Na Flip 2012

Essa blogueira que vos escreve é um tanto quanto atrasada, mas aqui está meu breve post sobre a Flip.

Fui para a Feira Literária Internacional de Paraty a convite da minha amiga Vivi – que agora faz parte da equipe do blog, uma vez que ela abandonou o dela :( Enfim, agora a Vivi escreverá aqui quando bater um vento sudoeste que a inspire a resenhar. Então, eu e Vivi saímos de nossa terrinha nos confins do Rio de Janeiro em um ônibus fretado cheio de gente bacana, ouvindo e assistindo uns pagodinhu bom quase as oito da manhã do sábado, dia 7 de julho. A viagem foi tranquila, eu dormi, acordei, dormi, acordei e o nosso som ambiente foi do pagode ao gospel, finalizando com o bom e velho Good Times nessas 3 horinhas de viagem. 

Chegamos a Paraty quase na hora da comida, mas fomos logo dar um passeio por suas ruas maravilhosas cheias de pedregulhos que tentam formar uma superfície plana para andarmos. Eu estava no meu look caminhada, mas sinceramente, aquelas pedrinhas não fazem graça à ninguém. Corajosas as que se aventuram por lá de salto!


Mas qual foi nossa inesperada surpresa – e que só nós do grupo vimos? Logo na 1ª esquina que viramos, encontramos passeando por lá, mas sem conseguir andar muito Luis Fernando Veríssimo! Ele estava lá, todo sorrisos e cabeleira branca, tentando andar por aquelas pedrinhas entre as pessoas que o interpelavam e se achegavam tentando tirar uma lasquinha! Eu estava tímida e nem tentei me aproximar, mas tirei uma foto dele.

Então eu e Vivi continuamos nosso passeio, vendo índios, casinhas coloridas, muita gente animada, enquanto tirávamos as mais variadas fotos ao estilo turista do Rio em Paraty.


Depois do almoço fomos passear do outro lado do canal, onde tinha os eventos, os autores, as palestras, a livraria e tudo mais. Vimos a Jennifer Eagan, mas quando fomos para a fila pra Vivi autografar o livro dela, tinha acabado! Sim, temos esse tipo de sorte... 

pedrinhas malditas

Pelo menos Vivi ficou super feliz por conhecer e autografar seu livro do Zu - sim, eles ficaram íntimos a esse ponto... Tratando por apelidinhos e tudo!

Também tirei minha foto de turista com a estátua réplica da de Copa e a estátua viva de Drummond que estava lá fazendo um marketing qualquer...

No final do dia eu estava a cara da derrota, depois de andar pra cima e pra baixo, carregando peso e tentando não me desequilibrar naquelas ruas cheias de pedra (sério, fiquei com muita raiva). Não sou nenhuma Bella Swan, mas juro que aquelas pedras são desconcertantes para caminhar!

Sério, a Flip é legal, é um lugar amplo pra andar e ver pessoas com algum interesse cultural. E é bom pra ficar o dia todo mesmo, porque é um lugar grande demais, e uma viagem muito longa! É mais tranquilo pra encontrar os autores - não tem aquele clima de Bienal, sem contar que pode acontecer de você achar um deles andando por lá... E também tem gente famosa passeando, então vai que você esbarra no seu ídolo despretensiosamente? Mas para 'evento' de livro ainda assim, sou bem mais a Bienal. Bienal é mais povão sabe? Gosto mais de estar no pavilhão, correndo de um lado pro outro, encontrando a galera!

9 comentários:

  1. Rindo descontroladamente com esse post, amiga. Você é muito comédia. Primeiro me fez lembrar da trilha musical 'espetacular' que aquele povo da escola escolheu. Aliás, já baixou seu pagode do amor bandido? rs
    Você tinha mesmo que reclamar das pedrinhas, né? Eve, ELAS SÃO HISTÓRICAS! Haha... Lembro de você falando que iria mandar asfaltar tudo, rs.
    O Zuuuu é um amor, né? Muito feliz!!!
    Eu adoro a FLIP tanto quanto a Bienal, são eventos muito diferentes e eu gosto das particularidades de cada um. Na FLIP não tem aquele drama de fila de 7 horas pra pegar autógrafo, as coisas acontecem naturalmente. Mas eu também adoro o frenesi da Bienal!
    Enfim, ano que vem VOCÊ IRÁ NA FLIP COMIGO NOVAMENTE, porque você viu que aquele povo da minha escola não está nem aí para a Feira...

    E pode deixar que logo baterá aquele vento sudoeste e farei uma resenha para o blog.

    Beijos,
    Vivs

    ResponderExcluir
  2. FLIP! \O/ Eu queria taaanto ter ido na Flip! Uma amiga minha da faculdade foi e eu fiquei babando nas fotos dela!
    Mas uma coisa extremamente importante sobre esse evento: o que é esse chão? Você viu muitas moças andando de salto? Porque, sinceramente, isso é impossível! Ou a mulher é muito fiel ao seu saltinho e tem o costume de andar com ele all the time, ou é perua e não o dispensa! Claro que eu não posso mu colocar como parâmetro, já que sou ruim até mesmo num chão liso, mas já andei em asfalto com salto alto (e isso é péssimo para o sapato! Não faça isso!) e é extremamente difícil!
    Sem contar que a pessoa que vai na Flip COM CERTEZA vai caminhar bastante! Como caminhar tudo isso em cima de um salto, minha gente? oO'

    Mas eu fico feliz de você ter aproveitado bastante! Pena que a Vivi não conseguiu autógrafo com a Jennifer, né? =/ Pelo menos você viram o Luís Fernando de perto! *-*

    Adorei o post!
    Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  3. Rsrsrs
    Eu só queria ir p/ qualquer evento literário seja qual fosse... nunca tive a oportunidade de participar.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia

    ResponderExcluir
  4. Que delícia! Nada como uma viagem com amigos para fazer uma coisa que a gente gosta né? Quero muito ir a um evento assim um dia, parece ser muito bom! Minhas experiências frustradas não passam de bienal sem graça de BH :/ HAHAHAHA

    ResponderExcluir
  5. Morri de rir com a Cornucópia da Flip!

    ResponderExcluir
  6. Ai amiga

    que post MARAVILHOSO! me senti na Flip...mas me imaginei chorando horrores com a senha acabando, puxa vida, que peninha! E encontrar o Veríssimo..UAU que LUXO hein! SHOW!!! Eu amo Veríssimo, certamente ia bancar a mala e pedir mais uma foto ( tenho 3 com ele..kkk) mas amo tanto esse homem...nossa e queria mt ter conhecido o pai dele..meu sonho!
    E as ruas de pedrinhas...esse clima, esse tempo lindo
    Ano que vem se repetirem a dose não esqueçam de mim hein

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente MORRENDO LENTAMENTE com este post... #ComoAssim as pedrinhas te tiraram do sério?! Elas são o que dão a magia para a Paraty! #SouDesses

    Fiquei com muita raiva por - mais uma vez - ter perdido a Flip, mas ano que vem sem dúvidas eu vou... Isto não é possível! O.o

    ps: Os comentários nas fotos do ''Riacho que não se sabe até hoje se é riacho ou não'' e a ''Cornucópia'' da Flip foram os melhores! Huahauh

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  8. Nunca tive a oportunidade de ir em nenhum desses eventos, triste vida de quem mora no Mato Grosso AHSUAHUSAHUSAHU mas pelas fotos parece ter sido muito divertido, eu imagino o quanto deve ser dificil andar nessas pedrinhas D: AHUSAHSUAHSUA beeijos!!

    ResponderExcluir
  9. hahahaha adorei as fotos de vocês na Flip meninas! As legendas foram as melhores!
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?