Lista #3: As Capas Mais Fails

Esse post foi uma ideia em conjunto com o Henri, do Na Minha Estante... Estávamos falando sobre títulos traduzidos de livros totalmente fails e ele inventou de fazer o post sobre Titulos e eu fiquei de fazer o sobre versões de Capas. Como Henri é uma pessoa organizada, ele logo preparou tudo e postou, mas eu só consegui fazer o meu agora. Os comentários são em relação as imagens das capas, ok? Nada relacionado a qualidade literária da mesma! Sabe, quando a sinopse atrai, mas você olha a capa e não tem vontade de comorar e ler por conta dela?
Antes de começar, vamos só recapitular que o tema do post é capas FAIL, não necessariamente FEIAS, mas que não combinam ou não são tão legais. Também não estou aqui pra ofender o trabalho de ninguém! São apenas constatações que eu acredito.

Claro que assim que pensei no post essa foi a primeira capa que veio a minha mente! Aí você vai apontar para mim e falar 'Evellyn, não seja uma total bitch! A capa nacional de Hex Hall não é tão feia assim' e eu vou concordar contigo! Não é de todo feia – não depois que você passa um tempo olhando pra ela e consegue aceitá-la. Mas essa capa deixou MUITO a desejar e foi quase indignação geral quando a Galera disse que não usaria a capa original (aqui). E você tem que concordar, que, em comparação a original essa é totalmente fail. A tentativa foi boa.. É uma capa baseada na capa inglesa do livro (aqui), mas eu ainda assim preferia que eles tivessem usado a inglesa – embora ela também não tenha muito a ver (a Sophie não tem 2 amigas que andam assim com ela!). Resenha Aqui.

A Novo Século tem capas lindas, mas as vezes comentem alguns escorregões que me fazem pensar 'Oh céus, por quê?' E foi o que eu pensei quando vi essa capa de Fingindo ter 19 Anos, da minha querida Alyson Nöel. Veja bem, não é que ela seja feia (mas, ok, ela é), mas é uma capa que simplesmente não significa nada! Veja bem, é uma garota que parece tá dançando ou sei lá o que e tem esse fundo branco com uns efeitos meio caleidoscópicos que não sei o que deviam significar... Sei lá, só consigo pensar que essa garota ta numa vibe bem louca, algum tipo de alucinação por uso de drogas... Ah, não acho legal, não entendo... Enfim, acho uma capa genérica e sem graça.


Aí também tem a nossa maravilhosa versão de Karma Club. Sério, eu tinha uma expectativa em relação a essa capa – uma vez que eles não iam usar a original (o que foi triste). E eles mostram isso! Vejam bem, não é que a capa seja feia (só é sem graça), mas essa garota, essa roupa, essa pose, esse tudo, simplesmente não tem NADA a ver com a ideia do livro – e ok, eu nem li, mas eu já li resenhas, booktrailer e afins e isso eu posso dizer! É outra capa que eu achei muito mal pensada... É tipo uma grande falta de consideração com a obra. Mude o nome desse livro pra: Fingindo ter 19 e daria no mesmo! Até entendo que no final tudo que é capa de livro acaba sendo genérica quando se usa banco de imagens, mas eu pelo menos, sempre penso em encontrar uma imagem que tenha algo relacionado com a historia! E se até eu faço isso, aposto que não seria difícil o departamento de design fazer o mesmo #dica

Na boa, a Novo Século anda tão problemática na questão de capas (e eles raramente usam as capas originais) que já estou começando uma prece para que eles não inventem de mudar a capa de The Ghost and the Goth – aê editora, bora liberar uma graninha pra conseguir os direitos da capa original?

Muita gente odeia capas tie-in (versão filme), mas eu não sou uma dessas pessoas. Na verdade, vejam o caso da primeira capa nacional de Precisamos Falar Sobre o Kevin a coisa é tão bizarrinha que temos que agradecer a nova edição com capa de filme! Eu entendo que o livro fala de uma 'criança-problema' e essa capa pode até ter alguma relação com a historia (ué, uma criança com cabeça de lobo.. se você pensar no lobo como uma criatura do mal, pode até fazer algum sentido, de alguma forma), mas essa capa não é estranha? Do tipo que se você olha na livraria fica com medo de ler por isso?  Então essa é uma capa fail, não por não ser relacionada a historia (até porque não li) e sim porque é um tanto quanto estranha e você fica com medo de se aventurar na leitura do livro! De todo modo, acho que um livro com capa de filme - de maneira geral - se torna mais atrativo até para aqueles que não estão acostumados a ler e ficam sabendo do livro porque o filme lançou. Chama atenção pra obra por relacioná-la ao cinema ;)

E vocês quais capas nacionais vocês acham bem FAILS e que as editoras podiam ter dado uma melhorada?

34 comentários:

  1. Eu concordo contigo em todas, menos na capa do livro "Precisamos Falar Sobre o Kevin". Acho que a capa perfeita pra história (ao menos pelo o que eu li na sinopse). Esse guri aí me assusta pra caramba rs

    ResponderExcluir
  2. Capas bem fails mesmo UASHAUHS Essa de Hex Hall eu acho ridícula, acho mesmo, tenho vergonha de falar não UAHSUAHSUS Eles bem que podiam ter mantido a original, mas né? Vai entender. Essa do Kevin é tensa, eu morro de medo dessa capa. Ainda bem que a Intrínseca lançou agora com a capa do filme, melhor assim UASHAUSHAUHSUA

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  3. Sou que nem você adoro capas tie-in, mas só quando elas são melhores que a original, como a de Um Dia por exemplo, acho a capa original tão sem gracinha... E realmente tem umas capas que são tão nada a ver com o livro, como essa de Karma Club mesmo, eu ignorei o livro de primeira só por causa dela, após algumas resenhas foi que eu fui dar algum crédito ao livro.

    Rafa

    entretendoelendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Evelly eu concordo contigo que algumas capas deixam , e muito, a desejar. Mas eu particularmente gostei da capa "Precisamos falar sobre o kevin " nacional.
    O filme e o livro em si é uma discordância total, um garoto problemático que se esconde, que não sabe quem ele é ou qual problema ele tem. Instintos animais (pelo menos da forma que eu interpretei) ou qualquer coisa relacionado , mas nada comparado a comportamento humano. Ele era uma ovelha negra contra tudo . Sei lá.
    Agora a comparaçã do Karma club eu concordo , muda o nome e a gente não percebe plenamente.

    Acesse: www.Imaginayre.com.br e leia sobre o filme ' EFEITO BORBOLETA 2 "

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você em todas as capas!! Realmente essa aí de Fingindo ter 19 Anos parece que ela deve ta usando drogas e numa vibe beeem louca mesmo! kkk adorei a ideia!
    Beijos,
    Thamires.

    ResponderExcluir
  6. Evellyn, concordo em alguns pontos com você, mas não acho nenhuma das capas citadas feias. Talvez estranhas ao contexto, como você mesma disso, mas nada além disso.
    E a de "Precisamos Falar Sobre Kevin" nacional tem tudo a ver com a história, além de passar uma imagem meio sombria e série que eu acho per-fei-ta para compor a atmosfera densa dos livros da Shriver.

    Um beijo e bom domingo!
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  7. Como vc disse é sua opinião. Estou de acordo com alguns pontos em outros não.. mas enfim.

    Mas puxa, dessas que vc citou a pior é: Precisamos Falar Sobre o Kevin. Que capa horrivel! Eu olharia esse livro em qualquer site de livraria, ou numa livraria e ele nunca - nunquinha - ia chamar minha atenção. Não iria comprar um livro com uma capa tão feia! kkkkk

    Abraços!
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Quero só ressaltar um ponto. Gosto de livro com as capas originais. Ficaria muito feliz se quando fosse publicados no Brasil as editoras publicassem com as capas originais, mas...
    Também, como vc, não tenho nada contra as capas de livros das adaptação cinematográficas. Acho bem legais!

    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Eve!
    Eu gosto da capa de Hex Hall, mas se levar em consideração a capa original realmente não tem graça nenhuma. Fico pensando como será a do segundo livro!
    A de Fingindo ter 19 anos é mesmo MUITO sem noção, não curti. A de Karma Club tem uma imagem bonita, mas fora do contexto, a original é tão lindinha!
    Eu não gosto de todas as capas tie-in, mas confesso que algumas são realmente mais interessantes que as originais, como a de Um Dia e essa do Precisamos falar sobre Kevin.
    Adorei este post, faça mais vezes!

    Beijocas :)
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  10. Até hoje eu não aceito a capa de hex hall!!! Parece livro infantil gente! E, PASME, eu não sabia que Fingindo ter 19 Anos era da Alyson Noel!!! Achei que era um livro super bobinho e nem sabia que era dela, é claro que pela capa eu achava isso! Já Karma Club eu acho super fofa a capa, sem significado, mas fofa. Apesar de que a americana é bemmm mais linda! E Precisamos Falar Sobre Kevin, essa capa sempre me assustou! Não sei explicar mas tinha medo dela kkk

    ResponderExcluir
  11. Oi Eve!!
    Eu adorei o post, apesar de eu gostar das capas que você colocou!
    Sempre gostei da capa de Hex Hall, mas eu não sabia que a Sophie não tinha duas amigas, então a capa acaba sendo fail mesmo!
    Nunca tinha parado pra pensar na de Fingindo Ter 19 Anos dessa maneira, você tem razão!
    Adoro a capa de Karma Club, mas você tem razão, ela é bem genérica!
    Já a de Precisamos Falar Sobre Kevin eu gosto e prefiro com relação a do filme ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. caaara... a primeira capa de 'precisamos falar sobre o kevin' é tão tensa e estranha que eu chego a gostar! não tenho esse livro e queria comprar, mas se eu não encontrar a capa antiga, não quero!kk

    ResponderExcluir
  13. Oi, Eve!

    Ah, eu gosto muito mais da capa brasileira de Hex Hall que das outras duas. :X Acho ela tão linda! Eu adoro capas onde não aparece o rosto de ninguém, sabe. Por isso, acho que gosto tanto dela. [Acho a capa inglesa medonha. O_O]. "Fingindo ter 19 Anos" e "Karma Club" concordo que as capas são desanimadoras. :~ Mas, o fato de eu não gostar da capa não diminui meu interesse no livro se a sinopse tiver me interessado. O que não é o caso de nenhum desses dois livros, rs. A sinopse não me atrai. Ah, eu adoro essa capa de "Precisamos falar sobre o Kevin". Acho tão diferentona! Prefiro ela que essa capa de filme que saiu há pouco tempo. '-' É, eu dou uma dessas pessoas que não gosta de capa de filme, rs.

    Beijos, Eve!
    Amanda
    ^_^

    ResponderExcluir
  14. Acho a capa de Precisamos Falar Sobre o Kevin esquisita, mas é um esquisito meio instigante. Não me afastaria do livro, não.
    A capa de Hex Hall inglesa é terrível! hahaha Prefiro a brasileira a ela. Mas a americana é realmente a mais legal.
    As outras duas, como você disse, muito sem graça. Os livro já não me atraem em nada - com essas capas então... Não daria nada por eles.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Oi! Adorei a ideia do post, muito genial! Chega de falar de capas bonitas, vamos analisar as feias também! Haha. Me lembro agora da capa de "Um dia", onde a versão do filme ficou muito mais bonita que a normal (que eu nunca gostei).
    Eu gosto das capas do filme, só o que acho um saco é que depois que vc compra o livro pra ler e assistir o filme, eles lançam a capa do filme. Aí vc fica com vontade de trocar a capa do seu.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Oinnn a capa de Precisamos Falar Sobre o Kevin me da medo apesar de eu ter certeza de que o livro é muito bom!!!
    A de karma klub poderia ter sido mais bem elaborada...

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  17. Oiiii!!
    Adorei o post! ^^
    Mas, acho que serei a única a discordar de uma coisa: prefiro a capa original de "Precisamos falar sobre o Kevin" do que a do filme. Sei lá, acho mais SINISTRA e isso me deixa curiosa! Inclusive estou lendo o livro e a capa antiga tem tudo a ver com a história.

    Beijos!
    Mandinha :)
    minhasconfissoesfemininas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Eu nem achei a "Precisamos falar sobre o Kevin" tão feia. A Hex Hall realmente é horrível, embora, tenha vontade de ler o livro!
    bjaoo

    Visita? http://olhosleem.blogspot.com/2012/03/resenha-l-coracoes-em-fase-terminal-l.html

    ResponderExcluir
  19. Ah, até que fim este post! *o* #RandomDance

    Das capas que você citou, a única que eu ''salvaria'' seria a de ''Precisamos Falar Sobre O Kevin''... Só por quê ela é bizarra e meio assustadora!!! Rsrsrs

    Já as outras eu jogaria em uma fogueira sem nem pestanejar. ''Hex Hall'' e ''Karma Club'' me decepcionaram TANTO que eu até perdi aquela vontade enorme de ler... E ''Fingindo ter 19'', foi bem o que você falou:''essa garota ta numa vibe bem louca, algum tipo de alucinação por uso de drogas...''.

    Sem falar que a modelo não parece que tá ''fingindo'' ter 19 - e sim que ela TEM 19 anos!

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  20. É, achei essas capas meio fails mesmo e eu não sabia que ela tinha 19 anos UAHUAHUAHUA. achei que ou ela tinha mais ou ela tinha menos UAHUAHUAHUHUA.

    Beijos.

    Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  21. Concordo em gênero, número e grau. Todas essas capas são realmente fails. O que é uma pena, pois a capa de um livro é o que nos chama a atenção primeiro. Mas acho que Fingindo ter 19 Anos e Precisamos falar sobre o Kevin são as piores; a primeira vez que vi esse livro pensei que fosse um livro de terror puro.

    ResponderExcluir
  22. "Não seja uma total bitch" HAHAHAHAHAHA CHOREI DE RIR! xD
    Adorei o post, achei super engraçado e concordo com todas, todas, as escolhas!
    Não gosto nem um pouco de Fingindo ter 19 e Karma Club! =x
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Eve, concordo com você DEMAIS! Mas a maior decepção dessa lista foi, sem dúvidas, Hex Hall. Sendo que era a GALERA que tinha comprado, eu esperava ou a capa original ou, no mínimo, uma outra capa fantástica. E me aparecem com essa que, apesar de não ser feia, fica no chinelo em comparação com a original (e em comparação com a inglesa também). Fiquei com tanta birra dessa capa que acabei comprando o original, acredita? E de boa, NÃO me arrependo nem um pouco! kkk Mas continuo amando a Galera <3
    E a Novo Século também tem dado umas escorregadas nas capas... Fingindo ter 19 anos é o combo completo: capa sem graça, nome estranho. Eu sei que é difícil traduzir "Faking 19", mas esse nome ficou tão... Estranho! A capa é até que bonitinha com esses troços psicodélicos, mas... Poderia ser melhor kkk E de Karma Club, outra grande decepção como Hex Hall, já que eram dois livros que eu estava doida pra ver no Brasil. A capa original é tão fofinha e eu acabei imaginando a protagonista justamente assim... E a menina da capa não tem NADA a ver com ela, para mim. kkk Peguei birra também, tanto que estou pensando seriamente em fazer a mesma coisa que Hex Hall!
    Precisamos falar sobre Kevin tem uma capa muito sombria, não é feia, mas me dá medo... mesmo assim, acho que passa bem a vibe da história, né?
    P.S.: você foi até que bem boazinha, nem pôs os outros mil exemplos que existem, né? E que tal fazer um inverso, capas nacionais melhores que as internacionais? Mais díficil, mas também é divertido!
    Bjs,
    Isa ~ portal dos livros

    ResponderExcluir
  24. Eu adoro a capa de "Hex Hall", é tão fofa, rs. Na verdade, eu não gosto da original e nem aquela que eles se espiraram...
    Quando eu soube do lançamento do "Karma Club" fiquei super feliz porque pensei que iria ter a capa linda original, aí me vem isso. Me decepcionei legal, mas ainda tenho muita vontade de lê-lo.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  25. Adoro a capa original de ´Precisamos falar sobre o Kevin! Acho que tem a ver com a estória... mas sim, pode dar medo a algumas pessoas, mas acho que só aquelas que já não iriam ler o livro se lessem a sinopse. Combina, vai. Hex Hall é muito fail, essa borboletinha é tosca demais! Mas a mais fail é a de Fingindo ter 19, muito escrota, meu Deus. Digna de gente que acabou de aprender a fazer montagem em Paint, hauahua. Bicha má...
    Karma club não tem nada a ver mesmo, achei tão sem graça...
    Gostei do post, sério mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. suhaushausah ai ai, o que dizer pra essas editoras? concordo mto com vc, eles deviam liberar uma graninha a mais e comprar os direitos, enfim...
    Meu, essa de HEX HALL é mto feia, nao comprei o livro até hj usahusha

    Beijocas!
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  27. Oi Eve!

    Adorei esse post. Hahaha estão ai, duas capas que eu considero terrivelmente horrendas. Que são bem nas coxas e amadoras.

    Odeio essa capa de Hex Hall. Parece coisa do paintbrush. Detestei essa coisa chapadona. A capa original é mil vezes melhor. Eu penso o seguinte, se não vai fazer melhor, mantenha a original. De qualquer forma eu comprei o livro, pela história.

    E a capa de Karma Cub é cafona em todos os sentidos. Parece aqueles cartazes de roupas de bacião hahaha. Odeio, tenho pavor só de olhar. Me recusei a comprar esse livro, de tanto que tive nojo dela. Esses dias eu comprei o livro em inglês, porque a original tem tudo a ver com a história, pelo que andei lendo em resenhas.

    ResponderExcluir
  28. Adorei esse post! Ri muito com os seus comentários em relação as capas, até porque pensei o mesmo! Principalmente dessa sobre o Kevin, eu nunca tinha parado para ler a sinopse do livro (não havia me interessado), e agora posso dizer que semi-inconscientemente o motivo era essa capa meio bizarra, já que quando lançou a do filme eu fui dar uma olhada, e bum, adorei! A medida que ia lendo sobre cada capa, fui dando uma olhada na original e não tem mesmo comparação, essa de Hex Hall teria sido muito mais atrativa caso eles tivessem mantido a original, e as da Novo Século, de fato não significam nada!
    Concordo que nunca devemos julgar um livro pela capa, mas todos sabem que o que chama primeiro a atenção do leitor para que posteriormente possamos ler a sinopse, é justamente a dita cuja! Quando dou minhas voltas pela Cultura eu não vou sair pegando livro por livro, ou não sairia de lá nunca mais, e sim os livros nos quais as capas chamam mais atenção! É de se pensar que esse deveria ser um dos itens mais discutidos na editora, antes de qualquer publicação! ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Eu faço design gráfico, e eu não consigo não reparar essas coisas, principalmente fontes :s
    As capas de Fingindo ter 19 Anos e Karma Club são feias de verdade ._. HAHA
    Adorei seus comentários, muito boa essa ideia!

    ResponderExcluir
  30. Evellyn..vc tem razão...Hex Hall foi uma decepção total! Acho que a única que eu discordo da lista é Karma Club..achei tão lindinha! (L)

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  31. Eu gosto da capa de Precisamos Falar Sobre o Kevin! É apenas diferente do que existe por aí e acho que demonstra de cara que não é um livro divertido. Tá relacionada com a história...
    Hex Hall foi decepção total... sem comentários.
    E a capa de Fingindo ter 19 é muito sem noção!!!

    Adorei o post, amiga.
    Beijos,
    Vivi

    ResponderExcluir
  32. Super concordo com as capas que você elegeu como fails, eu ficar super feliz em ter Hex Hall com a capa original e as outras, da continuação da série, são mais lindas ainda! Não conhecia a capa original de Karma Club, e me pergunto porque a editora escolheu essa capa? Realmente não tem nada a ver.. Mas não vamos só criticar, muitas capas lançadas aqui são muito melhores que as originais ASHUASHUASHUA Beeijos!!

    ResponderExcluir
  33. com certeza a capa de Precisamos Falar Sobre o Kevin da MUITO MEDO! AHHAAHA

    ResponderExcluir
  34. Rindo horrores com seu post...pq sempre achei essa capa do livro da Alyson feia demais...e essa da Jessica Brody totalmente brega!
    e tenho medo dessa do Kevin amiga!

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?