Eu Li: A Casa de Hades (The House of Hades)

Finalmente li o último livro lançado da série "Os Heróis do Olimpo". A Casa de Hades é o 4º livro dessa série spi-off de Percy Jackson (que só pra reforçar, eu não li, e estou acompanhando sem problemas essa série nova), lançado pela Intrínseca. Se você está acompanhando a série, essa resenha está livre de spoilers. Caso queira ler minhas resenhas sobre os livros anteriores, segue os links:


Começamos o livro exatamente do ponto em que paramos no livro anterior, mas como sabemos que tio Rick narra sobre o ponto de vista de diversos personagens, não é logo de cara que sabemos COMO AQUELE ACONTECIMENTO ficou (me segurei para não pular e ir direto ao ponto crítico). Devo dizer, que se tratando de dimensão geral da história, esse foi o livro que mais gostei, já que desta vez, temos partes narradas pelo pov de todos os 7 personagens principais (a galerinha da profecia). Apesar da narrativa em terceira pessoa, gosto de como Rick Riordan põe foco em determinado personagem e assim desenvolve a história sobre a ótica do mesmo.

Dessa vez, todo o enredo estava bem mais fresquinho na minha memória, então eu estava curiosa pra saber como Rick ia descascar aquele pepino! Obviamente, ele soube resolver tudo com muita maestria e sagacidade e eu repito: não sou fã de séries de ação e aventura, mas titio arrasa demais e adoro essa trama!

Esse livro, devido aos acontecimentos precedentes, já começa num estado de tensão máxima. O grupo foi divido, eles estão em uma missão para salvar a terra e, ainda por cima, tem que lidar com esses contratempos, que só servem para atrasar tudo e deixar todos mais nervosos (o leitor, no caso, EU). Enquanto parte dos heróis segue viagem no navio, Percabeth (eu tive que fazer isso) despencam Tártaro adentro/abaixo e tem que passar por grandes obstáculos para chegar ao objetivo vivos. É, ninguém disse que a vida dos nossos semideuses ficaria mais fácil.

Eu estava bem curiosa sobre como todo o enredo iria se desenvolver e não me decepcionei, apesar daquele sentimento de "nossa, como isso é conveniente", como afinal, tem que ser num livro desse estilo, gostei muito do enredo. Não li a série original e não me sinto perdida, então, exatamente por isso, acho incrível como Rick consegue inserir acontecimentos e acrescentar coisas a história sem tornar as coisas massantes ou incoerentes.
Ah, você esperava que eu fosse justo? Cupido riu. Sou o deus do amor. Nunca sou justo."só tenho que concordar!
Nesse livro, gostei, particularmente, dos trechos envolvendo Frank - que tem um grande crescimento no enredo, e também de Leo - mas isso nem é novidade já que os trechos de Leo sempre me animavam. Acho que dessa vez, conhecemos um outro lado de Leo e gostei que ele não foi só o cara que está lá pra consertar as coisas e fazer piada. Estou MUITO ansiosa pela continuação da trama do Leo!
Frank enrolou uma das panquecas e começou a mastigar. Não era o tipo de sujeito que deixava a morte iminente ficar entre ele e um  café da manhã saudável.
Apesar do casal 20, e principalmente, Percy, ter me ganhado no decorrer dessa série (eu tinha birra do Percy, por nenhum motivo), meu personagem favorito ainda é Jason Grace - seguido de Leo - e gostei muito de ter trechos focados nele, coisa que senti falta nos anteriores. Jason é um personagem meio zoado pela galera que acompanha a série (e juro que não entendo a implicância), mas acho que ele é uma das bases dessa missão (além de continuar achando que essa série é DELE, sabe...) e gosto de como ele é uma presença sensata no meio de toda a confusão que sempre envolve as missões dos semideuses. E um personagem que definitivamente me surpreendeu foi Nico di Angelo. Eu nunca havia dado muita atenção a ele, mas nesse livro ele tem uma participação (e uma trama) que me deixou impressionada. Quase desejo que ele tenha narrações no próximo livro (na verdade, considero isso necessário)....
Acredito que o universo é  basicamente como uma máquina. Não sei quem fez isso, se foram as Parcas, os deuses, ou o Deus com D maiúsculo, ou qualquer outro ente. Mas funciona como deve ser a maior parte do tempo. Claro, algumas peças quebram e as coisas dão errado de vez em quanto, mas, na maioria das vezes... tudo acontece por um motivo.
Eu vou escrever isso aqui, porque torço para que alguém se junte a mim, mas eu estou na lista de pessoas que costuma se emocionar muito lendo esses livros! É um livro de aventura, mas sempre tem um momento (geralmente próximo ao final) que me pego chorando - ou refletindo sobre a vida!  Por favor, me digam que não sou a única!

O final desse livro, considero o mais tranquilo de toda a série até agora (Ufa!). Como esse livro tinha essa missão bem definida (hm.. Leia o título), acho que o final foi bem calmo, ainda mais considerando que o próximo livro deve ser devastador! Vejo tanta história ali que me pergunto se isso vai poder terminar em apenas mais um livro.... No momento, estou torcendo para que Rick não tenha um surto de G.R.R Martin e mantenha todos os meus personagens a salvo, porque eu PRECISO de um final feliz.

2 comentários:

  1. To louca pra ler esse livro, Rick Riordan é um ótimo autor e já li todos os livros do Percy Jackson. Sei que esse ai é o quarto de outra série, mas deve ser tão bom quanto, já que também se trata de semideuses. Uma pena que vc nao pode dar uns spoilers, porque eu gostaria de saber mais sobre o enredo e do que eles foram fazer no Tártaro, mas pra isso sei que tenho que ler o livro mesmo rs òtima resenha!!

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito fã de Percy Jackson, mas devo admitir que a sua resenha foi bem interessante.
    Esse último quote que você postou também é ótimo e bastante significativo. Realmente, tudo acontece por um motivo.
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?