Eu Li: A Escolha (The One)

A Escolha é o último livro da querida trilogia A Seleção, da Kiera Cass, lançado pela Editora Seguinte. Admito que eu demorei um pouco pra engrenar a leitura, mas fiz isso porque acho que não estrava preparada para o final (fins de séries são sempre emocionantes e embora eu goste de finalizar, fico com aquela sensação de que acabou para sempre). Mas não podia mais protelar e apesar de ter lido muita coisa na época do lançamento, fui bem surpreendida por alguns rumos da história. A resenha está sem spoilers, então leiam sem moderação!

O livro começa logo após o final de A Elite e quem leu o anterior, sabe que America esta cheia de planos máléficos para conquistar de vez o príncipe Maxon. Mas obviamente que temos toda uma história para concluir e a conquista não é o único ponto em questão. Maxon ainda está cozinhando as 4 remanescentes em banho-maria e isso deixa America cada vez mais insegura. Junto com isso, ainda há os problemas relacionados ao país, ao sogro rei tirano e a Aspen, que continua rondando a vida de nossa indecisa protagonista. 

Esse livro foi muito emocionante e assim como no anterior, me fez chorar em diversos momentos - acho que ando numa fase de hipersensibilidade, mas esse livro realmente tem partes pra fazer chorar! Acho que apesar da indecisão, America parece bem mais segura em relação ao que quer neste livro. Em compensação, novamente Maxon me fez duvidar um pouco de seu amor por America. Sei que tudo é um reality show, mas ele as vezes parecia mais inseguro do que ela, e não gosto dessa coisa de uma pessoa como plano B para o caso da pessoa que você realmente quer não esteja disposta a se envolver. Mas como eu sempre digo, acho que isso iguala as coisas entre os dois porque tanto ela quanto ele tem essa besteira de manter outras opções por perto!

Uma das coisas mais legais deste livro, além do romance, foi a evolução do companheirismo entre as garotas. Como só restaram quatro, a gente vê mais interação entre elas e eu adorei conhecer um lado da Celeste que ainda não tinha sido mostrado. Gostei muito do modo que a autora desenvolveu isso e incrivelmente, acabei gostando mais da personagem do que achei que seria possível. Também gostei de como a autora trabalhou a questão da distopia.
— Você não consegue planejar uma guerra, não sabe cozinhar e se recusa a escrever cartas de amor... - provoquei.
Muita gente critica essa série por ela ser chamada de distópica mas ter um fundo de romance que se sobressai muito mais do que a questão social do enredo na verdade, nunca achei isso um problema porque sempre vi a série como um romance com fundo distópico (não o contrário) e nunca esperei muito desenvolvimento dessa parte - tanto que as partes de ação, sempre são o plano de fundo de algo para desenvolver a relação entre os protagonistas. E apesar de ter muito #mimimi acredito que o relacionamento Maxmérica foi bem desenvolvido... Não concordo com algumas coisas que eles fizeram, mas acho que dentro do contexto do livro, fazem muito sentido.
 Vamos ser claros: ninguém concorda com você.
— Vamos ser claros: eu não ligo.
adoro quando eles batem de frente!
Acho que pra quem gosta dessa parte da ação, esse livro ficou bom porque tem momentos bem tensos relacionados a isso, mas também digo que ler esse livro (ou a série) esperando muito dessa questão não é o ideal.... Eu adorei o livro! Acho que foi um ótimo final de série e apesar de não ter curtido alguns acontecimentos - por achar cruel e/ou desnecessário - não consigo pensar em uma forma melhor de finalizá-la.
— America, sua cabeça está cheia de más ideias. Ótimas intenções, péssimas ideias. - ela comentou, compreensiva.
Se você ainda não leu, faça isso assim que possível! O final em si nem me surpreendeu tanto - acho que a maioria já esperava por ele - mas os acontecimentos durante o enredo são bem emocionantes e valem a leitura! Mal posso esperar pelo próximo trabalho da Kiera, porque realmente gosto de como a autora escreve.

4 comentários:

  1. Eve! Ainda não tinha visto o layout novo! Adorei as alterações!

    Até hoje só li "A Seleção" e achei... Ok. Não morri de amores, pelo menos não pelo primeiro livro. Tenho vontade de ler os outros dois pra saber como acaba, mas não é prioridade agora. Mas espero lê-los um dia, rs. Que bom que apesar de algumas ressalvas você curtiu o final! E eu vejo todo mundo 'torcendo' pelo Max, mas no primeiro livro eu tendia a gostar mais do Aspen! Mas pelo pessoal ter gostado do final já imagino com quem ela terminou! :{ rs. Ou talvez não né, não li nem o segundo e já acho que sei o final.
    Enfim, pesamentos aleatórios. :P Espero concluir a série/trilogia um dia!

    Beijão e boas leituras.
    Amanda,
    Lendo & Comentando.

    ResponderExcluir
  2. Para começar, vamos aos quotes da resenha... Por que, sim, sempre que eu leio uma resenha sua eu preciso fazer quotes! E acho que a parte que vou comentar envolve spoilers diretos de ''A Elite'', então PARE de ler este meu comentário. Tô avisando desde já que tem spoilers. Se leu é por que é curioso, então a culpa não é minha! LOL

    ''(...) Maxon me fez duvidar um pouco de seu amor por America. Sei que tudo é um reality show, mas ele as vezes parecia mais inseguro do que ela, e não gosto dessa coisa de uma pessoa como plano B para o caso da pessoa que você realmente quer não esteja disposta a se envolver.''

    Sério, eu fiquei com ÓDIO deste comportamento dele. Pois, sim a America é indecisa também. Mas desde o começo ele parece nutrir fortes sentimentos por ela, aí por uma C*GADA MONUMENTAL que as leis do país obrigam ele fazer, (e que ele tenta remediar mas, hey, vou passar de ruim, e esperar que a Meri entenda), ele se aproveita do afastamento MAIS DO QUE COMPREENSIVO dela para piriguetar com a desculpa de ''preciso de 2ª opções''. SÉRIO, BITCH?! Sério mesmo? Se você gostasse REALMENTE dela, de verdade, do fundo do seu coração, teria contado logo tudo de uma vez. Teria tentado recuperar a confiança dela no segundo seguinte. Mas para quê, né? Vamos cair na gandaia, já que tem um monte de garota afim de mim mesmo. Sério, que ódio... Fico p#to com ele só de lembrar. É.

    Por isso preciso me focar em ''A Escolha''. E me lembrar que eu ''perdoei'' ele; Entre aspas. Enfim.

    ''A Escolha'' foi um livro que me surpreendeu, pois seguiu um caminho que eu não esperava. E o mais engraçado é que, agora, eu não consigo visualizar outro final. Ele teve seus altos e baixos, mas leitura foi constante e me prendeu até o final. Tanto é que comecei ele na terça que lançou, às 13 da tarde, e terminei ele na quarta, às 11 da manhã. Menos de 24 horas. E isto inclui algumas horas de sono, ou seja, na verdade foram menos 12 horas.
    .
    Ok, o primeiro terço dele para mim não foi tão impressionante. Não parecia ter o ritmo de um ''livro final''. Mas, quando entramos na segunda parte, as coisas começaram a mudar. E a montanha russa emocional acelerou com força. Aos 85% do livro, acontece algo que achei que tiraria o encanto do livro. Eu realmente não queria acreditar que a Kiera Cass iria terminar o livro de uma forma tão morna quanto o momento dava a entender - por que, depois de tanta coisa que a America aprontou, o Maxon pirar por causa DAQUILO (quando ela já pegou ele de forma muito mais flagrante), a minha vontade era de dar um soco na cara dele. Mas chega os 90% e... BANG! A Kiera deu um tapa na minha cara. COM FORÇA.

    Enfim, não tive como dar outra nota além de 5 estrelas. Tiveram coisas desnecessárias, tiveram momentos desnecessários, mas foi o livro que me conquistou e que amei. Ponto final.

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo... eu tb fiquei com mt raivinha do Max no livro anterior mas nesse eu vi que ele estava melhorando embora ainda tivesse com a palhacada do plano B... Tb achei que o drana q ele fez com a descoberta foi bem sem sentido, mas Thanks to God (and Kiera) as coisas seguiram o rumo CERTO.
      Fiquei com pena do rumo de alguns personagens mas de modo geral gostei de como tudo foi conduzido e adorei a trilogia!

      Excluir
  3. Oi Eve,

    Amei a resenha! Eu li os dois primeiros livros e agora estou lendo os contos para depois finalizar a série. Espero gostar de "A Escolha" tanto quanto gostei dos outros. Gosto bastante da premissa dessa série que juntou distopia com reality show de maneira única.
    Ah, eu ainda não te parabenizei pelo novo layout do blog, ficou lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?