mais gorda então diminui um pouco depois disso. 
[Veja se isso não é um pensamento tipicamente de gente doente? Mas enfim, pelo menos a guerra e toda miséria serve pra dar um jeito nisso!]

Minha palavra final é que é um bom livro. Só não tem o tipo de história que eu goste de ler... É pesado demais, me sentia triste de ter que lê-lo - sabe, aquele desanimo de quando você faz algo sem prazer? Tem algumas passagens interessantes e que eu marquei (marquei mesmo, no livro), mas no geral achei denso e me sentia melancólica com a leitura. O que mais me irritou foi que me senti enganada mesmo. Eles 'vendem' o livro com uma proposta e você vai ler, é outra coisa! Nem é um livro recomendado para crianças - apesar de ser sobre elas. 

Não sei se ele se tornará um clássico no futuro, mas se assim for, estou feliz de ter lido porque preciso de mais clássicos na minha lista. De todo modo, apesar de ter achado algumas partes interessantes, tudo que citei, faz dele um livro que não tenho vontade de reler e incrivelmente não me senti apegada o suficiente para querê-lo para sempre em minha estante. Então, no intuito de liberar 1 cm (eu medi) de espaço na minha estante-quase-empenada, vou sortear o meu exemplar para que outra pessoa possa ler, conhecer, e quem sabe se encantar mais pela história – e você ainda poderá ver minhas marcações (ohoho - estão a lápis, você pode apagar sem danos a beleza estética do livro). 

Só comentar aqui na resenha (POR FAVOR, LEIA) e seguir o necessário.

[Até dia 10 de Novembro]
Boa Sorte!

17 comentários:

  1. A capa é linda (sim, eu julgo) e eu compraria até sem saber muito sobre o que é. Aí eu fiquei confusa com a resenha... Tem pontos positivos, claro, mas com essa capa que eu julgo alegre não daria pra saber o tanto de dramas e complicações que estão envolvidos. :|
    Espero que você não tenha ficado com ressaca; é isso que acontece comigo quando passo por essa trajetória conturbada na leitura.

    ResponderExcluir
  2. Pra começar eu me apaixonei pela capa!
    E essa história deles ficarem sozinhos e terem que enfrentar o caos da guerra juntos deve ser muito interessante.
    Apesar de ter uma capa conflitante com o enredo em si e a leitura ser um pouco difícil eu me interessei bastante, e claro que vou participar da promoção!

    megaa bjoo
    ;**

    ResponderExcluir
  3. Oi Eveee!
    Quando vi que você escreveu resenha desse livro vim logo olhar. Sim, pois por mais que você não estivesse esperando, eu já sabia que a leitura era bem pesada, que a história era diferente e densa, pois eu havia me apaixonado por esse livro através de outra resenha que eu li. É uma pena que você não tenha gostado tanto, talvez por causa do choque mesmo, como você falou. Você estava esperando uma coisa e veio outra completamente diferente.
    Não sabia desse distúrbio alimentar da personagem e talvez me incomode com total falta de separação entre pensamento e diálogos, mas ainda assim é um livro que eu tenho uma mega curiosidade em ler e continuo ansiando em tê-lo; acho, inclusive, que é daqueles que lerei assim que tiver em mãos. Dessa forma, claro que irei participar da promoção, quem sabe tenho sorte rs
    Gostei muito da resenha. Gosto quando os blogueiros passam exatamente o que acharam, as suas impressões e o que sentira, o porquê de gostar ou não gostar de um livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Apesar de toda esta história de capa/sinopse que engana, tradução suspeita e primos que fazem sexo (Simplesmente URGH!!!... Para mim, primos são irmãos também. Emfim, opinião pessoal. =X), a sua resenha me fez querer ler o livro...

    Até agora, ''Minha Vida Agora'' não tinha me chamado nenhuma atenção - mas aí vem você, com toda a sua implicância, e acabou que me deu vontade! Sou um cara muito estranho, não precisa falar que eu já sei. Enfim...

    ... Não acredito que você passou lápis no seu livro! Tipo, é quase um crime isto. Vou te mandar para a cadeia literária por causa disto (só que não... Rsrsrs).

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  5. Ual, você não gostou? Todas as resenhas que li sobre, amaram, rs. Agora fiquei um pouco confusa sobre o que achar do livro, mas ainda continuo querendo ler para ter minha própria opinião! =)

    ResponderExcluir
  6. Que triste: não me interessei pela leitura. Entretanto, tenho que dmitir que a capa é linda!

    bjs,
    Camila Mária
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com.br/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Tenho que começar com um ‘Que capa maaaaais fofa! Amei! Quero um pra mim já!’ *-*
    Ai eu leio a resenha e penso, quero mesmo? HAUSHAUHS Quando comecei a ler achei que seria do tipo de livro que eu ia amar, mundo sem adulto, bem típico de desenho animado... ai vem as falhas, ODEIO livro que confunde a cabeça da gente por falta de organização ou tradução, adoro ler livro dentro de ônibus, e quando o livro é assim, com pessoas conversando ao redor, fica um saco para entender alguma coisa :c (pela citação da pra ver como ficou a separação das falas, muito tenso...)
    Mas de toda forma, fiquei bem curiosa com a história, apesar de parecer que devem falar sobre alguma doença ou coisa que é muito comentada hoje em dia para fazer sucesso... ainda quero entender essa capa, quero mesmo!
    Muito boa a resenha, adoro quando colocam a verdadeira opinião, e não apenas aquela puxação de saco chaaaata....

    ResponderExcluir
  8. Nossa já tinha visto o livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha e ele me enganou completamente, nunca imaginaria que ele se tratava de um drama... A capa é muito linda amei quero muito ler a história e tirar minhas conclusões.....

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Nunca havia ouvido falar nesse livro, e gostei da sua resenha. Foi bem sincera em admitir todos os pontos confusos do livro, e eu já notei que não faz o meu tipo. Não gosto de me sentir triste lendo um livro, não gosto mesmo...
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. A capa é linda, concordo! Mas é narrado por uma menina de 15 anos?? Achei que fosse um chick-lit! O.O

    Gostei do Edmund!! rs

    Uma guerra explode e a garota tá nem aí, e vc me chama de fria hein?? :P
    Como assim, fazendo sexo? Uau... estranho mesmo. Por isso que achei que fosse um chick-lit, e esse primeiro quote faz mais ainda eu pensar que ela é uma mulher de 30 anos, e não uma garotinha. Uma rapariga pensaria isso mesmo?? #bizarro

    Sobre a narrativa, eu senti isso com "Quem é você, Alasca?", mas até que depois eu me acostumei mais. Foi bom, e diferente!

    Eve, parabéns, acho que é a primeira resenha negativa que vejo. E gostei!! Sério, vc não edita, e isso é maravilhoso.

    Ohhhhhhhhhh, vc marcou o livro????? Por favor, pessoas, preparem-se o mundo vai mesmo acabar em dezembro!! Tá aí, uma coisa que vc fez antes de morrer: escrever num livro rs #trollagembásica

    Bjks, da Lisse

    ResponderExcluir
  11. Tenho muita vontade de ler esse livro para ver o que vou achar tbm. Ah, e quero muito ganhá-lo =D

    ResponderExcluir
  12. Gostei da capa do livro todo fofo, o livro engana o leitor, pelo que pude perceber. O livro aborda um genero diferente que contradiz com a capa (drama x alegria, se nao me engano). Mas enfim, espero nao me decepcionar quando começar a lelo.

    ResponderExcluir
  13. A capa é muito fofa. Adoro histórias que se passam na guerra. Histórias que se passam na guerra nem sempre é leve. tenho vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  14. tambem achava que era um livro adolescente e fofinho rs
    não gosto de livros tristes, mas esse parece bem interessante
    acho que vou ler :)

    ResponderExcluir
  15. Achei a capa uma fofura *-* comecei a ler a resenha e achei que era um livro que eu queria ler e então . . . então NÃO ! Adoro as suas resenhas por serem super sinceras . Assim nunca compro livros que acabam por ser uma porcaria .
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  16. Livro estranho heim Eve? Comecei a ler a sua resenha e não me identifiquei com nada, essa Daisy me parece problemática demais e apesar de gostar de livros com temática forte, não acho que gostaria de ler "Minha vida agora", eu vou passar essa leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?