Eu Li: Ten Cents a Dance

Eu comecei a ler Ten Cents a Dance achando que eu teria dificuldades, a história se passa no inicio da década de 40 e o vocabulário é um pouco diferente. Mas isso também se deve a forma muito rica que a Christine escreveu o livro – não saberia classificar o nível de inglês necessário para ler, mas achei bem mais 'complicado' que os outros que li até hoje.

Tudo gira em torno de Ruby Jakenski... Ruby é uma jovem de apenas 15 anos que se vê obrigada a largar a escola e trabalhar para sustentar a família (a mãe e a irmã, o pai morreu) depois que a mãe fica doente e não consegue mais trabalho. Desde esse principio eu já tive muita pena da Ruby, pois ela é nova e teve que encarar a vida muito cedo. A irmã é menos de um ano mais nova e vivia como uma adolescente normal enquanto ela tinha que se sacrificar trabalhando

A irmã da Ruby é o que eu chamo de 'tipo aproveitadora e chantagista' que mesmo a vendo suar pra sustentar a casa vive implicando com ela, fazendo ameaças e joguinhos bobos. A mãe é do tipo tirana. Apesar de ser Ruby a pagar as contas ela mantém a menina em rédeas curtas – ela não a deixa nem usar maquiagem! A mãe dela realmente me irritou, tudo bem que ela só queria o melhor pra filha, mas eu acho que ela devia ser mais grata à filha por tudo que ela estava fazendo.

Eis que Ruby ganhava uma ninharia no emprego antigo, mal dava pra comprar comida, até que ela conhece Paulie Suelze um misterioso e sexy rapaz que 'percebendo o potencial da menina' a indica para trabalhar em um clube de dança – como Instrutora. A verdade é que o trabalho é como taxi-dancer. Esse nome é porque as meninas recebem (dez centavos) por dança, como um taxi – que é pago por 'viagem'. Como o dinheiro tinha outro valor, esse era um otimo preço.

A Ruby não é boba, mas em alguns momentos ela deixa a desejar no quesito 'perspicácia' e se ela logo percebe que o clube não é um lugar onde os homens vão apenas para 'ter aulas de dança', em outras passagens, se deixa enganar e não percebe algo que está praticamente implícito nas ações que ela toma. Toda a ação tem uma reação! A Ruby não chega a se prostituir, mas ela demora a perceber que aceitar agrados de clientes pode render dinheiro, mas alguma hora eles vão querer 'o retorno' e então as coisas complicam. Ruby, apesar de ter que acordar pra vida muito cedo e encarar muitas coisas que outras jovens nem imaginam mantém pensamentos típicos de menina como casar com o homem que ama, ter filhos e construir uma familia.

E tem Paulie. Ele é até bom pra ela – também, depois de ser culpa dele o fato de ela estar trabalhando naquele lugar – mas a Ruby o ama (de uma forma idiotamente infantil, tipo amor a primeira vista/beijo) e ele não sente o mesmo, não tão aparentemente. Ele é um personagem interessante, o típico vigarista charmoso, que consegue tudo o que quer. Eles começam um relacionamento, mas depois de um tempo ele quer mais do que simplesmente dar uns beijinhos...
- Yvonne tem todos aqueles caras que compram tudo e pagam o aluguel pra ela e ninguém sai correndo pra avisar ao Del sobre isso! Nora também, ou a Gabby ou você ou qualquer uma delas! Como só eu posso ser pega, hein? Me diz como?
- Eu agradeceria se você não me misturasse com  aquelas piranhas. E se você quer saber porque não, é porque os 'caras' delas recebem algo em troca pelo dinheiro que é bem mais que uma dança. Seu problema é, você tentou ter os dois. Isso não da certo. - Peggy diz.
- Mas você....
- Eu pago meu próprio aluguel....
- Eu não estou jogando. - eu murmuro.
- Não mais, você não está... - ele diz - Eu estou cansando de esperar. você diz que me ama, é melhor você provar isso. - eu levantei meu queixo:
- Você me ama?
Ah, o livro também fala um pouco sobre a Segunda Guerra Mundial. Tem uma passagem no período do ataque à Pearl Harbor e é bem tenso, pois nós vemos como estava o clima nas ruas por lá (se passa em Chicago). Eu não gosto de ler sobre a Segunda Guerra - meu avô estava lá e mesmo ele tendo voltado são e salvo eu nem gosto de pensar nisso! Não gosto de ler sobre guerras em geral, embora eu ache muito interessante, pois da pra praticamente se transportar pro lugar e sentir a tensão. Também fala sobre preconceito em todas as formas - lembram da segregação racial? - e tudo que envolvia a época lá nos EUA. Não sou muito ligada em historia, mas eu gostei de ler sobre isso no livro, se encaixou muito bem na historia e é basicamente o motivo que faz o enredo fluir.

Tudo se passa num período de um ano aproximadamente  e nesse tempo a gente vai sabendo tudo que acontece com a Ruby, a familia dela, os amigos, Paulie. Confesso que o final não foi nada do que eu esperava! A historia toda foi tão original pra mim que nem sabia bem o que esperar, mas achei que a Christine deu a Ruby um final até feliz, ainda mais depois de tudo que ela passou.

Curiosidades:
  • A historia do livro é baseada em um fato da família da autora. Ela teve uma tia-avó que realmente foi taxi-dancer nos anos 30 e quando ela descobriu,  ficou tão fascinada pelo mundo das taxi-dancers que se inspirou a escrever o livro. 
  • Os clubes de taxi-dancing começaram durante os anos 20/30 e eram bem populares até o final da Segunda Guerra. Começaram a decair a partir de 1950 mas até hoje existem nas grandes cidades.
  • O problema das taxi-dancers é que elas viviam numa margem muito imprecisa. Não eram prostitutas mas nem por isso a profissão era considerada respeitosa e elas na maioria das vezes eram colocadas de lado pela familia, pois o trabalho era considerado uma desonra.
  • Existe uma música de mesmo nome (de 1930) que inspirou dois filmes homônimos posteriormente, mas não tem relação com a historia do livro.
Se você quer saber mais sobre esse mundo tão diferente eu realmente recomendo ler o livro. Eu aprendi algumas coisas que não fazia a menor idéia com esse livro e acho sempre que aprender algo lendo uma ficção (mesmo que baseada em fatos reais) é algo a se apreciar. Também é ótimo pra quem gosta de romances de época pois com certeza a historia desse livro vai te surpreender. Eu realmente tinha muitos pontos a comentar sobre o livro e aqui fiz só um pequeno resumo - até pra não soltar enredo demais, mas garanto que a historia toda é muito diferente. Um agradecimento a Christine e a assessoria dela (Tnks Covey)  pelo livro.

13 comentários:

  1. Evellyn que resenha maravilhosa.

    Não conhecia esse livro, mas gostei dele só pela capa que é maravilhosa.
    eu quero muito ler ele, mas só leio se não tiver estupro nem prostituição da parte da mocinha, não curto, então não prefiro ler, kkk.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Capa linda e como eu gosto de livros de época me interessei ainda mais.
    ótima review Evellyn(eu li)
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, nunca tinha ouvido falar nesse assunto...mas pra mim é tão difícil ler algum livro que não seja sobrenatural...quando leio um normalzinho fico pensando como seria se tivesse algo de sobrenatural/paranormal #doido.

    muito boa a resenha!

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  4. Olha, adorei Eve! Só tinha visto o título/capa até agora, não sei porque não tinha pesquisado mais sobre ele!!

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas já vi essa capa em algum lugar.... Enfim, MUITO diferente a história do livro, AMEI. Que legal que foi inspirado numa história verdadeira, e nossa, nem sabia dessa coisa de taxi-dancer, deve ser horrivel receber DEZ CENTAVOS. Mas enfim, se eu soubesse ler em inglês perfeitamente, eu pegaria esse pra ler, pq amo filmes que se passam no tempo antigo e esse assunto é bem diferente! Beijão

    Luiza,
    Express Coffee

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, o livro deve ser maravilhoso mas será que tem a versão em portugues? rsrs
    Beijos

    http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha Eve, tudo de bom. Fiquei curiosa para ler o livro, se tiver uma oportunidade vou ler com toda certeza! Gosto dessa capa, acho tão meiga UHASUAHUS

    Beijos, Vanessa
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  8. Que resenha maravilhosa *-* Só de ler o comecinho dela fiquei super interessada no livro! Vou colocá-lo em minha lista! E eu conheço esse tipo de irmã u_u tsc

    Beijos, World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  9. Ótima resenha! Também achei muito interessante o livro... Bem que podiam publicar uma versão em português, hein? Parece uma daquelas tramas onde a personagem vai se embolando pouco a pouco em uma teia de inúmeros problemas, e só percebe quando é tarde demais. Os desfechos desse tipo de história sempre são instigantes!

    Obrigado pela indicação!
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. [aaaaaa] Que lindo! Adorei a capa.. eu quero DD: hushsu'
    Parabéns, a resenha ficou ótimo, deu vontade de ler agora :S hehe'
    Beijos
    Carol {SobreUMLivro}

    ResponderExcluir
  11. Adorei!!
    Ainda não tinha ouvido falar do livro, mas já gostei dele.
    A resenha ficou ótima.

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Eve! Nossa, o livro parece ser bem interessante mesmo! Nunca li algo com esse tema antes... deve ser bom para dar uma variada :)
    E, só pelo que você falou, até eu já fiquei com pena de Ruby, tadinha cara :/
    MAs se o nivel de ingles é mais complicado... Não sei se esse eu conseguiria ler, principalmente tratando de expressões antigas :S
    Enfim, adorei a resenha! =D
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  13. Evellyn, excelente resenha! Adorei a descrição mais detalhada da estória, praticamente me "transportei para lá" rs

    Não conhecia nada sobre as taxi-dancers, mas é muito legal quando a gente pega um livro e vê algo completamente novo, né? E ok, sou uma fã total das décadas de 40-60: música, decoração, roupas...Ah, nasci na época erada :P

    O título é lindo, a capa também. Além disso, falar sobre a segregação racial já redenu pontos bônus a autora! Adorei!

    Beijos :**,
    Léka

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?