Eu Li: Isla e o Final Feliz (Isla and the Happily Ever After)

Fiquei super feliz quando a Intrínseca anunciou, algumas turnês atrás, que tinha adquirido os direitos de Isla and the Happily Ever After. Eu conheci Stephanie Perkins quando li Anna e o Beijo Francês e havia gostado muito. Isla é o terceiro livro dessa trilogia que não é uma trilogia e você pode ler sem ter lido os demais - embora lendo na ordem vá se emocionar mais porque os personagens ficam fazendo participações. Eu acabei não lendo Lola, mas depois dessa leitura e de um gostinho dos personagens eu até fiquei empolgada!

Como já esperava, Isla é narrado por Isla Martin, nossa protagonista que está no último ano do ensino médio. Isla estuda na mesma escola francesa de Anna, a SOAP - uma escola para americanos em Paris. O livro começa nas férias de verão quando Aila está em NY, onde mora, e acaba encontrando Josh por lá. Acontece que Josh é o grande amor platônico de Isla since ela entrou na escola francesa e ela mal acredita que o destino os uniu bem ali, num restaurante em NY, quando ela passa o ano todo estudando com ele em Paris, mas eles mal se falam. Isla admite que é um pouco stalker de Josh e aproveitando a oportunidade de encontra-lo em casa, ela resolve deixar de protelar e puxar assunto - ainda mais porque ela descobriu que ele está solteiro novamente #partiuataque.

Josh é um rapaz um pouco introspectivo, que esta sempre com seu caderno de desenho e Isla mal acredita quando eles engatam uma conversa e Josh não só se lembra dela, como se mostra animado quando ela se oferece para posar para um desenho #ousada. Só que Isla esta um pouco grogue no momento devido alguns remédios para dor  e acaba não lembrando de muita coisa além de que passou boa parte da conversa dormindo em cima da mesa. 

Como a vida é essa caixinha de surpresas, depois que Josh a acompanha em segurança até em casa e eles se despedem, ela passa o resto do verão sem encontrá-lo novamente e esse reencontro só acontece na volta as aulas - em Paris. #ulala

De volta a escola, Isla descobre que seu quarto agora será i quarto que no ano anterior foi de Josh e ela acha que isso só pode ser o destino aprontando alguma. Além disso, como a escola é pequena e eles estão no mesmo ano, ela e Josh fazem a maioria das aulas juntos, então é certo que eles irão interagir em algum momento.

Vou parar de resumir os capítulos inicias e ir logo para a parte prática da resenha, onde eu digo que dei altos suspiros tamanha a fofura desse livro... Acho que a minha idade esta me deixando meio boboca em relação a livros juvenis (deveria ser o contrário, mas fazer o que?). Leio essas histórias sobre relacionamentos adolescentes e os dramas que vivemos nessa fase e fico tão emocionada... Sei lá, me dá uma sensação boa no coração, uma nostalgia de coisas que não vivi, mas que a gente pensa, sabe?
Sempre peguei muito pesado comigo mesma. Mas não é melhor ser realista em relação a essas coisas antes que outra pessoa use isso contra você? [...] Sempre pensei que ser realista faz as pessoas serem mais fortes.
#meidentifico
Em Isla eu curti a leitura instantaneamente. Já havia gostado do estilo da Steph em Anna e imaginava que fosse adorar Isla também e isso aconteceu! A narrativa é muito gostosa e acompanhar os pensamentos de Isla não é nada cansativo nem melodramático, Pra uma adolescente ela é bem prática e me irritou menos do que Anna (como falei na resenha). Claro que no decorrer da trama ela toma algumas atitudes desnecessárias, mas todas ficaram muito coesas com o que ela estava vivenciando e posso defendê-la. É um livro que fala basicamente sobre relacionamentos - os amorosos, as amizades, as famílias, e adorei todas as tramas envolvendo os diversos relacionamentos entre os personagens.
Não acredito que os adultos fazem isso todos os dias. [...] Escovar os dentes na mesma pia. Será que os adultos se dão conta de como têm sorte? Ou esquecem que esses pequenos momentos são na verdade pequenos milagres?
Josh era um personagem que eu já havia amado em Anna (e eu nem lembrava! Fui saber disso relendo minha resenha) e agora que estamos no livro dele posso dizer que entendo porque já havia adorado esse rapaz. Ele é muito fofo, de um modo juvenil e adorei o lado artístico dele! O que gostei no livro é que não rola nenhum grande impedimento para eles ficarem juntos e isso é sempre gratificante (entendam isso por: não tem triangulo. Viva!). Claro que não é tudo fácil, mas adorei acompanhar a evolução da relação deles porque eles são mega fofos juntos.

Outro ponto que merece ser mencionado no livro é o melhor amigo de Isla, Kurt Donald Cobain Bacon (sim). Assim que a gente o conhece não entende bem o jeito metódico dele, mas adorei como Steph abordou o assunto sobre Kurt e a relação dele com Isla. Ele é o tipo de amigo que toda garota merece ter, embora ele seja um pouco sincero demais....

Também preciso mencionar a família de Isla, que não aparece tanto assim, mas nas vezes em que apareciam, consegui entender perfeitamente a relação entre eles. O pai, a maman, as duas irmãs... Adoro quando a família está presente na história (sempre escrevo isso nas resenhas, mas desculpem, tenho que ressaltar esse ponto) e eles formam uma unidade muito bonita de se ler.

É claro que eu recomendo a leitura! Passei meu feriado com eles (e muitos suspiros) e além de adorar conhecer Isla e Josh (no caso, rever), existe alguns acontecimentos envolvendo St. Clair e Anna - e Lola e Crickett - que deixam a história com aquele gostinho de reconhecimento. Leiam, gente! E venham comentar comigo o que acharam!

2 comentários:

  1. Eu li os outros dois livros e estava lendo esse e amando, mas quando cheguei na parte Spoiler (que eles voltam de viajem) eu não sei, achei que o livro ficou muito pesado e acabei parando de ler ai, faz um tempinho já, mas a sua resenha me deu vontade de voltar a ler, o meu preferido continua sendo o Anna, acredita que eu li o Lola primeiro e depois de um tempo eu li o Anna e e nem percebi que ele era tipo uma continuação? eu só ficava pensando "nossa como essa autora gosta do nome Stclair" kkkk ainda bem né? a ficha só caiu quando eu fui reler Lola.

    ResponderExcluir
  2. Dessa autora eu só li o livro Ana e o beijo frances e gostei muito. Já li uma resenha sobre esse livro e gostei e agora gostei mais ainda. Já anotei para ler posteriormente.

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?