Eu Li: Garotas Sérias (Serious Girls)

Garotas Sérias é o primeiro livro da Maxine Swann, publicado originalmente em 2004, lançado  por aqui recentemente pelo selo Essência da editora Planeta. Esse selo costuma lançar chick-lits, mas esse romance passa longe do que costumamos classificar como tal. Sim, é um livro para mulheres, mas seu enredo é muito mais profundo do que os que costumamos ler em livros do estilo. 

O livro é narrado em primeira pessoa por Maya, uma garota de 16 anos que começou a estudar num colégio interno em algum lugar nas proximidades de Nova York. No começo do ano letivo, ela conhece Roe, que tem a mesma idade e veio do Sul. As duas tiveram criações bem diferentes, mas se tornam amigas por diversos gostos em comum e a mesma curiosidade e dúvidas em relação à vida. 

A leitura flui bem e embora não seja exatamente cativante a ponto de você não conseguir parar de ler, é suficiente ao ponto de você querer terminar e saber onde aquilo dará. Na verdade, meu problema com o livro foi justamente o tanto de reflexão que ele me provocou. É um livro que parece despretensioso, mas me fez pensar muito! Eu lia um parágrafo e divagava por meia hora sobre a vida (juro, aconteceu demais). E não é que as situações retratadas tivessem algum fato remotamente relacionado a mim, mas foi como se a leitura abrisse vários cadeados em meu pensamento e eu precisava refletir. 

O grande lance do livro é que ele toma um rumo diferente do esperado. Pela sinopse você imagina duas garotas saindo por aí para experimentar de tudo e viver-la-vida-loka, mas as coisas não são bem assim. Elas realmente saem do colégio em busca de novas experiências, mas não da forma tradicional que esperaríamos encontrar num livro jovem. Garotas Sérias é um livro mais complexo do que se imagina. 

Maya está numa fase de querer viver novas experiencias. Ela foi criada só pela mãe, de um modo meio hippie e tem uma avó que é super rica e um tanto quanto exótica - a avó aparece pouco mas é uma figura! Roe foi criada só pelo pai, um militar tradicional, sem uma presença feminina. As duas meninas querem conhecer o mundo, descobrir um motivo para se viver. Durante a leitura, sentia como se a história toda se passasse nos anos 90. O ano não é citado, mas as situações, o comportamento em relação a algumas coisas e até a história das meninas, me fez lembrar muito a época dos 90.
Nós concordamos que Jane Eyre é melhor que O Morro dos Ventos Uivantes e que o senhor Ryan é o professor mais bonito do colégio.
Eu não conheço o senhor Ryan nem li Jane Eyre, mas estou muito certa que é melhor que O Morro...
Nós achamos que ninguém conversa sobre as coisas que conversamos ou descobriu as coisas que descobrimos. Nós achamos que ninguém é assim tão interessante.
Cá entre nós, eu também sempre tive essa sensação!
Um pouco depois do meio pro final, o livro ganha uma aspecto mais introspectivo. Maya entra numa fase confusa, a beira de um surto e então a narrativa fica um pouco mais densa, do tipo quase intragável. É como se a atmosfera pesasse e você se sentisse meio a esmo, como a protagonista. Isso é meio cansativo, até mesmo porque poucos diálogos aparecem. É um livro para uma leitura um pouco mais subjetiva e talvez isso não cative e agrade a maioria dos leitores. Eu gostei, apesar de me sentir num paradoxo devido a esses sentimentos de reflexão. 
Não é a forma como as pessoas olham para mim, é a maneira como eles não olham que me estremesse.
Tudo que eu faço parece suspeito. Acho que até eu mesma pareço suspeita [...]. Eu tenho certeza de que vou ser parada por alguém, jogada contra a parede, e que eu mereço isso, embora não saiba o porquê.
O enredo tem um objetivo. É basicamente um livro para falar sobre dúvidas e mudanças e como quando somos jovens tudo pode parecer uma coisa e se revelar outra. Acho que por isso me deixou tão reflexiva. Algumas coisas parecem não ter um ponto final definido. Bem, sou detalhista, gostaria de saber exatamente o que aconteceu com certos personagens, mas isso acaba sendo só um detalhe, já que o importante não é mostrar como ou porque e sim as expectativas e experiências vividas. É uma historia densa e por vezes cansativa. Se você não estiver num pique de leitura, pode ficar entediado ou exausto, mas se quiser ler algo diferente e que passa por cima das aparências, pode dar uma chance.

17 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas me apaixonei pela capa.
    Acho que sua resenha foi o suficiente para me convencer a ler. Os livros que me fazem pensar são os melhores, não gosto muito de ler algo que vai no automático e no final de deixa da mesma maneira que eu estava quando comecei a leitura.
    O que me motiva a ler é isso de mudar o que eu tinha como verdade e fazer eu pensar sobre outro ponto de vista.
    Beijos,
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eve, adorei sua resenha!
    Eu gosto bastante de livros reflexivos, então acho que esse vai me agradar!
    E achei a capa lindíssima!
    De fato, eu não esperava que ele fosse denso assim!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece um drama para adolescente querendo se encontrar e arriscaria que têm até um romance lésbico no meio se você não dissesse que ele não segue a linha deste estilo de livro!
    Parece legal e profundo, gosto de reflexões!

    beijos,
    Aninha
    True-Insights - http://true-insights.net/

    ResponderExcluir
  4. Oi Evellyn! Um amor é você isso sim! aushauh Dei uma conferida na sua resenha de PDRR e realmente eu estou LOUCA para lê-lo. Adoro a forma como você escreve! E como assim nossos blogs ainda não são parceiros? Está errado produção! ausus Seguindo aqui e curtindo no face amor! Obrigada por comentar lá no blog, me deixou super feliz! Vamos fazer parceria com os blogs hem? *-*
    Beijinhooss
    Becca
    http://www.temosmuitomaispradizer.com

    ResponderExcluir
  5. Oieee

    Adorei o seu blog...muito lindo. Vc escreve muito bem também. Parabéns!

    Beijos

    Lanny
    http://www.leituraeoutrostantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, mas me interesse logo de cara pela capa. Então fui ler sua resenha... Não era bem o que eu esperava, mas eu até daria uma chance para esse livro um dia, quem sabe?!

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  7. Quando eu vi esse livro eu imaginei completamente diferente! Fico entediada e com preguiça de alguns livros fácil, tenho medo de não curtir esse então, apesar de ser bem interessante, o jeito de escrever influencia demais na minha animação com o livro.. ASHUAHS

    ResponderExcluir
  8. Oi Evy!
    Eu não conhecia essse livro, mas gostei muito da sua resenha. Não é o tipo de livro que eu gosto de ler, mas parece ser bem interessante.

    Beijos,
    Mih.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, não tinha ainda lido nada sobre ele, mas confesso que sua resenha fez essa vontade de conhecer uma história nascer dentro de mim (me entende, por favor!). Vou anotar o nome e ver se encontro na Bienal (no dia 19 pra não correr o risco de comprar um livro muito caro. Esse ano eu to em contenção de despesas, hahaha)

    ResponderExcluir
  10. Oi Evy,

    Eu acho a capa desse livro muito linda. Não sei porque, mas quando lia o título já imaginava uma leitura tensa.
    Ultimamente estou fugindo de livros que me faça refletir.rs
    De complexo já basta a minha vida...rs

    Eu li e Divulgo
    http://euliedivulgo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. O livro para causar muuitas reflexões mesmo! Ótima resenha!Foi para minha listinha hahaha

    2 Book Girls

    http://2bookgirls.blogspot.com.br/

    http://www.facebook.com/2BookGirls

    ResponderExcluir
  12. Antes de comentar sobre o livro, só vou destacar um ponto da resenha: ''Eu não conheço o senhor Ryan nem li Jane Eyre, mas estou muito certa que é melhor que O Morro...''

    É sério mesmo, dona Evellyn?! Minha reação para esta frase só vai ser uma: Tsck, tsck...

    Agora sobre o livro, eu fiquei intrigado com a resenha, pois não entendi muito bem qual é a das garotas... Entendi que elas estão se descobrindo e tal, mas eu não captei o por quê... Talvez nem tenha uma razão concreta. É. Não liga não... Rsrsr

    Henri B. Neto
    ''Na Ninha Estante''

    ResponderExcluir
  13. Oi flor,
    Infelizmene estou numa epoca de precisar de livro leves minha vida ja esta pesada demais para mais algo assim...
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. nunca tinha lido nada sobre este livro, mas parece ser um tema interessante. gostei da resenha
    vou adicionar ele na minha lista de livros que pretendo ler! :P

    ResponderExcluir
  15. Realmente, eu senti as mesmas coisas que você enquanto lia esse livro, mas em VÁRIOS momentos a leitura se tornou cansativa e por vezes chatas a ponto de nunca mais ler o livro e eu o acabei. Com uma sensação estranha e desinteressante eu realmente senti que o livro mexeu com algo meu...

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro nem nunca tinha visto uma resenha antes . Mas fiquei curiosa .
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  17. De cara só olhando essa capa a gente pensa que é um chick-lit daqueles bem fofinhos, não que o livro não seja bom. Só não imaginava que tivesse tanta reflexão envolvida! Mas, eu gostei. Adoro livros com mensagens reflexivas, espero ter tempo para ler um dia.
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?