Eu Li: Nada é Para Sempre (No Such Thing as Forever)

Eu sabia que ia gostar desse livro assim que soube dos lançamentos da série Girl <3 Boy, da Ali Cronin, pela editora Seguinte. Tem esses livros que só de olhar a capa a gente sente que vai curtir. A série Girl Heart Boy é composta de 7 livros e cada livro é narrado por um personagem diferente do mesmo grupo de amigos, ou seja, é uma série que dá pra ler de forma independente. 

Nesse 1º volume, conhecemos Sarah Millar. Sarah e suas amigas, Ashley, Donna e Cass estão no último ano do ensino médio, vivem em Brighton e junto com mais três amigos: Ollie, Rich e Jack, formam um grupo de amigos bem distintos. Mesmo com personalidades tão diferentes, os 7 estão sempre juntos. O enredo começa no inicio de um ano letivo, logo após o final das férias de verão. Nessas férias, Sarah foi para a Espanha com a família e foi lá, curtindo o sol e a praia, que conheceu Joe. Das 4 amigas, Sarah sempre foi a mais certinha, a garota que nunca namorou, que parecia desinteressada em garotos. Mas depois desse verão e de Joe, as coisas mudam totalmente. 

Assim que comecei a ler, senti certo impacto porque tinha vindo de uma leitura muito detalhista (Garota Exemplar) e a narrativa do livro é bem direta. Do tipo, aqui vai a informação, aqui vai o que aconteceu depois. Então, mesmo sendo um livro em 1ª pessoa, fiquei com medo de não me apegar a personagem ou enredo devido a toda essa objetividade. Mas não durou muito e conforme fui lendo mais, me 'entendi' com o estilo da narrativa e consegui me sentir próxima. Um pouco porque a escrita é realmente fluida, apesar de direta, e um pouco porque foi meio impossível não se identificar com Sarah. 

Também foi um pouco impactante - e eu gostei, das palavras que autora usa. Digo, livros para adolescentes costumam moderar muito a linguagem – por vezes ficando afastada da forma REAL que eles falam – para não cair em censura (lá no EUAs tem aquela associação de pais que parece barrar tudo) então acho que ver SEXO e DROGAS sendo relatados de forma tão natural me deixou chocada (é, sou dessas. Fui acostumada com Tudo por um Pospstar). Acho que a outra vez que li algo assim foi na série de livros Gossip Girl. Mas em G<3B é de uma forma mais comum, mais vida-real (afinal, em GG todo mundo é rico-e-glamuroso) e acho que isso que nos torna mais próximos dos personagens. Então, apesar de chocante, gostei da autenticidade da autora (e da tradução).
"Bem, eu acho ótimo", disse Cass, encostando no braço dele. "E aposto um milhão de libras que o DJ está a três músicas de tocar um megamix de Grease, que, todo mundo sabe, é o que faz uma festa legal virar INCRÍVEL." Ash ergueu uma sobrancelha, mas não disse nada.
Quote postado só pra dizer que concordo. Grease transforma qualquer coisa mediana em AMAAAAZING #dica
O livro é pequeno, mas tem muita história, sendo que grande parte dela é sobre o novo amor de Sarah, esse carinha que ela conheceu no verão e acredita que o romance deles subiu a serra. É uma história que assim que acontece você já sabe o tipo de final que vai ter e parece que só a protagonista não percebe, mas dá pra ter uma esperança (afinal, estamos aqui pra isso). E rolou essa identificação, que me fez torcer por ela. Afinal, quem nunca depositou todas as fichas numa relação fadada ao fracasso? Que saia do nada e ia a lugar nenhum? Parece clichê, mas as vezes a gente quer TANTO acreditar numa coisa que não consegue enxergar a verdade, mesmo quando ela está na nossa cara. 

Sarah em muitos momentos vira aquele tipo irritante de protagonista extremamente ingênua que a gente tem vontade de dar uns tapas, mas acho que o grupo de amigos é tão legal que fez bem meu papel e conseguiu segurar os momentos mais chatos dela. E acho que o mais legal do livro (e pelo visto, da série) é essa amizade entre eles, que gera umas cenas bem amigos-para-sempre-quero-fazer-o-mesmo-com-os-meus.
"Ei tem alguém de olho em você." Apontei discretamente na direção da menina.
Ollie ergueu as sobrancelhas.
"Ah sim." Ollie se virou novamente para mim. "Uma mulher de muito bom gosto, obviamente."
É uma leitura realmente recomendada para todo mundo que é jovem ou gosta do universo. Além disso, ele tem um final tão megalofofético que dei um gritinho de emoção! Agora eu quero ler os próximos até para saber mais sobre o que aconteceu, porque mesmo sendo com outro narrador, aposto que saberemos de coisas da Sarah também.

7 comentários:

  1. acho esta capa meio sem graça já que o livro parece ser tão bom!
    ainda não li ele, mas é claro que ele está na minha lista de desejados :P

    ResponderExcluir
  2. BOM, eu já li ''Nada é Para Sempre'' - para ser mais preciso, li ele em uma noite modorrenta de Carnaval. É. - então você já pode se preparar, pois está vindo mais um comentário super ultra gigante, merecedor de prêmios, e canções, e odes, e livros e adaptações estrelados por Meryl Streep, Anne Hathaway e Saoirse Ronan. -NNNN

    Eu gostei MUITO de como a Ali Cronin escreve, justamente por usar este vocabulário nem um pouco ponderado e jogar o universo real da adolescência na cara da sociedade (o que eu já esperava, pois ela era uma das roteiristas de Skinn, e mesmo eu sendo um jovem completamente ''prafrentex'', eu ainda me choco com este seriado. É. Hahahaha).

    Além disto, tem esta coisa dele se passar no Reino Unido (Por favor, Deus salve a Terra da Rainha! u.u), e o grupo de amigos é muito legal, e eu me senti o oitavo componente (é, sou desses forever alone que se socializa com personagens que nem sabem que você existe...).

    Entretanto, em compensação, eu achei a protagonista um saco... No começo, eu até perdoava as idiotices que ela fazia e pensava - afinal, era o seu primeiro amor e blábláblá - mas a garota era tapada DEMAIS! Desde o começo eu já sabia o que o namorado dela era, já sabia o que iria acontecer, e até já sabia também como seria o seu desfecho... então isto meio que quebrou a minha expectativa, pois esperava uma história tão inovadora quanto a sua narrativa.

    Enfim, apesar dos pesares, eu curti o clima do livro, curti a escrita e curti o grupo de amigos - e por isso vou continuar a série (DANDO GRAÇAS À DEUS PELA PERSONAGEM MAIS CHATA JÁ TER TIDO A SUA HISTÓRIA! *sou desses*).

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu já andava vendo a capa desse livro circulando por aí, mas nunca me interessei em pegar para ler a sinopse ou ver as críticas. Legal a resenha. Adoro livros que não têm "censura" com as palavras, porque realmente, deixa a gente mais próximo da história, de forma que o livro não fique artificial, principalmente os diálogos.

    Beijão,
    Kaká Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. Evellyn

    Já peguei esse livro na Cultura umas 2 x e quase comprei...o que me desanima é ser série...não tenho mais espaço e as vezes nem saco de acompanhar, mas a história que vc disse que gostou é bem do tipo que eu gosto também e já estou de olho no segundo livro da série, aquela capa azul também é linda!
    E vc me deixou mt curiosa com o tal final que fez vc dar o gritinho de emoção *-*
    Louca pra ler..rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ev! tudo bom?
    Faz tempo que não venho aqui e a primeira coisa que quero comentar é como o nível das tuas resenhas subiu! Nossa, eu ameeei a resenha; achei super bem escrita, ótimos comentários... Parabéns MESMO! :)
    Segundo, eu não daria muito pro livro pela capa, isso acho que alguém já comentou até; mas parece que tu gostaste muito então acho que vou dar uma chance :) achei muito legal ser uma série que dê pra ler sem uma ordem exata!

    enfim, adorei a resenha! vou voltar mais aqui ueheuhueh
    beeijos, fofa!

    Bruna
    http://www.umpoucodissoeaquilo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Eve,
    O livro parece ser fofo e gostei dessa pegada mais real, mais autêntica. Às vezes os autores pecam e deixam os personagens completamente estereotipadas e irreais.
    Sinto que a autora foi bem sucedida no quesito identificação com jovens adolescentes e isso já é um grande trunfo para um livro destinado a essa faixa etária.
    Não é uma leitura que eu estava ansiosa para fazer, mas certamente o leria numa oportunidade futura, só pra ver como é rs
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Oi Eve,
    Gostei desse começo! O primeiro livro parece ser bem legal e a sua resenha passa uma ideia de como é a personalidade da Sarah. Um pouco ingênua, talvez por gostar tanto do rapaz que não quer enxergar que essa relação talvez não tenha futuro.
    Enfim, adorei a sua resenha e fiquei super curiosa quanto ao que seria esse final megalofofético kkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?