Eu Li: Mentirosos (We Were Liars)

Recebi Mentirosos da Seguinte para resenhar. Eu ainda não havia lido nada da E. Lockhart, mas devido a tantos comentários positivos que ouvi sobre O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks eu realmente não esperava nada menos do que ótimo para definir este novo livro. E vou contar: posso usar SENSACIONAL feat FANTÁSTICO pra fazer essa definição sem exagerar. Mentirosos tem uma trama que vai fazer você devorar o livro e ficar completamente maravilhado com os acontecimentos e descobertas.

Na família Sinclair todos são lindos, ricos, bem sucedidos, inteligentes e felizes - ou ao menos é essa a fachada que eles mantém para o resto da sociedade. Como toda a família, eles também vivem seus próprios dramas internos, sempre embrulhados em dourado com uma fita vermelha. O livro é narrado por Cadence Sinclair, a neta mais velha de Harris Sinclair, o patriarca da família. Todo verão a família Sinclair se reúne em uma ilha particular onde Harris e a esposa tem uma grande casa e construíram casas para cada uma das três filhas e suas respectivas famílias. Cadence e os primos Mirren e Johnny, e Gat - o amigo de Johnny - todos com a mesma idade, passam todos os verões juntos desde crianças e foram apelidados de Mentirosos pela família. O livro começa com Cady nos contando sobre a família e a dinâmica deles durante os verões.
Bem-vindo, mais uma vez, à bela família Sinclair. [...]
Acreditamos, embora não digamos de maneira tão explícita, em remédios controlados e drinques antes do jantar.
Não discutimos nossos problemas em restaurantes. Não acreditamos em demostrações públicas de angustia. [...]
...e essa é só uma das facetas da família Sinclair.
A vida de Cadence seria perfeita se ela não sofresse com fortes dores de cabeça e precisasse tomar muitos remédios depois que algo misterioso aconteceu na ilha no verão em que ela completaria 15 anos e além de ter perdido parte da memória devido ao trauma do que aconteceu, ela não se conforma com o modo como todos parecem condescendentes com dela desde o acontecido. O que pode ter lhe ocorrido de tão ruim para ela ter perdido a memoria e todos agissem como se ela não pudesse suportar a verdade? Dois anos depois, Cadence volta a ilha com a mãe para mais um verão e como ninguém parece querer contar nada pra ela - nem os próprios primos mais próximos, os mentirosos - ela decide que vai anotar tudo o que conseguir para reconstruir a parte perdida do verão e lembrar do que aconteceu.

Cadence é o tipo de protagonista jovem e feminina que muito me agrada. Obviamente, ela não lembra de muita coisa que aconteceu, mas gosto de como ela narra sem parecer vitimizada - embora o tempo todo a gente tenha a sensação de algo de muito ruim aconteceu a ela. A autora também acertou porque apesar do grande mistério que envolve toda a trama, não fica aquela coisa arrastada e irritante. Achei a dinâmica familiar outro ponto forte da trama. Desde o principio a gente percebe que aquela família é cheia de problemas, mas é no desenvolver do livro que vamos notando pequenas coisas que acabam se fazendo importantes pro cenário final.

Eu também adorei os Mentirosos! Entre os quatro, Johnny é meu favorito porque ele é estalo, iniciativa e sarcasmo (sic). Adoro o estilo sarcástico-divertido dele e eu sempre curto personagens assim! Mirren também é uma boa prima, apesar de escusa. E Gat é com certeza bem interessante porque ele não é só o forasteiro (sabe, ele tem uma aura The O.C), ele é inteligente e complicado - e além disso é o objeto de afeição de Cady e acho que já deixei claro como adoro um bad romance.
— Estou fazendo tudo errado - ele diz. — O que me diria se eu pedisse para começar de novo?
— Minha nossa, Gat.
— O quê?
Peça de uma vez. Não pergunte o que eu diria se você pedisse.
A narrativa do livro é uma delicia, comecei a ler numa manhã de domingo e tudo fluía com tanta naturalidade e a trama é tão instigante que eu quase não parei de ler até descobrir a verdade! Vocês sabem como sou devagar e fiquei surpresa por ter lido tudo em algumas horas (mesmo sendo um livro pequeno). Dou todos os créditos a forma que a autora moldou a trama, que além de ser bem escrita nos faz ter esse anseio de saber mais e mais sobre os Sinclair - e os mentirosos.

Eu poderia escrever muito mais sobre o livro, mas esse é o tipo de enredo que quanto menos você souber, melhor serão suas reações! Fiquei muito empolgada em ir montando o quebra-cabeças (junto com a cabeça quebrada de Cadence - sorry, não pude deixar passar esse trocadilho ruim). No mais, a editora seguinte fez um ótimo trabalho com tradução e desenvolvimento do livro. Quem tiver lido e quiser conhecer a comunidade de leitores, vem neste site conspirar!

A dica é: Se você estiver numa livraria e se deparar com Mentirosos, não se engane apenas pela capa prateada e o título. Compre o livre, dê de presente, leia - e então me mande mensagens pra gente conversar sobre a trama. Quero muito que todos leiam para conversar comigo sobre ele! Se você já leu, me diz nos comentários ou no Twitter o que achou!

4 comentários:

  1. Oi Eve,
    Realmente, quanto menos você coloca na resenha, mais interessante a história se torna. Li Mentirosos em janeiro de 2015, foi o meu primeiro do ano e não me arrependi, uau! A família Sinclair é cheia de segredos e esse acidente da Candece, OMG...nem em meus mais delirantes sonhos poderia imaginar...Amei o livro, os personagens e especialmente o enredo. E. Lockhart ganhou uma fã para o resto da vida! <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha me deixou louca pra ler esse livro, adoro livros com mistérios e que a gente não consegue largar, vou por na minha lista!

    ResponderExcluir
  3. Oi Eve :)
    Eu quero muitooo ler esse livro. Embora não se enquadre nos meus géneros favoritos, toda a gente fala sobre ele e por isso estou muito curiosa memso,
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Oi guria, quanto tempo não passo por aqui, né?!
    O fato é que ontem eu e o Henri estávamos conversando sobre o livro (ele começou a ler e eu pretendo na próxima semana) e estou morrendo de medo com o que pode acontecer com essa leitura. Assim como para você, minhas expectativas são altíssimas, mesmo não tendo gostado tanto assim do outro livro dela (apesar de criativo). Mas a curiosidade é tanto que preciso ler para tirar minhas próprias conclusões. A resenha me deixou intrigada porque eu não lembrava de ter lido em outro blog (ou eventualmente nos vídeos que assisti) sobre o trauma e a perda de memória. Isso, sem dúvida, me deixou animada. Espero gostar!

    Beijão Eve!
    =*

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?