Eu Li: Um Caso Perdido (Hopeless) + Promoção

Eu fiquei louca para ler Hopeless assim que soube que a Galera iria lançar. O livro é da mesma autora de Métrica e apesar deste estar na minha fila e eu ainda não ter lido, só ouço coisas boas a respeito. Acabei conhecendo o trabalho da Colleen Hoover por uma novela que ela tem na Amazon, que vem a ser uma especie de continuação deste livro (mas quando eu li nem sabia...), Finding Cinderella, que é com outros personagens centrais, mas também mostra Holder e Sky. Alias, achei este livro lindo e adorei a escrita da autora! Finalmente a Galera lançou Hopeless e eu recebi para ler e resenhar. E foi o que fiz, aproveitando o recesso. Eu já tinha altas expectativas em relação a essa história porque meus amigos que leram e falam dele, só dizem maravilhas. É ótimo ler e comprovar que o que falam é verdade, e não se frustar por esperar demais.

Um Caso Perdido é narrado por Sky. Ela tem 17 anos e está prestes a estudar uma escola-de-verdade pela primeira vez na vida. Sky foi educada pela mãe adotiva, em casa e após muita insistência, conseguiu convencê-la a deixa-la fazer o ultimo ano num colégio. A mãe de Sky é um pouco exótica e não aceita aparelhos eletrônicos de comunicação. Elas não tem televisão, ou computador nem celular! Apesar disso, Sky tem uma ótima relação com a mãe. Ela tem uma melhor amiga que é sua vizinha, Six, e as duas vivem 'invadindo' a casa uma da outra - afinal, pelo menos na casa de Six ela pode ver filmes e usar a internet!
Na nossa casa é tudo sem açúcar, sem carboidrato e sem sabor, graças ao estilo vegano e não convencional de Karen.
Só que Sky tem uma surpresa quando Six avisa que irá fazer um semestre de intercambio na Itália e ela vai realizar o grande sonho de ir para a escola sem a melhor amiga. Mas Sky não fica se lamentando e continua firme na ideia de estudar junto com outras pessoas, ainda mais porque isso a dará créditos para se candidatar a universidade que quer.
Six jamais gostou de acordar cedo e, pelo jeito, também não fica muito alegre de tarde. Pra ser bem sincera, também não fica muito contente durante a noite. Se tivesse de adivinhar em qual horário Six fica mais agradável, eu diria que é quando está dormindo. Vai ver é por isso que ela odeia tanto acordar.
#aquele_momento_de_identificação_com_Six
A primeira impressão que a gente tem de Sky é que ela é uma garota um pouco devassa. Apesar de se manter virgem, ela e Six costumam sair com os garotos e deixá-los se divertir um pouco e isso acaba fazendo com que ela tenham uma fama de fácil. Apesar desse lado quero-aproveitar-a-vida, Sky também tem pontos com que me identifiquei, como por exemplo, ela adora ler - mas vejam, ela não tem tv nem internet, logo, ela PRECISAVA mesmo ser uma leitora voraz! Além de ler muito, Sky também é adepta da corrida - e eu acho isso muito legal e saudável, apesar de não praticar.
Cheguei a acreditar que as pessoas só se comportavam assim nos livros, mas estou testemunhando em primeira mão que gente idiota existe de verdade.
Logo no inicio das aulas, Sky percebe que a escola não é aquela maravilha que ela pensava e descobre que o ensino médio pode ser SIM como o que lemos nos livros - um verdadeiro inferno astral. As meninas da escola a tratam mal e devido a fama de Six, ela acaba incluída no pacote. Por sorte, ela acaba fazendo um grande amigo logo no primeiro dia, e esse amigo, Breckin é provavelmente meu personagem favorito, embora, incrivelmente, eu goste de todos os personagem deste livro! Eles todos são tão cheios de camadas, tão reais, tão envolventes.
— Você gosta de ler? - pergunto, apontando para o livro que aparece no topo de sua mochila. Não é um livro didático. É um livro-livro. Algo que eu pensava que essa geração de monstros da internet desconhecia. [...] — É de que gênero? E, por favor, não diga ficção cientifica.
[...]
— Que importância tem o gênero, se o livro é bom? - pergunta ele.
Olha como Breckin é fantástico. Eu amo livros-livros.
Por um destes acasos da vida (que vejo muito nos livros e nunca na minha vida), Sky acaba conhecendo Holder, um cara com um passado problemático na escola e que havia passado o ano anterior morando em outro lugar. Os dois acabam se aproximando por uma série de coincidências da vida e descobrem que tem mais em comum do que esperavam. Adoro que eles tem umas interações bem legais no inicio e é incrível como eles tem química! Com o envolvimento, eles acabam descobrindo mais sobre si mesmos, sobre como encarar as descobertas do presente, os fantasmas do passado e os desafios do futuro.

Eu separo o livro em duas partes. A primeira parte é bem divertida e é quando conhecemos a vida de Sky, suas amizades e também quando ela começa a se envolver com Holder. Eles começam de forma improvável, mas rapidamente se envolvem, de uma forma muito fofa e intensa. Foi uma parte do livro que curti muito. Nós notamos que eles tem alguns segredos, mas isso é apenas um vislumbre do que está por vir.  A segunda parte é a que eu considero mais dramática e profunda, quando vamos descobrindo que segredos são esses, que afetam a vida de ambos, de maneiras únicas. Acho que a autora trabalhou muito bem as questões pessoais dos protagonistas. Embora eu não concorde com todas as atitudes em alguns momentos, achei que eles foram bem fieis a personalidade que mostraram. Toda a narrativa é envolvente e prende o leitor à trama - eu quase não parei de ler. Tão boa que a gente nem nota as páginas passarem.

Assim que juntei as pistas e descobri sobre o que se tratava, dei um grito de terror. E então chorei. Mas muito mesmo. É um assunto bem complexo e ainda assim, foi tratado de uma forma direta e ao mesmo tempo, sensível por parte da autora. Por conhecermos tudo pela visão de Sky, me senti bem próxima ao que ela viveu e isso torna tudo mais intenso. 

Li o livro sem ter a menor ideia sobre do que se tratava o enredo e fui muito surpreendida pela torrente de emoções que senti. Eu só consigo escrever sobre como este livro é especial e o quanto eu desejo que mais gente o leia e conheça essa história. É realmente linda, emocionante, desafiadora, surpreendente além de nos mostrar uma realidade triste, mas que muitas pessoas passam e a leitura também nos dar a esperança de que as coisas podem melhorar, não importa o quanto a vida já tenha nos feito sofrer.

Recomendo mesmo a leitura e estou super ansiosa para ler o livro dois, que é narrado pelo Holder e conta vida dele antes e também as coisas que passou com Sky. A Galera Record irá lança-lo, assim como Finding Cinderela.

Sorteio

Para que você conheça essa história, em parceria com a Galera Record, estarei sorteando um exemplar do livro! Participe muito e garanta suas chances!!

8 comentários:

  1. Oi,

    Meu Deus, quanto tempo! =)
    Alias quando você mudou o layout?
    rs
    Tá lindão!
    =O

    Evy, eu ainda não li esse livro e não tenho. Quem sabe não cometa uma loucura e traga ele da bienal! Hahahah
    Mas só de você gostar bastante eu também já fico mais na esperança. Porque normalmente temos um gosto parecido!
    =)

    Mil beijos
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  2. Olá Eve,
    Quando você anunciou a resenha desse livro no twitter eu não aguentei! Tinha que vir aqui comentar.
    Sua resenha ficou perfeita! Esse livro deve ser lindo e eu (apesar de ter lido a resenha) nem imagino o tipo de surpresa que ele trará. O que é ótimo, significa que você foi tão competente em seus escritos que não deixou escapar nenhum spoilerzinho rsrsrs
    Parabéns pela linda resenha e espero conhecer em breve a história da Sky, gostei do fato dela ser uma leitora voraz mesmo nas circunstâncias citadas por você na resenha. É bom ter algo em comum com os personagens ás vezes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho métrica, mas nunca li, sempre falam bem dos livros dessa autora mas como sempre é comentado e faz muito sucesso eu quero ler achei irônico o nome do livro e os personagens problemáticos.

    ResponderExcluir
  5. Amei Métrica dessa autora, esse livro parece ser ótimo, estou bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir
  6. Evellyn, eu tenho muita curiosidade para ler o ''Um Caso Perdido'', até já coloquei ele no meu Cassel, mas não é por culpa de Métrica... Quero dizer, eu até ''gostei'' do livro, mas não achei ele tão WOW assim para merecer tanto barulho. É meio ''just ok''. Mas o problema é que ele tem uma continuação completamente desnecessária - o Point of Retriet - aí peguei raivinha completa da série.

    Mas em compensação, este já sai na frente, pois a protagonista não parece ser ''puritana'' como a de ''Métrica'' (o que foi uma das coisas que me irritaram no livro, pois simplesmente não parecia que os personagens eram reais - e, sim que eram uma ''idealização'' de como adolescentes deveriam ser).

    Mas a escrita da Collen realmente é envolvente, então eu quero ler ele de peito aberto, como se fosse a minha primeira experiência com ela - esquecendo o passado amargo que tive com Métrica (nem tanto ele, mas sim o Pausa, que para mim foi o cúmulo do desnecessário). E quero ler o Finding Cinderella também - que já está no Cassel Too. E o ''Maybe, Someday'' que também já está no meu Kindle. Enfim, só preciso de um pouco mais de tempo para ler tudo que eu quero. LOL

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  7. Eu já estava super interessada para ler esse livro, depois da sua resenha então fiquei meeega louca por ele.
    Eu ainda não li nada da Colleen, porque os livros dela Métrica e Pausa (são os únicos que conheço) não despertaram minha curiosidade, mesmo lendo resenhas bem positivas sobre eles, bem diferente desse que só posso dizer uau que livro é esse!
    Necessito muito dele na minha vida e na minha estante.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  8. Faz tempo que eu estou desejando ler esse livro, conheci a Colleen através de Métrica e Pausa e adorei.
    A narrativa dela consegue conquistar, e quero descobrir qual é esse mistério, sei que será pesado que vai me deixar paralisada, mas ela vai conseguir fazer com que a superação seja ótima.
    Tenho certeza que não vou largar a leitura, adoro quando os livros não nos dão descanso!

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?