Livros em Séries de TV

Eu já tinha recolhido material pra esse post há tempos e só faltava, bem... organizar tudo, escrever, preparar as imagens e postar. Coisa básica! Finalmente arranjei disposição para comentar os livros que aparecem em séries de TV. Vou logo dizendo que não vi alguns desses episódios, então meu comentário baseia-se no que pesquisei! Alerta: Inevitavelmente, o post contém spoilers sobre cenas (foto) das séries em questão.


Começando por um episódio de Gossip Girl onde Blair aparece curtindo um dia ao ar livre e lendo Gigi, um antigo livro da famosa escritora francesa Gabrielle Colette. Ele foi lançado em 1945 e embora eu não tenha visto esse episódio, estou quase certa que foi no período que ela passou em Paris, no inicio da 4ª temporada (Blair é original como eu *só que ao contrário* Paris, nada como um livro francês!) 


Já no quarto episódio da 5ª temporada de Gossip Girl, Dan vive momentos de glória com o lançamento do seu livro intitulado Inside (que eu logo imagino do que se trata). Todo mundo lê, todo mundo comenta e o Upper East Side fica movimentado! Até Blair estava conferindo pra ver onde ela se encaixava no babado...


Em Pretty Little Liars, Aria recebe um dos muito ameaçadores bilhetes de –A com um singelo livro de poesia onde seu amado professor Ezra Fitz tem um poema publicado... Hm... 
 Eu não sou fã de poemas, acho que quando não rimam são estranhos e quando rimam são infantis (paradoxo! Hello!). Sou fã de sonetos – estes sim eu amo e admiro. Mas adoro este começo: 
B-26 
It's a number. 
It's a song. 
It's a girl. 

Sério, se alguém tivesse escrito algo assim (e publicado) em minha homenagem, eu 'gamava! rs 


Em Suburgatory, num dos primeiros episódios da temporada inicial (ou foi de fato o 1º? Enfim..) Tessa é uma garota moderna e que não está acostumada com o estilo de seus colegas do 'interior' então ela prefere se recolher e ler um bom livro longe dos olhares alheios (quem nunca?) no banheiro da escola. Ela escolheu esse inusitado livro que eu não consegui achar o nome exato, mas tem algo relacionado a comportamento animal, já que ela faz uma comparação/usa como manual para lidar com as pessoas (?) rs 


Também em Suburgatory é citado o livro 'The Lovely Bones' conhecido por aqui como Um Olhar do Paraíso. O livro foi lançado em 2002 lá fora ganhou uma adaptação cinematográfica de mesmo nome (alias, o elenco é ótimo, preciso ver!). Aqui no Brasil a editora Ediouro lançou o livro com o nome de Uma Vida Interrompida: Memórias de um Anjo Assassinado em 2003, mas acho que saiu de circulação – o que é estranho considerando que como o filme lançou em 2009 era uma boa chance de relançá-lo... Enfim... Eu vi esse episódio (foi o 3º ou 4º), mas não lembro em que contexto a Shirley citou – mas ela é louca, então who cares


Quem também se amarava numa leitura era Sawyer, em LOST. Claro, que numa ilha sinistra, quando não se estava correndo de ursos polares ou fumaças estranhas ou 'dos outros' não restava muito o que fazer, então por que não ler um dos livros sobreviventes ao desastre do voo 815? Esse livro era o Are You There God? It's Me, Margaret; da Jude Blume. Ele é caracterizado como um livro YA, ou seja, Sawyer é dos nossos e eu sempre soube que gostava dele por algo além da carinha sedutora e das tiradas sarcásticas! O livro é sobre uma garota de uns 11/12 anos que questiona Deus, já que ela foi criada entre religiões: a mãe cristã e o pai judeu. Margareth é uma questionadora e questiona todo tipo de neuras femininas durante a fase de crescimento. Agora, imaginem Sawyer lendo algo assim?

E vocês, conhecem algum livro citado em serie de tv? 

23 comentários:

  1. Oi Evy,
    Eu parei de ver GOSSIP GIRL há séculos, parei na 3ª temporada (coisa chata e cheia de enrolação, ECA!), e por isso não vi que o Dan tinha publicado um livro, mas julgando pela capa eu bem que queria, sabe como é né? hahaha
    E Sawyer lendo YA? hahaha Ele é de mais mesmo, eu ri MUITO com você dizendo "é um dos nossos"! hahaha

    Beijão
    WIll
    Vício de Cultura

    ResponderExcluir
  2. Amoooooooooooooooo os livros de GG
    Mas eu nao curto muito a 'serie...apesar de ter os 3 primeiros boxes acredita?

    amei esse post hein amiga..super diferente...parabéns, afinal, nossos ídolos tb curtem um bom livro seja atuando ou fora das telas..rs

    bjos
    Raffa Fustagno
    http://www.livrosminhaterapia.com/

    ResponderExcluir
  3. AMEI o post! Muito bom, acho que você deveria continuar fazendo mais desses.
    A Blair além de linda, dona de um guarda-roupa muito-muito invejável, e SPOILER! namorada do Dan Humphrey <3 (amo amo amo) /SPOILER é super culta. Ela adora coisas antigas - tipo esse livro.
    E Sawyer! Que saudade de Lost. Eu adorava o Sawyer também, lembro que teve um episódio que só a voz dele enquanto lia em voz alta conseguia acalmar o bebê da Claire. Muito amor. Claro que precisamos considerar o fato de ele estar em uma ilha e ter poucas opções, mas... Lendo Judy Blume!

    ResponderExcluir
  4. Super criativo o post! Alguns livros tinham passados despercebidos por mim. Acho que só tinha notado o de PLL e o de Gossip Girl.
    Agora vou ficar de olho nos seriados.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adoooorei esse post!!! Queria muito ler Gigi mas quem disse q encontro o dito livro? Enfim, é Blair influenciando minha vida!

    Em Pretty Little Liars também falaram do Grandes Esperanças do Dickens...a Emily axa uma carta nele.

    Axo q vou começar a rever minhas séries favoritas e prestar mais atenção nos livros kkk

    Amei o post....faça mais \o

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nenhum desses livros, mas adoro ver o nome de todos os livros que todos os personagens das séries leem! Acho tão legal, hahaha. Tem um episódio em TVD que o Damon tá lendo Crepúsculo e ele faz um comentário hilárioo!! Adorooo, ahahahaha.

    Beijos!
    http://livrosnacabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. @Alessandra Messa Não lembro desse, mas lembro que na 1ª temporada o Ezra le To Kill a Mockingbird (O Sol é para Todos), mas não achei foto pro post! rs

    @Milena
    Eu lembro desse! Foi num episódios inciais (quando eu tentei ver) ele ta até conversando com a Caroline e faz a 'piada' rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. huahuaua adorei a postagen Eve achei super criativa e adorei os comentários já recebidos... S2
    Abraços flor.
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. livros citados em Gilmore Girls não caberiam aqui! haua =)

    ResponderExcluir
  10. Realmente tem esse episódio em que o Damon está lendo Lua Nova. Ele até faz uma menção a Anne Rice!

    Tem um episódio de The Vampire Diaries (1ª temporada, não lembro qual) em que o Stefan entrega uma primeira edição de O Morro dos Ventos Uivantes para a Elena.

    Achei muito fofo!

    E também tem a série Once Upon a Time que é praticamente um livro ambulante, já que conta a história de praticamente todos os contos de fadas. Na série o Henry (neto da Branca de Neve) não desgruda de um livro que conta a história da avó. Muito fofa essa série!

    E acho que a última série que eu consigo lembrar é The Secret Circle, onde tem a menção dos Books of Shadows, os livros que contam a história de cada família do círculo, além de serem repletos de feitiços kkkkk'

    Acho que é só.

    Beijinhos.
    Nathália Almeida

    http://blueberrys.org/

    ResponderExcluir
  11. Que post super legal e bem montado!
    Não assisto nenhuma das séries citadas no post, mas conheço os personagens por causa das propagandas que vejo na TV.
    Mas simplesmente adorei saber que personagens tão queridos por nós também compartilham nossa paixão: a leitura.
    E não me lembro de alguma série que alguém tenha falado de algum livro, pelo menos não agora.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  12. Hey
    amei o post.. ai queria esse livro do Ezra HAHAHA
    :(

    Eu acho que esse livro não era do Sawyer.. acho que ele pegou de alguém do voo kkkkkkk sei lá, só sei que tem um episódio que ele está de óculos e o Hurley chama ele de Harry Potter de luzes muhauahauhua adoro!

    Hum lembro de Lua Nova em TVD, dizem que aquela série The Middle aparece vários por causa do menino que gosta de ler.. mas não achei graça então nem acompanho >.<

    beijos e um ótimo feriado pra você
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. Nossa parabéns pelo post arrasou!
    amei a ideia!!

    ResponderExcluir
  14. Hey Eve o/
    Dos seriados ai só assisto PLL, mas assisti um pouco e GG e lembro dessa cena da Blair. Um pouco nada, foram quatro temporadas, é muito UAHSUAHSUA Adorei, adorei. Eu gosto de quando aparece um livro num seriados, sempre fico curiosa para ler quando os personagens gostam muito.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  15. Oie! Adorei o post, super diferente, muito criativo. Nunca tinha prestado atenção nos livros que apareciam nos filmes, séries...
    Parabéns mais uma vez Eve!

    xoxo
    foolishhappy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Hahahahaha adorei! Também estava preparando um post assim faz tempo, mas como não tenho memória para séries, sempre esquecia os livros que a galera lia. Em Gossip Girl tem uma cena em que a mom da Serena está lendo Nicholas Sparks! Hahahaha :D Você está em qual ep de GG?

    ResponderExcluir
  17. Amei! Adoro posts assim!!
    Tirando o "Inside" (que foi praticamente o foco da temporada), nunca teria percebido os outros :p

    ResponderExcluir
  18. que criativo! interessante, nunca tinha visto posts assim! achei criativo heheh

    ResponderExcluir
  19. Esses posts de livros em séries tem pano pra manga hein... não entendi como vc conseguiu citar só esses, pq tem muitooooss.

    O episódio que parece esse livro da "Colette" é muito lindo, e a fotografia da Blair em Paris é um sonho de lindo! Ela e a Serena vão de férias, as roupas, o cenário... #dream
    Legal, não sabia que o Dan virava um autor. Apesar, de ter tudo a ver com o personagem dele, mas conseguir atingir isso é uma outra coisa. Já até imagino os babados para a Gossip Girl.

    Vc falando de poemas é a coisa mais engraçada do mundo. Imagino conversar com vc sobre isso... não vou parar de gargalhar! rs
    Mas é sério, o que é isso? "É um número. É uma canção. É uma garota"... é meio bizarro!! Gamava mesmo??? rs

    Puxa, que legal não sabia que já tinha saido o livro "Lovely Bones". Aliás o filme é lindo amiga, vc precisa conferir. Acho que vc vai gostar muito!

    Não, fala sério?? O que é isso, do queridinho Sawyer lendo Judy Blume???? Eu vi um outro episódio que ele lê algo que é mais a cara dele.
    E sabe do que eu mais me lembro, é dele lendo com um óculos remendado. Achava o máximo, ele com aquela pose toda de "eu tenho cérebro, não sou só um corpinho gostoso" rs

    Enfim, adoro quando aparece um bom livro num filme ou um seriado. Fico louca correndo os olhos para ver que livro é e de qual autor.
    Mas o que mais lembro é de mim vendo "Gilmore Girl" e pensando em um dia ler todos aqueles livros que a Rory lia. Acho que foi assim que minha paixão e cultura aumentaram.
    Obrigada pelo post, ficou maravilhoso

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  20. Nossa amei esse post, a partir de agora vou reparar mais nas séries...

    ResponderExcluir
  21. Adorei esse post =D
    Muito interessante. Dessas séries, assisto apenas Suburgatory e assistia Lost - já vi um pouco de GG também, mas bem pouco e perdi o interesse. Achei bem criativo da sua parte, juntar tudo isso num post só. O Sawyer era um fofo mesmo, sempre lendo. E realmente é estranho isso que você apontou do Lovely Bones não ter sido relançado após o filme sair, mas vai entender... vai ver a Ediouro perdeu os direitos e ninguém mais comprou.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  22. Oi Eve!

    Gente, achei que era só eu que reparava nos livros que os personagens leem, tanto em seriados e em filmes. Adorei mesmo a ideia do post! Eu sempre procuro saber sobre os livros e fico super empolgada quando eles estão lendo um livro que eu já li... kkkkkkkkk

    Beijinho
    Aline
    Memoirs and Books

    ResponderExcluir
  23. EVE! Que criminosaaaaa.... não falou nada de Gilmore Girls! É o ULTIMATE guide de séries que falam de livros... uhahua precisa de um blog inteiro para citar tudo.

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?