Eu Li: A Jornada (Flutter)

A Jornada é um livro que trata basicamente disso: uma jornada (ohhhh). Quem narra essa historia é Maple – carvalho! Que nome, hein – uma garotinha de uns 9 anos. Ela tem uma irmã mais velha chamada Dawn  – Amanhecer! Sim, essa família tem nomes estranhos – e uma mais nova chamada Beetle – besouro, oi? Pra começar, devo dizer que os nomes das irmãs só podem ser em homenagem a natureza, já que elas vivem numa região de montanha, uma coisa bem cidade do interior, onde se rema a canoa no rio, se vai a festivais na praça, fazem-se trilhas pela floresta.

Maple, as irmãs, a mãe e o pai eram uma família feliz até que a mãe acaba dando a luz antes da hora e a nova irmãzinha Rittle nasce e corre grande risco de morte, já que não estava na hora dela sair do forninho (há). Acontece que Maple foi criada ouvindo uma misteriosa lenda das redondezas e ela decide que vai atrás dessa 'lenda' para conseguir o milagre que precisa para salvar a vida da irmã recém-nascida. Como ela é uma criança, é bem justificável a que ela nutre por esse tipo de 'lenda'. Ela se prepara pra a jornada e acaba que sua irmã mais velha, Dawn, resolve ir ajudá-la na missão. 

Maple não tem um bom relacionamento com a irmã mais velha – que tem só 11 anos. Nessa fase é normal surgir os mais diferentes conflitos pelas maiores bobagens possíveis, mas durante a jornada elas percebem que precisam trabalhar juntas se querem alcançar o mesmo objetivo. Achei essa mensagem bonitinha. 

O livro é bem pequeno e os capítulos são curtos. Nós vamos acompanhando Maple e Dawn por essa jornada a procura do milagre e a narrativa é bem ágil, dá pra ler rapidinho. Achei interessante porque o foco do livro não são os problemas na escola, os garotos ou a garota metida e sim a família. A protagonista é inocente, tem um bom coração, uma intenção pura e faz tudo para ajudar – mesmo se metendo num grande problema. 

Por esse foco familiar acho que é um livro recomendado para todas as idades. Se você tem uma criança que realmente LÊ com 11 anos, é uma boa dica. Só fico receosa se essa questão da aventura não seja uma influência perigosa! Mas o livro tem uma lição que serve de aviso: se você faz coisas enganando seus pais, as consequências podem ser perigosas! As vezes basta um pouco de fé. E essa mensagem eu assino embaixo!

A questão da idade das duas aventureiras me incomodou bastante! Entendo a questão de ser interior e que elas estavam acostumadas a andar pela mata e navegar pelo rio, mas não consigo acreditar que duas meninas tão novas possam fazer o tipo de coisa que elas fazem no decorrer do livro. E a narrativa é muito madura pra alguém tão jovem como a Maple. Ela e a irmã fazem coisas muito impressionantes. Então é conflituoso como elas podem agir como crianças em alguns comportamentos e serem tão maduras em outros. Acho que se Maple e Dawn tivessem ao menos 2 anos a mais ficaria mais crível.

Ah, mais uma coisa, já que nenhuma resenha que li me alertou sobre isso. Vejam o que está escrito na capa: A Jornada - A história de quatro irmãs e uma viagem inacreditável. Mas aí reside o problema. Quer dizer, são quatro irmãs, mas duas delas são pequenas demais e não participam ativamente da jornada do livro e achei estranho porque a gente espera que seja uma jornada com as quatro! Mas isso nem é coisa da tradução da Novo Conceito já que no original em inglês é esse mesmo o sub-titulo!

Mas enfim, o livro é muito fofinho, tem uma historia bonitinha, sobre família, amor e coisas que fazemos por nossos entes queridos. Recomendo para um período entre-leituras, quando você quer ler algo leve e rápido. Não mudou minha vida, mas nem acho que a autora tinha essa pretensão. É uma boa historia e se você estiver numa vibe mais simples e natural é uma boa pedida.

13 comentários:

  1. Olá flor, eu sou tremendamente louca para ler este livro.
    *0* Agora lendo parte de sua resenha fiquei com mais vontade ainda!


    RESENHA BUBBLE GUM + CONCURSO FOTOGRÁFICO: www.Imaginayre.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eve,
    Tenho esse livro em casa e o acho uma fofura. A história é leve, mas não é uma de minhas favoritas. Pelo menos eu gosto de coisas mais densas, de um enredo que envolva mais o leitor. Acredito que se eu fosse bem mais nova (bem mais nova mesmo) eu teria apreciado melhor. Acho que indicaria o livro para crianças mesmo...

    Abraços.
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Narrativas conflituosas me deixam um pouco nervosa: "sério, autor?!", parece que ele perde um pouco de crédito comigo, sabe? Nunca tive curiosidade de ler este livro, e ainda não tenho... Acho que o tema não me atrai muito. "o livro é muito fofinho, tem uma historia bonitinha" < gostei de como você descreveu, hahaha, passa bem a ideia de livro... levinho ;)
    Xx

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei desse livro, li com certa rapidez pois a leitura flui rapidamente, a história é simples e tals mas é um bom livro. O sub-titulo também me fez pensar que as 4 iriam participar da jornada rsrs Adorei sua resenha, Ev <3

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  5. Esta é a primeira resenha que eu leio sobre a Jornada que fala a idade das protagonistas, e estou realmente impressionado... Não sabia que era, praticamente, um infanto-Juvenil! O.o

    Sei lá, acho esta capa tão ''madura'' (para não dizer ''auto ajuda'') para um livro com esta temática... Sempre achei, mesmo antes de descobrir (e ficar chocado com) a idade das protagonistas.

    ps: Confesso que ri MUITO do ''Desafio Realmente Desafiante''! Rsrsrs

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  6. Oii Evellyn!
    Que resenha perfeita!
    Acho que a sua foi a mais bacana que li até agora. :)
    Eu já tinha visto isso em outras, sobre a situação paradoxal... Muita maturidade para a idade das crianças coisa e tal.
    Mesmo assim, sinto muita vontade de ler esse livro.
    Parece ser uma leitura super fofa!
    Beijoooo!

    ResponderExcluir
  7. oi eve!
    sempre bom um livrinho leve, não é?
    pena que há esse problema das atitudes mais maduras que a idade das meninas ,acredito que ia me incomodar bastante tbm...
    mesmo assim deu vontade de ler, parece ser bom!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. É exatamente por isso que eu tenho um imenso pé atrás com A jornada. Como crianças dessa idade teriam maturidade para tal coisa? E mesmo que tivessem, não parece ser crivel pela maneira que o autor escreve. Você não é a primeira a citar isso e concordo. Mas nem é só isso, ele simplesmente não chama minha atenção. :(

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei bastante desse livro, Evellyn.

    Sim, as meninas não bem novinhas para fazer tudo o que fizeram, mas esse tom de aventura do livro não "pede" uma idade, sabe? O livro foi feito mais para divertir e, com isso, trasmitir essa mensagem sobre família e fé.

    Espero que nenhuma criança leia e pense em sair lutando com ursos e caçadores por aí hahaha.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ev!
    Li várias resenhas desse livro e todas relatavam o mesmo problema.. todas reclamavam da idade das personagens. Confesso que só de ler a resenha e a sinopse, fico um pouco tipo "o que, mas só com 9, 11 anos e fazendo uma JORNADA?', mas ok, todas disseram que o livro é fofinho então eu tomei coragem e ele está na lista dos próximos livros que irei ler, hahaha.

    Beijos!
    http://livrosnacabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Eve!

    Adorei a resenha. Bem sincera e convincente. Percebe-se que você realmente leu o livro, refletiu sobre as mensagens passadas por ele e soube fazer críticas construtivas. Achei suas palavras bastante pertinentes. Não tinha lido essas críticas em outras resenhas, o que me preocupa.

    Uma dica, linda: atente para ortografia. Li outros posts seus e percebi que você não costuma cometer desvios ao escrever, então penso que os pequenos erros que encontrei acima se devem ao pouco tempo para escrever a resenha e revisar. Mais cuidado da próxima vez. ;)

    Beijos,

    Fátima Menezes - @fatimamd
    http://recantodecaliope.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Que início de resenha doida é essa, doida??? rs
    Amei suas referências.... #crazy Imagino vc lendo e dando altas risadas, estou certa?? kkkk

    Concordo com vc sobre o fato das meninas serem tão jovens e tão aventureiras.
    Apesar de que esse livro nunca me inspirou boa coisa não. Mas se vc vê uma mensagem legal, deve ter mesmo.

    "Não mudou minha vida" é uma coisa que não gosto em livro assim. Gosto de livros que me fazem respirar fundo por causa da sua intensidade, de me arrancar um sorriso, ou mesmo me deixar em transe e chorar horrores. Por isso, consideraria "A Jornada" como um livro FAIL.

    Beijokas amiga, espero que livros melhores venham.

    Da Lisse

    ResponderExcluir
  13. Capinha fofa -e só-
    Dificilmente tenho um período de "entre-safra/leitura" (adorei o termo kkkk) então não acredito que realmente algum dia acabaria lendo esse livro.

    Bjuuss

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?