Eu Li: Pequenas Mulheres Vampiras (Little Vampire Women)

Um livro cuja a primeira frase e '- O Natal não será a mesma coisa sem nenhum cadáver.' só pode despertar curiosidade. O livro foi lançado pela editora Pandorga é uma releitura do clássico americano Little Women (Mulherzinhas por aqui) da Louise May Alcott, - que é o livro preferido de Rachel Green! Mas deixemos Friends de lado e vamos as considerações sobre essa releitura. 

Após o sugestivo começo, mergulhamos numa narrativa em 3ª pessoa sobre as 4 irmãs March, Meg, Jo, Beth e Amy. Todas são jovens vampiras e levam um estilo de vida 'humanitário' – onde não se alimentam de outras pessoas, só de animais (hm.. sentiu a vibe?). O pai delas foi lutar na guerra e elas vivem numa casa humilde com a mãe – a adorável Marmee, e a criada Hannah. No mundo delas, a convivência entre humanos e vampiros é pacífica até certo ponto – pois existem grupos de caça-vampiros e grupos que caçam os caça-vampiros.

– Eu não acredito que nenhuma de vocês sofre tanto quanto eu – gritou Amy – porque vocês não tem que ir a escola com garotas impertinentes que te amolam se você não sabe suas lições, riem de seus vestidos, rotulam seu pai porque ele não é rico e te insultam por suas presas não serem boas.
– Se você quer dizer caluniam, eu diria que sim, mas não fale sobre rótulos como se o papai fosse um pote de picles – aconselhou Jo.
Confesso, achei tudo muito estranho e confuso no início – não sei se isso é porque não li o livro 'original', mas acredito que a narrativa não ajudou. Elas vivem num 'mundo' estranho. Ler sobre refeições de sangue de rato e gatos frescos e achar isso 'normal', me causou um estranhamento. Demorei a entrar na atmosfera e aceitar que eles eram 'vamps das antigas' (não podem sair ao sol, dormem em caixões, precisam de convite para entrar na casa de alguém e tal) – acho que todo o tempo com Twilight e Noite Eterna me deixou assim... 
...acusações injustas de conspirar com caça-vampiros só surgiam raramente. [...] Era o cumulo da grosseria se alimentar de seus convidados, particularmente se eles estavam na mesma posição social que você. Do mesmo modo, era imperdoavelmente vulgar matar seu anfitrião com uma estaca.
Se eu não achei a leitura totalmente fluida para mim, não posso deixar de citar os méritos da autora. O livro traz algumas lições muito bonitas sobre companheirismo, família, amizade, boas maneiras e educação. As quatro meninas são bem diferentes uma das outras em termos de personalidade, mas são muito unidas como família e sempre ajudam e se apóiam. Das irmãs, minha favorita é mesmo a Jo, que é praticamente a protagonista e a mais valente entre elas. Agora, de todos os personagens, meu favorito foi Laurie, o amigo humano de Jo que sonha virar vampiro!
Ela começou a ver que caráter é uma posse melhor do que dinheiro, posição social, intelecto ou beleza. 
#fato
A história, depois que você consegue aceitá-la, tem momentos muito bons e a leitura não é tão desgastante porque os acontecimentos encaminham tudo para uma resolução que nos deixa curiosos. Confesso que faltando 1/4 para o fim, fiquei mais animada com o rumo da história porque queria saber como as coisas se resolveriam pois o livro tem algumas reviravoltas. 

Uma coisa interessante é que o livro é cheio de (falsas) notas de rodapé, com informações sobre as coisas citadas, mas num contexto vampiresco – como se existissem mesmo os vampiros e tivessem pesquisas e livros sobre eles. Isso inclusive me lembrou Delirium, que também tem esse tipo de informação pra você se sentir no universo – mas que devido a natureza 'vampiros existem e tem muitas coisas sobre ele', me deixavam um pouco confusa!

Mas definitivamente não fez meu estilo completamente, embora eu acredite que irá agradar leitores que apreciam historias com estilo mais clássico. Eu realmente me incomodo com a linguagem e acabo achando que em alguns momentos as coisas caem no piegas ou no superficial – por exemplo, o modo como o pessoal trata um ao outro, se apaixona e faz declarações - parece fácil, simples...

Então minha consideração final é que se você gostou da resenha e sentiu que o livro faz seu estilo, deve dar uma chance para a leitura. Já se você fizer mais o estilo contemporâneo, acredito que não será uma leitura tão proveitosa assim! 

14 comentários:

  1. Eh, acho que faço o estilo mais conteporâneo... Não por não ler clássicos (tá, eu leio poucos, mas em breve isto vai mudar!), mas por que eu sempre vejo esses ''mash-ups'' de Sobrenatural com livros antigos de uma forma meio ''trash''.

    Com certeza a leitura deve ser ''instigante'' (para ser bem superficial), mas não sei se ela faz o meu estilo!

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  2. Evellyn, gosto dos clássicos e sempre... sempre quis ler Mulherzinhas porque já me falaram maravilhsas desse livros, entretanto as vezes uma mesma leitura pode tocar ou não leitores diferentes...
    Confesso, também, que nunca havia ouvido falar de Pequenas Mulheres Vampiras, e não senti aquele desejo compulsivo de o ler.
    Já Mulherzinhas eu guardo o desejo de ler, espero poder realizá-lo.

    Bjokas.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Pelo visto a sua opinião passou perto da minha...eu não me apaixonei pelo livro em si, mas teve partes que me conquistaram, porém não puder dar 5 estrelas, achei meio confuso.

    Não sou fã de clássicos.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  5. Nossa, vou ter dizer que nunca ouvi falar desse livro, nem do original, haha. Mas me interessei, sério (: Eu qero muito ler uma história "real" de vampiros das antigas, sério. Eu já to cansada desses que podem sair no sol e que podem fazer isso e aquilo e blábláblá. Sempre tive curiosidade em ler uma obra com vampiros de verdade, sabe? Mas eu nunca mais li nada sobre vampiros e meio que desanimei )): Enfim, curti a resenha e a história :D

    Beeijão
    Kaká

    ResponderExcluir
  6. Não acho muito legal essas misturas, sim é puro preconceito, afinal nunca li coisas do tipo... Se um dia surgir uma oportunidade, e eu não tiver nada melhor para ler, eu tento!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, adorei isso das notas de rodapé!
    E de fato uma primeira frase assim é bem impactante na nossa curiosidade!
    De qualquer forma, não tenho tanta vontade de ler...
    Tinha esquecido que As Mulherzinhas era o livro favorito da Rachel!
    Beijão Eve!

    ResponderExcluir
  8. Aai que legal!!! *-*
    Eu lembro mesmo de que "Little Women" é o preferido da Rachel, apesar de eu ainda não ter lido... :x
    E por isso, não sei se seria interessante eu partir pra esta versão! Acho legal quando sai uns mashups de clássicos. Eu li Jante Austen a Vampira e gostei muito!

    Ótima resenha Eve, como sempre arrasando!
    ;*

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro, mas sei lá, rs.
    Parece ser bem estranho... Apesar de eu gostar de vampiros, não estou muito acostumada com esse vampiros da antiga e acho que não gosto deles, hehe.

    Beijos,

    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  10. Heey Eveee! Baah, nunca tinha ouvido falar desse livro... Sei lá, acho que não iria me agradar muito pelo que você falou hehe :P E eca, mega nojinho das refeições deles (sangue de ratos e gatos frescos O.o. Uma pena que você não gostou totalmente do livro ;/ Chatão quando acontece isso :/

    Beijoca!

    www.estantechick.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Eve!!
    Me desanimei, achei que fosse um livro mash-up interessante, mas ao ler sua análise já não tenho tanto interesse assim na leitura.Também estranharia acompanhar os hábitos nada convencionais dos personagens e não sou muito fã de livros vampirescos rs.
    Quem sabe eu acabe mudando de ideia algum dia?
    Adorei a sua resenha!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  12. Acho tão ruim quando não entro na vibe de um livro. Me entristece sabe...

    Mas pelo menos vc conseguiu extrair coisas boas dele né. Eu geralmente me irrito, e tenho que me concentrar muito pra não ver as coisas ruins.

    Gostei das suas comparações e eu faria as mesmas. Menos a de Noite Eterna que eu não sei o que é... rsrsrs

    Bjks, e tenha outras leituras melhores viu.

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  13. Oi Eve!!!!

    Eu já ouvi falar do clássico Little Women, mas eu nunca li. Quanto a releitura parece interessante.

    Já essa coisa de vampiro se alimentar de sangue de animais, não faz meu tipo. E pelo jeito que você descreveu sobre as refeições, são de embrulhar o estômago hehehe.

    Como eu sou tiazona hahaha, eu prefiro os vampiros tradicionais (que não podem sair ao sol, precisam de convite para entrar na casa de alguém, etc.) É que o primeiro livro que eu li de vampiros, foi o Drácula de Bram Stoker, e isso faz muito tempo, então é complicado para mim se adaptar a essas novas versões dessas criaturas. Por isso eu amo True Blood hehehe :P

    Eu perdi o costume de ler clássicos, mas eu adoro. Talvez eu goste mais do que você, ou não. Só lendo mesmo hehehe.

    A sua resenha ficou ótima.

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  14. Oi, Evellyn!

    Estou procurando justamente um livro sobre vampiros mais clássico (é. Ainda não saí da dos vampiros). Tenho muita vontade de ler O Legado da Caça-Vampiros. De certa forma, esse livro me lembrou o que você resenhou. São enredos bem diferentes, porém quero mesmo ler algo vampiresco de época. Deve ser interessante (falou a maluca por Antiguidade, Idade Média e Renascimento). Talvez eu goste. Não sei. Tive uma experiência razoavelmente boa com um livro da Pandorga.

    Beijos,

    Fátima Menezes - @RecantoCaliope
    http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?