Eu Li: Meu Amor, Meu Bem, Meu Querido (Honey, Baby, Sweetheart)

Esse é o 2º livro da Deb Caletti lançado pela Novo Conceito. Deb é uma daquelas escritoras que antes mesmo de ser lançada por aqui, quando eu encontrei seus livros na Amazon, fiquei bem curiosa para ler (ela e Suzanne Colasanti). Mas sou uma pessoa enrolada e apesar de já ter Um Lugar pra Ficar (Stay) da autora – lançado ano passado – ainda não havia lido nada dela.

Comecei a ler Meu Amor (vamos chamar assim ou perderei mts caracteres) após uma leitura erótica porque eu precisava de algo mais leve e sempre conto com histórias adolescentes para me fazer voltar a um ritmo ‘normal’ de leituras. E acho que foi justamente esse pensamento (uma história leve para adolescentes) que me fez não curtir muito o livro a princípio. Então vou logo dizendo que essa não é a típica história de adolescentes para adolescentes (e não me levem a mal, mas eu ADORO esse tipo de leitura mais descompromissada. Digo, se é pra ter drama só preciso pensar na minha vida, gosto de livros mais despretensiosos). Só quero dizer que, geralmente, o foco de histórias adolescente é o romance, daquele jeito bem cheio de pseudo-dramas e nesse livro, embora a ideia de romance esteja presente, o foco é o crescimento da personagem e suas descobertas.
Minha mãe era uma pessoa boa, uma pessoa rara.
O rolo com Travis estava ficando maior que eu, saindo de controle.
Os elogios são capazes de oferecer algo além da própria intenção daquele que elogia. Eles tem a força de um tônico medieval, uma mágica transformadora que pode tomar cona de uma vida.
concordo, Ruby.
 – Sabe o que foi que aprendi neste emprego? Que as pessoas que pedem conselho já sabem o que devem fazer.
concordo, Joe.
Ruby McQueen é nossa protagonista e narradora e a história começa quando ela está prestes a entrar nas férias de verão (em julho). A narrativa não me empolgou logo de cara porque é bem comum, sem nada particularmente empolgante. Ela mora com a mãe e o irmão menor numa cidadezinha em Washington. Ruby sempre foi uma garota comum, mas as coisas mudam depois que ela conhece Travis Becker. Esse é outro aspecto diferenciado da história. Travis – o suposto mocinho – é tão detestável que não tem como sentir empatia por ele. E o pior nele é que ele transforma Ruby numa idiota e tudo isso é logo no inicio do livro, então me senti bem desmotivada com a leitura e até parei para ler outra coisa. Mas aí quando eu voltei e li o capitulo 5 as coisas começaram a melhorar. Foi um capitulo que me apareceram umas frases muito interessantes – e depois dele pipocaram outras – e eu gosto muito quando algumas passagens – as vezes, bem simples – me fazem refletir.
– Qual é a coisa mais pesada do universo? - Chip Jr. perguntou, com a boca cheia de maçã.
–  Uma baleia azul.
[...]
Ele olhou para mim por um longo tempo. Ele me viu. Ele me viu e quis que eu me visse também.
–  Um segredo - falou. – Um segredo é a coisa mais pesada do universo.
Bom, Chip Jr. era um menino muito esperto para meu gosto.
Não sei se foi o intervalo que dei durante a leitura – e se nesse intervalo minha vida mudou a ponto de fazer que veio a seguir ter tanto significado – ou se o livro realmente muda depois do cáp. 5, mas é fato que passei a curtir mais o enredo e o rumo das coisas depois disso. É um livro cheio de frases de efeito, algumas que se aplicam a diversas situações, outras que só fazem sentido no contexto da história. E Ruby é uma adolescente bem consciente - até quando ela está sendo uma imbecil, ela sabe disso! Então, é bem interessante no sentido de crescimento da personagem. Aquele subtítulo enorme (Será que um verão pode mudar o que sabemos sobre o amor, a família o destino e o próprio coração?) faz todo sentido e é bem visível no decorrer da leitura. Ainda mais porque depois da metade Travis-Sem-Noção-Becker sai de cena e entra a família e um clube do livro que Ruby passa a fazer parte e aí é muito <3

Então, eu terminei a leitura gostando muito da história. Ainda acho que não é um livro fácil de gostar, do tipo que arrebata multidões, mas é uma leitura muito recomendada, principalmente se voc~e estiver numa fase reflexiva (ou goste de) sobre a vida.
Nós nos importávamos bastante uma com a outra para sermos honestas, mas nem tanto."

14 comentários:

  1. ah, que pena que você não gostou tanto assim do livro :(
    estou para receber ele, e bem empolgada para ler! ;~~
    acho essa capa fofa demais *----*

    ResponderExcluir
  2. Oi Eve!!!

    Então esse livro ainda não li, mas o outro eu i "Um Lugar Para Ficar" e confesso que não gostei muito não. Até estou com receio de ler "Meu Amor" porque já li muitas resenhas 'mornas' quase ninguém considera esse livro uma boa leitura... Mas vou ler... um dia... e como não gero expectativa, talvez me surpreenda.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  3. Eu soube que este livro é um dos primeiros livros lançados pela autora - e depois de ver que muita gente com o gosto parecido com o meu, e que tinha gostado de ''Um Lugar Para Ficar'', não gostou muito do livro, confesso que fiquei meio que o com pé atrás com ele.

    Desde que eu vi a resenha do Marcio Faria sobre este livro (com nome indizível, vamos combinar?! Hahaha), eu já achei o Travis bem babacão. E você só me confirmou isto agora... Mas, não sei pq, acho que justamente por ele ser tão odioso, eu quero ler o livro principalmente por isto - ver com os meus próprios olhos! Rsrsrs

    Sou uma pessoa complicada, tenho consciência disto, não precisa me olhar deste jeito!

    Hahahaha

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  4. Concordo quando você diz que não é um livro fácil de gostar, eu mesma não curti muito.
    Ao contrário de você eu já li Um lugar para ficar, e adorei o livro e a narrativa da Deb, então fui ler este com a ideia de que ele seria tão bom quanto o outro, e não foi. Fiquei muito triste e queria ter gostado mais, porém a Ruby me estressou e a narrativa me deu sono em diversos momentos, então acabei não gostando tanto, mesmo que seja legal para passar o tempo...haha


    Bjs, Yara.
    http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito das quotes... Achei aquela do segredo bem verdade, mas nao acho que seja um livro que eu pagaria (compraria) pra ler.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. Oi, Eve!

    Ainda não li nenhum livro dessa autora e confesso que nunca senti nenhuma vontade muito grande de conhecer os livros dela. "Se é pra ter drama só preciso pensar na minha vida". Huahauhau, sei bem como é... Mas apesar disso tudo eu AMO drama (é, inclusive, o meu gênero de filme favorito, adoro drama... em relação a livros não sei dizer qual meu gênero favorito, mas gosto muito de drama). Confesso que fiquei interessada no livro depois de ler a sua resenha. Não dava muito pela história até ler o que escreveu sobre ela. Vou dar uma chance pra autora. (adorei esse quote que fala que o que mais pesa é um segredo.)

    Beijos,
    Amanda — Lendo & Comentando. :)

    ResponderExcluir
  7. Como eu não gostei do outro livro da autora, acabei sem querer pedir este. Mas que bom que você gostou. O que interessa é que mesmo tendo demorado, o livro se tornou uma boa leitura pra você.
    Saudades!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Toda vez que eu passo na livraria vejo os livros dessa autora (Um lugar... e Meu Amor...) e me pergunto se vale a pena comprar. Depois de hoje, sim comprarei. x)) Curti sua resenha, e eu sou do tipo de pessoa insistente que curte uma leitura difícil haha, para depois dizer que eu gostei.

    Beijão Evellyn

    :**

    ResponderExcluir
  9. Gostei bem da resenha!
    Gosto de livros de facil leitura, a moçada da escola adora.
    Seu blog é bem bonito, gostei de visita-lo.

    ResponderExcluir
  10. Já haviam me falado do livro...
    Vou atrás do livro ;)
    Obrigada a resenha ajudou bastante
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei muito do primeiro livro dessa autora que a Novo Conceito publicou, porém vi tantos comentários negativos a respeito desse que desanimei um pouco com a leitura.
    Mais fico feliz em saber que você gostou e pretendo ler o meu em breve.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  12. Evellyn

    Comprei esse livro em e-book e ainda não li, eu acho que vou gostar, aliás comprei vários livros da NC em e-book na promo da Amazon :)

    bjos

    ResponderExcluir
  13. Esse livro tinha me chamado muito a atenção pela sinopse, a capa parecia se entrelaçar com a história e fiquei curiosa né.
    Deixei ele para escolhas futuras, mas não vou desistir porque tem as partes do Travis sem noção que deve ser um tanto divertido (:
    Ótima resenha, adoro livros impactantes e ainda mais se provocam alguma reflexão pessoal.

    http://romances-para-te-fazer-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Eve,

    Gostei da sinceridade com que você descreve esse livro. O fato de ter um clube do livro envolvido me agradou bastante. O fato de Ruby ser consciente mesmo sendo imbecil kkk (adorei essa parte!).
    Você disse que não é um livro fácil de se gostar, quem sabe um dia eu leia e volte aqui para contar o que achei.
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?