Eu Li: A Mulher Silenciosa (The Silent Wife)


Fiquei interessada em ler A Mulher Silenciosa assim que vi as primeiras divulgações de lançamento feitas pelas Intrínseca. O livro tem uma premissa interessante e fiquei curiosa para conhecer a história. Nas primeiras páginas, algumas notas de publicações ao redor do mundo só aumentaram minha curiosidade, uma vez que o livro chega a ser comparado a Garota Exemplar (que também amei!). Estava com expectativas altíssimas pela leitura.

O livro é narrado em 3ª pessoa e na primeira parte, temos o foco alternado entre os dois protagonistas: Jodi e Todd Gilbert. Os dois são casados ha mais de vinte anos e não tem filhos. Todd é um tipo de empreiteiro/investidor-imobiliário. Ele compra edifícios, reforma e revende. Quando conheceu Jodi, anos antes, esse negócio estava apenas começando e ela foi uma das grandes incentivadoras desse desejo dele. Jodi trabalha em casa como psicologa e tem clientes regulares, que ela realmente se preocupa em ajudar. Eles tem um casamento bem solido e aparentemente perfeito, mas o que ninguém sabe é que Todd é um traidor inveterado. E Jodi sabe disso, mas sempre aceitou os pequenos deslizes do marido, em prol de manter o casamento. O problema de Jodi começa quando Todd decide sair de casa para ir viver com a nova namorada, uma garota 20 anos mais jovem e que Jodi viu crescer. Ela aceitava os deslizes porque eles eram passageiros e no final, Todd voltava para casa, mas de que adiantou ser uma mulher silenciosa por tanto tempo agora que o marido resolveu abandoná-la?

Existe um motivo para que Todd decida largar a esposa pois fica claro o tempo todo que se fosse por simples opção, ele viveria tendo um caso pro resto da vida. A verdade é que apesar de ser um homem formado (rs) Todd é um grande bocó, apesar de levar a ideia da separação adiante, ele tem muitas duvidas sobre se deve mesmo fazer isso. O cara só toma decisões sob pressão além de ser totalmente manipulável. Eu não sei o que acontece com esses homens... Jodi por outro lado, não é essa mulher louca-com-orgulho-ferido que a sinopse a faz parecer. Ela na verdade não pensa em realmente matar o marido até que a ideia surge numa conversa e ela resolve por em prática. Não é como se ela fosse cometer um crime e matá-lo com as próprias mãos, ela só começa a achar que a morte de Todd é a única opção viável para que ela continue com a vida que sempre levou.

Todd é um personagem realmente cheio de nuances. A gente até se compadece dele em alguns momentos - ele não tem voz ativa nem no novo relacionamento, mas ao mesmo tempo ele é aquele tipo de cara sacana, que realmente dá vontade de matar. Eu realmente ODEIO o tipo de personagem masculino como ele. Além de passar a vida sendo infiel enquanto a esposa aceitava tudo calada, ele é indeciso demais, sem palavra, banana. Acho bom que ele tenha saído de casa porque a Jodi merecia coisa melhor! #soudessas

Uma coisa que me deixou um pouco decepcionada foi que, nas divulgações, fui levada a crer que Jodi cometeria um crime passional (ela própria) e a trama toda giraria em torno do plano ou das consequências e durante a leitura a gente percebe que não é isso. A trama gira em torno desse relacionamento decadente deles, e como cada uma das partes lida com os próprios atos e os atos do outro. A ideia do assassinato aparece já bem depois da metade do livro e de algum modo, não vi a situação como algo malicioso pela parte de Jodi - não inicialmente, já que ela não parecia querer isso.

Gostei muito de como a autora conduziu o enredo, com alguns momentos bem intensos de adrenalina misturados com passagens bem cotidianas na vida de um casal. O livro tem esse aspecto bem legal sobre cotidiano, que curti bastante! Também adorei que os dois personagens principais são bem trabalhados em suas atitudes e mesmo sendo um livro em 3ª pessoa, conseguimos entender perfeitamente o que se passa com eles. Acho que são personagens que refletem exatamente o que é ser humano; as incertezas, inseguranças, as motivações movidas pelo momento. Então, apesar de achar Todd um banana, acho que ele representa exatamente alguns tipos de pessoas.

A leitura me fez ter uma perspectiva ampliada não só sobre relacionamentos (amorosos) como sobre a vida, sobre a psique humana; sei que isso parece profundo ou piegas, mas realmente acredito que prestando atenção em alguns detalhes da leitura, você irá sentir o mesmo que eu. Apesar das poucas páginas, gostei da intensa carga psicológica que o livro tem - não só porque Jodi é psicologa, mas porque o modo como ele é narrado garante isso.
Ele a fez enxergar através das lentes do próprio olho e descobrir coisas importantes sobre si mesma, por exemplo sua extrema habilidade em ocultar o que não quer ver, esquecer o que não quer saber, tirar algo da mente e nunca mais pensar naquilo.
considero isso um super poder!
Apesar de ter gostado muito do livro e super recomendar a leitura - recomendo fortemente e acho que se você gosta de Psicologia, DEVE ler esse livro! Até eu aprendi sobre Adler - ele não se tornou um favorito, como achei que seria. Acho que a expectativa que eu estava e o fato da grande comparação com Garota Exemplar, não acabaram bem. Particularmente, ainda prefiro o livro da Gillian Flynn, embora esse seja igualmente muito bem escrito e com uma trama muito bem construída. Não sei, mas meu sentimento é de que essa comparação não é justa (para nenhum dos livros) e pelo que li por aí, muita gente concorda comigo.
Não é preciso encarar a realidade quando há uma maneira mais suave e gentil de conviver com ela. Não há nenhuma necessidade dessa urgência.
O livro tem um final que me surpreendeu bastante, não pode não ser esperado, mas pelo modo que foi conduzido. É um pouco repentino, mas de um modo que você consegue continuar vivendo! É uma pena que autora tenha falecido logo após a publicação porque não poderemos ler outros trabalhos ficcionais dela e eu gostaria de ler outros romances escritos por ela. Gostei muito da leitura e acho que o livro tem quotes excelentes! Você já leu?

2 comentários:

  1. Oi Evellyn,
    Só de olhar a capa desse já lembro de Garota Exemplar, apesar de não ter lido ainda.
    Suspense sempre me anima, e gostei que a protagonista é psicóloga.. quase fiz faculdade.. quase haha

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. eu ainda não li nem este nem Garota Exemplar, mas pretendo ler Garota Exemplar, que me atrai muito mais.
    não gosto de homems como o Todd, e principalmente mulheres como a Jodi, que aceita este tipo de situação. acho que se pegasse este livro para ler ia chingar tanto esses dois que não ia aguentar e sair arrancando página por página imaginando os pescocinhos deles hahahaha
    não fiquei curiosa. não quero ler. na verdade quero bem longe de mim! u.u

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?