Retrospectiva Literária 2013


Esse post não está saindo na data que deveria, mas como fiz a Retrospectiva Literária do Pensamento Tangencial nos dois anos anteriores, não queria deixar de fazer, mesmo este ano tendo sido um não tão produtivo em relação às leituras! Vamos a pequena listinha sobre minhas leituras de 2013 e espero que 2014 seja um ano igual ou melhor!

1. A aventura que me tirou o fôlego: Vou continuar citando tio Rick. Li dois 'Heróis do Olimpo' esse ano que passou, mas acho que pelo contexto geral fico com A Casa de Hades, embora A Marca de Atena também seja sensacional.

2. O terror que me deixou sem dormir: Eu não leio terror porque faço muita questão das minhas noites de sono.

3. O suspense mais eletrizante: Não sei se ele é exatamente um suspense, mas é eletrizante: Garota Exemplar sem nenhuma dúvida. Ameeeeeeei esse livro!

4. O romance que me fez suspirar: Leio muito romances, mas se é pra falar em suspiro, vou citar Fallen Too Far porque eu realmente suspirei com Rush Finlay.

5. A saga que me conquistou: Não comecei nenhuma saga que tenha me conquistado este ano, mas definitivamente o segundo livro de A Seleção: A Elite me fez gostar ainda mais dessa história! Muito massa!

6. O clássico que me marcou: Sem vergonha de admitir que não li clássico... Mas quem sabe algum livro que li não acabe virando clássico daqui ha um tempo, huh?

7. O livro que me fez refletir: Acho que Meu Amor, meu Bem, meu Querido me fez refletir em algumas passagens...

8. O livro que me fez rir: Definitivamente o troféu 2013 vai para Faça Seu Pedido!! Não lembro de rir tanto com um livro fazia teeempos! Outro que me divertiu a lot foi Fiquei com Seu Número, Sophie sempre arrasa!

9. O livro que me fez chorar/me deixou emocionada: Claro que foi Como Eu Era Antes de Você. Jojo sabe me emocionar e já estou desejando o novo dela ^^

10. O livro de fantasia que me encantou: Não li nada no gênero.

11. O livro que me decepcionou: Princesa de Gelo e Cidade dos Ossos. Tinha grandes expectativas e isso é o começo do fim.

12. O livro que me surpreendeu: Vou citar Alta Tensão porque era um livro que li sem expectativas e acabei gostando bastante do enredo e da escrita do autor!

13. O thriller psicológico que me arrepiou: Vou citar o mesmo lá de cima, que é exatamente assim: Garota Exemplar.

14. O livro mais criativo: Vou falar um livro que li e amei com a vida: Juliete Nunca Mais (e acreditem estou com ciumes de escrever aqui e divulgar pro mundo). Esse livro esta disponível gratuitamente num site, mas fez tanto sucesso que ganhou versão física (e obviamente eu tenho - não podia perder a chance de tê-lo na estante) e tem uma história tão bacana que eu tenho vontade de ler toda hora! Alias, fez tanto sucesso que ganhou 2ª temporada, e eu to preparando meu psicológico pra ler!

15. O melhor HQ: Nunca li nada nesse gênero.

16. O infanto-juvenil que se superou: Bem, acho que vou citar o de sempre: Diário de uma Garota Nada Popular vol. 2. Acho esse série tão fofa e divertida!

17. O livro que mudou a minha forma de ver o mundo: Tenho uma forma de ver o mundo bem especifica e também sou teimosa ao extremo então é difícil algo me fazer mudar... Mas pela história diferente e pelas reflexões vou citar Como Eu Era Antes de Você, que me mostrou algo que eu nunca pensara - e o Meu Amor, meu Bem, que já citei e me trouxe reflexões sobre a vida.

18. A capa mais bonita: Amo a capa de faça Seu Pedido, Como eu Era Antes de Você, A Casa de Hades, Fallen Too Far e Cretino Irresistível - adoro que é p&b e tão significativa.

19. A frase que não saiu da minha cabeça: "Você não pode me dizer o que devo sentir." - Pandemonio

20. O(a) personagem do ano: Amei Rush, apesar dele não ser 'fofo' o tempo todo. E Amy, que é uma safada, mas adoro a mente maligna dela!

21. O casal perfeito: Rush e Blaire 

22. O(a) autor(a) revelação: Gabito Nunes e Abbi Glines.

23. O melhor livro nacional: Até eu te Encontrar, da Graciela Mayrink.

24. O melhor livro que li em 2013: Não consigo escolher! Acho que li bons livros em 2013, ao mesmo tempo, nenhum que eu diga ohhhhh (embora Juliete e Fallen Too Far estejam para sempre no meu ♡)

25. Li em 2013: 44 livros.

26. A minha meta literária para 2014 é... Espero ler alguns livros que estão encostados na minha estante, principalmente aqueles que eu queria muito ler antes de comprar e acabei comprando e nunca lendo. Vou deixar o número em 45.

E que venham as leituras de 2014!
Feliz Ano Novo!!

3 comentários:

  1. dos que você citou, Garota Exemplar eu ainda não li, mas quero muuuuito!
    A Elite virou minha série queridinha de 2013. normalmente series não me agradam e me prendem tanto, mas essa ganhou meu coração!
    Meu Amor... também me fez refletir muito!
    Como Eu Era Antes de Você é LINDO!!!
    Faça seu Pedido e Fiquei com seu número estão na minha lista de desejados também ;~~
    estou amando Abbi Glines e quero todos os livros dela!!!

    ResponderExcluir
  2. Sério, eu gostaria de entender a obsessão de vocês pelo Rush... Acho ele um idiota no começo, e um cafona quando ''melhora''. Tipo, ele é o personagem mais canastrão que eu li este ano (e olha que eu já li um livro com um protagonista Garoto de Programa... HAHAHAHA).

    Também não li nenhum clássico no ano passado, o que foi totalmente ''Shame On Me'', eu sei... Mas pretendo me redimir este ano, lendo ''Dorian Grey'' e ''1984'' (mais provável que eu só leia o segundo mesmo, mas tudo bem). Yeap.

    Fiquei super curioso para ler ''Julieta Nunca Mais''... Nunca tinha ouvido falar, e parece super legal. Ele bem que podia disponibilizar como versão Kindle também, né. Ajudaria muito! HAHAHAH

    E a lista ganha credibilidade por ter ''Até Eu Te Encontrar''. <3

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  3. Oi Evellyn,
    Amei a sua retrospectiva literária!

    "Garota Exemplar" é mesmo um suspense eletrizante (e meio maluco, eu achei!), estou louca para ver como vai ficar o filme com o maravilhoso Ben Affleck!
    "Como eu Era Antes de Você" tem uma capa perfeita, apesar de ser já de cara um mega spoiler, né?
    Minha meta de leitura para 2014 é de no mínimo 40 livros, entre lançamentos e os que estão encostados na minha estante.
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?