Eu Li: Rostinho Bonito (Pretty Face)

Me sinto uma pessoa muito viajada! Minhas leituras me levam a conhecer lugares fantásticos, de forma apaixonante. Estive em Paris com Anna e St. Clair, na Londres vitoriana com Tessa e Will  e neste livro da Mary Hogan pude viajar pela Itália com Hayley e conhecer não só a deliciosa culinária italiana como também os mais impressionantes lugares. 

Neste livro conhecemos Hayley. Ela tem 16 anos, vive no sul da Califórnia – centro das belezas bronzeadas e corpos esculpidos a base lipo e silicone, e frequenta o HS com a melhor amiga. O problema de Hayley é que ela é considerada 'gordinha' e tem uma mãe ma-lu-ca que é viciada em dietas e insiste a todo custo que ela precisa emagrecer. 

Senti que ia gostar do livro logo nas primeiras páginas. Hayley me fez pensar em uma versão adolescente de Bridget Jones, só que com uma mãe pior! Seguinte: eu sou uma pessoa complexada com peso e ler esse livro me deixou um pouco chocada a principio, pelo simples fato que eu e Hayley temos a mesma altura e desconfio que temos o mesmo peso... Eu seria mais feliz se perdesse uns 9 quilos, mas ela diz que precisa perder 15... (então eu fiquei como? SURTADA)

A mãe de Hayley é bem louca, do tipo que obriga toda a família a entrar em dieta vegetariana e quer controlar tu-do que a garota come. Sinceramente, acredito que esse seja o tipo de mãe que faz as filhas desenvolverem transtornos alimentares – ou pelo menos uma obsessão nada saudável com a boa-forma. Mas no decorrer do livro até passamos a entendê-la melhor – embora eu continue sem aceitar as atitudes extremas dela... 

No entanto, mesmo com a mãe maluca, Hayley consegue se controlar – ocasionalmente! Ela claramente tem problemas de auto-estima por estar sempre rodeada de gente maravilhosa – inclusive a melhor amiga de corpo perfeito, adorada pelos garotos – e ser sempre a garota do 'rostinho bonito'. Então, após uma decepção amorosa, quando Hay achava que a vida não podia piorar, os pais surgem com a ideia de mandá-la passar o verão na Itália. Ela, é claro, adora a ideia (sim, quem não adoraria? Provavelmente só a Anna). 

Na Itália, Hayley começa a ter uma visão totalmente diferenciada da vida e é incrível ver a forma que ela cresce durante o período em terras italianas. Ela passa a sair, conhecer a cidade, conhecer a história local e as pessoas e isso faz com que ela tenha outras perspectivas. O que mais gostei no livro, foi que eu ESTIVE na Itália enquanto lia. Sabe, terminei a leitura como se tivesse acabado de voltar de viagem e me peguei lembrando as passagens, os lugares.... e isso é incrível pois eu não tenho ideia de como realmente são os lugares descritos, mas era como se eu estivesse lá, tipo uma abelhinha, acompanhando a Hayley em tudo. 

Hayley é uma ótima narradora e tem um senso de humor SENSACIONAL! Eu dava altas gargalhadas em praticamente todas as paginas que lia, sem contar que rolou, assim, uma espécie de identificação com os pensamentos dela. O livro todo é cômico e a narrativa da Mary me agradou muito. 
A praia é a pegadinha da natureza: a Terra é quase três quartos oceano, e apenas um quarto de sua população fica bem de maiô ou biquíni. Se for isso tudo. Sem falar nas queimaduras de sol. Por que a mãe Natureza nos daria sardas e câncer de pele se fosse para nos refestelarmos praticamente nus numa praia? Não faz sentido.
O livro me surpreendeu positivamente e superou minha expectativas porque é definitivamente o tipo de título e capa que você não dá muito, mas quando lê percebe como tem uma história rica e diferente! Então, se estiver a procura de uma leitura divertida, mas também com uma boa história e de quebra queira fazer uma viagem pra Itália sem gastar nenhum euro, eu indico!

6 comentários:

  1. Oi Eve!
    Já tinha lido outras resenhas desse livro e todas bem positivas!
    Parece ser exatamente o livro que me agrada, gosto de histórias divertidas desse jeito e, ao mesmo tempo, bem desenvolvidas!
    Beijão!
    P.S: Não vá na onda da protagonista, já te vi pessoalmente e você certamente não precisa perder 15 quilos!!!

    ResponderExcluir
  2. gosto de livros que nos levam para outros lugares tão facilmente assim
    é a primeira resenha que leio dele e achei super interessante
    parece ser muito legal o livro! só esta capa que achei meio sem graça :(

    ResponderExcluir
  3. Me ganhou quando disse Itália.
    Eu adoro livros que te fazem dar um passeio por outros lugares, outros países, e eu tenho uma paixonite pela Itália, então juntando já super me interessei pelo livro de cara.
    E de fato, eu já vi o livro por aí mas nunca dei nada por essa capa e título. Mas achei super interessante, até pq tbm tenho um certo complexo com peso e pelo quote parece ser um livro bem divertido.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Esse livro faz parte daquele conjuntinho que eu amo ler . Mas ainda não foi lançado em Portugal . Procurei e ainda nenhum livro dessa autora foi editado cá . Resta-me esperar né ?
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. Você me deixou loooouca pra ler este livro! Parece ser exatamente o tipo de livro que eu gosto, com viagens, bem humorado e com uma pitada de romance kk, adorei a resenha...

    ResponderExcluir
  6. Oi Eve,
    Realmente pela capa a gente acha que trata-se de um livro chato e sem graça. O que percebi pela sua resenha que é totalmente o contrário, o livro parece ser bem divertido e leve, exatamente o que eu preciso. Sou viciada em livros tensos e com temática pesada e ás vezes é necessário ler um livro divertido para aliviar a tensão.
    Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?