Eu Li: Bem Mais Perto (So Much Closer)

Esse é um livro que acompanhei o lançamento no exterior e sempre tive curiosidade de ler. Susane Colasanti sempre foi uma escritora que sentia uma vibe boa, algo no estilo Sara Dessen e Meg Cabot, sabe? Alguém que saberia escrever historias fofas sobre adolescentes. E não sou adolescente, mas adoro esse tipo de leitura. 

O livro é narrado em primeira pessoa pela Brooke. E a Brooke é um tipo bem confiante de adolescente. Ela sabe o que quer e não tem medo de traçar uma meta e segui-la. Então, tudo começa no final no penúltimo ano do Ensino Médio, quando ela está decidida a contar para Scott Abrams que gosta dele há anos. Ela simplesmente tem essa certeza e acredita que basta dizer isso a ele que eles ficarão juntos. Porque é só algo que TEM que acontecer. Mas ao conversar com ele, ela descobre que ele irá se mudar para Nova York e cursar o último ano lá. Então, Brooke decide fazer uma loucura: ir para NY morar com o pai e se aproximar de Scott, para então contar a ele. 

Essa confiança dela é uma coisa bonitinha demais! Sei que parece ingenuidade, mas acho super válido quando temos algo na cabeça e vamos atrás disso, não importa o que os demais pensem – ou que pareça loucura! E a Brooke tem tanta certeza que eles 'são feitos um pro outro' que simplesmente faz esse tipo de loucura: se muda para stalkear o cara não perder o contato e chance de dizer que gosta dele. 

Sabe, no inicio do livro a Brooke parece uma louca, realmente. Apesar de toda a confiança, ela tem alguns problemas na escola, com a mãe, com o pai... A mudança, mesmo que pelo motivo louco, acaba fazendo mais por ela do que qualquer outra coisa. Ela acha que só quer o Scott, mas acaba encontrando na nova cidade muito mais do que um namorado. 

O livro tem um clima muito bom. Ele é bem vida-acontecendo, a narrativa é basicamente sobre os dias de Brooke na nova cidade, os novos amigos e como ela lida com as situações inesperadas. A principio ela só tem isso em mente: conquistar Scott, mas depois vê que outras coisas podem acontecer. Achei Brooke uma boa protagonista, mesmo sem concordar com algumas atitudes extremas dela (oi, stalkeadora!). Mas como disse, admiro qualquer um que não tem medo de ser quem é e corre atrás do que quer! 

Na escola Brooke faz duas amizades que são ótimas: Sadie e John. Sadie é super disciplinada e uma das responsáveis por fazer Brooke se dedicar mais a escola e John é um garoto que Brooke acaba sendo monitora de estudos. A amizade dos dois é uma coisa tão linda! Eles realmente se ajudam e fazem vários programinhas juntos. E essa amizade também não deixa Brooke ficar tão obcecada com Scott e não deixa o livro chato por tamanha obsessão!

Não posso deixar de comentar é o livro é tão fresquinho, tão fofinho e tão adolescente que em alguns momentos eu sentia como se a Brooke tivesse uns 14 anos e não 17... Sei lá, não lembro se em 3 anos a mudança de personalidade é tão óbvia nos adolescentes, mas ela narra, as vezes, de um jeito que parece mais jovem do que é. Sabe, tem umas atitudes tão pré-adolescente quando está quase indo pra faculdade...

Do meio pro final as coisas acontecem muito rapidamente. Em determinado momento queria mais detalhes do que acontecia e não tinha... Mas é um livro com um fim muito bonitinho! Me irritou porque ele não é exatamente 'e eles se beijaram e foram felizes' mas deixa tudo encaminhado e a forma que acontece é de dar vontade de soltar um gritinho! Gostei muito do livro. Ele é fofo e te dá muita esperança porque apesar de tudo que a Brooke faz, da rebeldia dela com a escola e tudo mais, as coisas acabam bem encaminhadas e isso incentiva, pois faz ver que tudo depende de nós!

Dessa vez vou fazer diferente, ao invés de por quotes aqui, fiz uma lista de... Tum Tum Tum *tambores rufando* 

12 + 1 Coisas que aprendi com Bem Mais Perto: 
(baseadas em quotes do livro) 
  • Se você tem um problema, principalmente em relação a garotos, um cupcake pode ser a solução
  • As pessoas vão mesmo te desapontar em algum momento. Aceite e tente lidar com isso da melhor forma. 
  • Não deposite todas as suas expectativas em outro alguém. Deposite em si mesmo. 
  • Um warm fuzzy (bilhete de incentivo em papel colorido) pode parecer bobagem, mas alegra a vida de qualquer pessoa com sentimentos. 
  • Atos aleatórios de gentileza são sempre bem-vindos. 
  • Timing é TUDO! 
  • Quimica não é a parte fundamental de um relacionamento. Sem química um casal é só um casal de amigos, mas sem envolvimento emocional, tampouco é um casal.
  • É importante ter objetivos tangíveis. E ter plena confiança neles. 
  • Não faça joguinhos no amor. Faça o que tem de ser feito! 
  • Se você valoriza o que tem, você é o melhor tipo de sortudo.
  • Olhe mais para cima, você pode encontrar coisas incríveis se prestar atenção. 
  • Se você encontrar alguém que enxergue tudo que você é e não deixe você ser nada menos que isso, nunca o abandone! 
  • As chances de felicidade são infinitas
E com essas pérolas de sabedoria para melhorar a vida de todos, vamos a uma promoção do kit do livro! O kit vem com o livro, marcador e papel para fazer origami, já que a Brooke é especialista nesta arte!
Até dia 23 de Setembro.
Boa Sorte!

38 comentários:

  1. Oi Eve o/
    Ain que post lindo :) Adorei sua resenha, que bom que gostou tanto assim do livro. Gostei também da listinha UAHSUAHSAU Espero que eu consiga ler esse livro logo, mas sempre que faço uma listinha de leitura nunca dá certo, então não sei UASHUAHSUA Enfim, não vou participar da promo pois já tenho o livro.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  2. Eu não curti muito esse livro. A Brooke definitivamente precisa de tratamento igual ao cara do livro Um lugar para ficar, também da NC. Já leu? Eles fazem praticamente a mesma coisa - perseguem uma pessoa como se elas fossem deles. Se eu fosse o Scott a consideraria louca, eu teria medo ao saber que alguém mudou de cidade só para ficar perto de mim igual ela fez.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. AS CHANCES DA FELICIDADE SÃO INFINITAS
    Parabéns, Evellyn, me ganhou numa única frase HAHAHAHA
    Eu achava que o livro era mais adulto, sabia? Mas fiquei feliz de ler que ele é leve e adolescente, sem todo o peso da responsabilidade sobre os ombro dos personagens. E também adorei ler que a Brooke é uma adolescente confiante, só pra variar. Pra mim já deu de garotas neuróticas com síndrome de rebaixismo. AFFE.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Realmente este livro parece ser bem fofinho. Estou louca para ler! Gostei da sinopse e me deixou mais ansiosa ainda para ter o livro em mãos. Beijos e super participando da promoção. :)

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que tenho um problema muito sério, livros muito fofos nunca se tornam meus favoritos, eu leio, acho bonitinho, até me emociono com alguns, mas aí vem aquele pensamento: e daí? Esqueço quase imediatamente o que li e parto para algo mais soturno, ou triste, ou intrigante...

    ResponderExcluir
  6. Li algumas resenhas negativas a respeito desse livro e já estava com receio em relação a ele, mas parece não ser de todo ruim. Apesar da imaturidade da Brooke há uma boa chance de eu gostar da história. Também adoro a Meg, mesmo os livros mais juvenis, por isso não acho que isso seja um motivo para me afastar do livro.

    Raíssa Lins

    ResponderExcluir
  7. "Se você tem um problema, principalmente em relação a garotos, um cupcake pode ser a solução." ADOREI! E realmente... hmmmmmm!

    Gostei muito da resenha, e principalmente a lista de coisas que aprendeu com o livro, adoro livros fofos, e esse parece ser realmente bom. Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  8. Hey Evellyn, tudo bem? (Sempre quis comentar aqui fazendo uma analogia com o nome do blog, ahauhauah, tá sou boba mesmo).
    Esse livro tem mesmo todo esse ar jovem fofinho, assim que vi ele lembrei de Anna e o Beijo francês e imaginei que a narrativa seria meio parecida. Mas, li umas resenhas que me desanimaram, essa protagonista parece muito doidinha, tipo quem larga tudo pra correr atrás de uma garoto que nem sabe que ela existe? rsrs Sua resenha mostrou um lado positivo nisso, a esperança, acredito que isso faça valer a leitura, ver a personagem encontrar mais do que um relacionamento e tudo mais. Quero lê-lo logo ;)

    ADOREI sua lista de coisas que aprendeu com o livro, um charme isso, podia virar uma coluna né? Meu preferido foi o: "Não deposite todas as suas expectativas em outro alguém. Deposite em si mesmo."

    Beijokas

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  9. Evellyn

    e o meu medo do spoiler? kkk
    ai amiga...mas amei sua resenha e não contou nada que estragasse, a história me parece fofa! amo esse nome Brooke, deve ser por causa de Brooke shields <3!

    e eu quero ganhar \o/

    bjos

    ResponderExcluir
  10. Yep até me animei a ler p livro depois dessa resenha e da lista de coisas que pode se aprender ao lê-lo...

    ResponderExcluir
  11. Humm! Fiquei interessada em lê-lo!! =)

    ResponderExcluir
  12. Guria!
    Adorei tua resenha e os pontos que você destacou no final. Criativo e inovador! Eu não tinha dado tanta atenção assim para o livro mas sua resenha apontou alguns pontos que gosto: como a determinação da personagem.


    Beijo, beijo!
    http://www.estantedanine.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Eve!

    Confesso que não me senti muito interessada por esse livro. Nunca tinha ouvido falar da autora, mas o fato de você mencionar que acha que ela pode ser parecida com a Sarah Dessen me deixou de orelha em pé! hehe. Essa atitude de correr atrás do que quer é admirável mesmo. Como eu gostaria de ser como a Brooke, rs. Sou tão acomodada às vezes. :( Que bom que gostou do livro, Eve! Sua resenha é a primeira que leio sobre ele e se antes eu não tinha vontade de lê-lo agora fiquei com uma pulguinha atrás da orelhe, hehe.

    Beijos,
    Amanda — Lendo & Comentando
    ^_^

    ResponderExcluir
  14. aaaaaaaaaah! Adoro livros assim *o* Parece ser fantástico, quero ganhar o kit!

    Olá!
    Vim aqui para convidá-lo(a) a conhecer o meu livro que lançará agora em Setembro 2012. Peço mil desculpas pelo “spam”, mas é muito difícil divulgar livros, sobretudo aqui no Brasil. Nós, autores nacionais, ainda somos muito desvalorizados, mas continuamos na luta para que esse fato seja revertido!
    Sendo assim, gostaria que conhecesse a minha obra chamada “Meu Conselheiro de Luz”. Trata-se de um romance voltado para a literatura juvenil.
    Seria de grande ajuda que você adicionasse a obra em seu skoob:
    http://www.skoob.com.br/livro/257467
    E no facebook:
    https://www.facebook.com/MeuConselheiroDeLuz
    Desde já agradeço a sua atenção e tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  15. Já vi tanta coisa desse livro que fico dividida. Sério, tantas pessoas odiando e outras amando, umas citam pontos mega negativos e eu fico aqui tristinha, outras citam pontos mega positivas e eu fico curiosa. Amor dividido, curiosidade atiçada! E agora? Quero ler e ver como é!!

    ResponderExcluir
  16. Já li inúmeras resenhas a respeito deste livro, e confesso que estou meio divida, entre se: vou gostar ou não da história. Aparenta ser, de fato, algo bem leve.. pra distração. Enfim, por mais que muitos tenham odiado... A chama de minha curiosidade permanece acesa! Pretendo lê-lo o quanto antes pra tirar próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  17. To louuuuuca para ler esse livro! Parece ser lindo

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha! Li outra sobre ele faz um mês, e não foi positiva. Me deu vontade de estrangular a menina de tão mocinha que o blogueiro a descreveu. Mas até que depois que li essa fiquei com vontade de lê-lo, pois pelo visto eu devo gostar. Aliás, os quotes são lindos!

    ResponderExcluir
  19. Oie, quero muito ler esse livro. Minha lista só cresce. rs
    Ele parece ser bem divertido com a Stalker, quero dizer, com a Brooke.
    Acho que uma mudança de 3 anos às vezes pode ser bem óbvias nos adolescentes, se eles tiverem realmente mudado.
    Adorei a resenha e a listinha no lugar dos quotes, mas eu adoro os quotes. Dá um gostinho de quero mais!
    Beeijoo!!!

    http://meusantidotos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oie querida, primeira vez aqui, prazer rs rs
    gostei da tua resenha esse é um livro que quero ler e espero me sentir como você ter oscilação de humor e querer soltar gritinho rsr rs

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  21. Resenha gostosa de ler... lembrei da minha adolescência, nunca fui como Brooke, deixei passar alguns amores, muitos Scotts me escaparam, rsrs... Acho q Brooke retrata bem as meninas de hj, são decididas e vão à luta.
    Adorei a listinha do que o livropassou pra vc. Dei uma checada e, acredite, serviu para uma mãe tb...
    Será que Scott se rendeu a esse amor?

    ResponderExcluir
  22. Esse livro é super fofo mais assim como você também senti que o final foi um pouco corrido, gostaria de saber mais..rsrs

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  23. N primeira vez que eu vi esse livro no skoob eu li o resumo e achei bastante estranho e até medonho ela perseguir o cara desse modo, abrir mão de tudo pra ir atrás dele, mas depois eu comecei a me encantar com o livro, e hoje em dia sou louca pra ler ele, apesar de ainda achar "medonho" ele tem cara de ser muito lindo e ainda dar uma lição de moral das boas. Parabéns pela resenha e claro, estou participando *-*

    ResponderExcluir
  24. Eu já estava querendo muito ler esse livro, mas depois da resenha fiquei mais curiosa ainda para lê-lo!
    Na verdade, já li alguns comentários negativos sobre o livro, e a pesar disso fiquei querendo ler para tirar minhas conclusões.

    Adorei a seleção de lições que você colocou aqui. "As pessoas vão mesmo te desapontar em algum momento. Aceite e tente lidar com isso da melhor forma. " Difícil, né? Mas vale tentar ;)
    beijos.

    ResponderExcluir
  25. Me parece ser um livro legal, só acho a personagem Brooke meio idiota. Fora isso, acho que vou gostar bastante.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  26. Amo personagens como a Brooke: confiante e uma pitadinha de loucura. É chato perseguir um cara assim, mas sabe se que na adolescencia "tudo é quase possível"..rssrr..boa resenha, bjOs

    ResponderExcluir
  27. Ameeeei a resenha!
    Sem dúvida,a resenha mais 'fofinha' que já li desse livro livro rsrs
    Me deu mais detalhes sobre ele,eu não sabia direito do que se tratava,e agora fiquei ainda mais curiosa pra lê-lo!
    E essa capa me lembra de Anna e o Beijo Francês,acho que pelo casal na foto...

    "Não deposite todas as suas expectativas em outro alguém. Deposite em si mesmo." Gostei dessa!

    Beijooss,
    Jennifer

    ResponderExcluir
  28. Apesar de não ter gostado do livro, entendi seu ponto de vista e quase me convenci que ele é bom hahahah LINDA resenha, de verdade. Perfeita.

    Beijo,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  29. Aiiiii adorei sua resenha
    Já estou muitoooo curiosa com esse livro, tem várias opiniões sobre. Mas eu adorei a sinopse a capa do livro.Então desejo muito esse livro

    ResponderExcluir
  30. Tenho minhas duvidas para tirar minhas conlusões presciso de ler ele de a capa a capa mais esta otima a resenha parabens.

    ResponderExcluir
  31. gostei dos 12 + 1, principalmente do "Não faça joguinhos no amor. Faça o que tem de ser feito!"
    desde que lançou este livro aqui no brasil estou com muita vontade de ler ele, mas ainda não tive a oportunidade :(

    ResponderExcluir
  32. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES

    Ouvi falar bem desse livro e a resenha confirmou minhas expectativas, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  33. Adoro todas resenhas que você faz Evellyn, sério ;)
    Ainda não li esse livro, e nenhum outro dessa escritora, mas se é estilo Meg Cabot, com certeza vou gostar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  34. Ganhei!!!!! Obrigada!!!! =)

    Mandei meu endereço pelo formulário de contato do blog, era isso mesmo que eu tinha que fazer?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  35. Parece ser um livro fofo e ao mesmo tempo achei super estranho isso dela já sair correndo atrás de um garoto, mas ok.. é o livro, vou ler antes para entender toda a situação. Obrigada pela resenha, beeijos!!

    ResponderExcluir
  36. Mais um livro que ainda não chegou a Portugal , mas que com certeza eu vou adorar . Achei a história bem interessante e como a protagonista tem a mesma idade que eu fiquei bem entusiasmada .
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  37. Oi Eve,
    Achei esse livro bem fofinho e sua resenha linda! Amei a ideia que você teve de colocar 12 + 1 coisas que aprendeu com o livro, em especial essas duas:

    "Não deposite todas as suas expectativas em outro alguém. Deposite em si mesmo."

    "Se você valoriza o que tem, você é o melhor tipo de sortudo."

    Sempre busco aplicar o que dizem essas frases no meu dia a dia.

    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?