Eu Li: Lições de Amor (Lessons in Love)

Todos sabem que eu acompanho essa série Girl ♡ Boy da Ali Cronin, que é lançada pelo selo Seguinte, da Cia. das Letras. Esse é o 4º livro e dessa vez, lemos tudo pelo ponto de vista da Donna.

Particularmente, nunca prestei muita atenção nessa personagem [meus favs são mesmo o Ollie, a Cass e o Jack], mas esse é o legal da série ter cada um dos amigos como foco: a gente pode conhecê-los melhor e ver com quem mais se identifica/concorda/gosta. Donna é a melhor amiga da maluca da Ash e digamos que por isso, já temos ideia de que a personalidade delas são mais afins e com isso quero dizer que elas são as mais desinibidas. O sonho dela é ser atriz, mas pra entrar numa boa faculdade, precisa de boas notas – coisa que ela não ostenta. Então, incentivada por seu pai, ela resolve ter aulas particulares para poder melhorar as notas e conseguir ser aceita em alguma universidade. Ela acaba acidentalmente, encontrando Will, um universitário que dá aulas particulares nas horas vagas. Logo no inicio ela se sente atraída por ele, mas rola toda uma insegurança, por ele ser mais velho e estar prestando um serviço a ela.
Ri com a ideia de que algum dia eu tivesse tido virtude. Independente das minhas ações, meus pensamentos já não eram puros havia anos.
O que gosto nesses livros, é que a autora consegue mostrar os personagens de uma forma bem realista. Eles são jovens e cheios de camadas (como qualquer pessoa real). Donna é muito segura para algumas coisas (como atuar) e demonstra inseguranças em outros aspectos. Na questão dos relacionamentos pessoais, ela tem muito medo de se entregar porque já passou por uma situação ruim e isso é algo que ela precisa aprender a fazer.. Ela tem pais separados e o livro também foca no relacionamento dela com o pai e a ‘madrasta’ – uma moça que ela não aceita por ser muito mais nova que o pai e por ela não gostar de ‘intromissão’ que ela representa nesse relacionamento pai-e-filha e como na maior parte do tempo só mora ela e o pai (a irmã está na faculdade), acho que ela não aceita uma pessoa extra. Esse foi um dos pontos em que não concordei com Donna, pois a achei muito infantil sobre o assunto. Fora isso, acho que a personagem vive dilemas válidos - aliás, todos são. Acho que na adolescência tudo ganha mesmo proporções maiores.
Eu era uma deficiente emocional - não suportava revelar qualquer sentimento real ou genuino. Eu era uma grande falsidade.
Donna tem um humor bem acentuado – acho que é a mais engraçada das garotas – e isso torna a leitura bem legal. O romance com Will também tem fatores interessantes e eu realmente a entendi. Existe uma reviravolta na história que é de fazer dar um gritinho. Eu fiquei bem surpresa porque de tudo que a gente imagina que pode acontecer, acontece o mais improvável!
Claro que rir muito não significa necessariamente felicidade - existe uma linha tênue entre rir histericamente e chorar com a mesma intensidade, e no passado transitei entre um estado e outro em questão de segundos - mas eu estava realmente feliz.
Gostei do livro (embora não tenha se tornado um favorito) e confesso que rolou uma mega identificação com Donna em alguns omentos da história (e eu nem gostaria de admitir isso). Admiro Ali por trabalhar tantos temas diferentes durante a série e conseguir deixar tão claro traços da personalidade de cada um dos amigos e ainda assim uni-los - eles são tão diferentes.... Esse foi o último livro das garotas e o próximo é o ‘A Garota Certa’ que é narrado pelo Ollie (eba!). Nem preciso dizer que necessito ler, ainda mais porque morro de curiosidade em saber como vai ficar resolvida a situação dele com outra personagem!

3 comentários:

  1. Oi Eve,
    Achei legal o enredo desse livro e devo confessar que o título "Lições de amor" já me conquistou totalmente.
    Não conheço essa série da Ali Cronin, mas vou procurar saber mais e depois volto aqui para fazer um comentário mais apropriado. Mesmo assim, gostei muito da sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler essa série! Levando em conta as resenhas,a cho que esse será o que menos vou gostar, mas mesmo assim parece-me interessante pelos problemas e assuntos que trata.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt
    Aguardando a sua visitinha

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler essa série. Também acho legal o fato de a autora focar em um personagem em cada livro. É interessante poder conhecer todos eles de alguma forma.
    Beijos.

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?