Eu Li: Seis Anos Depois (Six Years)

Seis Anos Depois é o mais novo livro do famigerado Harlan Coben a ser lançado aqui no Brasil, pela editora Arqueiro. Eu nunca havia lido nada do autor, mas estava curiosa para conhecer seu estilo já que sempre ouvi falar muito bem, então aproveitei o lançamento para pedir o livro para resenha.

A trama é narrada em primeira pessoa pelo nosso protagonista, Jake Fisher. Ele é professor universitário e há seis anos, perdeu o grande amor de sua vida, que o abandonou para casar-se com outro homem. Acontece que Jake nunca esqueceu essa namorada, Natalie Avery, e apesar de ter feito uma promessa a ela - de que a deixaria em paz, vivendo sua vida de casada - ele tem que quebrar a promessa após descobrir que todo o casamento de Natalie pode ter sido uma farsa. O fato é que eles viveram um romance intenso durante umas 'férias' e do nada Natalie o largou para casar com esse suposto ex. Jake foi ao casamento por ser masoquista pois precisava ver-com-os-próprios-olhos a mulher que amava se casar e então teve que prometer se afastar.
Eu segui em frente. Você enfiou a mão no meu peito, arrancou o coração, partiu-o e foi embora, mas juntei os cacos e toquei a vida.
Balancei a cabeça. Juntei os cacos? Nossa, isso foi horrível. Esse é o problema de se apaixonar. A pessoa começa a falar igual a uma letra ruim de música country.
Pois é.. Aqui no Rio isso seria o equivalente a uns pagodinhos... #vaiechora
Passados seis anos, Jake sem querer, vê o obituário de Todd - o tal marido de Natalie - e como bom masoquista, resolve ir ao enterro prestar suas condolências a viúva - e saber como ela passou esse tempo, já que o texto dizia que Todd deixara a esposa e dois filhos - e ele nem imaginava que Natalie havia tido filhos neste período. Mas chegando ao velório, ele percebe algo errado quando a viúva em questão não é a sua Natalie e sim uma outra senhora que realmente tivera dois filhos com Todd. Com toda a situação saindo dos trilhos, Jake não vê outra opção senão averiguar o que realmente aconteceu com Natalie (após o casamento) e ao dar uma de investigador, acaba se envolvendo na maior confusão. O que realmente aconteceu para Natalie o largar para casar com um ex que na verdade era casado com outra pessoa? Onde está Natalie? Porque Jake de repente virou alvo de uma organização criminosa? WTFH??
— Ele não foi considerado culpado?
— Correto.
— Mas há uma grande diferença entre não ser culpado e ser inocente.
O livro tem uma narrativa bem dinâmica, mas não conseguiu me prender como o esperado. Demorei umas boas semanas para concluí-lo. O que me deixou bem irritada na primeira metade de livro é que a gente não tem muitas respostas e coisas muito estranhas acontecem e esses mistérios, ao invés de me deixar ansiosa pela leitura, me deixavam cansada e eu não conseguia ler de uma vez. Na verdade, existe uma descoberta que Jake faz logo que começa a investigar, que dá uma boa ideia sobre o que está acontecendo e eu logo formulei uma teoria, só que, embora minha teoria inicial estivesse certa, demora muito para termos a confirmação e isso estava me irritando seriamente (eu sou super lesa e consegui imaginar, como o Jake não conseguiu?) rs

Claro que minha teoria confirmada é só uma pequena fatia da pizza e a trama toda é bem amarradinha e com um enredo cheio de detalhes que a principio não tem muito em comum, mas se ligam ao final de uma forma bem impressionante. Gostei de como tudo foi explicado e o fato das coisas terem uma explicação bem coerente, mas também achei o final bem corrido. Apesar de nada ficar de fora, fiquei com uma sensação de que tudo se resolveu muito repentinamente (mas isso sou eu sendo implicante). Outro ponto que não consegui comprar, foi o tal amor entre Jake e Natalie. Quem me acompanha sabe as minhas opiniões sobre O AMOR. Eu sou bem idiota quando envolve amor #fato. Mas o fato maior é que as vezes eu compro a ideia, e as vezes não. Achei a devoção de Jake a Natalie meio questionável. Pelo que entendi, o relacionamento deles durou menos de 3 meses e eu entendo que a paixão surja em até 3 dias, mas acho que encarar a morte por alguém que você não tem ideia se 1. tá vivo ou morto. 2. te ama ou te odeia. não faz muito sentido. Mas só digo isso porque o que Jake enfrenta no decorrer do livro é de fazer qualquer amor se esvair e mesmo assim o cara continua sua busca implacável por sua amada Natalie e pela verdade - repare as palavras,  Jake me lembrou um pouco Liam Neeson naquele filme em busca da filha.

Fora esses pontos que achei um pouco discutíveis, a trama é bem interessante e emocionante, cheia de mistérios e que deixa o leitor ansioso pelo que virá. Como comentei, é uma pena que essa ansiedade tenha provocado o efeito contrário em mim, mas acho que pra pessoas menos ansiosas e mais focadas (coisa que não sou), isso vá provocar o efeito certo. 

Confesso que pela fama do autor, e pelo que sempre li sobre os livros dele, devo dizer que terminei a leitura com um gostinho de 'foi bom, mas poderia ter sido melhor'. Não sei se foi minha alta expectativa que - como sempre - acabou estragando o que poderia ter sido ótimo, ou se este livro, realmente, não é dos mais instigantes e geniais de Coben. De todo modo, se você é fã do autor, não deixe de ler, e se quer conhecer o trabalho, também é uma boa opção, embora eu não tenha achado tudo isso. Acho que eu deveria ler o 'Confie em Mim' ou 'Cilada', que sempre me pareceram interessantes! Quem já leu?

8 comentários:

  1. Oi Eve!
    Eu sou muito suspeita para falar dos livros do Coben, eu sou fã maluca e amo todos os livros dele, esse não foi diferente.
    Mas, acho que você vai gostar mais de Cilada e de Confie em mim mesmo, são os meus preferidos e acredito que esses vão te envolver mais. Se ler, depois me avisa que quero ver a resenha por aqui. :)

    Beijos enormes
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo ...Cilada é incrível !!!
      Amanda
      http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. Olá ...
    Só li dois livros do Harlan Coben, esse e Cilada. Eu gostei muito mais de Cilada.
    Acho que vale a pena você ler mais livros dele, ele é muito bom.
    Bjs
    Amanda
    http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca li Coben, mas morro de vontade.
    Tem livros que realmente nos deixam com gostinho de quero mais
    Adorei a dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Oi Eve :) Já tenho lido algumas resenhas sobre esse livro, umas boas outras menos boas, mas a verdade é que estou curiosa.
    Uma pergunta meio nada a ver: algumas caixas na barra lateral estão tremendo ou é só a minha internet? Nossa como isso me estava a irritar enquanto eu lia a resenha. tenho de ver o que se passa..
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessie!
      Obrigada pelo comentario! Leia algo do Harlan!
      Aqui esta tudo normal... Sera que nao é um problema com seu navegador? Tente atualizar a pag. e veja se continua!
      Bjs

      Excluir
  5. Oi Evellyn!
    Estou lendo Cilada, ou melhor tentando ser uma pessoa mais focada para ler direito essa história hahaha E estou sentindo o mesmo que você sentiu, muitos mistérios e a ansiedade me deixa entediada... Espero gostar do livro, não é que é ruim, só não faz muuito meu estilo.
    Seia Anos Depois está na minha lista de desejados, li muitas resenhas positivas, então tomara que eu goste!!

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico
    http://gabiiem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. estou admirada com a quantia de blogueiras falando que este é o primeiro livro que lê do autor! :O
    os livros do autor são assim para mim também, só começam a engrenar lá pela metade.. kkk
    já li alguns livros do autor que foram muito bons, mas nenhum foi excelente como todo mundo diz. tenho vontade de ler vários outros dele, mas este ai não me interessa muito não...
    Cilada ou Desaparecido para Sempre acredito ser os melhores dele que eu li

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?