Eu Li: A Vingança dos Sete (The Revenge of Seven)

Os Legados de Lorien é foi uma  série que comecei a ler apostando na fé - e no filme que tinha o Alex Pettyfer -qqq. Gostei do primeiro livro, mas confesso que não depositava grandes expectativas no enredo, uma vez que tudo envolve extraterrestres com superpoderes e a Terra em risco de invasão por alienígenas malvadões. A parte boa da minha falta de expectativa foi que pude vê-la crescer com o evoluir da série e hoje, a cada livro que leio, posso dizer que gosto ainda mais dela. A Vingança dos Sete é o quinto volume da série (a previsão, por enquanto, são de sete livros). A resenha tem leves spoilers dos livros anteriores. Para quem não leu as resenhas anteriores, os links abaixo irão te situar:


Recebi o livro da parceria com a Intrínseca e comecei a leitura com muita calma, uma vez que quase sempre começo sem lembrar exatamente o que aconteceu no anterior - e isso me deixa meio desorientada e demora um tempo até que eu me situe. Me absolvam, faz mais de UM ano que li o anterior! Por sorte, não demora até que a gente entenda o que está acontecendo e entre de cabeça na trama.

Dessa vez, temos as narrativas variando entre John (4), Seis e Ella (10). Só isso já me deixou surpresa pois eu realmente esperava que num livro que leva o nome de Sete fossemos ter uma narrativa com o ponto de vista dela, mas pelo visto, Pittacus resolveu ousar e fazer tudo diferente - como sempre.

Depois dos acontecimentos do livro anterior, sabemos que a Garde está em perigo (as always) e eles precisam mais do que nunca unir forças para acabar com Setrákus Ra e impedi-lo de continuar com seus planos maléficos de invadir a Terra e dominar tudo por aqui. O problema está no fato de que eles foram traídos e  isso acabou fazendo-os perder um pouco o senso de direção. Agora, além de lidar com os acontecimentos recentes (traições, sequestros, invasão, guerra), eles precisam de um milagre pra ajudá-los a salvar o planeta.

Acho que os autores são bem espertos ao escolher os pontos de vista porque geralmente os que narram são aqueles que partirão em missões separadamente e isso nos faz acompanhar várias coisas ao-mesmo-tempo. Gostei da conhecer um pouco mais sobre a Ella, porque entre os membros da Garde, nunca tive muito interesse. Mas a grande questão é que Ella é uma personagem fundamental na atual situação e é realmente incrível algumas descobertas que fazemos nesse livro.
— A raiva é último refúgio do ignorante.
#sabedoriaMog
A Vingança dos Sete tem uma trama bem movimentada e instigante. Depois que peguei o ritmo, quase não tinha vontade de parar porque a mudança de pontos de vista e as coisas que estão acontecendo são realmente interessantes e a gente só quer saber onde iremos chegar com tudo aquilo. É muito bom acompanhá-los agora que eles tem um propósito e já estão bem familiarizados uns com os outros. Esse livro também trás algumas revelações sobre os poderes da Garde e o motivo de Strákus Ra liderar os mogs e ser tão adorado por eles. Existe algo de conspiracional neste livro que tornam as coisas bem interessantes. Na verdade, algumas descobertas me plantaram uma semente de desconfiança sobre as verdadeiras intenções de Lorien em toda essa confusão intergaláctica.
 Segundo as histórias do Grande Livro, nosso povo estava quase extinto antes da chegada do suposto Adorado Líder. Os nascidos artificialmente e a pesquisa genética de Setrákus Ra salvaram nossa espécie. - Adam faz uma pausa, e um sorriso de escárnio se forma enquanto ele reflete sobre o que acabou de dizer. — Mas foi Setrákus Ra que escreveu o Grande Livro, então quem sabe?
Outro ponto positivo é que nesse livro não existe muito tempo para romance e realmente a ação prevalece. Desculpem, mas não tenho muita paciência para o casal 4 e Sarah! Também fiquei feliz porque um certo personagem reapareceu pra ajudar e isso me deixou bem feliz. Apesar de grande parte das coisas estarem dando errado, pelo menos vez ou outra aparece alguém com boas intenções aparentemente.

Esse livro termina de uma forma bem COMOASSIM, Caleb? e eu juro que tive até que reler os últimos parágrafos pra ver se eu não tinha deixado passar algo porque o que acontece é realmente whadafãca. Fico me perguntando porquê me fazer sofrer assim! Não é justo, até porque nem sei quando o próximo volume sairá e terei que passar mais um ano tentando descobrir como, onde e porquê.

Como comentário final, não posso deixar de citar novamente o problema com as traduções dos títulos. Claro que no 5º livro da série, parece meio redundante reclamar disso, até porque não há mais o que fazer, mas essas traduções acabaram virando uma bola de neve! Por outro lado, juro que não entendi o motivo do título focado na Sete, sendo que não achei que ela teve algum papel de destaque em nenhum tipo de vingança. Na verdade, apesar de ser um livro com muita ação não achei que existe o fator 'vingança' tão explicito assim - principalmente vindo da Sete, então realmente não entendi a escolha do título. Certo que os autores queriam usar um número em cada volume, mas precisava escolher vingança? Eu vi uma guerra iminente, mas vingança não. Não mesmo.

Um comentário:

  1. Eu ainda não li esse livro. Atualmente estou lendo A queda dos cinco, mas pela sua resenha, está dando que foi muito legal a leitura e estou super curiosa sobre ele. Espero ter em mãos em breve para dar continuidade a série.

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?