Eu Li: Chama Negra (Dark Flame)

Quarto livro da serie Os Imortais e mais uma vez começamos encarando mais uma das intermináveis conseqüências das bobagens que a Ever faz. Cuidado com spoilers dos enredos anteriores.

Como eu previa, transformar a Haven em Imortal foi a pior coisa que miss Bloom poderia ter feito – ainda pior do que a besteira que ela fez ao fim de Lua Azul. Haven, apesar de a principio ter feito algo que eu achei aceitável – já que ela ficou feliz por virar imortal e não se lamentando como Ever fez – logo volta a personalidade egoísta, mesquinha, invejosa e ingrata de sempre. Eu fiquei realmente com muita raiva da Haven, pois ela consegue ser totalmente péssima. 

Em Chama Negra, Ever começa a se aprofundar – e porque não dizer – afundar cada vez mais nos conhecimentos e praticas de magia. Claro que isso não poderia gerar algo bom e depois de mais um feitiço mal feito Ever acaba com 'sentimentos' por Roman, na verdade sentimento de obsessão. Então pra não perder o costume, ela passa mais da metade do livro fazendo as bobagens mais idiotas (desculpe a redundância, mas nada é demais para expressar o quanto a Ever consegue reunir tanta falta de discernimento) e então quando pensamos que ela conseguiu melhorar as coisas, não dura nada e percebemos que tudo que ela faz só consegue piorar tudo. 

Damen mais uma vez tem papel secundário – talvez até terciário se isso existisse – e eu sempre me perguntava o porquê de ele estar sempre tão 'receptivo' a Ever mesmo quando tudo que ela fazia só conseguia piorar a situação dos dois. Eu havia chegado a conclusão que essa era apenas a personalidade dele, mas em CN ele diz duas coisas que bem servem pra explicar o motivo de ele sempre perdoá-la: (passe o mouse para ver o segundo). Leia e diga-me se tem como ficar com raiva desse pateta?
- Meus sentimentos por você são incondicionais. Eu não faço julgamentos. Não perco a paciência com você. Não castigo. Apenas amo. Só isso. Pura e simplesmente.
- Você acha que fez uma coisa horrível ao me dar o elixir de Roman para beber, quando a verdade é que salvou minha vida! Evitou que eu fosse para Shadowland!... 
Ava é uma personagem que me intriga muito e já não sei exatamente o que pensar. No primeiro livro ela é boa, no segundo decepciona, no terceiro indiferente e nesse ela é fundamental além de demonstrar ter crescido tanto que não consigo saber realmente quem ela é.  Miles praticamente faz participação especial, mas eu amo as tiradas dele.
- Acordei você? Se acordei, bem, fique feliz por você não ser eu. Meu relógio biológico ficou confuso por dias. Dormi quando deveria estar comendo, como quando deveria estar... Bem, esqueça isso, já que estou na Itália e a comida aqui é incrível, praticamente como o tempo todo. É sério. Não sei como as pessoas aqui fazem isso e continuam tão lindas.
Reparei que a cada volume da série, os problemas começam a aparecer mais cedo! Digo, neste 4º você percebe desde o principio como as coisas estão desmoronando. E se pouco depois do meio do livro você tem a sensação que 'há salvação' logo fica evidente que nem metade da sinfonia foi tocada... Gosto muito disso na serie, pois você passa o tempo todo esperando pra saber o que mais vai dar errado! 

Ah, apesar de a capa mostrar a Haven, eu acredito que nesse livro, além da Ever, o personagem que mais se destaca é Roman – a participação dele nesse é a mais sobressalente. E mesmo ele sendo domal é um personagem bem intrigante e a participação dele sempre rende boas cenas. Adoro o cinismo! rs

O final do livro – pra não perder a tradição – novamente é frenético, com muitas coisas acontecendo e nos fazendo trocar todas as teorias que formamos durante a leitura. Dessa vez rola uma pseudo-psico-baboseira básica que eu não sei de onde surgiu, mas ok. O problema é que o final é avassalador demais! Tudo estava dando certo e de repente – tudo desmorona! Sinceramente, esse é o livro que mesmo mantendo o final 'o amor supera tudo' típico da serie, eu não consegui ver muitas possibilidades de solução, pois se ao final do livro 2 nós pensamos que Damever (entendeu?) tem um grande problema, o final de Chama Negra me deixou completamente alheia ao que a autora pretende criar para solucionar – o que é uma coisa boa, pois estou curiosa pra saber como ela vão desenrolar a historia de Estrela da Noite
PS: Roman faz uma citação tão legal a BeeGees nesse livro que eu ri muito – tudo bem que a piada foi meio lost in translation – mas se você conhece um pouco da música da banda você vai notar.

19 comentários:

  1. Olá, Evellyn!!
    Adorei a sua resenha!! Pena que ainda não li nenhum dos livros anteriores da série Os Imortais.
    As resenhas que eu vi também foram bem positivas a respeito.
    Tenha uma ótima semana!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  2. Eu desisti dessa serie no 2 volume. Já não curti o 2 volume e pelo que vi o 3 é pior então...bem talvez um dia eu volte a ler!
    Suas resenhas são ótimas!

    Bjs!!
    http://comessaseoutras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Damen tá merecendo uns tapas na cara, pra deixar de ser molenga e perdoar a Ever por tudo --' A Haven eu nem comento, né? COMO alguém pode querer uma amiga assim? Meu Deus, Ever! E ainda vai atrás da mulher pra tentar conseguir a "amizade" dela de volta. E isso lá é amiga? Mesquinha féla mãe! HAHAHA
    O Roman me arrancou suspiros nesse livro. Aiai...
    Nem vou comentar sobre o resto, ainda estou remoendo minha raiva de 90% dos personagens, especialmente o Jude!

    Beijos xx

    ResponderExcluir
  4. adorei ler a sua resenha, porque a dois dias atras escrevi a minha e ela são mto diferentes, vc leu? kkk
    concordamos q Ever não tem solução, menina que só se enrola, e sim, transformar Haven foi uma das maiores burradas que ela fez ate hj!!!!
    Ava me deixa super confusa, ela é bom, ruim, de repente ela se torna a pessoa mais centrada e correta do livro? como assim???
    o final, meu deus! a gente acha q td esta se acertando e td começa a desmoronaaaaar!!!
    mas eu ainda sou do team jude, sorry :p
    ta,o damem consegue soltar umas frases super de impacto, e eu gostaria mto de ter um namorado assim
    hehehe
    mas naum sei pq, pensou q Jude e Ever tem q ficar juntos! é mto estranho pq eu acho q Damen deve ser mais bonito q Jude, e que ele é mto mais romantico e talz, mas naum parece o certo
    estranho ne?
    mal posso esperar pelo proximo livro!!! vc leu aquele pedacinho q traz uma parte do prox livro??? fiquei louuuuuuca! xD

    ResponderExcluir
  5. oi de novo
    vi seu recado e vim responder!
    eu entendo sua raiva de Jude, eu fiquei com raiva dele no final daquele livro, pq o final se enrolar todo é na maior parte culpa dele, mas ele achou q tava ajudando coitado >.<
    a atitude de Damen a se recusar a ir pro unico lugar q Ever ficava bem e poderia falar... eu realmente naum entendi a recusa dele, naum fez sentido nenhum pra mim :x tipo, ele nunca recusa nda pra ela, eu naum entendi o sentido msm!
    e eu naum acredito q vc naum leu o trecho do prox livro!!! eu naum aguentei! tive q ler >.<
    naum é um spoiler taum grande naum :p
    e realmente deixa vc curiosa e com vontade de ler mais, mas qm disse q eu me seguirei?
    kkk

    ResponderExcluir
  6. amiga, não li nenhum livro da série ainda, então pra não ler possíveis spoilers eu puli a resenha.
    então o recadinho hoje é só pra mandar um beijo e dizer que adoro seu cantinho
    ;**

    http://bybrunakitty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Essa série eu já to pra ler faz muitoooooooo tempo. Ela parece ótima, mesmo. O problema é que é uma série grande e eu tenho medo de começar a ler o primeiro livro e não conseguir terminar ela, rs. Não li a resenha por que pode ter spoilers e tal, mas vou ler esse livro sim, parece ótimo!

    Luiza,
    Express Coffee

    ResponderExcluir
  8. Oi flor,
    Passando rápidinho só parqa avisar que saiu o vídeo do mês lá no blog e estou mostrando os marcadores se quiser conferir...ah tenho alguns outros comigo também se quiser trocar novamente...
    bom vamos nos falando.
    Mil Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  9. Não vou ler pq eu não acompanho a série e ficari boiando! hha ;)
    Não gostei dela, já comentei por aqui sobre isso ¬¬
    #fail p/ mim

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Damen para mim é o maior babanão, cara muito dos antas.
    Ninguém merece a Ever.
    Sabe o que detesto nesses livros? é triângulo amoroso, não aguento mais isso. No primeiro livro é aquele love todo. "te amo para sempre". no segundo livro da série já aparece outro carinha que abala o coração da mocinha, mas ei? você não amava o tal lá para sempre, só a ele? ¬¬

    Desabafei, kkk.

    Essa série sempre revela o que a de pior em mim, huahaua.

    beijos Evellyn. ^^

    ResponderExcluir
  11. Fiquei com medo de ler a resenha e encontrar spoilers, já que nem o Lua Azul eu li ainda =/

    Mas dos quatro que já foram lançados, essa capa é a mais liiiinda. Depois comprarei!

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  12. nem li a resenha pra não me lotar de spoilers!! ainda não li nem o primeiro da série, mas todo mundo fala super bem, então to bastante curiosa :D

    ResponderExcluir
  13. não li a resenha, mas quero muito terminar de uma vez por todas com essa série!

    vontade louca de saber logo o final e parar da chatisse da ever! rs.


    J.
    -the eater of books

    ResponderExcluir
  14. Olha, não li a resenha pq ainda não comecei a ler a série!
    Tipo, eu até tenho o terceiro livro aqui e o primeiro e segundo lá na biblioteca da escola, mas, tenho nenhum interesse em ler. Sei lá, é um livro que dispenso xD

    ResponderExcluir
  15. Acabei de começar a ler o segundo livro da série, esssa resenha ainda vai demorar para eu ler D: Quando eu chegar nesse livro eu volto aqui AHSUAHSUASU Beeijos

    ResponderExcluir
  16. Nossa você leu ? =O
    Nem acreditoo ! sauhasuh' estou louca para ler este Livro.


    Bjooos, Patty.
    cartas para ficção

    ResponderExcluir
  17. to na metade do livro q quero matar a vaca da haven.. desculpa ai, mais nossa ela é demais quem tem ela cm amiga ñ precisa d uma drina por perto..rsrsrsrs no damen tá começando a me dá nos nervos passivo demais, ahhhhh o cacete q ele se sinta culpada a ever só faz merda e culpa até agora ela ñ sentiu né pq continua fazendo merda..rsrsrsrs só to terminando d ler a série por questão d honra pq a ever me irritou profundamente em lua azul e merda ela fez..nossa

    ResponderExcluir
  18. Me explica porqué que eu não estou lendo essa série agora mesmo? Se tivesse dinheiro comprava agora mesmo na wook. Ai que raiva de ser pobre rsrsrs
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?