Eu Li: Instructions for a Broken Heart

Instructions é o novo livro YA da autora Kim Culbertson que será lançado oficialmente em maio. Ele é narrado em terceira pessoa e gira em volta de Jessa, uma garota que está no ultimo ano e faz uma viagem com o grupo de teatro para a Itália. A viagem dos sonhos, que ela planejava aproveitar com o namorado – também do grupo – Sean. Isso se ela não o tivesse flagrado a traindo com Natalie, a garota que agora aproveitaria a viagem que ela sempre sonhou ao lado de Sean.

Então, apesar do coração partido, Jessa não desiste de viajar e aceita ir para Itália com a turma, mesmo tendo que conviver com o ex e a atual namorada gostosona dele. Pra que ela não ficasse a viagem toda se lamentando, a melhor amiga dela, Carrissa (que não vai) prepara um envelope com bilhetes com as 20 razões pelas quais Sean é um babaca total. A viagem duraria 10 dias e então Jessa deve ler dois bilhetes por dia e seguir as instruções que Carissa escreveu para ela fazer. Coisas que sem um 'empurrãozinho' ela não faria de jeito nenhum. 

Durante a viagem a gente vê Jessa se meter em cada problema por seguir as instruções da amiga! Percebemos que Carissa foi bem intencionada, mas ao mesmo tempo tinha intenções egoístas e é bem interessante ir descobrindo aos poucos varias coisas envolvendo as personagens. E é notável o crescimento de Jessa durante a viagem.
Jessa começou a trançar o cabelo molhado, rindo ironicamente para o amigo. Tyler usava uma camisa que dizia "Gênio por nascimento, Preguiçoso por escolha"


O melhor amigo de Jessa, Tyler, também vai a Itália e é o encarregado de se certificar que ela vá mesmo fazer as instruções. Eu passei a maior parte do livro pensando que Tyler era gay – não que em algum momento tivesse dado a entender isso, mas acho que estou muito acostumada a esse papel de melhor-amigo-gay-da-protagonista e ele é tão amigo, tão fofo, interessante, perspicaz.... No entanto ele não é gay e também não é apaixonado por ela, o que foi ótimo, pois foge totalmente do esperado. Eu acho que o Tyler é meu personagem favorito, ele tinha tiradas realmente engraçadas. 
- Ele é um grande covarde que escolheu peitos ao invés de cérebro. Não somente no sentido genérico, os dela são realmente enormes. Eu digo, eles podem até atrapalhar. – Tyler disse.
- Sério. – Dylan Thomas concordou. – Mais que um bocado, é um desperdício de espaço.
- Isso é fofo. Encantador. Vocês dois. – Jessa virou a cabeça em direção ao sol.
-Você devia dar um tapa bem na cara dele – Erika sugeriu, temperando sua lasanha com molho de carne.
- Ótimo. Sim. Você precisa do seu momento. – Dylan Thomas disse, abrindo os olhos.
- Meu momento? – Jessa disse arqueando uma sobrancelha pra ele. Dylan Thomas concordou, cruzando os braços a frente do corpo, sem ter encostado na comida.
- Claro. Quando você o encontrou, você deu um bom tapa nele? Você gritou com ele? Você quebrou alguma coisa dele que era especificamente importante? Um Cd favorito? Um braço?
- Jessa nunca faria uma coisa dessas. - Tyler riu, enquanto comia seu macarrão.
Jessa franziu o cenho. O que ela tinha feito? Quando Carissa rompeu com John Marshall ela encheu o armário dele com anúncios sobre disfunção erétil. (..) Mas o que Jessa fez?
Como grupo da escola de Jessa é pequeno eles fazem o tour com outro colégio e ela acaba conhecendo Dylan Thomas – outro personagem que junto com Tyler solta as melhores frases. Além de uma mulher que é totalmente antipática e odiada por todos (a esposa de um dos professores da outra escola) e uma guia turística muito louca que anda pra la e pra cá com uma espécie de bastão com um sapo como enfeite (?) Jessa também tem um professor que na minha imaginação era uma espécie de Ezra (PLL). Ele é jovem, inteligente, disposto a ajudar, além de bonito, e embora ela não seja uma Aria, eu imaginei o sr. Campbell assim.
Era demais ver Natalie escovar os cabelos loiro branco com uma escova rosa brilhante vezes e mais vezes como se a escova transferisse raios de luminosidade para o cabelo a cada escovada. O cabelo de ninguém deveria ser tão brilhoso quando não estivesse em baixo de um refletor de palco. Serio, deveria existir algum tipo de lei.
Cruella sorriu para ela. Não aquele sorriso estranho e assustador no estilo Coringa-de-Batman, não do tipo Bruxa Malvada. Algo a mais, algo como água. Tão doce, tão triste – junto com algo distante, algo que só podia ser memória. Isso tudo só fez Jessa desejar que Cruella simplesmente tivesse batido nela.
Uma coisa que devo ressaltar é que por se tratar de um livro muito novo, eu adorei as referências. Como a Jessa faz teatro existem muitas referências a clássicos da Brodaway (que eu boiava, mas enfim), mas também encontramos menções a Glee, The Hills, Harry Potter.. Enfim, você encontra de tudo no livro, além da própria cultura Italiana, já que o livro é um tour. Tinha horas que eu bem queria estar nos lugares que eles passam: Florença, Veneza, Roma... Realmente um passeio turístico sem sair de casa (embora eu preferisse ter saido, rs)

O final foi bem surpreendente pra mim e eu me senti a própria Jessa. O livro não é narrado em 1ª pessoa, então dava pra ter noção do que estava acontecendo com todos os personagens, mas no final foram reveladas coisas que eu nunca esperaria e uma me deixou realmente chocada! Ao mesmo tempo, achei bem original e interessante a forma que a Kim explorou isso. Então gostei muito da leitura e ainda fui surpreendida com um desfecho talvez até esperado, mas que eu realmente não notei a possibilidade. Leiam para saber!!

28 comentários:

  1. Oi Evellyn! Tudo bem? Adorei sua resenha, esse livro parece ser bem interessante! Itália? Ai que delícia, tbm queria ir pra lá viu!
    Hahahahaha :D
    Estão rolando no blog duas promoções imperdíveis!
    - Promoção Páscoa Literária entre blogs: http://migre.me/4jfmL
    - Promoção Marcadores autografados de "Perdida": http://migre.me/4jfk8
    Confira e PARTICIPE!
    FELIZ PÁSCOA!
    Tem post novo no blog!
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. adorei a resenha...faz tempo que não leio um livro mais normalzinho desse tipo, me faz uma falta!

    só não gostei muito da capa, mas nada que prejudique.

    J.
    -the eater of books

    ResponderExcluir
  3. Oi, Evellyn,
    Eu adorei a resenha. Eu não conhecia essa escritora e adorei conhecer os livros dela. O professor da Jessa é tipo o Ezra? Que sonho1 Eu gpostaria d eter um professor igual ao Ezra, aliás, quem não gostaria? HAUHAU.
    Eu amo livros que mostram várias cidades, como Roma. Vou entrar em contato com a escritora. :)
    Parabéns pela resneha!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha, mais poxa, me deixou com uma enorme curiosidade heim!
    Anda lendo os livros da série Imortal e se acostumou com amigos gays neeh ?uahuahuah'
    Acho que a maioria dos livros eu me sinto o próprio personagem, eu sou muito fácil de me envolver na história, tipo eu acabo chorando com livro ou então dando risadas e ficando com medo igual ao personagem.

    Mais uma vez, sua resenha foi ótima e amei o livro.

    Bjoo, Patty.
    Cartas para ficção.

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei!
    Sério mesmo,adorei a história do livro e é claro a sua resenha, né Evellyn..
    Fiquei com uma vontade enorme de ler.
    Muuuuuito bom *____*

    bjinhuxxx

    Eu li e divulgo - http://euliedivulgo.blogspot.com/

    Novo Post: Resenha de Beijada por Um anjo #1

    ResponderExcluir
  6. Ok, mais um para a lista de desejos :B Awwn, sério é só o livro se passar na Itália que eu automaticamente o desejo com todas as minhas forças *-*
    E a capa desse ai é maravilhosa! omgg *___*
    E quando você citou o Ezra *suspiro* aiai, <3
    Só uma coisa, qual é o nivel de ingles necessário pra ler o livro Eve?
    Beijoca!

    P.S: Feliz Pascoa :D

    ResponderExcluir
  7. Oiii!

    Ah, eu odeio não ler em inglês assim que sobrar uma grana eu me matriculo urgente!

    Afff!


    Bjinhos
    Psiu!
    www.SilencioQueEuToLendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, Evellyn!!
    Adorei a sua resenha! Mais um livro lançado lá fora que vai entrar para a minha enorme lista de desejados.
    Acho que vou adorar também conferir as aventuras da protagonista seguindo as instruções da amiga.
    Bom findi.
    Bjos.


    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  9. Oi flor!

    Eu preciso desse livro, ele parece ser maravilhoso, apesar que eu tenho certeza que vou me roer de raiva por causa do idiota do Sean.

    Sinceramente no lugar de Jessa, eu jamais seguiria com essa viagem, pois não iria conseguir ver a pessoa que amo com uma vaca kkkkkkkkkk. Olha eu me estressando aqui rs.

    Fiquei com mais vontade de ler esse livro por causas das referências em relação a protagonista fazer teatro e também pela descrição dos lugares na Itália.

    A história parece ser realmente muito boa!!!

    E também gostei do livro ser narrado em terceira pessoa, pois assim temos todas as visões, não só do(a) protagonista.

    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos,

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  10. Ahh adoreiiii a resenha!
    Quero ler, amo a Itália aiaiaia
    Onde você conseguiu? ~.~
    Menineeeeee amei meu banner ficou muito gostoso, até salvei aqui!!

    Mas o blog tem um que fica na página de contato, o povo nunca acha kkkk
    Mas amei esse que você fez!

    Se eu te falar que eu vi Sexta-Feira 13 [o último com Jared Padalecki] sozinha no cinema, vc nem deve acreditar HAHA

    Bom final de semana uma ótima Páscoa para você e sua família.
    bjs

    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. Oi Evellyn!
    Assim como a Clícia disse ali em cima: "eu odeio não ler em inglês" :(
    Fico realmente frustrada com isso, tem tanto livro bom por aí.. que sabe-se la quando sairá aqui no Brasil. E eu tenho que ficar esperando a boa vontade de alguma editora comprar e publicar aqui! :x
    Preciso aprender Inglês urgente!!!

    Adorei a resenha. Parece ser um livro bem gostoso de ler. Assim que eu aprender inglês eu compro! hauhuaa ~sonho~

    Beijos flor!
    E feliz páscoa!
    :*

    ResponderExcluir
  12. Acho que vou me divertir com esse livro, principalmente por causa da amiga da Jessa. Espero não tenha nenhum problema e que ele seja publicado em maio, amei essa capa, muito perfeita. Beeijos

    ResponderExcluir
  13. Me confundi, eu achei que seria lançando em maio aqui, era bom demais para ser verdade :( AHSUASHUASHUA então espero ver algum dia ele aqui no Brasil.

    Beeijos

    ResponderExcluir
  14. Evellyn, vou confessar aqui que desde de a resenha de "Nomade-não-sei-o-que" eu tinha ficado super pé atrás com as suas resenhas. Achei aquele livro totalmente sem graça... e não consegui ver o que vc viu de tão interessante.
    Mas "Instructions for a Broken Heart" foi muito além. Eu adorei, e vc não economizou elogios à ele. Conseguiu destrinchar cada personagem sem soltar spoilers e ao mesmo tempo me deixar muito curiosa sobre esse livro.
    Vou comprá-lo com certeza!!!
    Parabéns, vc arrassou!!
    Faça mais resenhas assim, com o coração.

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  15. Ótima dica de um livro que ainda não conhecia =)
    Gostei da resenha e vou conferir esse livro com certeza ;)

    Beijocas, feliz Páscoa pra vc =**

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  16. Ei, amei o livro, querendo muito ler agora depois da resenha, beijos.

    Desculpe, deixei o blog por uns dias, problemas pessoais, mas voltei! Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Ai! Fiquei com uma mega vontade de ler esse livro!!!

    bjs
    http://newromantic.net

    ResponderExcluir
  18. que gracinha essa história!! adorei! e adoro ler/ver coisas que fazem menção a outras coisas que eu leio/vejo/ouço :D faz com que a gente se aproxime mais da história, né? :D

    ResponderExcluir
  19. Ótima resenha Evellyn!! Conseguiu me deixar curiosa para ler esse livro :D
    Gosteii muito do seu blog!! Parabéns e muito sucesso!!
    Elidiane'

    Entre Amigas
    entres2amigas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha, a sinopse, tudo.
    Quero ler.
    Pra começar ela vai pra Itália, OMG! Eu não morro sem conhecer a Itália.
    Tbm já adorei o Tyler, só pelos quotes HUAHASHUA
    Bjo

    ResponderExcluir
  21. ei Evellyn, ^^

    o livro parece ser muito bom.
    adorei essa capa, muito bonita mesmo.
    a história parece ser diferente, nunca li nada com protagonista que faz teatro.
    gostaria mesmo de ler esse livro, tomara que alguma editora compre os direitos dele e publique aqui no Brasil. ^^

    beijos.

    ResponderExcluir
  22. Adorei a história desse livro, tomara que alguma editora lance por aqui.
    A capa é lindinha ^^
    Eu gosto da Itália, mas não é meu destino preferido, não gosto muito do sotaque deles e das músicas, rs.
    Ah, achei super legal existir um melhor amigo que não é gay e nem apaixonado pela amiga, isso mostra que amizade entre homem e mulher é possível!
    Beijos,
    Vivi

    ResponderExcluir
  23. Então Eve, sobre o skoob plus que vc me perguntou..:
    È bom e não é. Raramente tem livros bons pra troca e quando tem vc corre o risco de não conseguir. Eu dei sorte em muitos que eu queria. Como ainda esta no começo, acho que com o tempo vai melhorar...

    ResponderExcluir
  24. Hey Eve :D
    Ha, que demais essa resenha. Esse livro parece ser bem bacana, me interessei. Tomara que eu tenha a oportunidade de ler logo logo. Adorei (:

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  25. Uaaau, que bacana!!
    A capa é linda né?? E Jessa lembra bastante Jessica, hein? Hein??
    Huhuhuhuh, sou chique!
    ;p

    Aaah eu comecei a amar a Itália depois de ver vários filmes e livros se passando nesse país!! E legal mesclar vários assuntos culturais, eu também bóio total com Brodway.... :x

    Adorei a resenha, parabéns!
    Beijos!
    xoxo

    ResponderExcluir
  26. Te falar que me dá uma raiva ver vc e a Nii lendo os livros que eu qro ter tempo pra pegar... enquanto eu to aqui sofrendo com pilha de leitura... huauhahuuhahuah

    Muito bom saber que é legal como parece *-*

    ResponderExcluir
  27. A Carol falando mal de mim ai em cima rir muitooo!
    Meu passatempo é deixar ela nervosa lendo os livros que ela quer kkkkkkkkk

    Ai, as capas dessa autora são uma coisa linda meu!
    Eu amei sua resenha e fiquei tentada. Vou ver se descolo o ebook na Netgalley!huahauhau
    bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi Eve,
    Gostei dessa resenha, sou apaixonada por histórias que são ambientadas em lugares diversos como Itália, França, Holanda...também fiquei curiosa com o Tyler, quero saber como esse personagem se desenvolve na trama e como é a amizade dele com a Jessa. Também gostei de saber que esse livro tem um final surpreendente. Ansiosa para ler!
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?