Eu Li: Recomeço (Revived)

Recomeço é o segundo livro da Cat Patrick a ser lançado pela Intrínseca. Eu já havia adorado o trabalho da autora no primeiro livro, Deslembrança (resenhado aqui) e quando soube do lançamento, logo pus na minha fila de leituras. Ele estava aguardando e quando peguei pra ler, foi de uma tacada só: li em algumas horas. E vou logo dizer, chorei muito. Chorei demais. Chorei como eu não achei que fosse possível chorar lendo este livro. Vamos ao resumo, sem spoilers - apesar dessa minha revelação de que sou uma margarina derretida.

Daisy é uma adolescente que não tem uma vida muito convencional. Quando pequena, o ônibus que a levava para a escola caiu de uma ponte e ela morreu. Acontece que nesta época houve o desenvolvimento de uma nova droga capaz de ressuscitar pessoas (o recomeço) e os passageiros desse ônibus acabaram servindo de grupo de teste para o medicamento. O problema é que depois disso, Daisy acabou morrendo outras vezes porque... a garota simplesmente tem propensão a sofrer acidentes! Daisy era órfã e com isso, acabou indo morar com dois dos pesquisadores do tal programa e como tudo se trata de um evento supersecreto com aprovação do governo, cada vez que Daisy morre, acaba tendo que mudar de cidade e sobrenome com sua família fictícia.

O livro começa com Daisy morrendo novamente e então tendo que começar uma nova vida em Nebrasca. Ela está no penúltimo ano do ensino médio, mas diferente de muitos adolescentes, Daisy é muito bem resolvida (talvez a coisa de morrer e reviver deixe as pessoas mais seguras!) e não faz dramas em relação as mudanças de escola ou amizade. Digamos que ela  vive assim há tempo demais e esta acostumada a não se apegar demais as coisas ou as pessoas.

O livro tem uma narrativa bem ágil em primeira pessoa e eu já esperava isso pelo outro livro da autora. Gostei bastante da personalidade de Daisy porque ela tem 15/16 anos mas não é dramática nem rebelde ou ressentida, e vivendo como ela vive, acho admirável. Mason, a figura paterna de Daisy (e um dos pesquisadores do programa) é um dos 'pais' mais legais que já li em YAs. Adorei a relacão deles e o fato de que ele é uma figura bem presente no enredo e o achei fantástico.

Logo no primeiro dia de aula na nova escola, Daisy conhece Audrey, uma garota que apesar de parecer essas meninas populares e fúteis acaba se tornando uma amiga de verdade. A amizade das duas se desenvolve rápido, mas daquela forma totalmente compreensível, como acontece com as amizades, na adolescência ou depois dela. Um dia você conversa com a pessoa e quando notam já são bff! Na escola, Daisy também acaba se interessando por um garoto, Matt, e quando ela descobre que ele é irmão dessa amiga, as coisas ficam ainda melhores. Junte a isso alguns mistérios sobre o funcionamento do programa Recomeço e voilá, temos romance, amizades e aventura!
Arrumei uma melhor amiga e um namorado, e por mim tudo bem eles terem o mesmo sobrenome.
- E o que você toca?
- A campanhia, quando vou visitar alguém. - brinca Matt.
- Não, sério. - digo, dando um empurrãozinho nele.
Eu vou usar essa, aguardem! Hahahhaha
Uma coisa que gostei bastante no enredo é que a autora tratou de um tema que a gente nunca vê m livros YAs - de uma forma totalmente comum e sem afetação. Uma das crianças do ônibus, que acaba virando melhor amiga-irmã de Daisy é uma criança transgênero e isso é falado de uma forma tão sem abalo que eu achei muito legal! Claro que esse nem é o foco principal e acaba não tendo muito aprofundamento, mas achei interessante a autora fazer referencia ao assunto e principalmente, por não fazer disso um grande caso. É legal porque chama atenção pra uma causa e ainda assim não fica levantando bandeira nem nada. É tratado como algo da vida, que acontece e a vida segue (o que de fato é).

O livro também acaba abordando um assunto bem complexo e tocante e não vou entrar em detalhes por conta dos spoilers - e quero que você leia e se surpreenda como eu. Acho que pela sinopse, você não imagina que vá encontrar numa leitura dessas, o que eu encontrei e me emocionou tanto. Eu chorei não só pelos acontecimentos, mas pela forma que a autora escreveu. Ouso dizer que neste livro li algumas das coisas mais tocantes m relação a morte (e a adeus e recomeços) que já li - o que chega a ser irônico porque a protagonista já morreu tanto que nem deveria mais ter mistério! Mas Daisy diz umas coisas bem interessantes sobre o assunto e realmente achei incrível.
Porque quando alguém morre - morre de verdade -, coisas como a sua aparência não importam mais.
Na verdade, o que ninguém nunca me contou é que nada mais importa.
Acho que não preciso dizer, mas recomendo muito a leitura. Por trás de toda a trama de conspiração que envolve o programa e as mortes, fiquei encantada principalmente com a amizade entre Daisy, Audrey e Matt. Romances me deixam comovida, mas histórias de amizade fazem isso em dobro. O final do livro me pareceu um pouco corrido, mas não vejo outra forma de finalização, então eu gostei (embora eu fique pensando que até daria pra fazer uma continuação!). Adorei o enredo, os personagens e os acontecimentos. Cat realmente está na minha lista =^.^= Acho que todos merecem ler e se surpreender com essa trama, então, acho que todos deveriam ler!
De algum modo, sei que vamos nos entender de novo em algum momento, então minha dor é o sussurro baixo de uma separação, e não o grito estridente da partida.

2 comentários:

  1. Estou louca pra ler esse livro.

    http://quererdelivros.blogspot.com.br/

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Eve,
    Nossa, que demais a sua resenha. Gostei demais! Quero muito me surpreender com esse livro também.
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?