Jojohood


E chegamos ao último dia da nossa #SemanaJojoMoyes e hoje é dia de falar sobre como os livros de Jojo impactaram nossas vidas (nossa, ficou forte essa), qual lição aprendemos com ele, o que de bom eles acrescentaram a nossa vivência, esse tipo de coisa que sempre esperamos que um livro faça - pelo menos EU sempre espero. Gosto de ler (e isso pra qualquer livro) e realmente tirar um aprendizado da leitura, poder dizer que algo naquele livro, naquelas 100, 200, 500 páginas que mudou, acrescentou algo em mim. Por mais simples que seja, sempre gosto de tirar algo da leitura, e eu sempre consigo encontrar isso (porque é o que eu busco, então eu acabo encontrando, invariavelmente).

Como já li 5 livros da Jojo e conheci essa autora lá em 2012, vocês podem achar que eu não me lembraria como me senti com cada leitura, mas como acho que deixei claro em alguns post durante essa semana, eu realmente gosto do que leio da Jojo e cada livro me trouxe um aprendizado - e alguns até, li em momentos tão específicos da minha vida que a identificação que criei com algumas situações/trechos/pensamentos das personagens foi tão grande que me surpreenderam muito e isso fez com que a lição fosse ainda maior.

O que li, A Última Carta de Amor, me tocou de uma forma tão intensa que ele foi meu melhor livro do ano e até hoje é um dos meus livros favoritos da vida ♥. Além disso, me surpreendeu muito me sentir tão envolvida com um livro narrado em 3ª pessoa e também por ter a parte do passado, lá nos anos 60 - e ler sobre períodos em que eu não estava viva e não tenho ideia do contexto histórico e de vida da época sempre me deixava apreensiva! Mas acho que esse foi um dos pontos que fez eu me apaixonar pela escrita de Jojo, eu não senti nada disso sabe? Coisas que sempre me pareceram incômodas, lendo o livro dela foram flúidas, natural. Além disso, a história do livro é muito bonita e me deixou muito emocionada.

O foi o famigerado, o queridinho, Como Eu Era Antes de Você! Foi uma trama que li por ter gostado da escritora e na época, apesar de estar bombando lá fora, ele ainda nem era esse sucesso todo que vem fazendo - o filme ajudou bastante na visibilidade. Esse livro me surpreendeu por ser uma trama tão diferente de tudo que eu já havia lido! Eu nem sabia a sinopse e quando comecei a ler e vi que o livro era sobre um cara tetraplégico e uma moça de 26 anos sem expectativas eu fiquei surpresa. Esse livro me fez chorar tanto... Não por ele ter um final inimaginável, mas porque toda a trama é contada com tanta delicadeza e no fim fica algo tão especial que só chorando pra acomodar tudo dentro da gente! Além disso, sempre me identifiquei muito com Lou, mas eu nem esperava o que me aconteceria....

Minha leitura de Jojo foi com meu amado A Garota que Você Deixou para Trás! Eu já falei tanto dele durante essa semana que você deve estar cansado, mas eu realmente amei muito essa leitura e ela marcou minha vida! Dessa vez eu estava cheia de expectativas porque já sabia do que Jojo era capaz! E ela fez o que? Me emocionou e surpreendeu novamente! Esse livro tem uma trama muito diferente, novamente com uma parte se passando nos tempos atuais e outra no passado e com essas duas tramas se conjurando (quis usar essa palavra pra soar mais dramático, sim!) de uma maneira que eu me emocionei e gostei demais! As personagens, o desenvolvimento, a conclusão... É tudo tão único que eu vou só repetir: LEIA!

O livro foi Um Mais Um, que era o livro mais recende de Jojo na época. Esse livro tem uma trama muito bonitinha, muito familia, e isso é uma das coisas mais cativantes sobre ele! Dos livros que eu havia lido de Jojo até o momento esse eu considerava o sopro de frescor - embora ele tenha algo de emocionante em algumas partes. Esse livro também narra a trama sob a perspectiva de 4 persoangens (embora seja em 3ª pessoa) e isso enriquece muito a leitura porque são personalidades muito diferentes emprestando sua visão ao enredo. O que mais gosto nele é essa questão de ele ser sobre uma família (embora não tradicional) e como a mãe (Jess) é uma mulher tão forte e esperançosa! Esse livro eu recomendo quando você precisa de algo que te faça ter esperança de que as coisas podem melhorar - se você ajudar.

Por último, meu livro de Jojo foi o mais novo e também mais inesperado (e aguardado, pode isso?), Depois de Você. Esse era um livro aguardado por todos os fãs desde que Jojo o anunciara (enquanto trabalhava no roteiro do filme de Como Eu Era) e o que eu percebi no boom do lançamento é que esse livro é aquele que ou os fãs amam ou odeiam e eu estou no time dos que AMAM, claro! Mas vou dizer mais - e isso é uma ousadia da minha parte, mas é o que sinto - eu gostei ainda mais desse livro do que do seu precedente (sim, o livro com o Will). Li esse livro assim que lançaram este ano e eu estava passando por um período tão complicado da minha vida (internada, doente, triste, deprimida) que enquanto eu lia conseguia me imaginar exatamente no lugar da Lou - embora estivéssemos passando por situações completamente diferentes! Nesse livro eu vi que minha identificação com ela era ainda maior e foi incrível como alguns trechos pareciam ter sido escritos para mim. O que gosto nele é que, apesar do periodo que Lou esta vivendo ser bem complicado, ele consegue trazer uma centelha de esperança (e eu precisava muito disso) de que as coisas podem dar certo mesmo depois de darem muito errado. Esse livro é lindo e eu agradeço muito a Jojo por ter tido a ideia de escrevê-lo - e realmente espero que ela escreva um terceiro livro porque a história de Lou não terminou, só digo isso!

Então isso é um pouquinho do que os livros de Jojo trouxeram para a minha vida e eu realmente espero que vocês possam lê-los algum dia e que eles acrescentem algo a vocês também! Para saber mais sobre o que eu achei (assim que li, rs) os links das resenhas estão abaixo:


Muito obrigada por acompanhar a semana Jojo Moyes aqui no blog e até mais!

P.S.: O post de hoje é baseado naquela série Parenthood e escolhi Jojohood porque esse sufixo [hood] é usado para criar substantivos com ideia de qualidades comum, período de tempo ou (a que eu mais gosto e por isso escolhi essa série/sufixo) experiências que fazem de algo, único. E livros da Jojo são sempre assim para mim: me proporcionam uma experiencia única!

P.S.2: Hoje é o lançamento de Nada Mais a Perder! Falei sobre ele no post de ontem e tem link para ler um trecho do livro ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?