Eu Li: Meu Querido Professor

Meu Querido Professor é o primeiro livro da Nath Souza, lançado de forma independente. O livro começa quando 4 garotas de diferentes lugares do Brasil se conhecem no fórum de uma comunidade de discussão na internet pois 'partilham' o mesmo problema: estão envolvidas (para o bem ou para o mal) com seus professores.

Bruna tem 17 anos e está in luv pelo seu professor de Física – uma matéria que ela odeia. Julia tem 19 anos e acha que rola um interesse mutuo entre ela e o professor de Contabilidade. Amanda, por outro lado, não tem o menor interesse no professor da academia, enquanto este parece muito interessado nela. Ela gosta é do vizinho e acha que o professor só vai atrapalhar o lance deles! Já Isabella se sente perseguida pelo professor de natação desde o dia em que o conheceu, pois chegou atrasada na primeira aula! Por que ele é tão implicante com ela?

O livro é bem ágil e tem uma narrativa inovadora, já que toda a trama é contada em vídeo-chats – ou seja, cada garota narra para as outras (e para nós) sobre o assunto combinado da vez e assim vamos sabendo o que esta acontecendo, já que elas fazem os encontros a cada 15 dias.

As meninas tem personalidades bem distintas, cada uma com sua particularidade, mas a que eu gostei mais foi a Amanda pois a historia dela é a mais normal. A Bruna eu achei completamente maluca – mas ela é a mais jovem das quatro, então a gente não pode culpá-la por ter um comportamento tão espontâneo! A Isabella é a estressadinha – ela é muito estourada! E a Julia é a garota que poderia ser qualquer uma de nós – a iludida (há). Todas tem bom humor e complicações com professores. Gostei de cada uma por algum motivo, mas a Isa me estressava com o estresse dela – embora isso tornasse a historia dela engraçada pela tempestade em copo d'água que ela fazia. Eu gostei da forma com que cada uma se expressa, embora tenha as achado bem conterrâneas por isso...
Acho que as pessoas que não são tão bonitas de aparência compensam em alguma coisa, nesse caso é a lábia. Isso me lembra um amigo meu... Tá, eu sei que o meu amigo não é o objeto em discussão. Falando em objeto, não é meio estranho chamar os caras de objeto? Eu ri.
É, e eu também...
Tenho que concordar, se eles nos tratam assim muitas vezes, por que não podemos chamá-los?
O que aconteceu durante a leitura foi que senti falta de alguns detalhes extras sobre 'como' as coisas aconteciam! Porque nós ficamos sabendo de tudo pela voz das meninas e eu gostaria de ler os diálogos com as expressões, a ambientação, sabe? Em alguns momentos elas contam os diálogos, mas não tem a 'descrição exata do momento' como eu amaria saber. Eu só queria estar 'dentro da cena' para ter mais informações! Por isso achei inovador, porque é diferente do usual e a narrativa dá outra perspectiva, mas eu gostaria de ler a mesma historia numa narrativa mais tradicional – fato.

O final do livro foi bem inesperado porque eu não esperava achei diferente do que se espera de um livro jovem. E isso é legal porque dá um toque ótimo de realidade. Não vou comentar muito porque só lendo você entende, mas gostei da mensagem final que foi a amizade que as garotas criaram - e tudo por causa dos professores! 

O livro é independe e está muito bem diagramado. Alguns errinhos são perceptíveis, mas não é nada que deixe a leitura impossível e a revisão, considerando o que vemos por ai, está num nível muito bom. Agora a autora está prometendo um livro para cada garota e resta esperar para ver se isso acontecerá.

Para Comprar
.sortearei marcadores do livro entre os comentaristas do post.

14 comentários:

  1. Ahhhh já fiquei aqui doidinha pra ler Eve!
    Acho interessantes essas novas formas de narrativas!

    bjokas!
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Certeza que essa Bruna não se chama Miriam? HAHAHAH, suuuper me identifiquei! ;OO

    Espero que ela consiga uma editora! A história pode interessar muitas garotas, mesmo.

    Beijos,
    Miriam - Booker Queen!

    ResponderExcluir
  3. Oi Eve!
    Não sabia dessa questão da narrativa ser através de vídeos! Bem interessante!
    Já vi outras pessoas dizerem que também sentiram falta de maiores descrições, mas, ainda assim, o livro parece ser bem divertido!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da resenha, e da história em si. Fico imaginando a personalidade das meninas e fiquei ainda mais curiosa pra saber sobre esses casos delas com os professores.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Como pode alguém escrever resenhas do tipo ''Ah, eu TENHO que ler o livro tal?'' Rsrsrs

    Antes eu tava só com aquela curiosidade natural para ler o ''Meu Querido Professor''... Mas esta review realmente chamou MUITO a minha atenção. A Nath tem que ir no Clube do Livro desta semana, por quê eu quero o livro, tipo, para ontem agora!

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  6. Quase sempre rende boas histórias de alunos apaixonados por professores. Fiquei curiosa para ler este livro. Deve ser difícil escrever sobre 4 protagonistas de uma vez.

    ----Leituras & Fofuras----
    www.leiturasefofuras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Evellyn

    Parabéns pela iniciativa da autora! Falar de professores é sempre bom...mas confesso que nunca tive paixonite por nenhum deles! rs
    Acho que tive professores MARA mas nenhum galà sabe? hahahaha

    bjos
    Rafa Fustagno
    http://www.livrosminhaterapia.com/

    ResponderExcluir
  8. acho legal o pessoal lançar livros independentes! a historia desse é super diferente, gostei!

    ResponderExcluir
  9. Ameei Eve!Suas resenhas são sempre Ó-T-I-M-A-S !
    Vou comprar, eu acho. Hehe. Faz tempo que quero ler esse livro!!!
    Beijos e quero marcador, hein?
    Isa (Paixão em Livros

    No meu blog...
    Promoção 3 meses do blog e resenha de A Lista VIP

    ResponderExcluir
  10. A sua descrição da narração me lembrou um pouco o livro O garoto da Casa ao lado, que é narrado através de e-mails.

    Fiquei curiosa a respeito do livro.
    Espero lê-lo em breve.

    Beijinhos.
    Nathália Almeida

    @BlogBlueberry_

    http://blueberrys.org/

    ResponderExcluir
  11. Oi flor,
    Não tinha ouvido falar deste livro mas achei interessante no minimo agora esse esquema de se apaixonarpelo professor realmente e um fato que acontece com a maioria das meninas ne???Rsrsr...pois é também gosto de livros com dialogos pois parece mais proximo sei lá...enfim adorei a resenha e conhecer mais essa obra nacional.
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Hey Evellyn!
    Ok, não deu para resistir...rs
    Demorei por motivos desculpáveis, mas agora estou aqui para comentar na resenha do meu livro.
    Nossa, isso é tão diferente. Ainda mais ler a opinião de uma pessoa que escreveu outro livro com você e que acompanha há 7 anos (estamos ficando velhas O.o)
    Agora falando da resenha, eu gostei muito, e pelo que andei vendo nos comentários não fui a única. \o
    Nunca vi alguém escrever tantas coisas sem sentido em um comentário como eu, mas tudo bem.
    Estou muito feliz de ver o meu filhote aqui no seu blog.
    Obrigada!
    Bjks

    ResponderExcluir
  13. Quem nunca teve uma queda por um professor né?! Pela primeira vez eu vejo um livro falando sobre isso, achei super legal isso do livro *-* e gostei també sobre a ideia dos videos-chats (o mais diferente que eu li até agora foi em forma de e-mails da Meg AHSUAHSUAHSU) Obrigada pela resenha, beeijos!!

    ResponderExcluir
  14. OMG, A Julia sou eu...
    Acho que apesar de não ter maiores detalhes o fato de o livro ser feito todo através de conversas eletrônicos deve ter dado todo um charme na história.
    Adoraria ler.
    Bjus

    Ariana
    @AriansNana

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?