Eu Li: Jogos Vorazes (The Hunger Games)

Devo confessar: quando um livro causa tanta comoção assim eu fico com um pé atrás. 1º porque gosto de remar contra a maré, então adoraria dizer Não Curti para um livro que 99,9% das pessoas AMA! 2º porque eu sempre olhei torto pra esse plot e pensava: a autora tem que ser muito boa pra conseguir fazer a gente acreditar e gostar de uma coisa tão LOUCA assim. Então eu meio que já comecei a ler com uma birra. Mas é aquilo, quando algo é bom, é BOM e não adianta tentar negar....

Todos sabem a ideia geral da historia? Uma sociedade dominada por um governo totalitário e ditador, onde os que tem muito, tem tudo e os que tem pouco, tem quase nada. Nessa parte pobre da vida de Panen é que vive Katniss Everdeen, nossa narradora e protagonista. Ela mora com a mãe e a irmã menor e praticamente sustenta a família, caçando e vendendo o que consegue além de outras coisitas. Achei a situação em que ela vive de dar dó mesmo. Me convalesci sinceramente. 

Mas assim, não gostei muito de Kat. Sei que tudo se deve ao fato dela ser jovem (16 anos) e ter uma vida tão dura, com toda a historia de manter a família, mas ela realmente age como uma pessoa muito amargurada, triste e que não se preocupa com nada nem ninguém ALÉM da sua irmã menor Primerose. Quer dizer, não gostei de como ela fala da mãe ou do pai falecido – sabe, quase como se eles não fossem nada importantes, apenas um acaso da vida. Numa analise geral do livro, eu digo que Katniss tem sim um quê de girl power em suas atitudes, mas é cega para enxergar coisas que estão quase batendo na face dela – mas isso explicarei melhor num post separado, porque vou tentar ser concisa na resenha e comentar os aspetos gerais. 
Os outros tributos ficaram com ciúmes de nós, não porque fomos fantásticos, mas porque nossos estilistas foram. Agora não vejo nada além de desprezo nos olhares dos Tributos Carreiristas. Cada um deles deve ter  entre vinte e quarenta quilos a mais do que eu.
#treminabase
Jogos Vorazes me causou altas emoções. Eu chorei em vários momentos no inicio do livro (a partir da colheita), até o treinamento. A realidade que os personagens vivem é muito triste, uma miséria sem fim, o governo promovendo um reality show bizarro só pra mostrar pra população quem é que manda, as pessoas só preocupadas com si mesmas... Essa degradação humana causa um desgaste no meu coração e não aguento (nossa, to profunda, hein). Então, quando uma coisinha de bom acontecia e me fazia rir, eu acabava chorando de emoção! 

Durante os jogos acompanhamos bastante narração de Katniss e alguns momentos de tensão. Acho importante ressaltar que mesmo com MUITA narração e poucos diálogos – principalmente na arena, onde os jogos acontecem, já que Kat está sozinha a maior parte do tempo – não senti em nenhum momento a narrativa cansativa e isso é um mérito da autora, que consegue nos deixar sedentos por mais, sem conseguir abandonar o livro por um minuto! Já haviam me falado sobre o caráter voraz dos jogos, um bando de jovens se matando [ou lutando pra não-perder-a-vida], mas sabe que não me senti mal, com estômago embrulhado, com as 'cenas' que se desenvolviam? Não sei se minha imaginação simplesmente pula essas partes e não tenho uma imagem bem formada do que acontece ou se o clima do livro é tão envolvente que a gente perde um pouco a capacidade de se chocar com as coisas (brutais?) que acontecem. 

O livro tem um ritmo muito bom e os personagens são todos interessantes a sua própria maneira. Peeta é alguém que você chega a duvidar em alguns momentos (até porque quem nos conta é a Kat e ela desconfia de tudo e todos), mas eu sempre senti que ele age por meios inesperados, mas tem algo de sincero. Ele é sensível, generoso e é confeiteiro! Gale é o melhor amigo que só aparece antes dos jogos e nas lembranças de Katniss e gostei muito dele – ele será bem importante nos próximos (eu creio). A mãe de Kat é meio indiferente, já que a própria não dá muito valor a mesma... A irmãzinha é só uma criança então não vou criticar criancinha. Mas quem eu gostei mesmo foi Haymicth – o mentor do Distrito 12 e também um antigo ganhador dos jogos! Fiquei muito curiosa em relação a historia dele e espero que isso seja explicado depois. E também temos Effie, a representante da Capital, que parece ser uma boba e fútil, mas que se prova de grande ajuda! Além disso ela é a personagem que causa risos, e isso é importante.
– Aliás, onde está Haymicth? Não é função dele nos proteger desse tipo de coisa? - questiona Peeta.
– Com todo aquele álcool dentro dele, não deve ser nem um pouco aconselhável que fique perto do fogo. - respondo.
Kat, num raro momento que consegue descontrair e fazer uma piada pra acalmar os ânimos...
– Então minta! Invente algo! - rebate Haymitch.
– Não sou boa em mentir.
– Bom, é melhor aprender rapidinho. Você tem tanto charme quanto uma lesma morta.
Ai. Isso doeu.
Sim, doeu até em mim! rs Go Haymitch!
Eu não sei bem o que eu esperava do rumo dos jogos (a não ser a vitoria da protagonista e narradora né?! É o mínimo a se esperar) mas juro que uma decisão pré-final me deixou meio poxa, assim perde a emoção. De todo modo, o livro todo é muito bem calculado, quero dizer, tudo tem um motivo para acontecer em determinado momento e nos levar até o ápice de tudo e então a conclusão desta etapa. O final faz aquele estilo de gancho *que me irrita* de 'e abriu a porta e... *to be continued*' Na verdade é meio estranho imaginar que a continuação não terá de fato os jogos vorazes, mas ela é extremamente necessária, já que muitas coisas ficaram sem conclusão e eu realmente quero mais explicações a respeito de algumas coisas não muito aprofundadas neste livro.

Uma coisa que me incomodou em algumas partes foi a tradução. Eu não li o original, mas algumas coisas a gente percebe! Por exemplo, gostei muito dos termos que o tradutor usou para algumas palavras de difícil tradução. Ele encontrou boas saídas e acho importante traduzir coisas como Colheita, Carreiristas, Bestantes... ficaram bons e bem convenientes. Em compensação acho que em termos simples a tradução ficou estranha. Como eu ODIEI o fato de traduzirem gift sponsors para dádiva de patrocinador ¬¬'. Não seria melhor ter usado presente?
Feliz Jogos Vorazes! E que a sorte esteja sempre a seu favor."
a forma que todo mundo que leu JV começa a falar quando quer dizer Boa sorte!

28 comentários:

  1. ''Então, quando uma coisinha de bom acontecia e me fazia rir, eu acabava chorando de emoção!''

    Foi bem isto o que aconteceu comigo também... Eu já tava todo abalado com as coisas ruins que, quando acontecia algo bom, eu ficava abalado também! Rsrsrs

    A relação dela com a mãe dela melhora DRASTICAMENTE depois dela entrar na Arena... E você vai se surpreender bastante com ''Em Chamas''.

    Bom, nos vemos na Arena!

    Henri B. Neto
    'Na Minha Estante'

    ResponderExcluir
  2. Nossa Eve... quero ler mais ainda!!!!!!!!!!!!!!
    Eu tinha uma pesinho atras ainda, mesmo td mundo falando tão bem, mas dps de uma resenha como a sua, impossivel continuar sem ler?Até pq agora tem o filme, e eu vou ter que ler pra dps assistir :P


    Beijocas
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  3. Eu também demorei a ler porque tinha MUITO blog comentando. Depois que comecei, não parei mais! Sou tributo de coração.

    A Catnip é meio sem noção, mas no fim acabei simpatizando com ela, por compreender sua situação.
    Por outro lado, acho o Peeta um chato de galochas. u_U'

    Beijos,
    Miriam - Booker Queen!

    ResponderExcluir
  4. @Miriam.
    Ohh, como assim? Por que ele é chato? rs a Kat é meio friazinha, mas ela tem determinação pro que tem certeza que quer...

    ResponderExcluir
  5. Oi, Eve!

    Entendo você, Eve, Quando um livro fica tão falado por aí, é normal que quando a gente não leu ainda a gente pense: "Hm, mas será que é isso tudo mesmo?" A Katniss é bem fria mesmo em relação a quase tudo, mas eu a entendo totalmente. Sei lá, acho que porque se eu vivesse em uma situação como a dela eu me comportaria da mesma maneira, rs. Ah, o Peeta é tanto amor gente! <3 Não sei como as pessoas podem preferir o Gale, honestamente... Ele é muito apagado! >_< Também adoro o Haymicth! E o Cinna também! *-* Eve, só te digo uma coisa... LEIA Em Chamas o mais rápido possível! Tenho a leve impressão de que você vai gostar mais dele! ;)

    Beijos,
    Amanda
    ^_^

    ResponderExcluir
  6. Ainnnnn adorei sua resenha. Querida eu tb gosto de ser do contra os livros muito falados. Mas tb penso assim: acho que se não fosse realmente bom as pessoas não comentavam tanto...

    Mas bem. Eu não me animei com JV, mas apois a leitura (favorávis) de algumas resenhas, resolvi que vou dar um espaço pra trilogia assim que eu puder.

    Abraços
    Camila Márcia
    @camila_marcia

    ResponderExcluir
  7. Hey Eve, posso roubar teu primeiro parágrafo para minha futura resenha??? Hehehehehe!

    Tinha certeza que não ia gostar de Jogos Vorazes. Tanto que ele ficou meses parado aqui em casa. Mas, como você disse, quando é... é bom!
    Também achei a Katniss amargurada demais. Em alguns pontos é compreensível, mas por vezes, pensei que ela poderia ser "mais humana". Fiquei put* quando começou aquelas reviravoltas na arena, mas outro ponto bem destacado por você é que tudo teve um motivo. Apesar de tudo, me tornei mais uma fã da trilogia e tô querendo roupar tua resenha pra mim! Vou fazer um vídeo e te cito, pra não cair em tentação.


    Beijão!
    http://janinestecanella.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Me encantei com algumas coisas e me decepcionei muito com outras. Principalmente os personagens principais... no meu consentimento deixou muito a desejar.
    aqui continua perfeito '-'

    beijos

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  9. Oi, Evellyn!

    Agora que você leu, posso dizer um pouco do que não gosto no Peeta... eu não acho o amor dele pela Catnip real. Sou mais Katniss/Gale que Katniss/Peeta. O amor do Peeta, na minha opinião, só surgiu por causa dos Jogos, mesmo com toda aquela lenga-lenga de que ele já olhava para ela na escola e tal. Mas se ele sempre gostou dela, por que nunca fez mais do que dar um simples pão queimado sabendo da situação que ela vivia? O Gale, para mim, sempre a amou e é ele que tá sempre preocupado com a família dela.

    Bem, acho que dádiva ficou bacana por ser mais humilhante ainda para os tributos, uma vez que dádiva é um presente praticamente dado por pena.

    Hum, quanto a não ter mais Jogos Vorazes... hum... =X

    Ah, o Haymitch tem uma certa importância no próximo livro. Acho que você vai gostar. E, realmente, o ritmo do livro é tão frenético que mesmo a gente sabendo que é brutal matar, a gente acaba aceitando esse fato na história porque os personagens não têm outra alternativa se quiserem viver.

    Ah, a Katniss é ótima!

    ResponderExcluir
  10. Ai meu Deus! Já estava louca pra ler o livro, agora lendo sua resenha então... Não vou ver o filme até ler o livro, mas tenho que ler alguns antes, e ainda não comprei/ganhei, então vou ter que esperar, morrendo de ansiedade HUAHSAUHSUA Ai senhor *-*
    Adoro suas resenhas, você sempre coloca os pontos certinhos pra me ver se eu vou animar a ler, não sei explicar, enfim HAHAH

    ResponderExcluir
  11. Oi Evellyn

    Li esse livro esse ano também ( apesar de ter ele desde o ano passado, acabei de colocar no blog minha resenha..hahha) e me senti em mts partes como vc...achava que não iria gostar tanto..mas até acho que amei..a história ficou na minha cabeça sabe...é muito boa e bem escrita!
    Torço pelo Gale ...o Peeta do livro não é tão legal assim...( acabei de ver o filme mas não quero soltar spoilers né amiga..hahah)

    Vc já viu o filme??

    Bjos
    Rafa Fustagno
    http://www.livrosminhaterapia.com/

    ResponderExcluir
  12. Nossa, eu li este livro e ele me viciou. Eu aprendi a não criar expectativas (apesar do alarde) porque odeio ficar decepcionada. Mas este foi muito bom. Eu adorei a personalidade da Kat, por ser diferente e dura, sei lá. Gosto do fato de que ela se preocupa com sua irmã acima de tudo, adogo. <3 Enfim, sua resenha está ótima *o* Só falta o filme!

    Rachel Lima
    http://corujando.org

    ResponderExcluir
  13. Oi Eve (:
    Eu tenho medo de ser a pessoa que não vai gostar, do jeito que eu sou do contra UASHUAHSAUS Mas parece ser tão tudo de bom, preciso ler logo. Li por cima a resenha porque estou evitando as resenhas desse livro, não me pergunte por que UAHUSHAUSHAUS Mas enfim, já vi o pessoal falando dessa tradução um tanto que feita ruim. Eu não li, não posso opinar UAHSUAHSUA Mas a resenha ta linda, cheia de charme, mesmo que eu não tenha lido todas as partes eu sei dessas coisas porque suas resenhas são sempre lindas <3

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  14. Oba, que legal que você gostou do livro flor! Então vai ler os outros né? Hihih, talvez a questão do rumo dos jogos sejam esclarecidas nos outros livros? Não sei, não tenho o que dizer ainda... Mas gostei da estrutura da sua resenha, parabéns!

    "O livro tem um ritmo muito bom e os personagens são todos interessantes a sua própria maneira."

    A tradução realmente pode ser um ponto crucial para tornar um livro bom ou ruim. E palavras "chave", como neste livro, precisam ser bem traduzidas, colocadas de forma a ter coerência né? Mas no geral o tradutor mandou bem!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Yay, que bom que você gostou, Eve! Os próximos livros são super necessários mesmo. Na minha opinião, a parte mais interessante em JV não são os jogos, nem a arena, nem a ação, mas a estrutura de Panem, daquele mundo. A parte política mesmo. E é sobre isso que falta falar no primeiro livro (não é um defeito, porque Jogos Vorazes é o livro sobre os jogos).
    Concordo com você que aquelas mudanças no final dos Jogos meio que tiram a emoção. Eu achei um defeito bem considerável em uma história praticamente sem defeitos. Parece uma escolha meio preguiçosa da autora, que cuidou tanto pra que tudo saísse muito bem calculado, como você disse.
    Mas... bom, eu amo a Katniss - é uma das minhas personagens favoritas de todos os tempos. Muita gente acha que ela fica completamente irritante nos próximos, então se prepare (mas eu discordo. Eu entendo por que ela ficou daquele jeito e acho que era natural. Enfim).
    Beijo. E may the odds be ever in your favor (hehehe não foi engraçado).

    ResponderExcluir
  16. Oi Eve :D
    Poxa, eu não sei que pensar de Jogos Vorazes... Aliás, sei sim, que é cópia chupinhada cara de pau de Battle Royale, meu mangá lindo (que originalmente é um livro também)! 8<
    Acho que um dia vou acabar lendo Jogos Vorazes, ou pelo menos o primeiro volume, pra ver do que tanto falam... Pode ser que seja bom, mas só vou ter certeza mesmo depois de ler e analisar tudo, porque por mais que falem e achem que é OH, muito inovador, eu já conheço e amo Battle Royale há anos, daí fica difícil simpatizar com uma história que eu tenho certeza que a autora chupinhou, só fazendo algumas modificações... Enfim né, quando eu ler, decido u_u''
    Ps.: morri com o seu post e sua descrição das capas feias lá embaixo haha! Difícil eleger qual é a pior, pqp!

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não li Jogos Vorazes e infelizmente não vou ter como ler antes de ver o filme =/
    Mais mesmo assim pretendo ler logo, sempre que um livro é tão comentado eu fico curiosa para ler e saber o que eu vou achar.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Evellyn!

    Já li a trilogia Jogos Vorazes (que se tornou uma das minhas séries favoritas) então já sie tudo o que acontece.
    Concordo e discordo de alguams coisas que você disse..
    Juro que não sei porque muita gente não gosta da Katniss.. Acho que eu meio que entendo ela. Ela teve uma vide difícil e teve que amadurecer muito rápido e carregar uam grande responsabilidade nos ombro desde pequena. O fato de ela ser tão desconfiada não é para pouco. A vida sempre foi uma contante corda bamba.
    Gosto muito dela porque ela mostra que é inteligente, sagaz, esperta e sim, ao contrário do que as pessoas dizem, ela tem sim sentimentos. E MUITOS! Ela ama Prim porque foi a única coisa com que ela pode contar, sendo da família eu digo. Ela acabou meio que se sentindo mãe e todo mundo sabe que amor de mãe nãos e discute!
    Ela também ama Gale, apesar de não saber de que forma, e também ama Peeta, apesar das pessoas nãoa creditarem nisso.
    Enfim. Agora sobre o Peeta. Sempre, sempre acreditei nele, não sei porque. Fiquei MUITO irritada quando de repente ela apareceu com so carreiristas, mas eu sabia que era alguma armação para proteger Katniss, e não matá-la. Sempre acreditei no amor dele por ela pelo fato do Peeta.. ser o Peete. Seilá, ele te cativa desde o começo.
    Concordo com oq eu você disse sobre a escrita do livro! Para mim, mesmo tendo poucos diálogos, o livro não foi massante em nenhum momento! E o que você disse, concordo também; você fica tão compenentrada em outras coisas que acaba não percebendo a brutalidade da vida. Acho que isso mostra ainda mais a crítica que o livro faz: mostra que o ser humano está acostumado com a desgraça dos outros... (não estou criticando ninguém, okay galera?)

    Bom, Jogos Vorazes é um livro que escedeu as minhas expectativas e já está em meu coração.

    Beijos enormes ;*

    ResponderExcluir
  19. Todo mundo está lendo e eu ficando para trás. Espero muito em breve ler Jogos Vorazes para poder ver o filme!

    Beijos,
    Bells - Just a Girl

    ResponderExcluir
  20. Tbm fico com o pé atras com esses super sucessos literários que surgem de vez em quando... mas eu simplesmente me apaixono cada vez mais pela saga toda vez que leio uma resenha e com a sua não foi diferente!
    Eu ainda não tinha ouvido dizer que se tratava de livros em primeira pessoa, q eu amo, então agora fiquei ainda mais ansiosa! =D
    parabens pelo blog! Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Nossa não aguento mais ouvir falar desse livro! LOL
    Ainda não chamou meu nome, mas talvez eu veja o filme...

    Bju e boa semana

    ResponderExcluir
  22. Já vi muita gente comentar sobre esse livro, e vão lançar um filme, espero conseguir ler antes de assistir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi Evy,

    Acho que todo mundo que deixou para ler esse livro depois ficou com o mesmo medo de não gostar e depois bater de frente com TODO MUNDO. Eu fui uma dessas, li na semana de estréia do filme e se arrependimento matasse..rs

    Toda a atmosfera, personagens e história funcionam muito bem entre si. E como você disse, por mais que o livro tenha muita narração, não foi cansativo. A autora conseguiu prender a atenção até o final. E acho que isso foi o grande diferencial.

    Não digo que é um livro sensacional. Eu gostei e muito, mas acho que tudo interfere na leitura. O momento que eu li e a ansiedade pelo filme me fez gostar bem mais do que se eu tivesse lido antes.

    Bom, Evy todo esse meu comentário é para dizer que gostei da sua resenha..rs

    ResponderExcluir
  24. Oi Eve!
    Adorei ler a sua opinião sobre o livro! :)
    Também demorei um pouco para ler JV, li em janeiro deste ano, mas eu amei, sério. Mais do que eu podia imaginar.

    Eu concordo que a Katniss pode até ser irritante em alguns momentos, mas eu entendo demais o lado dela, a vida que ela teve, já passou por tanta coisa que talvez nós no lugar dela também pensássemos assim, quem sabe!

    Também fiquei extremamente emotiva lendo este livro, é tanta injustiça que sempre que acontece algo bom a gente fica naquela clima meio choroso e sentimental.

    Adorei o personagem do Peeta, sempre acreditei nele por mais que a Kat tenha as suas dúvidas (o que é mais do que natural na posição em que se encontrava), mas ele é tão fofo e gracinha, as atitudes dele passam uma sensação de segurança, de proteção, sabe? Eu entendo o amor dela pelo Gale, mas ainda prefiro o fofo do Peeta! Acho inclusive, que esse é um dos mais bem criados triângulos amorosos da literatura, pois geralmente não gosto dessas coisas, sempre fica algo meio forçado, mas não no caso de Jogos Vorazes, onde cada amor é justificado, é muito fácil gostar dos dois e entender os seus sentimentos.

    Concordo plenamente que a narrativa não fica cansativa em momento algum, mesmo nas partes de pouco diálogo; o que geralmente acontece na maioria dos livros, porém mais uma vez, não em JV. São tantos méritos alcançados que é compreensível toda a fama que o filme suscitou.
    O Haymitch também é um dos meus preferidos e ainda não li Em Chamas, mas sei que a história dele será melhor desenvolvida nos próximos sim! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Estou curiosa para ler esta série e também para ver o filme!

    ResponderExcluir
  26. Adoreii a resenha, parabéns!!
    Só me deixou mas ansiosa pra começar a ler essa trilogia! :)

    ResponderExcluir
  27. Eu li jogos Vorazes e amei não só o primeiro, mas a trilogia inteirinha.Beijos :)

    ResponderExcluir
  28. Eu li toda a trilogia e amei . Tive muita sorte pois como comprei os tres livros ao mesmo tempo pude ler tudo seguido numa forma encadiada e assim nao tive de esperar.

    Eu gostava muito de Kate e percebo toda aqueles sentimentos com a mãe (eu infelizmente nao tenho uma relaçao complicada) e entao nao foi nada de outro mundo pra mim.

    Peeta virou o meu xodôzinho e quero saber onde posso comprar um desses pra mim. Eu por acaso assisti o filme primeiro, mas me apaixonei tanto que mal sai do cinema (no shopping) fui a uma livraria comprar os livros :)

    Valeu todo o investimento!
    www.fofocas-literarias.blogspo.pt

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?