Eu Li: Depois de Você (After You)

Depois de Você é a continuação do sucesso Como Eu Era Antes de Você, da minha autora queridinha Jojo Moyes. Li e me emocionei muito com o primeiro livro, mas confesso que quando soube que a Jojo ia escrever uma continuação, fiquei com um pé atrás... Na época, Jojo estava participando das filmagens do longa e disse que ia escrever porque ainda sentia os personagens muito vivos com ela, além, é claro, da grande quantidade de fãs que queria saber o que aconteceu Depois. Eu estava no grupo de fãs que se contentou com aquele final e não achava exatamente necessário essa continuação, mas é claro que como ela resolveu lançar, eu PRECISARIA ler! Recebi o livro da editora Intrinseca para ler e compartilhar minha opinião.

A resenha contém spoilers sobre o livro anterior, então se você não leu ou não sabe nada sobre a trama, continue por sua conta em risco.

Esse livro começa após a viagem que Lou fez pelas Europa, então só por isso a gente já sente um baque porque, não, a vida dela não virou um conto parisiense de satisfação, muito pelo contrário... Após relaxar viajando, Lou usou o dinheiro que Will deixou para ela para comprar um apartamento em Londres e vive lá sem muita perspectiva. A verdade é que, como imaginamos, a morte de alguém que amamos causa danos em nossas vidas que podem durar muito mais do que o esperado. Considero que Lou estava a deriva na vida e isso não poderia resultar em algo muito bom.... Numa noite em que estava bebendo pra encarar a dura realidade que é a vida (oh), Lou acaba caindo do terraço, mas é salva graças a um toldo - que a impede de se estabacar totalmente no chão - e um paramédico muito solicito.
— Pai - chamei. Ele se virou para mim — Você sabe que estou bem, não é?
— Eu sei, querida. - ele bateu de leve no meu ombro — Mas minha função é ficar preocupado.
O pai de Lou é muito amor
Após passar um período na casa dos pais para se recuperar do acidente, Lou decide que está na hora de voltar para sua vida na 'cidade' e o pai a faz prometer que irá participar de um grupo de apoio chamado Seguindo em Frente, para que ela possa conhecer outras pessoas passando pelo processo de luto e aprenda a lidar com as consequências de tudo isso. Considero os momentos no grupo uma das melhores partes do livro porque é onde temos, além de alguns aconselhamentos sobre perdas e superação, algumas situações engraçadas, pois os frequentadores do grupo não poderiam ser mais diferentes e as vezes o assunto vai pra cada lugar que minha nossa!  É uma das coisas que sempre elogio nos livros da Jojo: o fator humano. Tem sempre algo de muito tácito nas tramas, algo que nos faz sentir empatia pelas situações enfrentadas pelos personagens.
— A morte nunca faz sentido - comentou Daphne.
— A menos que você seja budista - retrucou Natasha. — Tento pensar como os budistas, mas fico com medo de que Olaf volte como um rato ou coisa assim e eu acabe envenenando-o - ela suspirou...
Olha o que eu falei... É um pouco de seriedade com aquela pitada de descontração...
Além do grupo de apoio, Lou também está num emprego que detesta como bartender num bar de aeroporto e apesar de não estar nada satisfeita com essa situação, ela não pode sair porque, afinal, há contas para pagar. No meio de todo o processo entre lidar com a perda de Will, trabalhar pra um cara que ela odeia, participar de um grupo de apoio que ela não se identifica e lamentar por não ter feito outras escolhas, Lou conhece Lily, uma garota que surge na vida dela pra virar tudo de cabeça para baixo... Devo logo escrever que não gostei da Lily. Lily é adolescente e tem problemas com a mãe - Louisa acaba adotando a garota - mas acho que ser adolescente não é desculpa pra ser rebelde e descompensado, por isso ela foi uma personagem que me fez oscilar entre o aceito ou odeio de vez? Entendo que é uma fase complicada, mas acho que falo com propriedade que: nem todo adolescente precisa ser como ela, independente dos problemas que passa na vida (e eu sou a maior fã de livros adolescentes, então já li de todo tipo). Lily é exatamente o tipo de adolescente que eu não gosto e como esse livro nem é dela (rs) acho que ela faz Lou passar por umas coisas bem desnecessárias. Mas eu totalmente entendo o papel dela na vida de Lou, afinal, grande parte da trama se desenvolve graças a essa relação entre as duas e apesar dela não ter me cativado, entendo a importância de suas atitudes para o desenrolar de tudo.

No Seguindo em Frente, Lou acaba reencontrando Sam, o paramédico que a salvou no dia do acidente e eles se aproximam, apesar da reticencia dela em se envolver com alguém após Will. Confesso que apesar de ter adorado Lou e Will, fiquei muito empolgada com Sam e a relação entre eles me fez vibrar, gritar, chorar e ter grandes surtos durante a leitura. Acho que Jojo está muito mestra em escrever relacionamentos improváveis (e talvez errados?) que dão certo! Eu sofri e chorei com eles - ora querendo matar Sam,  ora querendo matar Lou, por não aceitar seguir em frente (apesar de entender muito os motivos dela).

Não quero escrever muito sobre a trama porque essa é uma resenha sem revelações de enredo, mas deixo aqui minhas considerações sobre os personagens e o que me fizeram sentir. Comecei a leitura desse livro numa fase especialmente complicada da MINHA vida e a principio a leitura não fluiu como eu esperava; não por culpa da trama, mas porque eu estava lendo e a cada paragrafo eu sentia tanta identificação que não conseguia prosseguir sem chorar (juro, chorei muito no inicio da leitura). Apesar de não estar vivendo um luto, as aflições de Lou em relação a vida são muito relacionáveis e mesmo quando não concordei com algumas das decisões dela, consegui compreender o que a levou a elas.
Tive uma experiência de quase morte, mas não posso dizer que isso me deu sabedoria ou gratidão pela vida nem nada.
Parece até algo que EU diria!
Apesar de já ter amado o primeiro livro, achei essa continuação ainda mais maravilhosa (sim) porque, como escrevi, rolou uma identificação muito maior com o que a Lou está vivendo (apesar das loucuras). Realmente vivi intensamente a leitura - depois da fase critica (da minha vida), peguei o livro e li tudo de uma vez, tamanha a ansiedade e vontade que eu estava de ver o que ia acontecer com aqueles personagens! Só pra registrar, achei aquele final O FIM! (ahahahahahhah). Se no primeiro livro eu nãpo achei uma continuação necessária - mas essa foi muito bem vinda - acho que esse livro necessita de uma continuação e eu espero mesmo que Jojo escreva dessa vez!

Eu super recomendo a leitura desse livro porque ele é fantástico! Se você já é fã da Jojo é uma leitura obrigatória e se você não conhece a autora, já passou da hora de conhecer! Agora só estou a espera do filme (trailer) e esperando que seja sucesso pra essa continuação também ir pras telonas!

3 comentários:

  1. Oi Evellyn, sabe que acabei de ler o Como Eu Era Antes de Você (e o choro foi livre), e tava aqui me perguntando se a continuação manteria o mesmo ritmo, e a mesma qualidade do primeiro livro. Fico feliz de saber que você gostou muito, e que a Lou está em uma fase diferente da vida, com certeza vou querer ler!!

    Beeijos, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Engraçado pq estou lendo e não sinto essa sintonia entre o novo casal! Eu não tive uma empatia igual ao primeiro. Estou lendo meio arrastado! Eu não aceitei nada bem o final acho q ficou mt vago. Foi meio desesperador!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela, eu curti muito o novo casal, e de modo geral, acredita que esse livro me tocou ainda mais que o primeiro? Olha que eu já tinha amado o Como Eu Era, mas qnd li esse Depois... Achei que ele é tão coerente com a fase que ela ta vivendo e gostei muito de como a Jojo fez as coisas... Foi um livro que eu não esperava e torci o nariz qnd soube que ela escreveria (pq não tinha necessidade, certo?) mas gostei tanto de acompanhar essa continuação da Lou que amei o livro! Já sobre o final, ele é realmente bem aberto (MUITO mais que o anterior) e eu estou acreditando que a Jojo ainda escreverá outro depois porque do jeito que ficou... A gente realmente quer saber mais né?! rs
      Bjs

      Excluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?