Eu Li: Cinquenta Tons de Liberdade (Fifty Shades Freed)

Cheguei ao final da mais comentada trilogia dos últimos tempos e agora vou comentar sobre os pontos do livro e da série que mais me agradaram – ou não. Esta resenha pode ter SPOILERS, porque quero escrever sem limitações.

Tons de Liberdade começa com um pequeno salto em relação ao final do livro anterior, e agora Christian está devidamente casado com a ex. Srta. Stelle. Os dois estão curtindo a lua de mel por países da Europa fazendo uma espécie de Cruzeiro e as coisas entre eles nunca pareceram melhores. Nada como um casamento recente para fazer o clima melhorar. Eu gostei bastante da narrativa no inicio do livro porque é recheada de 'flashbacks' com Ana relembrando como foi o casamento e algumas coisas que aconteceram nesse pequeno espaço entre um livro e outro. 

Liberdade é um livro onde as coisas estão entrando nos eixos e aqueles fatos que precisavam de explicação vão se esclarecendo. Claro que algumas coisas não mudam nem melhoram muito: o fato de que Ana ADORA cutucar a onça com vara curta provocar Grey e depois fique reclamando quando ele explode, é uma delas. Por outro lado, a aliança na mão esquerda parece ter dado um pouco mais de segurança a nossa mocinha e ela finalmente começa a se comportar como uma mulher segura, madura e casada. 

Grey também mantém sua personalidade mais dócil de homem apaixonado, embora o fato dele ser tão controlador me irrite. Mas acho que minha irritação maior nem é com Chris, e sim com Ana que ora o deixa controlar tudo, ora quer se rebelar e aí o cara fica louco e eles brigam e rola aquele drama... Sem contar que acho que ele tem reações exageradas pra tudo e algumas atitudes dele em nada me agradam! Mas ele é Christian Grey né gente.. Que além de lindo, maravilhoso, CEO, deus do sexo e megalomaníaco também sabe fazer cabelo, depilação, massagem... Um sonho de homem (sic).

Não sei se foi o casamento ou o fato de que eles já passaram por MUITA coisa no pouco tempo de relação, mas acho que este terceiro volume é o que mais tem sexo. Ainda mais na lua de mel... Minha nossa, é TODA hora. Mas dessa vez me entediou menos do que no livro dois ou talvez eu apenas estivesse no ritmo da história e não estivesse anchando tudo meio sem propósito (como se alguma vez houvesse algum). Eu realmente não gosto das partes muito trabalhadas no BDSM, a coisa de espancamentos e tapas não faz minha cabeça e eu me sinto além de desestimulada, nervosa, porque não consigo ver agressão como algo erótico e sensual. Cada vez que Ana insistia na ideia de 'ah, me puna!' eu quase a estapeava (olha eu partindo pra agressão) para que ela voltasse a ter juízo e parasse de dar atenção a louca da deusa interior que a habita.

Mas se a parte sexual não é o que mais me anima num livro cuja proposta maior é esta, você deve me perguntar o que é. E eu digo que é o romance! Juro, tem algumas partes nesse livro (e até nos anteriores) que são tão fofas que eu suspirava, fechava o livro sorrindo e dizendo 'ahhhhnnn'. E acho isso fantástico! Gosto de paradoxos e acho que a série 50 Tons tem muitos e isso me agrada. Eu não achei nada muito inesperado, acho que tem coisas que esperamos de um romance, o curso natural, e algumas dessas coisas aconteceram.. O que surpreende é o como, quando, por quê.. Também adorei que agora, com Ana oficialmente na família, os Grey aparecem mais e eu gosto muito de ler interações familiares. Elliot e Kate, Mia, Carrick, Grace.. Adoro todos!

Realmente, meu maior problema com a série foi em relação a inconstância da protagonista, o lado muito controlador de Grey e o sadomasoquismo (!). Fora isso, acho uma série bem dinâmica, divertida e que nos faz pensar sobre como relacionamentos podem ser. E também acho que o que James fez foi admirável e adoro que agora todos leiam livro erótico sem pudor. Leiam, gente. Leiam.

10 comentários:

  1. com certeza vou ler a serie, mas vou esperar o preço abaixar né... já que esta super caro ;x
    li a sua resenha mesmo contendo spoilers :P
    até eu ler nem vou mais me lembrar desses detalhes
    hahaha
    que bom que você gostou da serie. tomara que eu goste tbm :D

    ResponderExcluir
  2. Ah, amiga, nem tem spoiler demais aí.
    Eu quero saber tudo que acontece porque eu não vou ler mesmo... depois você me conta todos os detalhes !

    Beijos,
    Vivi

    ResponderExcluir
  3. Oh, my! A primeira resenha que fala positivamente sobre o terceiro e último volume da trilogia! Adorei suas colocações e enxerguei o romance assim como vc... acho que a história precisava de conclusão e gostei muito de como foi colocado!

    ResponderExcluir
  4. Amei sua resenha e tbm amei a série. 50 Tons veio p derrubar alguns tabus e isso, acho q foi mais q positivo. Claro q a parte das agressões e tal não é muito legal, mas creio q a ideia da E.L foi mostrar a transformação q o amor pode fazer na vida de uma pessoa, mesmo q essa pessoa seja o frio e calculista Christian... No fim ele virou outro pessoa (bem melhor!). Fiquei até com saudades da série...!!

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Apesar de não ter lido a série, li sua resenha. E gostei muito!
    E olha, conheço muita gente que leu o livro... E acho que, assim como pra você, o que atriu muita gente foi justamente o romance. Minha mãe leu e me disse isso, que ela adorava a trama, o romance dos dois. Essas coisas me lembram fics restritas (de onde isso veio, por um acaso). Muitas a gente lê pela história em si, não pelo sexo. Em compensação, outras são SÓ pelo sexo (até porque algumas 80% é só isso).

    Beijos!
    Leeh - Hangover at 16

    ResponderExcluir
  6. Oi Eve, amei sua resenha!
    Assim como você eu amei a série e o romance me fez suspirar diversas vezes. Sem dúvida a inconstância de Ana realmente irrita bastante, se não agüenta, não cutuque a onça com vara curta mesmo!
    Já estou com saudade e vontade de ler a série de novo, afinal terminei em novembro...
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Tenho a mesma opinião que vocé . Adorei o livro mas nao pela parte do sexo , e sadomasoquismo e tudo mais , mas sim pelo romance . Grey é tao fofo por vezes que me deixou a suspirar pelos cantos . Adorei o fim do livro *-*
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  8. Eu li um pedaço do primeiro livro. Não vingou para mim, e não é por não gostar de romances hot, porque eu escrevo isso o tempo todo, e também adoro ler. É porque achei um pouco imaturo em relação ao gênero hot pesado. Mas acho que ia bem na questão relacionamento entre os personagens, por isso, um dia ainda vou me animar e tentar ler de novo. Muito boa a resenha. Tá de parabéns. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nossa, li sua resenha e concordo com você em quase tudo!!! Também não gostei da parte erótica e por causa disso tive muita resistência para ler, mas a parte romântica é fofa e faz a gente realmente fechar o livro sorrindo!! Amei a resenha!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Eve,
    Não sou muito fã dessa trilogia, mas tanto spoiler já foi dado sobre ela que me sinto a vontade para comentar 50 Tons de Liberdade.
    Acho que esse livro só muda no quesito tipo de sadismo, pois no resto na minha opinião é igual. Claro que tem a parte romântica e tudo mais, porém fiquei tão enojada com o livro todo que a parte romântica ficou aquém do esperado. Na minha opinião, claro.
    beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?