Eu Li: O Circo da Noite (The Night Circus)

O Circo da Noite é o livro de estreia da americana Erin Morgenstern. A proposta da trama é intrigante, e acredito que a autora foi além de criativa, ousada ao conceber algo tão peculiar. A narrativa da trama é predominantemente em 3ª pessoa com alguns trechinhos narrados em 2ª pessoa - e que você só entende o porquê disso ao final do livro (e acredite, é lindo). Eu geralmente nem gosto de narrativas em 2ª pessoa, mas nesse caso, ela não chega a ser invasiva e como tem um significado ao final, achei bem pensada!

O livro conta a historia da criação de um circo nada convencional do tradicional no fim do século XIX e vamos acompanhando a trajetória desse circo e seus envolvidos por mais de uma década. Mas acontece que esse circo é bem mais que o plano ambicioso de alguém em criar algo nunca visto antes...

É muito interessante porque nós acompanhamos duas histórias distintas (que se passam em épocas diferentes) mas que se conectam em algum momento. O livro se passa num período longo de anos, que são bem marcados e é importante se atentar a isso para fazer a conexão conforme vamos nos aprofundando na historia. Se eu usasse adjetivos para descrever o livro, diria que ele é lúdico, mágico, encantador. Sabe quando você precisa explorar os limites da imaginação para acreditar em algo? É o que acontece no circo!
– Por que não me perguntou como eu faço os meus truques? - indaga Celia no momento em que eles atingem um ponto em que ela tem certeza de que ele não está sendo apenas educado a respeito da questão.
Friedrick pondera sobre a pergunta antes de responder.
– Porque não quero saber - diz afinal – Prefiro continuar sem esclarecimentos, para melhor apreciar a penumbra
No contexto pré-criação  do circo, conhecemos dois jovens: Célia e Marco. Ela filha de um reconhecido mágico, ele um ex-órfão tirado de um orfanato por um misterioso senhor que o ensina sobre manipulações e ilusões. Os dois foram marcados desde cedo com o proposito de duelarem num desafio que as regras não são claras e eles não sabem como, quando e onde isso irá acontecer. Eles também não conhecem quem será seu oponente.

O inicio nos deixa curiosos em relação ao que está se formando, o que irá acontecer, mas eu estava lendo bem devagar. Mas isso foi mudando ao final da parte II. A partir da parte III, fica praticamente impossível largar o livro porque todos os acontecimentos (e isso desde o inicio do livro) estão intimamente interligados e quando você começa a montar o quebra-cabeça e perceber o-que-está-acontecendo quer logo saber a conclusão de tudo. Eu fiquei tão surpresa com o rumo que a história tomou que só consegui pensar numa palavra: SENSACIONAL.
  Ethan, às vezes você se sente como se estivesse o tempo todo sonhando?
 Não, acho que não.
 Estou achando difícil distinguir entre o sono e a vigília. - explica Tara. – Não gosto do escuro. Também não gosto muito de acreditar em coisas impossíveis.
O livro tem bastantes personagens e achei que os principais foram bem elaborados. Gostei de como a autora não classificou o mocinho e o vilão. Acho que isso torna as coisas simplórias, já que o bem e o mal estão em todos, em nuances diferentes. Como a narrativa nos mostra diversas perspectivas, a gente não chega a torcer para um ou outro. Em diversos momentos eu ficava surpresa com um revelação inesperada em relação a algum personagem que eu não desconfiava.

Também achei fantástica a ideia do romance entre os protagonistas. Não é nada convencional - ele praticamente não é tangível até mais da metade do livro - e isso é o melhor. É um romance proibido sim, mas a autora foi além do esperado e conseguiu criar um romance que torcemos pelo casal ao mesmo tempo que desconfiamos de toda atmosfera do relacionamento entre eles. Eu, particularmente, suspirava com os encontros furtivos entre os dois e rezava desejava de todo coração que eles pudessem ser felizes porque a situação era complicada!
– Eu já vi você assim antes - diz ela (...) – Você assistiu ao meu espetáculo desse jeito.
 Você se lembra de todas as suas plateias? - pergunta Marco.
 Nem todas - responde Celia. – Mas me lembro das pessoas que me olham desse jeito.
 E que jeito seria esse?
 Como se não conseguissem decidir se têm medo de mim ou se querem me beijar.
 Eu não tenho medo de você. - diz Marco.
#Ui \o/
Se eu recomendo o livro? É claro. Se eu acho que todo mundo vai captar a intensidade e se envolver com a historia como eu? Não, infelizmente.

Eu gostei bem mais da leitura do que imaginei ao começar. Estava curiosa em relação a historia, mas uns comentários negativos que vi pipocarem me fizeram duvidar da qualidade da obra. Decidi não ler nada até terminar minha leitura e agora até consigo entender o motivo de estranhamento por parte de alguns. O livro é inovador, foge do óbvio, mas isso não é motivo para chamar o livro de ruim e doido! Não é como nada que eu já tenha lido, mas depois que você se deixa envolver pelo universo criado pela autora, a historia se torna fantástica e eu só fiquei torcendo por um final feliz! O livro foi publicado pela editora Intrínseca aqui no Brasil.

27 comentários:

  1. Eve, adorei a resenha.
    Fiquei louca para ler esse livro, pois recebi um e-mail já anunciando o lançamento e fiquei babando com a sinopse. Mas eu espero [de coração] que eu possa ganhá-lo de alguém, amigos, famíliares ou sorteio, pois minha lista de desejados é enormeeeeee e não tenho tanto dinheiro assim para poder comprar livros o tempo todo.
    Como vc sabe uma garota tem outras necessidades compulsivas além de livros: roupas, sandálias e maquiagem... haja dinheiro!!!!!

    bjokas.
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Wow! Eu adorei a sua resenha, me deixou com mais vontade ainda para ler o Circo da Noite!

    Eu estou apaixonada por esse livro, mesmo sem ter lido ainda rs. Isso sem contar que a capa é linda demais :)

    Beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Show sua resenha! Fiquei ainda mais ansiosa para ler! Tenho visto várias resenhas sobre este livro e parece mesmo muito bom. Acho q os trechos que vc cita tbm ajuda a querer ler a obra. Parece [otimo e super diferente, vou ler o quanto antes!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. oie Evellyn,
    to com esse livro em casa e doida para começar a ler.
    espero gostar, estou criando ótimas expectativas. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Eveeeee!!!
    Terminei esse livro ontem e AMEI AMEI AMEI!!!!!
    Tb tenho plena consciência que o livro não vai agradar a todos, principalmente pelo ritmo lento de narrativa, mas oh my god, eu AMEI! É um livro fascinante, o mundo que ela criou dentro do circo — sem palavras! Um dos melhores cenários *-*
    Adorei sua resenha e os quotes! Esse último entre o Marco e a Celia é tão fofo! *----------*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ai caramba! Esse livro parece ser tão mágico, rs. Tenho muita vontade de ler ele. Mas não sei se vou ler... Espero que eu tenha a oportunidade.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  7. Eu não esperava isto tudo do livro, juro. Também me atentei para estes detalhes - como não taxar vilão e mocinho - que deixaram a história bem mais rica. Eu li o início bem rápido e agora estou terminando. Acho este livro tão... degustável *o* Fizeram tanta divulgação e não era a toa. Beijos, Ev,

    Rachel Lima
    http://corujando.org

    ResponderExcluir
  8. Olá, Eve!!
    A sua resenha e a da Nina foram as únicas que vi elogiarem esse livro, mas até entendo porque alguns disseram não ter gostado tanto assim desse livro. Estou pensando em dar uma chance mais pra frente, por enquanto não acho o momento ideal de lê-lo...
    Eu também prefiro a narrativa mais objetiva e menos descritiva para não achar a leitura cansativa demais. Talvez não seja o momento ideal de ler esse livro, ou vou acabar pensando como os demais também. É preferível ler um livro denso e complexo como esse quando tenho mais tempo de sobra, o que não tem ocorrido ultimamente :/
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  9. Li tantas resenhas desse livro que eu estou super curiosa a respeito! Eu já tinha vontade de ler só de olhar a capa, que é maravilhosa, e depois de ler tantos elogios da narrativa da autora e esses comentários de que o livro foge do comum, só me deixaram com mais vontade ainda.
    Adoro suas resenhas, tão completas.. *-*

    ResponderExcluir
  10. Estou morrendo de vontade de ler esse livro depois de tantas resenhas que li sobre ele!Algumas foram positivas e outras não, mas ainda sim estou super curiosa (principalmente por causa dessa capa que eu achei linda)! Os quotes são ótimos, adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  11. Bom, então vamos contar a minha história com ''O Circo da Noite''...

    Eu quase cheguei à comprar ele, em paperback, na Saraiva, uma vez - bem antes dele ser lançado por aqui... Mas aí, eu li alguns capítulos, olhei de novo a sinopse, e acabei deixando para lá.

    E acho que, pelo o que eu tenho visto das resenhas, as pessoas tem lido o livro esperando uma coisa que a sinopse promete, mas que na verdade não tem. É complicado, pois muitos acabam julgando o livro como ruim por não intenderem a intenção dele...

    Como eu já disse, essa falta de conexão entre a sinopse e o livro (e olha que a edição nem era a da Intrínseca) já me jogou um balde de água fria. Mas em nenhum momento eu julgo o livro como ruim.

    Apenas não foi feito para mim.

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  12. Oi Eve,
    Ah eu adoro livros diferentes que fogem do óbvio e felizmente a Intrínseca pelo visto vem investindo bastante neles, visto que o A Visita Cruel do Tempo, também pode ser classificado assim e alguns outros que ando vendo nas livrarias.
    Adorei a sua resenha, me deu mais vontade ainda de lê-lo. Reforça bastante o que eu já imaginava, uma história mágica, meio surreal, onde é preciso desatar um pouco os laços que nos prendem a realidade e viajar para o mundo ilusório do circo da noite.
    Quando as coisas tomam um rumo inesperado então, é ainda melhor. Adoro me surpreender com um livro, principalmente quando ele contém personagens ambíguos e fascinantes, que nos confundem com os aspectos controversos da sua personalidade.
    Altas chances de eu amar a história. Mas é como você disse, já escutei algumas pessoas falando mal mesmo. Estou curiosa para saber o que vou achar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu li "O Circo da noite" essa semana e postei a resenha no meu blog hoje.
    Amei o livro e concordo totalmente com você que não é todo mundo que vai captar a intensidade do livro e se envolver com a história.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Eve!
    Eu recebi a prova deste livro e ainda não li. Como sei que é uma leitura mais densa estou esperando um momento melhor, estar com a cabeça mais leve. Porque sei que se eu pegar para ler agora, com o turbilhão de coisas acontecendo posso não me prender muito.
    Adorei a sua resenha :)

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  15. Ótima resenha, Evellyn!

    Você descreveu com primor toda a mágica e a beleza desse livro. Estou louca para lê-lo. Sua resenha mostra que você não só leu a obra, como refletiu, entrou na mente na autora. Seu texto é maduro e bem desenvolvido. Você é muito talentosa. :)

    Abraços,

    Fátima Menezes - @fatimamd
    http://recantodecaliope.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, Eve!
    Tô doido pra ler esse livro, você não faz ideia do quanto! Primeiro que a capa dele é incrível. A Intrínseca - como sempre - arrasou, mas isso não é uma grande novidade. Achei inovador, da parte da autora, escrever o livro em 2ª pessoa (eu nunca tinha ouvido falar). A história parece ser muito bonita. Eu adoro circos. Tive a oportunidade de ir apenas duas vezes (sendo que uma delas eu quase nem lembro, porque era muito pequeno). Acho que é por isso que quero tanto ler o livro.

    Abraços. :D
    obcecadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Eve!!!

    Pois é, o livro foge realmente do convencional, e eu o amei por isso. Sem dúvida fiquei com vontade de ler mais uma vez, como disse lá no blog.

    Bjuss

    Lay - De Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  18. Sabe que não dava nada por esse livro? E por puro preconceito mesmo.
    A capa é linda, mas esse título não é um dos mais agradáveis.

    Gostei de como tudo te surpreendeu.
    Os quotes selecionados deixaram um pouco de mistério para quem quer realmente ler.

    Gosto de livros surpreendentes e que te deixam ansiosa para mais e mais.
    Com certeza se eu tiver uma oportunidade para lê-lo o farei sim, baseado exclusivamente na sua resenha.

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  19. As minhas expectativas para esse livro estão bem divididas, a cada blog que eu vou eu leio um tipo de resenha.. às vezes positivas e na maioria negativas D: por isso não sei muito o que esperar do livro. Eu gostei do tema circo, achei muito boa a ideia da autora sobre o duelo e tudo mais.. espero que supere as minhas expectativas. Obrigada pela resenha, beeijos!!

    ResponderExcluir
  20. Esse livro é perfeito, des de a capa até a história

    ResponderExcluir
  21. Ain você também gostou! Já ouvi algumas resenhas negativas, mas acho que vou gostar bastante :D

    ResponderExcluir
  22. "– Ethan, às vezes você se sente como se estivesse o tempo todo sonhando?" Ohhh meu Deus, me conquistou esse livro *0* Parece um pouco macabro mas romantico e cheio de magia. E essa capa ? muito glamour kkk sério to muito apaixonada

    ResponderExcluir
  23. Eu me apaixonei pela capa desse livro e agora q li sua resenha tô louca p/ ler ele logo *-*

    ResponderExcluir
  24. Adorei a Resenha , achei mto interessante a história , adoro circo , ms nn os qe usam animais no shows , primeira vez qe li sobre o livro e Autora , gostei mto voô pesquisar mais sobre .
    Qero Mto.!

    (yn*

    ResponderExcluir
  25. Eu to que não me aguento mais de curiosidade por este livro, quanto mais resenhas eu leio mais eu quero não me importando muito com as opiniões adversas, eu quero mesmo assim.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  26. eu quero demais ler estye livro, quero saber se é bom ou ruim mesmo ja que as diversas resenhas me deixam confuso.

    ResponderExcluir
  27. Já me imformaram que esse livro é confuso, porém, impossível de deixá-lo de lado, por conta do mistério, do jogo envolvente. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa. "Intrigante" nos dá curiosidade e ansiedade. Sem dúvidas irei ler.
    Bela resenha.
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?